LABORATÓRIOS

Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Benvinda de Jesus Ferreira Ribeiro
Endereço: Edifício Jorge Moreira Machado - Mz03 - Mezanino - Plamplonão
Tel: (21)9649-7497
E-Mail: benrestauradora@eba.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O laboratório de Pesquisa e Estudos para Conservação e Restauração de Escultura (LaPecre) tem como proposta desenvolver e realizar pesquisa e estudos direcionados ao ensino, para aprofundamento da disciplina e capacitação dos discentes. Para tanto pretende desenvolver atividades de investigação referente as técnicas construtivas, materiais, técnicas de impressão 3D e métodos para conservação e restauração de acervos de esculturas tradicionais, modernas e contemporâneas (bens móveis e integrados), com base em princípios teórico-metodológicos e a investigação através de exames e técnicas de análise em laboratório. Realizar Pesquisa e Extensão na área de conservação-restauração de Esculturas. Desenvolver pesquisa integrada com outros laboratórios do Curso de Conservação e restauração, outras unidades, Grupo de Pesquisa, Museus e Instituições públicas e com disciplinas do curso, com foco na interdisciplinaridade. Realizar Projetos e Convênios para desenvolver trabalhos junto às instituições museológicas e instituições públicas e do patrimônio, entre outras. Promover integração com Programas de graduação e Pós-graduação.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Luiz Antonio Ferreira das Neves
Endereço: Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Prédio da Reitoria \ EBA e FAU - acesso pelo CLA - Centro de Letras e Artes, sala da Coordenação.
Tel: (21)3938-1709
E-Mail: luizneves@eba.ufrj.br
Home: www.patrimonioedificado.com
Atividade: O Laboratório ACERVO DE IMAGENS PATRIMONIO EDIFICADO registra, identifica, e organiza imagens digitais da Paisagem Histórica Construída (fachadas / detalhes) do Rio de Janeiro. Digitalizamos documentos (reportagens e imagens antigas). Nosso objetivo é o compromisso ético e científico de contribuir para a preservação do rico patrimônio arquitetônico, disponibilizando de forma pública o seu conteúdo iconográfico/documental (12.360 imagens) à comunidade científica/cultural, e as escolas do ensino básico, um material didático desenvolvido por estudantes da graduação.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Aniela Improta Franca
Endereço: O laboratório se localiza na sala d103 do Prédio de Letras no terceiro andar
Tel: (21)9994-7707
E-Mail: aniela@letras.ufrj.br
Home: http://www.acesin.letras.ufrj.br/
Atividade: A ação sem esforço de reconhecer e produzir palavras e depois mesclá-las em sentenças envolve uma série de cognições sutis que, até recentemente, não podiam ser avaliadas em profundidade. O Laboratório ACESIN é coordenado por Aniela Improta França para investigar a aquisição de linguagem e os fundamentos neurofisiológicos do acesso lexical e processamento de sentenças, estudando os aspectos sintáticos, morfofonológicos e semânticos do processo. Também temos vários projetos em aquisição de linguagem, utilizando metodologia psicolinguística inovadora que transforma testes em jogos que resultam em máximo engajamento infantil. Usamos protocolos psicolinguísticos on-line e registros do potencial cerebral relacionado ao evento (ERPs) extraídos do couro cabeludo de voluntários enquanto lêem ou ouvem estímulos linguísticos.  ACESIN reuniu uma forte equipe de estudantes de graduação e pós-graduação que estudam Gramática Gerativa, psicolinguística e Neurociência da Linguagem. Das reuniões semanais derivam projetos paralelos de difusão científica com a confecção de videos e textos para o público leigo. Cooperamos com vários laboratórios de neurociência que usam a linguagem como estímulo ou objeto de estudo. Trabalhamos também na interface com a educação no encalço de estratégias para melhorar os métodos de ensino na educação básica, especialmente de aquisição de leitura, que garantam uma formação eficiente de cidadãos na nossa sociedade.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Não Informado
Endereço: Prédio da Reitoria
Tel: (21)9922-2071
E-Mail: gravadoramador@gmail.com
Home: www.eba.ufrj.br
Atividade: Aulas de xilogravura, aulas de gravura em metais.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Patricia Figueira Lassance dos Santos Abreu
Endereço: Prédio Jorge Machado Moreira - sala 329 - 3º andar
Tel: (21)3938-1683
E-Mail: au.ufrj@gmail.com
Home: http://www.arquilab.fau.ufrj.br/
Atividade: projetos arquitetônicos e urbanos
Unidade: Escola de Música
Coordenador: Não Informado
Endereço: Escola de Música da UFRJ - Av. República do Chile 330, 21° andar, Torre Leste, Centro
Tel: (21)2532-4649
E-Mail: jmbfreire@yahoo.com
Home: www.cemem.musica.ufrj.br
Atividade: Núcleo de produção de estudos sistemáticos sobre música; Núcleo para o desenvolvimento de materiais e programas que venham de encontro às necessidades de pesquisadores, estudantes e artistas em geral; Centro para a difusão de informações sobre eventos, artistas, estudiosos e instituições que trabalhem em semelhante perspectiva no Brasil e no exterior; Fórum de encontros, conferências e seminários nacionais e internacionais.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Não Informado
Endereço: Escola de Belas Artes
Tel: (21)9607-5845
E-Mail: guedes@eba.ufrj.br
Home: -
Atividade: Pesquisa dramatúrgica e encenação de espetáculos proporcionando debates sobre a temática desenvolvida, sobre a estrutura do trabalho e sobre o processo de criação de um espetáculo.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Madalena Ribeiro Grimaldi
Endereço: Avenida Pedro Calmon, 550 - 7º andar
Tel: (21)9977-0468
E-Mail: mgrimaldi@eba.ufrj.br
Home: https://criar.eba.ufrj.br/home
Atividade: O laboratório Criar é dedicado ao estudo da percepção visual e às técnicas de representação projetiva. Tem como objetivo produzir, compilar e disseminar conteúdos científicos relacionados à percepção, criatividade e cognição. Para tanto investiga a capacidade de visualização com fundamentos na neurociência cognitiva, na teoria da imagem, na comunicação visual e na fisiologia humana. Desenvolve estudos sobre a educação do olhar como estratégia para compreender e estimular o raciocínio espacial, a capacidade de abstração e a inovação artística e tecnológica.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Raquel Ferreira da Ponte
Endereço: Não Informado
Tel: (21)997967999
E-Mail: raquelponte@eba.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Baseada na Semiótica, com ênfase na filosofia pragmática do americano Charles Sanders Peirce, o Laboratório Design e Processos de Sentido visa analisar o processo do design em seu sentido de concepção e transmissão de significações, seja na etapa de criação, seja na de produção, seja na de uso. A partir dessas análises, buscaremos compreender como as escolhas dos designers, sejam elas conscientes ou inconscientes, geram consequências práticas na vida, uma vez que os produtos de comunicação visual passam a compartilhar do nosso espaço público, servindo como mediadores para os homens. E poderemos perceber como o uso, uma vez que passa pelos filtros sociais, fisiológicos e psicológicos dos consumidores, pode alterar as significações pré-concebidas desses produtos. Para isso, também serão utilizados importantes conceitos dos semióticos Roland Barthes e Umberto Eco, que, apesar de terem desenvolvido pesquisas em outra vertente semiótica, se mostram complementares para se refletir nos meios como processos de significações – nisso podemos incluir os produtos de comunicação visual. O estudo das forças motrizes dos sentidos e a dinâmica das significações e interpretações na sociedade também serão baseadas nas ideias de habitus e de campo do sociólogo Pierre Bourdieu, que possui uma influência escolástica em seus conceitos, tal qual Peirce. O laboratório busca ainda, pautada nos conceitos do antropólogo Tim Ingold, se aprofundar no papel da produção como agente criador no design, a fim de compreender a etapa do making (fazer) como um momento frutífero para o projeto (forethought). Desta forma, visamos entender como a materialização dos produtos de design acrescentam significados e valores para as peças e como podemos relativizar o designer como único criador no processo. Desta forma, buscamos questionar a ideia de criação no design, ampliando o conceito de co-criação.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Não Informado
Endereço: sala 629
Tel: (21)9007-1363
E-Mail: ebamedialab@gmail.com
Home: www.ebamedialab.com
Atividade: O EBA Media Lab tem como áreas de atuação a produção poética para novas mídias, privilegiando a criação audiovisual para web/ redes sociais, experimentando e pesquisando novos formatos audiovisuais, incluindo ambientes imersivos, instalações interativas e cinema 3D; e pretende desenvolver aplicativos e plataformas de visualização para imagens 3D, desenvolvendo softwares para museus e espaços culturais, pesquisando e testando novos mecanismos de recepção e fruição de obras de arte mediadas por dispositivos tecnológicos; o EBA Media Lab abriga também projetos curatoriais e de criação que envolvam a pesquisa em Arte e Tecnologia, propondo ciclos de exposição com artistas nacionais/internacionais no campus da UFRJ e organizando, por outro lado, encontros, seminários e um Congresso de Arte e Tecnologia cujo interesse é fomentar trocas científicas e artísticas com pesquisadores e artistas do mundo inteiro. Áreas de atuação: arte e tecnologia, arte e mídia e curadoria.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Marina Bueno Magano
Endereço: Av. Pedro Calmon, 550 - Prédio da Reitoria - Bloco D - sala 222 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão - CEP: 21941-901 - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21)3938-1653
E-Mail: estamparia@eba.ufrj.br
Home: https://www.estamparia.eba.ufrj.br/
Atividade: Aulas teórico-práticas com objetivo de formar uma base de conhecimentos sobre estamparia por impressão e por reserva. Experimentação das técnicas de aplicação das tintas em tecido. Pesquisa sobre os materiais têxteis e corantes. Desenvolvimento de ideias e novos conceitos para criação de estampas exclusivas. Realização de modelos estampados manualmente e aplicados através da computação gráfica em produtos têxteis. Visitas às indústrias do setor têxtil para verificação do aprendizado junto às estratégias empresariais.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Dalton Almeida Raphael
Endereço: Escola de Belas Artes
Tel: (21)9994-5351
E-Mail: pedrachave@eba.ufrj.br
Home: www.pedrachave.org
Atividade: Pesquisa sobre a estabilidade dos sistemas e sua identificação nos monumentos históricos sobretudo na América Portuguesa; enquanto a Arquitetura se constituía de pedras estabilizadas existiu uma íntima relação entre a Geometria Descritiva, os sistemas de representação e a Histórias da Artes de da Arquitetura; esta relação encontrava-se adormecida, até que surgiu o interesse pelo tema e buscamos a compreensão de tais sistemas, para registro e posterior divulgação.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Iazana Guizzo
Endereço: FAU UFRJ
Tel: 21979298962
E-Mail: iazanaguizzo@fau.ufrj.br
Home: @florestacidade (Instagram, Spotify, Dizzer, Youtube)
Atividade: O grupo de pesquisa Floresta Cidade, conectado à extensão de mesmo nome, visa ensaiar possibilidades de habitar - e de desenhar e (des)construir - que escapem ao modelo europeu e sejam inspiradas em sensibilidades afro-indígenas. Diante do Antropoceno, floresta e cidade podem deixar de ser ideias antagônicas e passar a estabelecer uma relação curativa que vai desde o nosso vínculo com a Terra e os demais seres vivos até os desafios de sobrevivência impostos pelas crises ambiental, social, sanitária, econômica e política, cada vez mais evidentes. Os integrantes do grupo são: Professora Iazana Guizzo (FAU-UFRJ) Professor Wellington Cançado Coelho (Escola de Arquitetura UFMG) Professor Thiago Magri Benucci (Escola da Cidade - São Paulo) Pesquisadora Laura Pappalardo (Escola da Cidade - São Paulo) Pesquisadora Nathalie Ventura (EAU-PUC-RIO) Estudantes da FAU UFRJ Ana Carolina Caldas Almeida Inah Loureiro de Bomfim Litza Garcia Passos Gomes Ricardo Quara Barata
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Jofre Silva
Endereço: Av. Horácio Macedo, n° 2151 - Espaço EBA, Térreo Bloco D. Cidade Universitária - Rio de Janeiro, RJ - CEP 21941-901
Tel: (21)9961-8590
E-Mail: jofre@eba.ufrj.br ou PHADEC LAB.
Home: http://phadec.eba.ufrj.br
Atividade: Laboratório dedicado ao estudo da tecnologia fotográfica nos processos de subjetivação da modernidade; considerando histórias, teorias e críticas presentes na criação da imagem. Examina as questões de visibilidade, espaço, tempo e luz. Observa, a partir de Foucault, o contexto da cultura visual nas dimensões do Saber, do Poder e do Sujeito.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Não Informado
Endereço: Prédio da Reitoria, sala 613 - Av. Reitor Pedro Calmon s/n , Cidade Universitária, Rio de Janeiro
Tel: (21)2247-0412
E-Mail: murad@acd.ufrj.br
Home: http://fotopoetica.ufrj.br
Atividade: Processamento de imagens, realizaçao de video, edição de revista eletrônica Alice, desenvolvimento de exposições artísticas
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Alvaro Jose Rodrigues de Lima
Endereço: Não Informado
Tel: (21)3577-3651
E-Mail: alvarogd@eba.ufrj.br
Home: https://alvarogd.wixsite.com/gergav
Atividade: Nossa missão é compreender e utilizar as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação integrando ensino-pesquisa e extensão. O GERGAV é responsável pela criação e atualização do portal espaço GD, que visa otimizar o estudo da representação gráfica no desenvolvimento da visão espacial, criando novas possibilidades metodológicas através da modelagem digital, da Realidade Virtual, da Realidade Aumentada e dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade:
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Lilian Fessler Vaz
Endereço: Não Informado
Tel: (21)3938-0287
E-Mail: lilianfv@gmail.com
Home: http://www.prourb.fau.ufrj.br/grupo-de-pesquisa-cultura-historia-e-urbanismo/
Atividade: O Grupo de Pesquisa Cultura, História e Urbanismo (GPCHU) explora as diferentes dimensões das relações entre cidade e cultura, com ênfase especial no papel da cultura nos processos urbanos contemporâneos. O grupo analisa equipamentos, espaços, fenômenos e políticas urbano-culturais, bem como suas consequências sociais e seus rebatimentos no espaço público ao longo da história. Conta com bolsistas de produtividade em pesquisa, pós-doutorado, doutorado, mestrado, apoio técnico e iniciação científica e já foi contemplado com recursos dos convênios PROBRAL/DAAD, PROCULT/CAPES-MinC, PRONEX/FAPERJ e do Edital Universal do CNPq.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Sylvia Meimaridou Rola
Endereço: Programa de Posgraduação em Arquitetura
Tel: (21)9361-5903
E-Mail: sylviarola@fau.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Pensar o ambiente construído é revelar o aspecto sistêmico de sua análise. É dizer que o estudo do espaço, seja arquitetônico, seja urbano, deriva da intercessão multidisciplinar que congrega diversos fatores de forma a convergir conceitos de conforto ambiental, geração distribuída e eficiência energética. A presente proposta de ação em pesquisa tem por objetivo desenvolver estudos, pesquisas e ações orientadas a compreender, estimular e atuar na promoção da sustentabilidade das construções em um contexto que considera e analisa, de maneira transdisciplinar, o conforto ambiental, a geração distribuída e a eficiência energética. Tem por objetivo desenvolver estudos, pesquisas e ações orientadas a compreender, estimular e atuar na promoção da sustentabilidade das construções em um contexto que considera e analisa, de maneira transdisciplinar, o conforto ambiental, a geração distribuída e a eficiência energética.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Andrea Queiroz da Silva Fonseca Rego
Aline Pires Veról
Endereço: Av. Pedro Calmon, 550, sala 431 - Programa de Pós-graduação em Arquitetura
Tel: (21)3938-0288
E-Mail: andrea.queiroz@fau.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Grupo CNPq que se dedica aos estudos culturais urbanos e ao projeto do ambiente envolvendo temas como: planejamento urbano e da paisagem, paisagem sonora, paisagem noturna, cidades resilientes, infraestrutura urbana, recursos hídricos e águas urbanas, desenho urbano.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Marcelo Goncalves Ribeiro
Julie de Araújo Pires
Endereço: Centro de Tecnologia - Rua Horácio Macedo, Bloco I, sala 114. Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Tel: (21)99592-9859
E-Mail: julie.pires@eba.ufrj.br
Home: imagemimateria.eba.ufrj.br
Atividade: O grupo Imagem(i)matéria nasceu da necessidade de pesquisar as relações entre linguagem e processos de criação no design visual e na arte. Sua inserção se justifica na atualidade, onde distintas redes de comunicação no cotidiano contemporâneo constituem inumeráveis canais de expressão nos quais designers e artistas apresentam suas ideias e suscitam reflexões. Esta conexão em redes permite uma atuação profissional em campo extremamente ampliado, numa ruptura dos limites projetais entre design e arte. Para compreender tais processos envolvidos na criação imagética, buscamos um aprofundamento na filosofia e nos estudos da linguagem.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Maria Angela Dias
Endereço: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - PROARQ. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, sala 441 e no Laboratório de Modelagem, LAMO.
Tel: (21)3938-0288
E-Mail: magedias@fau.ufrj.br
Home: 21 994111277
Atividade: Criar um repertório conceitual e formal que auxilie na interpretação e representação da forma arquitetônica. Relacionar o fazer arquitetônico com as teorias gerais da arquitetura, enfatizando a compreensão (análise), a concepção (geração) e a representação da forma (analógica ou digital). Estudar e interpretar projetos exemplares de arquitetura, observando os caminhos e métodos empregados na elaboração e desenvolvimento dos projetos analisados. Expandir e diversificar o repertório formal de arquiteturas contemporâneas, aliado aos novos processos digitais.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Marcelo da Rocha Silveira
Endereço: Prédio Jorge Machado Moreira, Bloco D, 2º andar
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: mrsilveira@eba.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Produção de vídeos, entrevistas, redação de textos acerca da história e teoria da arte e da imagem
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Ivair Junior Reinaldim
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: 4 - Educação de qualidade Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos 5 - Igualdade de gênero Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos 10 - Redução das desigualdades Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Kátia Correia Gorini
Ana Cecilia Mattos Mac Dowell
Endereço: AVENIDA PEDRO CALMON, 550 - PRÉDIO DA REITORIA - BLOCO D - SALA 230 - CIDADE UNIVERSITÁRIA - ILHA DO FUNDÃO - RIO DE JANEIRO /RJ
Tel: (21)9877-0634
E-Mail: kcgorini@gmail.com; cilamcd@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Pesquisas sobre a concepção, o estudo e os processos construtivos da imagem e forma em arte e tecnologia. Pesquisa em arte computacional e dispositivos técnicos para produção de imagem em relações tridimensionais ; Manutenção do acervo da oficina de cerâmica EBA/FAU - UFRJ em relação dialógica com o LAMO, LAMIE e LAPA; Estudos de pastas cerâmicas para impressoras 3D; Pesquisa de moldes e formas para reprodutibilidade em cerâmica de elementos de arquitetura; Direcionamento das pesquisas para projetos em arte educação.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Larissa Cardoso Feres Elias
Vanessa Teixeira de Oliveira
Endereço: Escola de Belas Artes
Tel: (21)98885-5281
E-Mail: labator.ufrj@gmail.com
Home: www.youtube.com/labatorufrj
Atividade: Criado em 2012, o LABAtor é um espaço de pesquisa, de experimentação, de reflexão e de práticas performativas. Financiado pelos Auxílios da FAPERJ: INST/2012, e Editais 2013 e 2016 de Apoio à Produção e Divulgação das Artes. De 2012 a 2016, realizou os seguintes trabalhos: performance 'A Gaivota: Arkadina, Nina, Macha'; espetáculos 'Os Dois Tchekhov' e 'Está à venda o jardim das cerejeiras'; evento de extensão 'Peter Brook: teatralidades, visualidades e esvaziamentos da cena'. De 2016 a 2022 realizou: evento de extensão 'Sperat Infestis: Teatro, Sonho e Política em Strindberg'; performance e vídeos 'Derivações d’o pelicano' #1, #2, #3; instalação 'Jogo de sonho'; performance 'Próspero'; ação performativa 'O cão é morto'; evento de extensão 'Sperat Infestis #2: Peças-sonho | Strindberg', com a leitura performática da peça 'Rumo a Damasco'; vídeo-performance 'Frutos de Damasco'.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Helena Camara Lace Brandao
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Grupo de pesquisa transdisciplinar voltado para discussões sobre criação e análises de ambiências com a investigação de aspectos sensoriais do espaço relacionadas com o estímulo da percepção tanto objetiva como subjetiva do usuário que constitui a inter-relação pessoa-ambiente e que colabora na construção do lugar físico, sociológico e fenomenológico, promovendo a identidade espacial nas áreas afins do Design, do Design de Interior, do Paisagismo, da Arquitetura e do Urbanismo.
Unidade: Escola de Belas Artes
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia
Coordenador: Romildo Dias Toledo Filho
Guilherme Lassance
Pedro Engel Penter
Madalena Ribeiro Grimaldi
Oscar Aurelio Mendoza Reales
Clorisval Gomes Pereira Junior
Endereço: Avenida Pedro Calmon 550, Cidade Universitária Ilha do Fundão Rio de Janeiro
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: O LAID é um laboratório aberto, multiusuário e interdisciplinar de prototipagem e fabricação digital com ênfase no conceito Indústria 4.0, que integra as disciplinas do Design, Arquitetura e Engenharia em uma realização conjunta da Escola de Belas Artes (EBA), da Faculdade de Arquitetura (FAU) e do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Coordenação de Pesquisa em Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O laboratório atua com projetos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de prototipagem e fabricação digital em contextos de Cidades Inteligentes, Economia Criativa e Cadeias Sustentáveis de Produção, com ênfase em soluções e sistemas de construção e produção industrial sustentáveis, com uso de materiais inteligentes e de baixo impacto ambiental.
RES. CSCE 06/2021
Impressora 3D
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Ethel Pinheiro Santana
Cristiane Rose de Siqueira Duarte
Endereço: Av. Pedro Calmon, 550 - sala 437 - Programa de Pós-graduação em Arquitetura - PROARQ
Tel: (21)967661709
E-Mail: lasc.ufrj@gmail.com
Home: http://lasc.fau.ufrj.br/
Atividade: O Grupo Arquitetura, Subjetividade e Cultura desenvolve pesquisas e análises sobre a inter-relação pessoa-espaço construído. Sua meta é analisar os fatores de ordem subjetiva e cultural que participam da construção do Lugar, da Memória e da Identidade espacial dos grupos socio-culturais. Ao conhecer os mecanismos de reconhecimento, Moldagem do Lugar (Duarte, 2003) e estabelecimento dos afetos em ambiências urbanas, tal assunto tem se mostrado fundamental tanto para a geraçao de estratégias de promoção do bem estar do Homem como para o sucesso dos projetos de arquitetura e urbanismo. A repercussão do conhecimento gerado tem se dado por meio de divulgação científica em geral (artigos, teses, dissertações, livros, capítulos de livros) e de ações práticas como cursos de curta duração, workshops e seminários. As ODS ligadas às ações do grupo de pesquisa são: "Saúde e bem-estar", "Redução das desigualdades", "Cidades e comunidades sustentáveis" e "Igualdade de gênero", assuntos tratados e amplamente confrontados nas pesquisas aplicadas.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Adriana Leitão Martins
Endereço: Av. Horácio Macedo, 2151 - gabinete D80 - Cidade Universitária - Rio de Janeiro / RJ - Cep: 21941-917
Tel: (21)98129-6266
E-Mail: adrianaleitao@letras.ufrj.br
Home: http://www.bioling.letras.ufrj.br/
Atividade: O grupo Biologia da Linguagem (BioLing) tem como principal objetivo contribuir para o entendimento do modo como a linguagem está representada na mente/cérebro. Para tanto, volta-se para a investigação de déficits linguísticos em indivíduos com patologia da linguagem (como afasia e Alzheimer), para o estudo de como se dá a aquisição da primeira e de uma segunda língua e para a análise comparativa entre línguas. Os principais fenômenos linguísticos investigados são os de tempo e aspecto. As principais atividades do grupo são as seguintes: (i) reuniões semanais para discussões sobre as pesquisas em andamento dos integrantes do grupo - de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado; (ii) leitura, discussão e análise de textos dentro do quadro teórico do gerativismo; (iii) desenvolvimento de experimentos linguísticos que contribuam para as pesquisas em curso; (iv) análises dos fenômenos investigados em corpora de diferentes línguas; (v) realização de eventos como seminários, congressos e cursos de extensão com temáticas relativas às pesquisas do grupo e (vi) preparação de apresentações orais para eventos científicos e de artigos para publicação em meio científico especializado.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Eduardo dos Santos Coelho
Endereço: Programa Avançado de Cultura Contemporânea - PACC, Faculdade de Letras, Av. Horácio Macedo, 2151 - Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro - CEP 21941-917
Tel: (21)3938-9744
E-Mail: laboratoriodapalavra.pacc@gmail.com
Home: https://pt-br.facebook.com/laboratoriodapalavrapacc/
Atividade: O Laboratório da Palavra/PACC tem se dedicado desde 2016 a pensar em como o sistema literário está reagindo às novas tecnologias, a novos leitores e produtores de literatura, e como tal problema tem sido tratado em relação ao ensino em creches, es-colas da rede pública (fundamental, médio e técnico), bem como na própria universidade. Este laboratório tem se desenvolvido em busca da expansão de suas ações para outras instituições, servindo como um projeto-modelo de entrelaçamento entre teoria e práticas criativas, que não são abordadas pela maior parte dos currículos das faculdades de Letras das universidades públicas. Sua intenção, portanto, é con-templar demandas que vêm surgindo no ensino em função das transformações radicais decorrentes da consolidação da internet como meio de comunicação global, em que a possibilidade de se conquistar autonomia e realizar projetos de baixo-custo se tornam absolutamente viáveis, podendo ainda favorecer o lugar de alunos e professores das diversas esferas do ensino como produtores de conteúdos, mediante um processo con-tínuo de reflexão sobre o fazer e as questões que as práticas de criação mobilizam.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia
Coordenador: Cláudio Esperança
Doris Clara Kosminsky
Endereço: Av. Pedro Calmon, 500 sl. 613 - Prédio da Reitoria - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-8572
E-Mail: doriskos@gmail.com
Home: http://labvis.eba.ufrj.br/
Atividade: Propõe a construção de um diálogo artístico-teórico sobre a visualidade e as múltiplas formas de visualizações, construídas no campo ampliado da arte-design, a partir da apropriação de dados e informações e da articulação entre temas da problemática contemporânea e poéticas pessoais (memória, corpo, passagem do tempo, inconsciente, etc).
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Naylor Barbosa Vilas Boas
Endereço: Programa de Pós-Graduação em Urbanismo / Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Tel: (21)3938-1984
E-Mail: naylor.vilasboas@ufrj.br
Home: http://www.fau.ufrj.br/prourb/laurd/
Atividade: O Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital foi fundado em 1995 pelos professores Roberto Segre e José Kós. O objeto de estudo do LAURD é a cidade do Rio de Janeiro, privilegiando a leitura morfológica da estrutura urbana, os espaços públicos, as ruas, avenidas, edifícios e monumentos, tanto na sua dimensão atual, quanto no processo histórico que a configurou e as hipóteses de perspectivas futuras. Os instrumentos metodológicos desta leitura provêm dos fundamentos da história urbana, da história social e cultural, que estabelecem o embasamento teórico interpretado com as técnicas da representação digital. Estas vão permitir atingir os significados dos relacionamentos dinâmicos existentes na cidade, cuja interpretação complexa pode somente ser obtida através da interdisciplinaridade, e das possibilidades criadas pela computação gráfica. O objetivo essencial das pesquisas é desenvolver uma leitura da cidade que procure revelar, aprofundar e esclarecer a complexidade da estrutura urbana; os elementos que a definem, na sua particularidade, identidade e significados, revelados na visão tridimensional, versátil, não linear, de coincidências ou divergências temporais que possibilita a gráfica digital. A sua capacidade de síntese, simulação e versatilidade, geram os elementos metodológicos do embasamento teórico e prático que permitem a leitura da configuração atual e a sua fundamentação – integrando imagens e textos, estabelecendo fluxos de informações –, cujo conhecimento permite também compreender as possíveis transformações futuras.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Rodrigo Cury Paraizo
Endereço: PROURB/FAU/UFRJ
Tel: (21)3938-0287
E-Mail: rparaizo@fau.ufrj.br
Home: www.laurd.prourb.fau.ufrj.br
Atividade: O LAURD (Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital) foi fundado em 1994, no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) na FAU/UFRJ, na Universidade Federal do Rio de Janeiro visando incorporar a computação gráfica nas investigações de história da arquitetura e da cidade. O objeto de estudo do LAURD é a cidade do Rio de Janeiro, privilegiando a leitura morfológica da estrutura urbana, os espaços públicos, as ruas, avenidas, edifícios e monumentos, tanto na sua dimensão atual, quanto no processo histórico que a configurou e as hipóteses de perspectivas futuras. Os instrumentos metodológicos desta leitura provêm dos fundamentos da história urbana, da história social e cultural, que estabelecem o embasamento teórico interpretado com as técnicas da representação digital. Estas vão permitir atingir os significados dos relacionamentos dinâmicos existentes na cidade, cuja interpretação complexa pode somente ser obtida através da interdisciplinaridade e das possibilidades criadas pelas mídias digitais.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Ana Paula Quadros Gomes
Endereço: Faculdade de letras
Tel: (21)8471-9150
E-Mail: lambda.ufrj@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Cursos de extensão, cursos de curta duração e treinamentos, pesquisa linguística na área de semântica, elaboração e realização de experimentos semânticos (em parceria com outros laboratórios ou instituições), desenvolvimento de material didático para ensino de Libras, de português língua materna, de português língua 2, de línguas indígenas etc.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Maria Cristina Nascentes Cabral
Endereço: Programa de Pós-Graduação em Urbanismo - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Av. Pedro Calmon 550 - sala 405 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-0287
E-Mail: prourb@fau.ufrj.br
Home: www.prourb2.fau.ufrj.br
Atividade: O grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2012 na linha de pesquisa História da Cidade e do Urbanismo do PROURB/FAU/UFRJ. As pesquisas desenvolvidas concentram-se em História, Teoria e Crítica e subscrevem temas que relacionam arquitetura, urbanismo, arte e cidade, sobretudo na modernidade. Estuda-se Cultura Arquitetônica e Urbanística, buscando-se compreender os processos de sua formação e os agentes atuantes, através de abordagens interdisciplinares, das relações entre o material e o social e dos meios de disseminação e registro das ideias e formas. O Grupo tem interface direta com o Laboratório de Análises Urbanas e Representação Digital, o LAURD e tem colaboradores e parcerias com outras instituições nacionais e estrangeiras. Seus membros têm atividades de pesquisa e extensão
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Não Informado
Endereço: Prédio da Reitoria, sala 100, A, B, C, D, E, F - Cidade Universitária
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: nivaldo@eba.ufrj.br
Home: www.eba.ufrj.br
Atividade: Não Informado
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Não Informado
Endereço: Prédio da Reitoria, 104 A,B,C,D e E - Cidade Universitária
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: kazuoilha@aol.com.br
Home: www.eba.ufrj.br
Atividade: Não Informado
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Andrea de Lacerda Pessoa Borde
Endereço: Edifício Jorge Machado Moreira, Bloco D 2o. Andar, Oficina de Cerâmica, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro
Tel: (21)3938-1680
E-Mail: andrea@fau.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório de Cerâmica desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à fabricação manual e digital de artefatos cerâmicos aplicados ao campo ampliado da arquitetura.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Luiz Antonio Fernandes Braga
Endereço: Prédio da Reitoria - Salas 629, 631, 633 - Cidade Universitária
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: luizbraga@eba.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Laboratório de informática voltado aos estudos do uso do ambiente digital e suas aplicações nas artes, na representação geométrica e no design. Contempla aulas teórico/práticas, atividades de pesquisas, extensão e desenvolvimento de trabalhos dos estudantes.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Ricardo Wagner
Endereço: Prédio da Reitoria, sala 645 - EBA / Rua Octávio Cantanhede, Galpão EBA.
Tel: (21)8743-1025
E-Mail: labcad@gmail.com / ricardowagner@ufrj.br
Home: labcad.ufrj.br
Atividade: O LABCAD atua nos campos teóricos do desenvolvimento do processo de Concepção e Análise do Design, e nos campos práticos do Design para Sustentabilidade, Design Náutico, e aplicações baseadas em Tecnologia Apropriada, Tecnologia Social e Fontes Alternativas de Energia. Dentre seus resultados, salienta-se a criação de um novo método de design de produtos, denominado MAP - Método de Análise Paramétrica do Design, divulgado nos Congressos do ICED - International Conference on Engineering Design.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Sylvia Meimaridou Rola
Endereço: Prédio da Reitoria - Bloco D - Térreo
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: sylviarola@fau.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética-FAU/UFRJ (LCE-FAU/UFRJ) atua na área de Conforto Ambiental, em particular, os confortos Térmico, Lumínico e Acústico, e na Eficiência Energética de certificações em edificações. Como parte da composição do Departamento de Tecnologia da Construção (DTC-FAU/UFRJ), este laboratório foi criado e aprovado em 2005 e a 1a estruturação de sua infraestrutura data de 2006, com o apoio da Eletrobrás. Em 2019, é feito um projeto de reforma e as obras de renovação findam no início de 2020, para ampliar os espaços de pesquisa, melhorar a sala de aula informatizada (mais um LIG da FAU). Como atividades realizadas, tem-se: I. Ensino: desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas na preparação execução e avaliação nas disciplinas obrigatórias de Conforto Ambiental I (AMB-I) e Conforto Ambiental II (AMB-II); no apoio às orientações dos Trabalhos Finais de Graduação; nas oficinas sobre Simulações em Conforto Ambiental em Edificações; e nas orientações das atividades de monitoria. II. Pesquisa: desenvolvimento de atividades de orientação e iniciação científica, com fomento da CAPES, CNPq, FAPERJ e Eletrobrás/CEPEL. III. Extensão: Atividades de Melhoria das Condições de Conforto de Moradias IV. Infraestrutura: Perfazendo um total de 315 m2 de área, a distribuição se dá na seguinte forma: uma sala de aula para 30 alunos, sala de projetos e pesquisa com uma biblioteca com um acervo de cerca de 1000 títulos na área, sala do túnel de vento, sala do Heliodon com a possibilidade de abrigar 30 alunos, um depósito de maquetes e de equipamentos, além de uma sala de pesquisa do grupo AMBEE e de 4 baias para abrigar professores e pesquisadores de pós-graduação.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Neuvânia Curty Ghetti
Endereço: Edifício Jorge Moreira Machado -2º andar-Sala de Plástica
Tel: (21)99947-0358
E-Mail: neuvaniacg@eba.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: As atividades realizadas no LAC-ARQ envolvem os três níveis de ação universitária como o Ensino, a Extensão e a Pesquisa. Tem como foco ações voltadas à área de Conservação em material arqueológico com o propósito de propiciar aos estudantes experimentações e simulações com a produção de protótipos que permitirão definir os tratamentos adequados para os materiais provenientes das escavações e também para os materiais já depositados nas reservas técnicas de museus e instituições de guarda. Suas práticas visam a melhoria das ações de intervenção, a qualidade de amostragem e ampliam o potencial de análise e interpretação dos vestígios da cultura material de grupos humanos pretéritos, bem como, a divulgação para a sociedade contemporânea sobre a importância desse patrimônio cultural. Quanto as atividades de Extensão e Pesquisa, o LAC-ARQ desenvolve ações relativas à Educação Patrimonial buscando desenvolver e aplicar metodologias que estimulem a participação e a democratização do conhecimento sobre o patrimônio local e seus bens culturais, material e imaterial colocando em relevo a contribuição dos diferentes atores sociais - comunidade civil e estudantil - como participantes ativos dessas ações. Para tal, organiza oficinas de conservação e oficinas de objetos e kits de material didático , réplicas, protótipos, cartilhas e exposições temáticas. O LAC-ARQ atua na área da educação patrimonial para a conservação, restauração e preservação do patrimônio material, assim como atua na aplicação das boas práticas laboratoriais para a conservação arqueológica como registros e catalogação, diagnósticos, limpeza investigativa, estabilização, restauração, reconstituição e acondicionamento seguro - conservação preventiva. Em suas atividades de pesquisa busca a convergência de saberes científicos em um campo de diálogo aberto e interdisciplinar, com outras áreas do conhecimento e com profissionais de diversas especialidades. Para tal, desenvolve ações e projetos junto ao Núcleo de Conservação do Resgate de Acervos do Museu Nacional e ao Laboratório Central de Conservação e Restauração do Museu Nacional – LCCR, atuando no apoio e suporte técnico às ações de conservação, restauração, salvaguarda e divulgação para o acervo resgatado pós-incêndio e para as novas coleções do Museu Nacional.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Solange Ribeiro Viegas
Endereço: Faculdade de Letras- Biblioteca José de Alencar
Tel: (21)3938-9789
E-Mail: biblioteca@letras.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: No laboratório são desenvolvidas atividades para Conservação do Patrimônio Documental: - Foi desenvolvido o Módulo de Higienização de Documentos patenteado pela UFRJ. - Atividades de Conservação Preventiva do Patrimônio Documental (higienização e estabilização de documentos). - Ações e técnicas em defesa do ambiente e do Patrimônio Documental. - Estágio supervisionado.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Beany Guimaraes Monteiro
Endereço: Av. Pedro Calmon, s/n. Prédio da Reitoria. 6º andar. Sala 624
Tel: (21)992512608
E-Mail: labdis.ufrj@gmail.com
Home: http://lidis.ufrj.br
Atividade: Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Design, com projetos relacionados à área de pesquisa em Design para Inovação Social e Design em Sistemas Complexos, que constituem dois Grupos de Pesquisa certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Com parceria com o SOLTEC - Núcleo de Solideriedade Técnica da Poli/UFRJ e com o Instituto de Engenharia Nuclear - IEN/CNEM, o LABDIS foi iniciado apoio do Edital Primeiros Projetos, FAPERJ APQ1, para sua implementação, em 2006, quando foi homologado na Congregação da Escola de Belas Artes. Suas atividades estão registradas no site do laboratório: lidis.ufrj.br Ficou hospedado no Bloco ABC sala 112 do Centro de Tecnologia, entre 2016 e 2022, e o retorno para suas instalações originais ocorre em agosto de 2022, voltando ao seu endereço de origem na Av. Pedro Calmon, Prédio da Reitoria, sala 624 A.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Rosangela Lunardelli Cavallazzi
Endereço: Não Informado
Tel: (21)3938-0287
E-Mail: rosangela.cavallazzi@gmail.com
Home: https://direitoeurbanismo.wordpress.com/
Atividade: O Laboratório de Direito e Urbanismo integra o diretório de grupos de Pesquisa do CNPq e realiza trabalho interdisciplinar e interinstitucional com pesquisadores do campo urbanístico e jurídico. Aborda as relações de produção e consumo na cidade, buscando o entendimento da eficácia social da norma e tendo a paisagem como interpretação do espaço na construção do direito à cidade, construindo diálogos entre as ciências sociais, descobrindo e produzindo chaves de sentido para o problema urbano.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: James Shoiti Miyamoto
Endereço: Prédio da Reitoria, sala 529 - Cidade Universitária
Tel: (48)3207-7776
E-Mail: josekos@ufrj.br
Home: www.fau.ufrj/prourb
Atividade: Atualmente, se distinguem com clareza os conceitos de “ecologia das cidades” e “ecologia nas cidades” e se reconhece a visão de que as cidades são ecossistemas abertos, instáveis e, muitas vezes, imprevisíveis. A definição original de “ecossistema”, entendida como uma unidade integrada e interativa de componentes físicos (abióticos) e biológicos (biocenoses), em um meio específico, e caracterizada por processos de fluxos de matéria e energia, evoluiu consideravelmente. Recentes padrões tecnológicos e novos entes disciplinares complexificaram o tema, fortemente ancorado em múltiplas questões biofísicas e na relação interativa com o ser humano, em um enquadramento cultural, econômico, político, social etc. Estão sendo realizadas diversas atividades de cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina, com impacto em atividades de ensino de pós-graduação em ambas as instituições, projetos de pesquisa de mestrado e doutorado com a participação de bolsistas de IC, projetos de pesquisa e extensão relacionados à Baía de Guanabara e córregos urbanos e acordos de cooperação internacional.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Ricardo Pinto de Souza
Endereço: Faculdade de Letras, sala d201 (anexo)
Tel: (21)3938-9796
E-Mail: labedicao@gmail.com
Home: http://labedicao.com
Atividade: Cursos de extensão e oficinas ligados à área; produção de material bibliográfico; produção e manutenção de recursos digitais para a pesquisa em literatura.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Marcos Martinez Silvoso
Endereço: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Tel: (21)3938-1874
E-Mail: lemc@fau.ufrj.br
Home: www.fau.ufrj.br
Atividade: O LEMC desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de materiais de construção, sistemas construtivos e sistemas estruturais. O Laboratório serve de suporte para as atividades práticas de cinco disciplinas obrigatórias (Processos Construtivos 1, 2 e 3 e Estruturas de Concreto Armado 1 e 2) e quatro eletivas do curso de graduação da FAU (Tec. Construção com Terra, Tec. de Conservação e Restauro, Patologia das Construções e Top. Especiais em Processos Construtivos. No Laboratório são desenvolvidas pesquisas de Iniciação Científica e de Pós-Graduação vinculadas ao PROARQ que abrangem temas relacionados com o desenvolvimento de materiais e sistemas construtivos inovadores, desempenho das edificações e sustentabilidade. O LEMC abriga ainda o projetos de extensão "canteiro Experimental: A prática construtiva como convergência entre ensino, pesquisa e extensão" e o grupo PET Interdisciplinar "Canteiro Experimental e Comunidades".
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Ana Lucia Nogueira de Paiva Britto
Endereço: Predio da FAU Reitoria sala 405
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: prourb@fau.ufrj.br
Home: www.prourb2.fau.ufrj.br
Atividade: O LEAU - PROURB articula-se ao INCT Observatório das Metrópoles e desenvolve pesquisas e projetos de extensão nas seguintes áreas: políticas e programas de saneamento ambiental, recursos hídricos, revitalização de rios urbanos, tecnologias alternativas para saneamento básico em áreas populares urbanas, capacitação de atores sociais para formulação de demandas e participação na gestão dos serviços de saneamento.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Maria Luisa Ramos de Oliveira Soares
Mauro Fainguelernt
Ana Paula Corrêa de Carvalho
Endereço: Av. Pedro Calmon. nº 550 - Prédio da Reitoria, 2º andar - Cidade Universitária - Rio de Janeiro, RJ CEP 21941-901
Tel: 21 982717668
E-Mail: anapaulacorrea@eba.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Conservação-Restauração de Obras Sobre Papel-LABPEL, surge do compromisso de aliar as ações de pesquisa, de ensino e de extensão. Está diretamente ligado ao Departamento de Arte e Preservação- BAP, da Escola de Belas Artes e ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Conservação-NUPECOR. O LABPEL, resulta na ampliação do espaço para debate nas demandas e necessidades contemporâneas da universidade e das instituições. Neste sentido, busca desenvolver e apoiar pesquisas, estudos, que abordem metodologias, técnicas e conceitos no campo da Conservação-Restauração de obras sobre papel.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Daniel Lima Marques de Aguiar
Milena Barbosa Barreto
Endereço: Sl06, Bloco D. Edifício Jorge Moreira Machado
Tel: (21)3938-1875
E-Mail: aguiardlm@eba.ufrj.br
Home: https://leciclab.wixsite.com/leciclab
Atividade: O Laboratório de Estudos em Ciências da Conservação (LECiC) encontra-se sediado na Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ) e tem como interesse central às investigações de química aplicada (e correlacionada) aos bens culturais.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Leonardo Lennertz Marcotulio
Endereço: Avenida Horário Macedo, 2151, Faculdade de Letras, Bloco A, Espaço da Biblioteca José de Alencar
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: labefil@letras.ufrj.br
Home: www.labefil.letras.ufrj.br
Atividade: O Laboratório de Estudos Filológicos (LabEFil) é um espaço para discussão e intercâmbio de ideias sobre temas relacionados à área de Filologia / Crítica Textual e ciências afins como Paleografia, Codicologia, Diplomática e Linguística Histórica. Abriga o projeto de pesquisa "Edição de textos para a história da língua e outras histórias", que tem como objetivo principal exercitar e refletir sobre a prática filológica de edição de textos históricos.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Margareth Aparecida Campos da Silva Pereira
Endereço: PROURB - UFRJ: Avenida Pedro Calmon, 550 - SL 405 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-1990
E-Mail: leu.prourb@gmail.com
Home: www.prourb2.fau.ufrj.br
Atividade: Criado em 2006, o LeU - Laboratório de Estudos Urbanos - desenvolve atividades de pesquisa sobre as culturas e os saberes urbanos, desde 1998, de início pela sua coordenadora, individualmente e, desde 2001, pelo grupo de pesquisa "Cultura Urbana e Pensamento Urbanístico no Brasil". Enfoca a formação dos campos disciplinares da arquitetura, urbanismo e paisagismo e as estratégias e formas de ação das culturas técnicas e artísticas no Brasil.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Joao Antonio de Moraes
Endereço: Faculdade de Latras - Bloco F - Sala 314 - Cidade Universitária
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: jamoraes3@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Em funcionamento desde outubro de 1990, o Laboratório de Fonética Acústica da Faculdade de Letras vem sendo utilizado seja em pesquisas que visam a caracterizar acusticamente a fonética e a fonologia do português do Brasil, seja em trabalhos de caráter interdisciplinar, nas áreas de linguística, fonoaudiologia e síntese da fala. Especial atenção tem sido dada aos estudos multimodais, investigando em que medida gestos faciais se integram à prosódia.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Não Informado
Endereço: Prédio da Reitoria, 6º andar, sala 635
Tel: (21)3938-1695
E-Mail: valdirsoares@ufrj.br
Home: www.eba.ufrj.br
Atividade: Análise, produção de material didático/pedagógico.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Não Informado
Endereço: Prédio da Reitoria - 6o. andar, sala 643
Tel: (21)8706-5737
E-Mail: vcerqueira@ufrj.br
Home: www.eba.ufrj.br
Atividade: LATec-Design têm como objetivos desenvolver estudos e análises de projetos e de produtos industriais com vistas as especificações tecnológicas e econômicas para implantação, com enfase nas atividades relacionadas ao design de produtos, de sistemas produtivos e de serviços. Entre as atividades realizados estão: Estudos sobre gestão da inovação em design; Novas tecnologias projetivas (incluindo aplicação do Design Universal); Análise de desempenho econômico-produtivo de produtos; Estudos sobre desempenho tecnológico de produtos; Novas metodologias de gerenciamento de projetos em design; e Treinamento e capacitação ao gerenciamento de projetos executivos (incluindo a produção de material instrucional). O laboratório conta com computadores e programas especializados, impressoras, instrumentos para teste de medição, sala de reuniões, recursos audiovisuais (laptop, datashow, tela de projeção e som), além disso dispõe de sala de aula anexa com capacidade de 20 lugares e uma pequena materioteca de produtos para análise de treinamento. Esta laboratório conta com o apoio da FAPERJ
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Gustavo Badolati Racca
Endereço: Edifício Jorge Machado Moreira, Bloco A, Sala 331, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro
Tel: (21)3938-1680
E-Mail: leitao.thiago@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Laboratório de informática voltado aos estudos da gráfica digital.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Mauro Cesar de Oliveira Santos
Endereço: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura PROARQ UFRJ Prédio da Reitoria sala 437. Cidade Universitária. Ilha do Fundão. Rio de Janeiro.
Tel: (21)3938-1661
E-Mail: maurosantos@fau.ufrj.br
Home: http://www.proarq.fau.ufrj.br/novo/pesquisa/grupos-de-pesquisa/17
Atividade: Visa estabelecer requisitos e critérios da eficácia de projetos e programas habitacionais de interesse social. Realiza estudos da ocupação e adaptação sócio-urbana de diferentes complexos arquitetônicos de habitação social no Rio de Janeiro. O desenvolvimento de metodologia apropriada constitui foco especial, buscando-se a triangulação de métodos e abordagens. As representações sociais da moradia têm sido utilizadas com vistas a identificar os sentidos a ela atribuídos, visando compreender a relação do usuário/moradia, explorando os sentidos atribuídos. São utilizadas técnicas tais como levantamento da memória do projeto e da construção e através de levantamento em campo; levantamento físico e das condições ambientais; observação; entrevistas com os moradores; entrevistas com técnicos e informantes-chave.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Celia Regina dos Santos Lopes
Leonardo Lennertz Marcotulio
Silvia Regina de Oliveira Cavalcante
Endereço: Av. Horácio Macedo, 2151 - Cidade Universitária - Faculdade de Letras - UFRJ sala F-316
Tel: (21)3938-9709
E-Mail: histling@letras.ufrj.br
Home: www.histling.letras.br
Atividade: - Transcrição de documentos manuscritos do português, principalmente, brasileiro referentes aos séculos XVIII, XIX e XX; - Divulgação on-line dos documentos para a comunidade científica em versão semidiplomática e do fac-símile; - Análise de fenômenos de mudança linguística nos corpora do Laboratório - HistLing.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Maria Carlota Amaral Paixao Rosa
Endereço: Faculdade de Letras Av. Horácio Macedo, 2151 sala D-17 Cidade Universitária - Ilha do Fundão Rio de Janeiro - RJ- 21941-917 BRASIL
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: carlota@ufrj.br
Home: http://labhislingufrj.wordpress.com
Atividade: Estudo da gramaticografia portuguesa e brasileira e da tradição em que se inserem, com especial atenção à linguística missionária dos séculos XVII, XVIII e XIX. (1) Formação de alunos da graduação/pós-graduação em Letras no trato de textos antigos. (2) Disciplinas de Historiografia da Linguística na pós-graduação em Linguística da UFRJ. (3) Construção da memória do ensino de Linguística na UFRJ, disponibilizada online, no site do LabHisLing-UFRJ..
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Alexandre Linhares Guedes
Maria da Graca Muniz Lima
Luana Manhães da Silva
José Salmo Dansa de Alencar
Endereço: Escola de Belas Artes- Predio JMM
Tel: (21)98888-0141
E-Mail: gracalima@eba.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Nossa pesquisa se enquadra na área de Educação de Qualidade - O LINI desenvolve pesquisa sobre os primórdios da imagem impressa no Brasil englobando livros, revistas, jornais, anúncios, publicidade etc. Segue o fluxo de diversificação de suportes para criação da imagem, desde os mais tradicionais às mais avançadas tecnologias de geração de imagem. A pesquisa cobre também a capacitação para a leitura da imagem e suas determinantes na formação de uma sociedade que se comunica cada vez mais por imagens. O mundo da virtualidade com o excesso de consumo de imagens, gera um impacto na compreensão de mundo e de humanidade. Estudar a imagem é urgente para que as futuras gerações consigam discenir conteúdos e práticas construtivas a despeito de se tornarem reféns da imagem direcionada para fins exclusivos de alimentação de um sistema que preza pelo nivelamento e desigualdade social.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Roberto de Almeida Souza
Endereço: Prédio da Reitoria , 3o andar, sala 320 - Cidade Universitária
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: tarcisio@proarq.ufrj.br
Home: www.fau.ufrj.br
Atividade: Laboratório de informática para aulas teórico/práticas, pesquisas e desenvolvimento de trabalhos.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Sonia Cristina Reis
Endereço: Faculdade de Letras - Bloco D, sala D-113 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-9770
E-Mail: direcao@letras.ufrj.br
Home: http://www.portal.letras.ufrj.br/institucional/setores-administrativos.html
Atividade: Laboratório de informática para aulas teórico/práticas, pesquisas e desenvolvimento de trabalhos.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Sonia Cristina Reis
Endereço: Faculdade de Letras - Bloco F, Salas 304 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-9770
E-Mail: direcao@letras.ufrj.br
Home: http://www.portal.letras.ufrj.br/institucional/setores-administrativos.html
Atividade: Laboratório de informática para aulas teórico/práticas, pesquisas e desenvolvimento de trabalhos.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Adriana Sansao Fontes
Endereço: Av. Pedro Calmon 550/405
Tel: (21)3938-1990
E-Mail: contato@intervencoestemporarias.com.br
Home: http://intervencoestemporarias.com.br/
Atividade: O Laboratório de Intervenções Temporárias e Urbanismo Tático (LabIT) surgiu de uma iniciativa interdisciplinar entre pesquisadoras de diferentes instituições do Rio de Janeiro: Adriana Sansão Fontes, do PROURB-FAU/UFRJ (Programa de Pós Graduação em Urbanismo-FAU/UFRJ), Aline Couri, da EBA/UFRJ (Escola de Belas Artes/UFRJ) e Joy Till, do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. O objetivo é aprofundar as relações entre as intervenções temporárias e os espaços coletivos da cidade, construindo uma cartografia do temporário, que permita entender como seus espaços são apropriados. Para alcançá-la, procedemos à identificação, fichamento, mapeamento e interpretação dessas intervenções, dentro das tipologias: apropriações espontâneas, intervenções de arte pública e festas locais. Defendemos que a partir da identificação dos lugares onde a cidade se transforma, motivada pela transformação temporária do espaço público, é possível repensar os espaços coletivos contemporâneos para que sejam mais amáveis e significativos para os usuários. Além da cartografia do temporário, o LabIT busca executar intervenções concretas que possam ativar espaços esquecidos ou subutilizados da cidade, contribuindo para transformações mais duradouras. São desenvolvidas a partir de oficinas com estudantes de graduação e pós-graduação de cursos das instituições envolvidas, conjugando as disciplinas da arquitetura e urbanismo, artes plásticas e design.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Rogério Casanovas Tílio
Endereço: Faculdade de Letras, sala F-215
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: rogeriotilio@letras.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório de Letramentos Acadêmicos em Linguística Aplicada (Lab-LA), vinculado ao Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada, nasce da experiência do Prof. Rogério Tilio (PIPGLA/LEG) como coordenador pedagógico de inglês do programa Idiomas sem Fronteiras entre 2015 e 2019. Com o fim do programa em seu formato original, a primeira preocupação é não deixar a expertise acumulada se perder. Esse legado, agora livre de exigências produtivistas que muitas vezes comprometiam a qualidade do trabalho, aliado a outras demandas que há tempos vêm sendo sentidas na Faculdade de Letras e na universidade como um todo, justificam a iniciativa do laboratório. Suas atividades direcionam-se ao estudo, planejamento e oferta de ações para a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, voltados para o desenvolvimento e para a avaliação de letramentos acadêmicos. As ações do Lab-LA são orientadas diretamente para o atendimento de demandas da comunidade acadêmica por desenvolvimento de práticas de letramentos acadêmicos diversas, uma demanda há tempos pensada pelos programas de pós-graduação da Faculdade de Letras e frequentemente buscada em nós por outras unidades. Atualmente, já temos em funcionamento o curso Inglês para Graduandos (IpG), que tem como objetivo auxiliar estudantes ingressantes nos cursos de Letras: Português-Inglês com dificuldades em letramentos acadêmicos em língua inglesa. Pensando na internacionalização (e aqui entra mais especificamente a experiência com o IsF), o Lab-LA também abarca práticas de letramentos acadêmicos em outros idiomas, mediante interesse de outros setores da Faculdade de Letras em se engajarem no laboratório. Para o futuro, o Lab-LA poderá se tornar também um espaço de elaboração e aplicação de exames de avaliação linguística de línguas estrangeiras – demanda esta já existente, tanto na Faculdade de Letras quanto em outras unidades da UFRJ. Finalmente, o Lab-LA constituirá ainda um espaço de pesquisa para graduandos e pós-graduandos da Faculdade de Letras estudarem e atuarem na educação linguística com fins acadêmicos. Sob orientação inicial do Prof. Dr. Rogério Tilio, o laboratório contará, em sua organização preliminar, com a atuação de pelo menos três dos seus orientandos (pós-graduação e graduação), que pretendem desenvolver pesquisas no Lab-LA.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Ana Regina e Souza Campello
Endereço: FACULDADE DE LETRAS
Tel: (21)2568-8536
E-Mail: ANAREGINA@LETRAS.UFRJ.BR
Home: www.ufrj.br
Atividade: Pesquisa de sinais
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Não Informado
Endereço: Rua Ipê, 550, Sala 713 - Prédio da Reitoria - CEP 21949-900
Tel: (21)6930-5050
E-Mail: aurelio.nogueira@gmail.com
Home: http://www.diretorio.ufrj.br/aurelionogueira/
Atividade: O Laboratório de Meios Eletrônicos Interativos em Arte e Arquitetura (Lamie: Arte e Arquitetura), é um grupo de pesquisa em Meios Interativos Eletrônicos e está vinculado ao Departamento de Técnicas e Representação (BAR) da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , voltado ao desenvolvimento de projetos e pesquisas cientificas e tecnológicas avançadas. O Laboratório tem os seus estudos voltados para os Meios Interativos Eletrônicos, tendo em sua área de interesse as linhas de pesquisa: Arquitetura, Artes Plásticas, Desenho, Visualização Científica, Fotografia, Realidade Virtual, Tempo Real, Realidade Aumentada, Virtual Heritage, Planejamento Urbano, História e Teoria da Arquitetura, Panorâmicas, Modelagem 2D e 3D, Cenografia virtual, Sistemas para exibição tridimensional, Instalações interativas (meios eletrônicos ou digitais, incluindo videoinstalações, instalações multimídias e net-arte.), Sonorização 3D, e-learning, interativas em Multimídia, Web e Vídeo para: treinamento, educacionais, simulação, (trabalho e entendimento), tecnologia da informação (particularmente modelos tridimensionais), e TV digital interativa. O Lamie: Arte e Arquitetura, se propõe a manter um ideal de atualizar, desenvolver e difundir novas oportunidades ao corpo discente e docente da instituição para o aprimoramento profissional em conjunto com a sua formação acadêmica. Além de contar com a possibilidade de oferecimento de seus préstimos para o desenvolvimento de projetos em parceria com outras instituições. O laboratório também possui um ambiente de aprendizado dinâmico disponível em: http://www.bar.eba.ufrj.br/
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Victor Andrade Carneiro da Silva
Endereço: Instalações temporárias: LAMEMO - Anexo do Centro de Tecnologia - Anexo ao CT
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: prourb@fau.ufrj.br
Home: www.prourb2.fau.ufrj.br
Atividade: As principais atividades do Laboratório de Mobilidade Sustentável são: 1. desenvolver pesquisa de ponta focando no transporte ativo; 2. produzir soluções inovadoras de design para infraestruturas cicloviárias e de pedestres; 3. estruturar e fomentar uma rede nacional de pesquisadores sobre transporte ativo; 4. preparar pesquisadores, urbanistas, planejadores e gestores urbanos; 5. colaborar com a academia, poder público, setor privado e sociedade civil. Com base na colaboração e inovação, tendo uma equipe qualificada, o Laboratório de Mobilidade Sustentável é uma plataforma para o desenvolvimento de soluções de pesquisa e design. LABMOB propicia a colaboração inspiradora e frutífera entre academia, setor privado e sociedade civil.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Gonçalo Lencastre Torres de Castro Henriques
Endereço: FAU - Bloco D - Segundo Andar - Cidade Universitária
Tel: (21)
E-Mail: lamo3d@fau.ufrj.br
Home: http://www.lamo.fau.ufrj.br/
Atividade: O LAMO - Laboratório de Modelos 3D e Fabricação Digital - é um laboratório de ensino, pesquisa e extensão que pertence ao PROURB, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da FAU UFRJ, e que procura a integração da concepção de projeto com a fabricação analógica e digital. Aborda assim a geração, simulação e produção de projeto visando a integração CAD-CAE-CAM - Desenho, engenharia e manufatura assistidos por computador. Está vocacionado para o desenvolvimento de protótipos e construções na escala real utilizando fabricação digital recorrendo a vários tipos de produção como o corte subtrativo (laser 2d, e máquinas corte analógicas, futuramente CNC), aditivo (impressão 3d, recorrendo diferentes tecnologias) e de alteração da forma (dobragem, ferramentas analógicas e futuramente processos robóticos). Desenvolve paralelamente uma linha de pesquisa que visa investigar a integração destas técnicas e processos em projeto promovendo processos de desenho algorítmico e paramétrico. Tem parcerias com laboratórios de diferentes áreas de pesquisa da UFRJ, no país e no exterior.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Alessandro Boechat de Medeiros
Endereço: Faculdade de Letras - sala D9
Tel: (21)3178-4931
E-Mail: alboechat@letras.ufrj.br
Home: www.laboratoriomorfossintaxeea.wordpress.com
Atividade: No Laboratório de Morfologia e Estrutura Argumental (LabMArg), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ (POSLING-UFRJ), linha de pesquisa 1 (Gramática na teoria gerativa), desenvolveremos um programa de pesquisa com inúmeras frentes de investigação cujo objetivo principal é formular uma teoria de estrutura argumental para verbos e outras classes de palavras. Não só interessadas na classe dos verbos, as pesquisas realizadas pelo laboratório se debruçarão sobre formas derivadas e processos morfológicos específicos, procurando lançar luz sobre a interação entre esses processos e a seleção, distribuição e interpretação de argumentos, entendendo-os de maneira integrada. As pesquisas realizadas no âmbito deste laboratório também trarão contribuição relevante para a descrição morfológica de algumas línguas, em particular do português. Também se incluem no universo de atuação investigativa do laboratório pesquisas sobre o estatuto informacional de argumentos de verbos e nomes, com reflexos morfológicos ou sintáticos, e problemas descritivos de morfossemântica, essenciais para a compreensão da interação entre morfologia e a seleção de argumentos.
Unidade: Escola de Música
Coordenador: Não Informado
Endereço: Av. República do Chile 330, 21° andar, Torre Leste, Centro
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: rodcv@acd.ufrj.br
Home: http://acd.ufrj.br/lamut/lamut.htm
Atividade: Não Informado
Unidade: Escola de Música
Coordenador: Não Informado
Endereço: Rua do Passeio, 98. Centro. Rio de Janeiro / RJ- Av. República do Chile 330, 21° andar, Torre Leste, Centro
Tel: (21)2240-1391
E-Mail: lamut.ufrj@gmail.com
Home: http://www.musica.ufrj.br
Atividade: Aulas eventuais de disciplinas que necessitem
Unidade: Escola de Música
Coordenador: Não Informado
Endereço: Av. República do Chile 330, 21° andar, Torre Leste, Centro
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Criado em 2013, o Laboratório de Musicologia (LaMus) da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro define-se como estrutura técnica destina-se às atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à Linha de Pesquisa "História e Documentação da Música Brasileira e Ibero-Americana" (Área de Concentração Musicologia) que mantenham vínculo com o desenvolvimento de projetos e grupos de pesquisa credenciados no Programa de Pós-graduação em Música da Escola de Música.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Gustavo Rocha Peixoto
Endereço: Proarq
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: gustavopeixoto@fau.ufrj.br
Home: https://www.proarq.fau.ufrj.br/estrutura-de-pesquisa/grupos-de-pesquisa/26/laboratorio-de-narrativas-em-arquitetura-lana
Atividade: O LANA (Laboratório de Narrativas em Arquitetura) desenvolve pesquisas que investiguem as múltiplas narrativas sobre o fenômeno arquitetônico a partir de diferentes perspectivas e nos mais diversos formatos. Busca uma abordagem transdisciplinar de conceitos caros à arquitetura nos diversos campos do pensamento gerando críticas e reflexões teóricas abrangentes, que englobem narrativas construídas através de iconografias, acervos, exposições, intervenções artísticas, literatura e outros. Seu objetivo é analisar os fatores de ordem teórica capazes de intervir na construção de narrativas em arquitetura que, em relação dialética com o ensino, permitam multiplicar tempos e vozes, e propor metodologias de ensino e escrita histórica em arquitetura.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Andrea de Lacerda Pessoa Borde
Endereço: Av. Reitor Pedro Calmon, 550 sala 405 - PROURB
Tel: (21)3938-1990
E-Mail: lapa.prourb@gmail.com
Home: https://lapaprourb.wixsite.com/lapa
Atividade: O LAPA é um grupo de pesquisa do Diretório de Pesquisas do CNPq, sediado no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da UFRJ. O LAPA desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão orientadas para a compreensão do fenômeno urbano contemporâneo, sobretudo, às tensões produzidas entre projetos urbanos e arquitetônicos, legislação urbanística e as possibilidades acenadas pelas políticas urbanas e de preservação. As pesquisas, dissertações e teses desenvolvidas no âmbito do Laboratório estruturam as seguintes linhas de pesquisa: 1. Vazios Urbanos; 2. Formas de Habitar a cidade contemporânea; 3. Patrimônio Cultural: conceitos, políticas, projetos e instrumentos.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Maria Aparecida Lino Pauliukonis
Endereço: Faculdade de Letras UFRJ Bloco H Sala H 310
Tel: (21)3938-4547
E-Mail: aparecidalino@gmail.com
Home: www.projetociad.ufrj.br/projeto
Atividade: O CIAD (Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso) tem sede na sala 310, do Bloco H da Faculdade de Letras da UFRJ, é uma entidade que reúne pesquisadores dessa Universidade e de outras Instituições públicas do Rio de Janeiro (UERJ e UFF) e manteve, durante anos, convênio de cooperação científica com pesquisadores da Universidade Paris XIII e com outros de Universidades brasileiras (UFMG, UFPE) no intuito de desenvolver pesquisas com publicações conjuntas. Com esse mesmo objetivo, o CIAD já realizou, na UFRJ, quatro encontros franco-brasileiros de AD, de nível internacional, em 1994, em 1996, em 1999 e em 2003, que versaram sobre Análise do Discurso e aplicação educacional e acadêmica. Também organizou o I e o II Congressos Internacionais de AD, na UFRJ, em 2005 e em 2010, com participação de expoentes pesquisadores, de nível nacional e internacional, além de vários outros Simpósios regionais, para divulgação de suas pesquisas. Seus membros efetivos atuam na Graduação e na Pós, orientam Teses e Dissertações, participam de Congressos e publicam trabalhos que refletem os Projetos Integrados de pesquisa desenvolvidos no Grupo.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Lucia Helena Martins Gouvea
Endereço: Faculdade Letras - UFRJ
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: ciadrio@letras.ufrj.br
Home: http://ciadrj.letras.ufrj.br/
Atividade: O CIAD – Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso – tem sede na sala 310, do Bloco H da Faculdade de Letras da UFRJ. É uma entidade que reúne pesquisadores dessa Universidade e de outras Instituições públicas do Rio de Janeiro (UERJ, UFF, UNIRIO, UNIFA, IFRJ, CPII). Atualmente trabalha com a Teoria Semiolinguística do Discurso e interfaces, como Linguística de Texto e Semiótica. Dentre as pesquisas em desenvolvimento, estão as relacionadas às temáticas: pathos e ethos no discurso midiático; modalização e enunciação no discurso midiático e literário; a interface texto / gramática e discurso publicitário.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Ana Crélia Dias
Endereço: Faculdade de Letras - sala D218
Tel: (21)3938-9777
E-Mail: litinfantilejuvenil@gmail.com
Home: www.literaturainfantilejuvenil.letras.ufrj.br
Atividade: Literatura Brasileira.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Deize Vieira dos Santos
Endereço: Faculdade de Letras da UFRJ, sala H-316. Cidade Universitária. Ilha do Fundão. Rio de Janeiro.
Tel: (21)3938-9748
E-Mail: deizesantos@gmail.com
Home: http:www.lapel.letras.ufrj.br
Atividade: 1) Pesquisas em: Linguística da Língua de Sinais (LIBRAS); Português como L2 para Surdos; Literatura Surda; Ensino da LIBRAS como L2; Ensino da LIBRAS como L1; Ensino de LIBRAS à Distância; Teorias Linguísticas (Sociolinguística, Funcionalismo; Discurso e Pragmática) e Teorias do Estudos da Tradução e Interpretação. 2) Grupo de Estudos para revisão bibliográfica com reuniões sistemáticas com os membros da equipe. 3) Orientação de alunos da graduação e do curso, Lato Sensu, Especialização em LIBRAS: ensino, tradução e Interpretação.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Marcelo Jacques de Moraes
Endereço: Faculdade de Letras, sala D-097
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: mjdemoraes@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Atividades de pesquisa em torno da literatura francesa moderna e contemporânea, com ênfase na poesia e no teatro, de um lado, e na tradução literária, de outro. Ativo desde 2013, o Laboratório já tem um acervo de cerca de 300 livros, adquiridos a partir de auxílios e bolsas concedidos pelo CNPq e pela FAPERJ.
Unidade: Escola de Música
Coordenador: Maria Jose Chevitarese de Souza Lima
Aloysio Moraes Rego Fagerlande
Marcelo Moraes Rego Fagerlande
Marcelo Jardim de Campos
Paulo Henrique Loureiro de Sá
Lenine Alves dos Santos
Endereço: LARGO DA LAPA 51/ AV. CHILE 330, 21o ANDAR, TORRE LESTE/ RUA DO PASSEIO 98
Tel: (21)2262-8742
E-Mail: promus@musica.ufrj.br
Home: https://lapi.mus.br/
Atividade: É constituído por seis núcleos, 1) Centro de Estudos dos Instrumentos de Sopros Prof. Noel Devos; 2) Centro de Estudos de Instrumentos de Teclado; 3) Centro de Estudos de Música Coral; 4) Centro de Estudos para Orquestras e Bandas; 5) Centro de Estudos de Música Vocal;6) Núcleo ACORDE - Núcleo Avançado de Arco e Cordas Dedilhadas; coordenados respectivamente pelos docentes ALOYSIO FAGERLANDE, MARCELO FAGERLANDE, MARIA JOSÉ CHEVITARESE, MARCELO JARDIM, LENINE SANTOS, PAULO SÁ/BARTHOLOMEU WIESE/CELSO RAMALHO, . Cada núcleo é responsável pelas pesquisas aplicadas desenvolvidas na subárea de Práticas Interpretativas, envolvendo suas especificidades.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Não Informado
Endereço: Escola de Belas Artes da UFRJ - Prédio da Reitoria - Av. Pedro Calmon, 550, 2º andar, D214 - Cidade Universitária, Ilha do Fundão
Tel: (21)8700-2343
E-Mail: labpdarte@gmail.com
Home: www.labpdarte.wix.com/labpdarte
Atividade: Desenvolvimento das pesquisas: 2016 - 1) Arte Informática e Televisão - Implementação dos Núcleos da TV Honestino (projeto de Web-TV universitária com apoio da FAPERJ) e 2) Arte e Matemática na Contemporaneidade - Experimentos em Escultura, em parceria com o Laboratório de Modelos 3-D e Fabricação Digital da FAU/UFRJ -- LAMO, coordenado pelo Prof.Dr. Andres Martin Passaro (CV: http://lattes.cnpq.br/8467270008334507). 2017 - 1) Realização de uma série de encontros performáticos - denominados EBAnquetes - no ateliê de Artes Plásticas de Amarelo Solar, de Enéas Valle, reunindo artistas plásticos do circuito carioca, como Alexandre Dacosta, Lígia Teixeira, Marilou Winograd, Frederico Dalton e outros, com professores da EBA (Verônica Damasceno, Norma Menezes, Rosana de Freitas e Alexandre Palma) e bolsistas e ex-bolsistas do Laboratório. 2) Gravação dos EBAnquetes com posterior edição de vídeos postados no portal do LabPD-Arte na Web, no ítem TV Honestino, sob as rubricas "Performances", "EBAnquetes" e "Experimentações". 3) Produção do vídeo "Lágrimas de Fênix" do Projeto de Extensão Design em Emergência, coordenado pela Prof. Norma Menezes. 4) Realização em julho de 2017 da Tenda Cultural "Cebola sem Pudor", no Salão Azul (Sala Samira Mesquita), no Prédio da Jorge Machado Moreira (Prédio da Reitoria), uma iniciativa da parceria dos projetos TV Honestino - Web-TV e Design em Emergência.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Fabiana Oliveira Heinrich
Endereço: Não Informado
Tel: 21993500437
E-Mail: labcrit@eba.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O LabCrit - Laboratório Produções Críticas em Design orienta suas atividades em torno da investigação entre o Campo do Design e o modo de produção — contemporaneamente, o capitalismo — que o molda em suas distintas manifestações, sejam elas imagéticas, projetuais ou tecnológicas. Com essa investigação, almejamos tanto discutir criticamente as bases que sustentam e formam o Campo como, a partir delas, propor distintos entendimentos e novas configurações a produções desse Campo. Fazendo uso do ferramental da Teoria Crítica como base teórica e metodológica, as atividades do Laboratório têm foco na investigação de temas comuns à área do Design Digital, como experiência, imagem, internet, metodologia projetual, projeto digital, redes e mídias sociais, trabalho digital, tecnologias digitais.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Denise Barcellos Pinheiro Machado
Endereço: Instalações temporárias: LAMEMO - Anexo do Centro de Tecnologia - Anexo ao CT
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: prourb@fau.ufrj.br
Home: www.prourb2.fau.ufrj.br
Atividade: Não Informado
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Hugo Borges Backx
Endereço: Prédio da Reitoria - sala 639b (Localização provisoriamente suspensa)
Tel: (21)3938-1495
E-Mail: backx@acd.ufrj.br
Home: s/home
Atividade: O Laboratório orienta o corpo discente e docente sobre proteção de produção intelectual, inclusive a gerada no âmbito da Instituição. Pesquisa e dissemina conhecimentos de Propriedade Intelectual relacionados às Artes e Design (Direito de Autor e Propriedade Industrial).
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Marcus Antonio Rezende Maia
Endereço: Faculdade de Letras sala D-101
Tel: (21)8885-2110
E-Mail: maiamarcus@gmail.com
Home: https://sites.google.com/site/maiamarcus/lape
Atividade: O Laboratório de Psicolinguística Experimental (LAPEX) da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FL-UFRJ), estuda a estrutura morfossintática, os processos de parsing (processo de estruturação das frases) e de interpretação na compreensão, e na produção de frases e palavras em línguas naturais, por parte de sujeitos normais ou com distúrbios linguísticos. Foi fundado em 1997 e é mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). No LAPEX são realizadas pesquisas de natureza teórica e experimental, utilizando diferentes protocolos psicolinguísticos, tais como paradigmas de rastreamento ocular (eye tracking), priming, leitura automonitorada (self-paced reading), julgamento imediato de gramaticalidade, decisão lexical e outros. Seu fundador e atual coordenador (2017) é Marcus Antonio Rezende Maia, professor titular de Linguística da UFRJ e bolsista de produtividade em pesquisa 1B do CNPq.
Unidade: Escola de Belas Artes
Observatório do Valongo
Instituto de Química
Coordenador: Silvia Lorenz Martins
Endereço: Não Informado
Tel: 21 3938-9441
E-Mail: larc@ccmn.ufrj.br
Home: www.ccmn.ufrj.br
Atividade: O Laboratório de Representação Científica (LARC) tem como objetivo compartilhar conhecimento visando proporcionar um mundo melhor por meio da educação, pesquisa e inovação. A equipe que compõe o laboratório é formada por profissionais oriundos de diferentes áreas do conhecimento promovendo a transdisciplinaridade, sendo portanto aberto a pessoas talentosas, curiosas e inventivas independentemente de onde elas venham. Desejamos celebrar a diversidade brasileira e sua identidade, nossa capacidade criativa e nosso espírito fraternal de compartilhamento. Diariamente, nossos diversos núcleos de pesquisa criam saberes, novas tecnologias, que entrelaçadas poderão ressignificar o modo de aquisição do conhecimento em nossa comunidade acadêmica. Essa iniciativa pretende divulgar nossa rica pesquisa a nível global, evidenciando nossas peculiaridades em driblar dificuldades e apresentar resultados de alta qualidade. Aqui no Brasil percebemos que há uma carência de espaços de pesquisa e discussão transdisciplinares dessa natureza. Assim, a missão do LARC será promover o conhecimento estimulando a pesquisa dos alunos em ciências, tecnologia e artes. O laboratório se compromete em gerar, disseminar e preservar o conhecimento trabalhando com diferentes visões que contribuam para os grandes desafios do nosso tempo tendo a arte como fio condutor.
RES. CEPG 08/2019
Aquarelas, lapis de cor, papel especial
RES. CSCE 06/2021
Aquarelas, lapis de cor, papel especial
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Aline Pires Veról
Endereço: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, Bloco D, térreo
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: alineverol@fau.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório de Saneamento e Sistemas Prediais Hidrossanitários-FAU/UFRJ (LabHidro-FAU/UFRJ ) atua na área de Saneamento e na área de Sistemas Prediais, em particular, os Sistemas Hidráulicos e Sanitários e de Águas Pluviais. Parte da estrutura do Departamento de Tecnologia da Construção (DTC-FAU/UFRJ), este laboratório foi criado e aprovado em 2015. Atividades Realizadas: I. Didático-pedagógicas nas disciplinas obrigatórias Saneamento Predial e Saneamento Urbano; II. Apoio a TFG (Trabalho Final de Graduação); III. Oficinas sobre instalações hidrossanitárias e redes urbanas de saneamento IV. Atividades de Extensão. Conta com um salão de experimentos, onde também acontecem aulas práticas e orientação de monitoria, além de uma sala de projetos e pesquisa.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Isabella Lopes Pederneira
Endereço: Sala H-308 (FL/UFRJ)
Tel: 21989046883
E-Mail: isabellapederneira@letras.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O estágio dos estudos em estrutura argumental na teoria gerativa nos permite a pergunta: de onde provêm os significados das palavras? Esta pergunta possui alguns caminhos teóricos e empíricos de resposta. E a polissemia de palavras parece ser um fenômeno profícuo a ser explorado. Com o intuito de propor um modelo para analisar a polissemia em palavras, comparamos verbos polissêmicos cognatos em línguas românicas. Este fenômeno é importante para observar as estruturas sintáticas, o comportamento semântico e os usos de verbos em diferentes línguas, provenientes de uma mesma raiz etimológica. Desta forma, será possível desempatar predições teóricas acerca da formação do significado em palavras polissêmicas. Quanto mais evidências encontrarmos de usos compartilhados interlinguísticamente, mais forte a plausibilidade da semântica lexical. O contrário é resultado do procedimento de análise que leva em consideração os contextos sintáticos, seja de sentenças ou mesmo da estrutura interna das palavras, fator relevante para teorias construcionistas de Gramática Gerativa. Atividades: Etapas de pesquisa Orientações de graduação e pós-graduação Seminários Produções acadêmicas
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Gean Nunes Damulakis
Endereço: Sala D-67 - Faculdade de Letras da UFRJ
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: damulakis@letras.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Análises formais e experimentais de padrões e processos fonológicos de línguas naturais. Estudos de aquisição dos padrões fonológicos de línguas como L1 e L2. Estudo da interface da fonologia com escrita e com outros níveis de gramática.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Thiago Laurentino de Oliveira
Endereço: Não Informado
Tel: (21)98292-7031
E-Mail: thiagolaurentino@letras.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Laboratório de Sociolinguística e Interfaces (SOCIOLINT) visa a produzir e desenvolver pesquisas que analisem fenômenos variáveis do português e de outras línguas naturais, seja em perspectiva sincrônica, seja em perspectiva diacrônica, baseadas em dados de uso e/ou de percepção. Como o próprio nome sugere, há interesse especial em propostas de interface entre o campo da sociolinguística e outros modelos teóricos da Linguística. Atualmente, as atividades desenvolvidas no âmbito do SOCIOLINT incluem (i) pesquisa e orientação de monografias, projetos de iniciação científica, dissertações e teses; (ii) realização periódica de grupos de estudos; (iii) participação em eventos científicos da área; (iv) publicação de artigos científicos.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Eliane Ribeiro de Almeida da Silva Bessa
Rachel Coutinho Marques da Silva
Endereço: Instalações temporárias: Prédio da FAU, 4º andar; sala 405
Tel: (21)3938-1909
E-Mail: rachelcc@acd.ufrj.br; elianesilbessa@gmail.com
Home: www.prourb2.fau.ufrj.br
Atividade: O Laboratório de Urbanismo e Meio Ambiente -- LAURBAM trabalha com questões relativas ao urbanismo e suas interrelações com a sustentabilidade ambiental das cidades, com ênfase nos aspectos de gestão, planejamento, regulação e projeto. Desenvolve também pesquisas no campo da teoria e da história do urbanismo e do turismo. Recentemente vem desenvolvendo pesquisas sobre impacto da violência urbana e das desigualdades sociais no ambiente urbano, com foco na mobilidade, vulnerabilidade sócio-espacial, áreas ambientalmente protegidas e assentamentos precários. A produção científica do grupo é divulgada através de artigos em periódicos e livros, trabalhos em congressos, dissertações e teses. Interage com órgãos públicos, ONG's e associações de moradores, através de discussões, workshops ou assessoria técnica. As pesquisas do grupo têm apoio da UFRJ, FAPERJ, CNPq e CAPES em diversas modalidades de fomento. Neste momento, está em construção uma rede institucional de pesquisa que inclui as seguintes IES: PUC-Rio, USP, UPM, UFC, UFPE e PUC/SP. PRINCIPAIS TRABALHOS PUBLICADOS: Coutinho M. da Silva, Rachel (org.) Desafios Urbanos para a Sustentabilidade Ambiental das Cidades Brasileiras, 2012; Coutinho M. da Silva, Rachel (ed.). A Cidade pelo Avesso: desafios do urbanismo contemporâneo, 2006; Coutinho M. da Silva, Rachel. "Urbanismo e Sustentabilidade: uma revisão histórica", 2008; "A ordem e a desordem no espaço urbano: uma perspectiva regulatória e urbanística", 2006; "A urbanidade na Cidade Contemporânea: entre fronteiras e trincheiras", 2006; "A Corrupção no Espaço Urbano e o Valor das Normas Urbanísticas", 2005; "O Urbanismo das Novas Cidades da Fronteira Paulista,1890-1950", 2005; "Transformações recentes na prática de gestão de projetos urbanos na cidade do Rio de Janeiro" 2003; A gestão urbana e o uso do solo frente as transformações globais: desafios atuais"; "A Importância da Ação Urbanística e da Legislação Urbana para o Rio de Janeiro e São Paulo no Contexto das Cidades Mundiais",1999.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Não Informado
Endereço: Predio da Reitoria - UFRJ, Av. Pedro Calmon, 550, sala 226. Ilha do Fundao, RJ. CEP - 21.941-590
Tel: (21)3938-1704
E-Mail: josebenito@eba.ufrj.br
Home: www.eba.ufrj.br
Atividade: O Laboratório de design bambu atua nos campos práticos do Design para sustentabilidade, em aplicações do bambu como matéria-prima para o design de novos produtos e sistemas. O Laboratório proporciona a seus integrantes e associados, um aprendizado acurado sobre esta especie vegetal ea scondiçoes para o seu manejo ambiental sustentável, e utilizando-se do processamento do material, com uso prático na substituição da madeira.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Maria da Conceição Alves de Guimarães
Endereço: Prédio da Reitoria - 4º andar - sala 433 - Cidade Universitária
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: cessaguimaraens@gmail.com
Home: arquimuseus.fau.ufrj.br
Atividade: Estudos de projetos de arquitetura de museus; estudos da situação e usos dos museus no Rio de Janeiro; leituras para a atualização dos conceitos da Museologia; pesquisas e visitas a museus com os estudantes; organização e participação em seminários; edição de publicações; realização de palestras; e participação em outros Grupos de Pesquisa (Museu Histórico Nacional e Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultural da UFPE)
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Não Informado
Endereço: Prédio da Reitoria, sala 613 - Cidade Universitária
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: celsopg@acd.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Maria Angela Dias
Endereço: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura PROARQ UFRJ Prédio da Reitoria sala 441. Cidade Universitária. Ilha do Fundão. Rio de Janeiro.
Tel: (21)3938-1663
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Busca desenvolver teorias, metodologias e instrumentos para o ensino de arquitetura. Objetivo geral: construir teorias e métodos de ensino de projeto de arquitetura Objetivos específicos: 1. Desenvolver procedimentos e instrumentos didáticos que valorizem e reconheçam a importância do conhecimento prático e empírico na identificação de problemas relacionados com o ensino de arquitetura. 2. Desenvolver procedimentos e instrumentos didáticos que possibilitem analisar/teorizar sobre a prática do ensino de arquitetura. 3. Desenvolver procedimentos e instrumentos analíticos que possibilitem a transformação da prática tradicional utilizada na resolução de problemas relacionados com o ensino de arquitetura. 4. Consolidar bases pedagógicas específicas para o ensino de arquitetura
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Mauro Cesar de Oliveira Santos
Endereço: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura PROARQ UFRJ Prédio da Reitoria sala 437. Cidade Universitária. Ilha do Fundão. Rio de Janeiro.
Tel: (21)3938-1661
E-Mail: espacosaude@fau.ufrj.br
Home: http://www.fau.ufrj.br/proarq/espacosaude/
Atividade: As atividades do grupo envolvem a aplicação e desenvolvimento de metodologias de avaliação e sistematização de tipologias elaboração de propostas conceituais e parâmetros projetuais urbanísticos e de arquitetura, adequados aos conceitos de humanização do atendimento e de uma medicina focada no usuário e produção de material didático sobre o tema.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Monica Santos Salgado
Marcos Martinez Silvoso
Endereço: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura PROARQ UFRJ Prédio da Reitoria sala 435. Cidade Universitária. Ilha do Fundão. Rio de Janeiro.
Tel: (21)3938-0288
E-Mail: geparqproarq@gmail.com
Home: http://www.proarq.fau.ufrj.br/pesquisa/geparq
Atividade: Criado em 1996, época em que a organização de sistemas de gestão da qualidade nas empresas construtoras ainda era novidade, o grupo pesquisa temas relacionados com a modernização do setor da construção civil. A partir de 2001 o foco do trabalho voltou-se às questões próprias da gestão do processo de projeto, entre elas: gestão da qualidade, organização de empresas e técnicas para a realização do projeto integrado - fundamental na produção de edificações sustentáveis. Em 2016 tiveram início as pesquisas relacionadas com a sustentabilidade dos materiais, tecnologias e sistemas construtivos. Entende-se que para a produção do projeto integrado é fundamental considerar o processo de projeto desde a concepção arquitetônica até a execução da obra. Os avanços das Tecnologias da Informação aplicadas à Construção (TICs) possibilitam a racionalização na produção de edificações e cidades, com o estabelecimento de novos esquemas das equipes de projeto (gestão, colaboração, execução e integração). Nesse sentido, as pesquisas desenvolvidas no grupo também exploram as possibilidades oferecidas pela modelagem da informação da construção (BIM - Building Information Modeling), e outras alternativas associadas ao processo de digitalização da construção. As pesquisas realizadas no âmbito do GEPARQ tem gerado produtos que objetivam a popularização do conhecimento.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Virginia Maria Nogueira de Vasconcellos
Endereço: Sala 435 - PROARQ-FAU-UFRJ
Tel: (21)3938-1661
E-Mail: virginia.vasconcellos@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Desenvolvimento das pesquisas A Vegetação no Conforto Ambiental e Projeto e Sustentabilidade (este com pesquisas acopladas: [1] Praças cariocas: ambiente, memória, cultura e [2] Caminhos paralelos: a via férrea como suporte para o planejamento, com alunos de graduação (boslsitas e voluntários), Mestrado (Acadêmimco e Porfissional) e Doutorado. Orientações idem.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Letras e Artes - CLA - Escola de Belas Artes - Prédio da Reitoria - Térreo
Tel: (21)9961-3752
E-Mail: labgraf@ufrj.br
Home: www.neobjeto.wordpress.com
Atividade: Design gráfico; design de produtos; sinalização.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Giselle Arteiro Nielsen Azevedo
Endereço: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura PROARQ UFRJ Prédio da Reitoria sala 441. Cidade Universitária. Ilha do Fundão. Rio de Janeiro.
Tel: (21)3938-1663
E-Mail: gisellearteiro@globo.com
Home: http://www.gae.fau.ufrj.br/
Atividade: Tem como objetivos: relacionar o desenvolvimento da criança com o ambiente físico escolar; analisar o caráter pedagógico do edifício escolar e do território onde se insere; caracterizar a qualidade do Ambiente Escolar a partir do ponto de vista de seus usuários; contribuir com a concepção da edificação escolar atendendo aos princípios de sustentabilidade e às diretrizes da LDB e do PNE; avaliar a qualidade do lugar e da paisagem; enfatizar a importância do Ambiente Escolar no estabelecimento de novos compromissos com a ecologia e a responsabilidade social.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Pablo Cesar Benetti
Endereço: Instalações temporárias: LAMEMO - Anexo do Centro de Tecnologia - Anexo ao CT
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: prourb@fau.ufrj.br
Home: www.prourb2.fau.ufrj.br
Atividade: O Laboratório de Habitação e Forma Urbana, trabalha na analise das diversas modalidades de habitação de interesse social (loteamentos, condomínios, favelas). No estudo e na proposição de alternativas as politicas oficiais de urbanização de favelas e de provisão de unidades habitacionais novas.Parte desta produção esta refletida nas publicações do Laboratório: QUALIDADE DA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL EM TRÊS ESCALAS :Uma analise do programa Minha Casa minha vida na Cidade do Rio de Janeiro, fruto de pesquisa financiada pelo CNPq - Ministério das Cidades, com o objetivo de propor sugestões para a melhoria da Política habitacional. Praça p Álemão Ter: O germinar de uma praça verde no Morro do Alemão que retrata a disputa de espaço em favelas cariocas. Complexo do Alemão: Bibliografia comentada, fruto do Projeto de extensão Memoria, Identidade e Cidade, feito em parceria com a ONG local Raízes em movimento.Ainda esta em fase final de elaboração o livro Protótipos Minha casa Minha Vida + sustentável, que consiste no registro da experiência de elaboração de propostas de habitação de interesse social + sustentáveis.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Christine Siqueira Nicolaides
Endereço: Sala F-215
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Laboratório inicialmente doado com o intuito de atender demandas de professores e alunos de idiomas de toda comunidade acadêmica, mas nos horários vagos o referido laboratório é também utilizado por professores da graduação e pós-graduação dos Cursos de Letras para aulas com auxílio de ferramentas tecnológicas. O espaço contém 20 computadores de última geração com acesso à internet e 1 computador para o professor com acesso à datashow e tela interativa.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Vera Regina Tangari
Giselle Arteiro Nielsen Azevedo
Endereço: FAU - Sala 441 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-1663
E-Mail: vtangari@uol.com.br
Home: prolugar.fau.ufrj.br
Atividade: Produzir e disseminar conhecimento nas áreas de fundamentos, teoria e projeto de arquitetura e da paisagem e de suas múltiplas interfaces relacionadas com a concepção, com a produção e com a qualidade da paisagem e do ambiente construído; análises qualitativas e morfológicas com abordagem intraescalar e inclusiva de regiões, cidades e lugares com vistas à reflexão, geração, desenvolvimento, difusão e aplicação de conhecimentos sobre percepção ambiental, qualidade do lugar e da paisagem na produção de um ambiente construído mais responsivo e sustentável.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Andrea Queiroz da Silva Fonseca Rego
Endereço: PROARQ/UFRJ -Prédio da Reitoria da UFRJ - Av. Pedro Calmon 550 sala 441
Tel: (21)3938-1663
E-Mail: andrea.queiroz@fau.ufrj.br
Home: www.riosoundscape.org
Atividade: O projeto se desenvolve no campo da paisagem cultural e abrange os estudos urbanos e das representações artísticas, investigando as relações que se estabelecem entre a paisagem construída visível e a paisagem sonora invisível das cidades, visando à construção de uma memória sonora. Tem como objetos os fragmentos sonoros de diferentes representações do passado e do presente - sons dos relatos literários; sons gravados na cidade; sons gravados de equipamentos e ferramentas; sons percebidos na iconografia; sons da cinematografia - os quais são contextualizados historicamente e organizados num banco de dados georeferenciado, possibilitando inúmeras análises qualitativas e quantitativas, voltadas à compreensão da transformação da paisagem sonora em paralelo à transformação dos espaços urbanos. O projeto está vinculado tanto ao Mestrado Profissional quanto ao Mestrado Acadêmico e Doutorado, e conta com fomentos da Faperj, CNPQ e UFRJ.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Gustavo Rocha Peixoto
Laís Bronstein Passaro
Endereço: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura PROARQ UFRJ Prédio da Reitoria sala 439. Cidade Universitária. Ilha do Fundão. Rio de Janeiro.
Tel: (21)3938-1661
E-Mail: laisbronstein@hotmail.com
Home: http://www.proarq.fau.ufrj.br/novo/pesquisa/g
Atividade: O Grupo Pensamento, História e Crítica da Arquitetura, inscrito no Diretório de Grupos do CNPq desde 2009, reúne diferentes projetos de pesquisa, que de modo geral, singularizam-se pela inquietação que apresentam em relação a determinados temas da teoria da arquitetura. Conceitos, autores, obras, e episódios da história da arquitetura são problematizados à luz deste campo do conhecimento mais amplo, que por sua vez avaliza as aproximações críticas efetuadas.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Rosina Trevisan Martins Ribeiro
Juliana Silva Pavan
Endereço: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura PROARQ UFRJ Prédio da Reitoria sala 439. Cidade Universitária. Ilha do Fundão. Rio de Janeiro.
Tel: (21)3938-1661
E-Mail: rosinatrevisan@gmail.com
Home: http://www.proarq.fau.ufrj.br/novo/pesquisa/g
Atividade: Desenvolve pesquisa sobre preservação, revitalização e restauração do patrimônio cultural edificado. Permite uma maior conscientização dos problemas e necessidades ligados à conservação e restauração do patrimônio cultural do país incentivar o avanço da pesquisa no setor com a criação de novas técnicas e/ou a ampliação qualitativa e quantitativa dos conhecimentos ligados à esta área e sua divulgação para um maior número de profissionais interessados.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Leopoldo Eurico Gonçalves Bastos
Endereço: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura PROARQ UFRJ Prédio da Reitoria sala 435. Cidade Universitária. Ilha do Fundão. Rio de Janeiro.
Tel: (21)3938-1661
E-Mail: leopoldobastos@gmail.com
Home: http://www.proarq.fau.ufrj.br/pesquisa/gpas/
Atividade: O Laboratório GPAS tem como missão incentivar as práticas sustentáveis através do auxílio à concepção do projeto arquitetônico sustentável, compreendendo as fases de planejamento, projeto, construção ou reabilitação e manutenção. Desenvolve pesquisas relacionadas com a arquitetura sustentável e presta consultorias aos empreendimentos públicos e privados bem como assessoria às empresas que desejem construir e gerir de forma sustentável.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Vera Regina Tangari
Endereço: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura PROARQ UFRJ Prédio da Reitoria sala 441. Cidade Universitária. Ilha do Fundão. Rio de Janeiro.
Tel: (21)3938-1663
E-Mail: vtangari@uol.com.br
Home: http://www.fau.ufrj.br/prolugar/
Atividade: Tem como objetivo o estudo dos sistemas de espaços livres de edificação e sua relação com o planejamento e desenho urbanos e com a configuração e a dinâmica da paisagem na cidade e no Estado do Rio de Janeiro. Inclui análises morfológicas, análises de paisagem sonora, estudos de atmosferas de preferência e caráter da paisagem, trazendo como foco a interdisciplinaridade dos estudos, pesquisa e projetos que abordam os sistemas de espaços livres públicos e privados, em suas diversas vertentes.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Aléria Cavalcante Lage
Endereço: Faculdade de Letras da UFRJ, sala D-51, Av. Horácio Macedo, 2151, UFRJ, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, CEP 21941-917
Tel: (21)9771-6909
E-Mail: alerialage@letras.ufrj.br
Home: http://www.lads.letras.ufrj.br
Atividade: LADS - Laboratório de Derivação Sintática: Teoria Gerativa, Neurofisiologia da Linguagem e Psicolinguística é coordenado pela Professora Aleria Lage, docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ, e agrega outros docentes, pós-doutoranda PNPD/CAPES, doutorandos e mestrandos desse Programa, docente do Programa de Engenharia Elétrica do CEFET-RJ e alunos de Iniciação Científica em Linguística da UFRJ. Desenvolvemos pesquisa teórica e experimental. Nossas pesquisas têm base na Teoria Gerativa (Chomsky, 1957-atual; Hauser, Chomsky, Fitch, 2002; Fitch, Hauser, Chomsky, 2005; Berwick, Chomsky, 2013; Berwick, Friederici, Chomsky, Bolhuis, 2013) e, em boa parte, utilizando como metodologia a Eletroencefalografia, mais especificamente a extração de ERP (event-related brain potential: potencial eletrocortical relacionado a evento) e/ou técnicas psicolinguísticas de experimentação online, principalmente leitura automonitorada, e offline. Atualmente estamos estudando sobretudo sentenças relativas preposicionais em várias línguas, também geneticamente diferentes, como alemão, russo, chinês, hebraico, inglês, francês e holandês e português do Brasil, com fundamento na Teoria de Princípios e Parâmetros – P&P (Chomsky, 1981). Diretório de Grupos do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6474290197915246
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Não Informado
Endereço: Escola de Belas Artes MZO5
Tel: (21)9985-1197
E-Mail: marilene_maia@hotmail.com
Home: marilene_maia@hotmail.com
Atividade: O Laboratório de Pesquisa em Técnicas, Linguagens, Conservação e Restauração de Pinturas dedica-se ao ensino, estudos especiais, pesquisa e projetos de extensão relacionados com à criação artística, linguagens em suas múltiplas possibilidades seja nos tempos passados ou na contemporaneidade, bem como à conservação e restauração de pinturas em sentido amplo. Para além disso o LaRP dedica-se também aos temas relacionados com a gestão de coleções. Novas parcerias e acordos de cooperação poderão ser estabelecidos com outros órgãos internos e centros de pesquisa desta Universidade, assim como com outras universidades tanto brasileiras quanto estrangeiras. Em todos os âmbitos de suas atividades, o Laboratório possui caráter transdisciplinar, reunindo em grande sinergia, distintas áreas do conhecimento científico.
Unidade: Escola de Belas Artes
Escola de Química
Coordenador: Marcia de Mathias Rizzo
Endereço: Sala mz05 /EBA
Tel: 11996123024
E-Mail: mrizzo@eba.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O laboratório LECAD-M apresentado pela professora Marcia Rizzo do Curso de Conservação e Restauro, tem como objetivo o estudo e a pesquisa sobre os materiais constituintes das obras de arte, em especial as pinturas, e os processos de limpeza e suas superfícies. Nesse laboratório os alunos do curso de graduação, terão oportunidade de ampliar seus conhecimentos, serão oferecidos cursos de extensão e aperfeiçoamento à profissionais e professores da área, abrindo os laboratórios e ateliês do NUPECOR da UFRJ, para além de suas atividades didáticas, isto é, para pesquisa, cursos de extensão e experimentos de interlocução com visitantes estrangeiros. Além do estudo e caracterização de materiais, o laboratório visa o desenvolvimento de novos materiais para uso em conservação e restauração a exemplo do filme de celulose/SBA-15 desenvolvido pela professora em seu doutorado para limpeza de obras de arte, com o qual recebeu uma patente (numero BR 10 2015 013561-0).
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Madson Luis Gomes de Oliveira
Ana Karla Freire de Oliveira
Endereço: Não Informado
Tel: (21)2577-5760
E-Mail: madsonluis@yahoo.com.br
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório de Experimentações em Design-LED, da Escola de Belas Artes/UFRJ foi criado em janeiro de 2018. Suas atividades são orientadas para criação, análise e colaboração de processos experimentais em Design, tendo como foco a materialidade das ideias, as técnicas e suas relações intersubjetivas. Estes processos, sob a égide do design, observam aspectos técnicos, sociológicos, fenomenológicos considerando as diversas identidades culturais e tecnológicas. As atividades deste grupo se dão de forma inter e transdisciplinar na geração de conhecimento, compreendendo o campo do design em suas diversas ramificações e abrangências (Produtos e Serviços). O LED, a partir de sua perspectiva teórico-metodológica e integração com ENSINO / PESQUISA / EXTENSÂO, visa repercutir suas ações em diversos meios de divulgação científica, com produção bibliográfica, técnica, artística e cultural.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Lilian Vieira Ferrari
Endereço: FACULDADE DE LETRAS - UFRJ
Tel: 21999589388
E-Mail: lilianvieiraferrari@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O objetivo do LINC-UFRJ (Laboratório de Pesquisas em Linguística Cognitiva) é descrever e explicar fenômenos linguísticos do português brasileiro (PB), do português europeu (PE), e de outras línguas (principalmente, inglês), sob a ótica da Linguística Cognitiva. Do ponto de vista teórico, as pesquisas adotam o referencial proposto pela Teoria dos Espaços Mentais (Fauconnier, 1994, 1997; Fauconnier e Turner, 2002, Dancygier e Sweetser 2012; Turner 2014), Gramática de Construções (Goldberg, 1995, 2006; Hilpert, 2019) e Gramática Cognitiva (Langacker, 1987. 1991, 2008), objetivando investigar a inter-relação entre sintaxe e semântica/pragmática nas línguas investigadas. A pesquisa enfoca construções gramaticais, dêiticos sociopessoais, frames lexicais e verbais, mesclagem e metáfora.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Lilian Vieira Ferrari
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: diogopinheiro@letras.ufrj.br
Home: lincufrj.wordpress.com
Atividade: O objetivo do grupo é descrever e explicar fenômenos linguísticos do português brasileiro (PB), do português europeu (PE) e de outras línguas (principalmente, o inglês) sob a ótica da Linguística Cognitiva. Do ponto de vista teórico, as pesquisas adotam o referencial proposto pela Teoria dos Espaços Mentais (FAUCONNIER, 1994, 1997; FAUCONNIER; TURNER, 2002; DANCYGIER; SWEETSER, 2012; TURNER, 2014) e pela Gramática de Construções Baseada no Uso (LANGACKER, 1987; 1991; 2008; CROFT, 2001; GOLDBERG, 2006; DIESSEL, 2015), a fim de investigar a inter-relação entre sintaxe e semântica/pragmática nas línguas estudadas. A pesquisa desenvolvida abrange um amplo leque de construções sintáticas (como condicionais, completivas, construções de modificação verbal, um amplo leque de construções de intersubjetividade, dentre outras), dêiticos sociopessoais, frames lexicais e frames verbais relacionados a deslocamento espacial, mesclagem e metáfora.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Luiz Barros Montez
Endereço: Faculdade de Letras da UFRJ, sala F-328
Tel: (21)3938-9734
E-Mail: lmontez@letras.ufrj.br
Home: http://www.liedh.letras.ufrj.br/
Atividade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Linguagem e Discursos da História (LIEDH) é um núcleo universitário que congrega professores e estudantes voltados para a pesquisa do uso da linguagem em contextos historiográficos. Ou, visto por outra perspectiva, ele reúne estudiosos dos problemas de representação da história e da historiografia relacionados com o discurso e a ideologia e consubstanciados na linguagem. O núcleo desenvolve todas as suas atividades em caráter interdisciplinar, conquanto fundado epistemologicamente sobre duas áreas específicas bem determinadas no contexto da comunicação humana e de suas trocas simbólicas: a dos estudos de Língua e Literatura, por um lado, e a dos estudos de Epistemologia e Metodologia da História, por outro lado. O LIEDH é um Grupo de Pesquisa credenciado à Fundação Biblioteca Nacional.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Ana Thereza Basílio Vieira
Luiz Barros Montez
Endereço: Faculdade de Letras da UFRJ, sala F-328
Tel: (00)39389724
E-Mail: lmontez@letras.ufrj.br
Home: http://www.liedh.letras.ufrj.br/
Atividade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Linguagem e Discursos da História (LIEDH) é um núcleo universitário que congrega professores e estudantes voltados para a pesquisa do uso da linguagem em contextos historiográficos. Ou, visto por outra perspectiva, ele reúne estudiosos dos problemas de representação da história e da historiografia relacionados com o discurso e a ideologia e consubstanciados na linguagem. O núcleo desenvolve todas as suas atividades em caráter interdisciplinar, conquanto fundado epistemologicamente sobre duas áreas específicas bem determinadas no contexto da comunicação humana e de suas trocas simbólicas: a dos estudos de Língua e Literatura, por um lado, e a dos estudos de Epistemologia e Metodologia da História, por outro lado. O LIEDH é um Grupo de Pesquisa credenciado à Fundação Biblioteca Nacional.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Luciana da Silva Andrade
Endereço: Instalações temporárias: LAMEMO - Anexo do Centro de Tecnologia - Anexo ao CT
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: luciana_andrade@ufrj.br
Home: www.prourb2.fau.ufrj.br
Atividade: O naMORAR visa analisar e discutir a construção da habitação inserida no contexto urbano e como isso se dá nas cidades brasileiras. Têm forte ênfase nas atividades de extensão, que fomentam as pesquisas e o ensino.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Janine Maria Mendonça Pimentel
Endereço: Faculdade de Letras
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Coordenado pela professora Janine Pimentel, o Núcleo de Estudos da Tradução investiga a tradução como produto cultural, social e político de forma interdisciplinar. As pesquisas desenvolvidas incidem, predominantemente, sobre a tradução de textos especializados, o papel dos tradutores nas trocas culturais na contemporaneidade, a formação de tradutores e a didática da tradução, a virada tecnológica da tradução, tradução e ativismo. Abriga atualmente o projeto de pesquisa “Tradução e adaptação brasileira de Our Bodies, Ourselves, um livro sobre sexualidade e saúde da mulher escrito por um coletivo feminista na década de 70 nos EUA”.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Carlos de Azambuja Rodrigues
Endereço: Escola de Belas-Artes - 6° andar sala 627-A / Galpão da Pós-Graduação do PPGAV
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: azambuja.c@gmail.com
Home: https://www.facebook.com/NIM.EBA.UFRJ/
Atividade: Edição de Video digital, produção de Aplicativos para iOS, processamento de imagens, fotografia.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Não Informado
Endereço: Escola de Bela Artes - Museu D. João VI
Tel: (21)3938-1997
E-Mail: cdiasufrj@gmail.com
Home: www.museu.eba.ufrj.br
Atividade: Pesquisa e Extensão
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Carlos Augusto Moreira da Nobrega
Maria Luiza Pinheiro Guimarães Fragoso
Endereço: Centro Tecnológico (CT), Bloco I, sala 114 - Cidade Universitária - Rio de Janeiro/RJ - Brasil - CEP: 21941-909
Tel: (21)3938-0920
E-Mail: nanolabmail@eba.ufrj.br
Home: www.nano.eba.ufrj.br
Atividade: O núcleo laboratorial NANO foi instituído em setembro de 2010, e atua no âmbito da graduação e do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes - UFRJ. Tem por finalidade desenvolver pesquisas prático-teóricas na área de artes com foco específico em sua intersecção com a tecnologia e a ciência, dispondo de espaço laboratorial para pesquisa prático-teórica neste eixo temático. Desde sua instauração tem concentrado suas ações na produção de eventos e parcerias em âmbito nacional e internacional cujo interesse é focado no universo das idéias, práticas e poéticas de processos que caracterizam os diversos modos de criação e suas redes afins. A motivação desse grupo de pesquisa é consolidar um espaço transdisciplinar para a reflexão e fomento de novos modelos cognitivos com base na prática e trocas dialógicas com foco nas artes assistidas pelas tecnologias da comunicação / informação.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Fabio Frohwein de Salles Moniz
Endereço: Faculdade de Letras
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: ndlc@letras.ufrj.br
Home: https://ndlcufrj.wixsite.com/home
Atividade: 1 Auxiliar bibliotecários e arquivistas na correção, alteração e complementação dos registros de obras em línguas clássicas constantes dos acervos de suas instituições; 2 Elaborar notas de raridade/importância e indicar obras dos acervos das instituições envolvidas para restauro, digitalização e preservação; 3 Elaborar catálogo de obras clássicas depositadas nas instituições envolvidas para restauro; 4 Fomentar pesquisas em nível de Ensino Básico (Fundamental e Médio), Graduação e Pós-Graduação a partir de obras dos acervos abrangidos pelo projeto, além de publicações, cursos e eventos culturais.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Nora Maria Mendes Guimaraes Geoffroy
Endereço: Escola de Belas Artes - Departamento de Artes Ambientais
Tel: (21)9997-6525
E-Mail: norageoffroy@eba.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Os projetos de pesquisas dos componentes do grupo se apoiam em aspectos teóricos e projetuais da atividade design de interiores e estão estruturados em eixos temáticos, que podem vir a se constituir, no futuro, em novas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design – PPGD, que conta hoje com a área de concentração em Design Visual e duas linhas de pesquisa: 1. Design e Cultura: a visualidade contemporânea é o foco para investigações no campo do design. Trata especificamente das questões relacionadas a linguagens, conceitos e praxis tendo a abordagem cultural como eixo do processo investigativo. 2. Imagem, Tecnologia e Projeto: trata dos aspectos conceituais, metodológicos e projetuais do design de objetos imagéticos com base em diferentes processos e plataformas tecnológicas. Investiga o uso e a presença da imagem nas diversas coordenadas de espaço e tempo. Destaca-se os seguintes temas de interesse do grupo de pesquisa:  Concepção Projetual  Processos Metodológicos  Ergonomia do Ambiente Construído  Inovação em Interiores  História do Design de Interiores  Psicologia Ambiental  Design Social e Processos Participativos  Design e Sustentabilidade  Interiores/ Design de Serviços / Design Estratégico
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Luiz Paulo da Moita Lopes
Branca Falabella Fabricio
Rodrigo Borba
Endereço: Faculdade de Letras - Sala F320
Tel: (21)3938-9745
E-Mail: Não Informado
Home: http://www.nudes.letras.ufrj.br/
Atividade: De caráter transdisciplinar, o Núcleo de Estudos em Discursos e Sociedade reúne pesquisadores nos mais variados níveis de experiência (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado) de diversas áreas do conhecimento tais como estudos da linguagem, educação básica e superior, fonoaudiologia, design, antropologia, história entre outras. Reúne participantes de diferentes universidade de todo o país (UFRJ, UFSC, UFG, UFF, UFGD, CAP-UFRJ, Colégio Pedro II, UFRRJ, UNIRIO, UECE etc.). Agrega pesquisas voltadas para a investigação de como a linguagem atua na construção e na reconstrução da vida social em uma miríade de contextos institucionais (mídia,escola, hospital, família, igreja etc.) e não institucionais (plataformas sociais, grupos culturais da chamada "periferia", grupos de ativismo político etc). O foco das investigações privilegia as relações entre processos semióticos, processos de subjetivação e processos de globalização. Seus/suas pesquisadore/as têm atuado como consultores adhoc para o MEC, CNPq, CAPES, FAPESP, National Research Foundation da África do Sul, FAPERJ, FAPEP, FAPEAL, FAPDF, como membros do Conselho Editorial de revistas científicas, brasileiras e estrangeiras, como examinadores externos em outros programas de Pós-graduação, e como professores convidados em outras universidades brasileiras e no exterior. Dentre as diversas atividades desenvolvidas pelo Núcleo estão a realização de seminários, palestras, rodas de conversa, congressos nacionais e internacionais assim como publicações de alto impacto em periódicos e livros de grande circulação. O Núcleo tem vínculo estreito com movimentos da sociedade civil. Além disso, grande parte de seus participantes estão envolvidos em atividades de divulgação científica para o grande público como entrevistas escritas e televisionadas em mídias de grande alcance local, regional e nacional assim como blogs, vlogs e ONGs. O Núcleo conta com sala, computadores e disponibiliza orientação e equipamento para a realização de pesquisas etnográficas. As reuniões ocorrem às quartas-feiras à tarde na Faculdade de Letras da UFRJ.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Roberto de Freitas Junior
Endereço: Utilizamos temporariamente a sala D-77 da FL/UFRJ
Tel: (21)98479-5708
E-Mail: robertofrei@letras.ufrj.br
Home: https://corpusneis.wixsite.com/home/about-us
Atividade: O NEIS/UFRJ, criado em 2015, está vinculado ao Setor de Estudos Linguísticos do Departamento de Letras-Libras/UFRJ e integra docentes, discentes e tradutores-intérpretes, tanto da UFRJ quanto da UERJ-FFP. Os professores e alunos membros do NEIS/UFRJ atuam no desenvolvimento de pesquisas em nível de Iniciação Científica e de Pós-graduação na área da Linguística Funcional Centrada no Uso, com foco em (i) descrição linguística e (ii) em discussões sobre a representação cognitiva da linguagem na interface da aquisição de línguas adicionais (LA). As pesquisas do NEIS/UFRJ, em nível de pós-graduação stricto sensu estão ligadas ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UERJ-FFP.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Andres Martin Passaro
Endereço: Avenida Pedro Calmon, 550 sala 507, Edifício da Reitoria
Tel: (21)
E-Mail: npd@fau.ufrj.br
Home: www.npd.fau.ufrj.br
Atividade: O Núcleo de Pesquisa e Documentação é um setor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo destinado ao desenvolvimento acadêmico e de pesquisa, responsável pela preservação de importantes coleções e de fundos arquivísticos da arquitetura brasileira. Ao longo de sua existência, o NPD vem contando com muitas colaborações e com o apoio da CAPES e do CNPq e o suporte financeiro da FAPERJ, Rede Ibero-americana de Arquivos.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Rogério Casanovas Tílio
Endereço: Faculdade de Letras sala F-302
Tel: (21)3938-9724
E-Mail: rogeriotiilio@letras.ufjr.br
Home: Não Informado
Atividade: O NUPEL é um espaço físico, lotado na Faculdade de Letras, que agrupa grupos de pesquisa relacionados à área de Linguística Aplicada e ao Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Línguistica Aplicada (PIPGLA): - Núcleo de Estudos em Letramentos e Livro Didático (NELLID) - vinculado ao CNPq Líder: Prof. Dr. Rogério Casanovas Tilio - Núcleo de Pesquisa de Estudos e Pesquisas da Escola de Vygotsky em Linguística Aplicada (NUVYLA) - vinculado ao CNPq Líder: Prof. Dr. Adolfo Tanzi Neto Vice-líder: Profª. Drª. Christine Siqueira Nicolaides - Práticas de Letramento e Gêneros na Escola (PLEGE) Líder: Profª. Drª. Paula Tatianne Carréra Szundy
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Lucia Maria Sa Antunes Costa
Endereço: Instalações temporárias: LAMEMO - Anexo do Centro de Tecnologia - Anexo ao CT
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: prourb@fau.ufrj.br
Home: www.prourb2.fau.ufrj.br
Atividade: Não Informado
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Regina Souza Gomes
Endereço: sala D-22
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: nupessemiotica@gmail.com
Home: https://nupessemiotica.wixsite.com/nupes-ufrj
Atividade: Esse grupo de estudos em semiótica tem desenvolvido reflexões teóricas e análises sobre a construção dos sentidos dos textos, especialmente os midiáticos e os literários, além de oferecer contribuições teórico-metodológicas para o ensino da leitura e produção de texto. Os resultados da pesquisa têm sido apresentados em congressos e seminários nacionais e internacionais e têm sido publicados em periódicos científicos. Os participantes do grupo organizaram também Cursos de Extensão de introdução à semiótica e sua aplicação ao ensino, na UFRJ, e a oficina "Semiótica do discurso e ensino de leitura" na UFJF. Desenvolvem, atualmente, os projetos de pesquisa "Aspectualização em textos jornalísticos digitais fluminenses" e "Aspectualização em poesias digitais", na UFRJ, e "Novas escritas teatrais em leituras semióticas" e "Projeções enunciativas em textos escolares: avaliação da escrita no terceiro e no segundo ciclos do ensino fundamental", na UFJF.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Maria Cristina Volpi Nacif
Endereço: Prédio da Reitoria sala 709
Tel: (21)9960-9066
E-Mail: mcvolpi@eba.ufrj.br
Home: http://www.ppgav.eba.ufrj.br/integrante/maria
Atividade: O NIO desenvolve atividades de pesquisa e extensão no campo da História da Arte com ênfase na História e Teoria do Vestuário e da Moda. Atualmente, abriga pesquisas a partir dos seguintes projetos: A aparencia vestida; cultura material e formas vestimentares no Rio de Janeiro (nos séculos XIX e XX); Memórias do Curso de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFRJ e O traje acadêmico na UFRJ. Também desenvolve os seguintes projetos de extensão: Terminologia do Vestuário em parceria com o PACC/Faculdade de Letras e Estudos do vestuário:percurso epistemológico dos estudos de vestuário e moda no Brasil.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Alvaro Alfredo Braganca Junior
Endereço: UFRJ, Faculdade de Letras, Av. Horácio Macedo, 2151, sala D-18 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão - RJ
Tel: (21)3938-9750
E-Mail: alvabrag@letras.ufrj.br
Home: www.nielim.com
Atividade: Discussão e análise de fontes primárias e bibliografia teórico-metodológica acerca da Idade Média em diversas espacialidades e temporalidades; pesquisa bibliográfica em fontes literárias; realização de eventos como colóquios, seminários e cursos de extensão com temáticas centradas na recepção do medievo a partir de uma perspectiva interdisciplinar com o foco do diálogo epistemológico centrado na relação Literatura-História.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Cristiane Rose de Siqueira Duarte
Endereço: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura PROARQ UFRJ Prédio da Reitoria sala 441. Cidade Universitária. Ilha do Fundão. Rio de Janeiro.
Tel: (21)3938-1663
E-Mail: crsduarte@gmail.com
Home: http://www.proacesso.fau.ufrj.br/
Atividade: Grupo dedicado à pesquisa, ao ensino, ao planejamento e ao projeto inclusivo, buscando a integração sócio-espacial das pessoas com deficiência por meio de um design universal que reduza as barreiras à acessibilidade. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Núcleo desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Andrew Ira Nevins
Endereço: Programa de Pós-Graduação em Linguística, FL, UFRJ
Tel: 21991266435
E-Mail: andrewnevins@letras.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O Grupo de Estudos Comparativos de Línguas Indígenas e Minoritárias (GECLIM) visa discussão das interfaces e possibilidades de colaboração entre pesquisadores linguísticas, antropólogos, e da área de educação dos cursos de Letras, Linguística e Antropologia Social da UFRJ, onde é sediado, além de professores, colaboradores e estudantes de outras instituições nacionais e internacionais. Dedica-se ainda a promover eventos, organizar cursos e produzir projetos de pesquisas e textos no âmbito de atividades de descrição, documentação é análise de línguas indígenas e minoritárias.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Não Informado
Endereço: Escola de Belas Artes, Sala 706
Tel: (21)3938-1648
E-Mail: contato@objetosperformaticos.com.br
Home: www.objetosperformaticos.com.br
Atividade: O Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação da Escola de Belas Artes desenvolve pesquisas cênicas na área do teatro de formas animadas, em especial, com o teatro de sombras. O Laboratório foi criado em 2012, com apoio do programa APQ1, da FAPERJ. Durante o tempo de sua atividade, o Laboratório criou dois grupos de trabalho: a) Coletivo "Nós na teia" (2012-2014), do qual participaram cerca de 6 alunos, bolsistas do Programa PIBIAC. Este grupo realizou performances em espaço público; b) Coletivo Cênico Sombreiro Andante (2015-2017), que criou o espetáculo ANANSE E O BAÚ DE HISTÓRIAS, que participou de dois festivais internacionais de teatro de animação, o IV Festival Internacional de Teatro de Sombras e o 11º FITA, em Florianópolis, além de ganhar o Edital de Ocupação dos Teatros da cidade de Niterói e fazer apresentações em teatros do Sesc-Rio. O Coletivo conta com a participação de 6 alunos dos cursos de Artes da EBA e uma pesquisadora da área de Música.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Wanda Vilhena Freire
Margaret Lica Chokyu Rentería
Endereço: Edifício Jorge Machado Moreira, Bloco D 2o. Andar, Sala de Gesso, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro
Tel: (21)3938-1680
E-Mail: wandavilhena@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório de Gesso desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão de modelagem e fabricação manual de artefatos de gesso aplicados à arquitetura. Apoia o desenvolvimento de ensino e pesquisa do Laboratório de Cerâmica.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Margaret Lica Chokyu Rentería
Gonçalo Lencastre Torres de Castro Henriques
Endereço: Edifício Jorge Machado Moreira, Bloco D 2o. Andar, Oficina de Maquetes, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro
Tel: (21)3938-1680
E-Mail: gch@fau.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Receber aulas expositivas, práticas, fomentando a construção de Modelos analógicos e digitais de diferentes disciplinas da FAU UFRJ utilizando Desenho Generativo e Paramétrico, fabricação digital e outras tecnologias inovadoras. Tem 4 linhas vinculadas ao Corte a Laser, impressão 3D, corte CNC, e robótica. Atende um dia por semana a demanda de ateliês Universitários e pesquisa pós-graduação FAU e da UFRJ. A oficina é coordenada em parceria com LAMO - Laboratório Modelos 3D e Fabricação Digital
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Marcia dos Santos Machado Vieira
Endereço: Faculdade de Letras sala F-310
Tel: (21)6905-8237
E-Mail: machadovieira.predicar@gmail.com
Home: http://projetopredicar.blogspot.com.br/
Atividade: Pesquisas funcionalistas ou sociofuncionalist
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Maria da Conceicao Auxiliadora de Paiva
Christina Abreu Gomes
Endereço: Não Informado
Tel: (21)2270-3751
E-Mail: christina-gomes@uol.com.br
Home: http://www.letras.ufrj.br/peul/
Atividade: Desenvolve pesquisa em: Modelos sociolinguísticos. Variação e Mudança Linguística. Comunidades de fala e redes sociais. Aspectos macro e microssociais. Dinâmica do Contato Linguístico. Aquisição e obsolescência linguística. Crenças, atitudes, identidades.
Unidade: Faculdade de Letras
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Coordenador: Henrique Fortuna Cairus
Paulo Martins
Endereço: Faculdade de Letras - Sala F-326 - Av. Horácio Macedo, 2151 - CEP 21941-917 - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21)9920-1706
E-Mail: proaera@letras.ufrj.br
Home: http://www.pec.ufrj.br/proaera/
Atividade: Proaera - Programa de Estudos em Representações da Antiguidade é um grupo que congrega projetos de pesquisa que contribuam para uma compreensão aprofundada dos lugares da Antiguidade Clássica na história do Ocidente. São também acolhidos pelo PROAERA os Projetos que abordem as releituras dos textos e imagens da Antiguidade a partir do aparato teórico contemporâneo voltado para os estudos das práticas discursivas. As atividades do PROAERA - Programa de Altos Estudos em Representações da Antiguidade consistem principalmente: nas reuniões periódicas para discussões sobre os Projetos de Pesquisa que o integram; no seu encontro aberto anual, quando são apresentados publicamente os resultados finais ou parciais de seus projetos; no debate cotidiano, em sua sede, sobre os Projetos a ele vinculados; no acompanhamento de pesquisas de Mestrado e Doutorado; na discussão de Projetos de Pesquisas Pós-Doutorais; na produção de uma revista acadêmica, a Codex: revista de estudos clássicos; na manutenção, em parceria com a SBEC, de uma Lista de emails, o InfoClassicas, que procura integrar classicistas do Brasil e do exterior; na publicação dos resultados parciais ou finais de seus Projetos, e nas parcerias, em eventos e publicações, com outros núcleos de pesquisa. O Proaera funciona em articulação permanente com o Laboratório Ousía de Filosofia Clássica (UFRJ), e engloba o Laboratório "Imagens da Antiguidade Clássica" (IAC), da USP.
Unidade: Escola de Belas Artes
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade:
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Maria Maura da Conceicao Cezario
Endereço: Faculdade de Letras - sala H314
Tel: (21)9405-2298
E-Mail: mmcezario@letras.ufrj.br
Home: http://www.discursoegramatica.letras.ufrj.br/
Atividade: Pesquisas na área de Linguística. Reuniões semanais para estudo, pesquisa e orientação.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Claudia Carvalho Leme Nobrega
Endereço: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura PROARQ UFRJ Prédio da Reitoria sala 439. Cidade Universitária. Ilha do Fundão. Rio de Janeiro.
Tel: (21)3938-1661
E-Mail: claudiaclnobrega@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Desenvolve pesquisas sobre a documentação , inventários e sistemas de informação para preservação do patrimônio construído no Brasil, tais como: inventário dos vitrais cariocas e inventários de sítio urbanos preservados.
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Diego Leite de Oliveira
Endereço: Faculdade de Letras - UFRJ, sala D-08
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: nucleoslav@gmail.com
Home: www.nucleoslav.org
Atividade: O SLAV - Núcleo de Estudos em Eslavística - visa a desenvolver e divulgar pesquisas no âmbito dos estudos eslavos, mais especificamente nos campos da crítica e teoria literária, semiótica, cultura, linguística e ensino. Para esse fim, o núcleo se articula por meio de quatro linhas de pesquisa, a saber, "Semiótica da Cultura", "Literatura e Crítica Literária", "Modelos Funcionais Baseados no Uso" e "Desenvolvimento de Materiais Didáticos para o Ensino de Línguas Eslavas".
Unidade: Faculdade de Letras
Coordenador: Marília Uchôa Cavalcanti Lott de Moraes Costa
Endereço: Sala D-21 Faculdade de Letras
Tel: ()0000-0000
E-Mail: sopa-lab@letras.ufrj.br
Home: https://www.instagram.com/sopa_lab/
Atividade: O Laboratório de línguas de sinais e orais em psicolinguística e aquisição (SOPA-Lab) visa expandir conhecimentos na área de linguística referente a aquisição de linguagem e psicolinguística em línguas orais e de sinais. O grupo investiga especificamente as computações cognitivas com métodos da psicolinguística, bem como trabalhos voltados para descrição de línguas, no caso a Libras. O grupo se debruça ainda sobre a cognição da leitura e escrita.
Unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Guilherme Lassance
Endereço: Programa de Pós-graduação em Urbanismo - Prourb
Tel: (21)992521992
E-Mail: guilherme.lassance@fau.ufrj.br
Home: https://urca.prourb.fau.ufrj.br/
Atividade: O grupo de pesquisa UrCA se dedica ao estudo de abordagens alternativas para a cidade contemporânea, com foco especial na urbanização periférica do Sul Global. Organiza para isso oficinas (workshops) de projeto em colaboração com outras instituição de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. Tem o projeto e o pensamento projetual como principal meio de pesquisa, através do qual constrói hipóteses para suas investigações.