LABORATÓRIOS

Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Mauricio Ortiz Calvao
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: arcos@if.ufrj.br
Home: arcos.if.ufrj.br
Atividade: gravitação: teórica e observacional cosmologia: teórica e observacional teorias alternativas de gravitação e cosmologia: f(R), gravitação modificada, modelos não-homogêneos ou anisotrópicos, etc ondas gravitacionais energia e matéria escuras testes/sondas cosmológicos específicos: supernovas, radiação cósmica de fundo, lentes gravitacionais, estruturas em grande escala, neutrinos, etc teoria quântica de campos em espaços-tempos curvos astrofísica estelar: aglomerados estelares, formação de estrelas, Nuvens de Magalhães
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Yara do Amaral Coutinho
Endereço: Insituto de Física - 3o. andar sala A-318
Tel: (21)3938-7923
E-Mail: yara@if.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Formamos um grupo de Física Experimental de Altas Energias, fazendo parte do Experimento ATLAS, um dos experimentos de grande propósito do Large Hadron Colllider (LHC) do CERN. Os estudos mais recentes com nossa contribuição: propriedades do Higgs do Modelo Padrão (MP), correções de jatos de quark-b e -c nos decaimentos do Higgs MP em jatos de quark-b e quark-c, a busca do ALP (axion like-particle) no decaimento exótico do Higgs MP. Como membros da Colaboração ATLAS, podemos resumir que a nossa contribuição na Colaboração engloba as seguintes atividades: 1. Atividades de serviço, obrigatórias aos membros (shifts de Data Quality do Calorímetro Hadrônico, shifts na ATLAS Control Room), 2. Atividades de divulgação científica (Outreach), englobando palestras, visitas virtuais na sala de controle do ATLAS, visitas em escolas, 3. Atividades de análises físicas, para as quais contribuímos nos estudos selecionados pela Colaboração. Cada trabalho produz no final, Notas Internas que por sua vez geram artigos submetidos às revistas de impacto. 4. Atividades de Orientação de alunos de IC, Mestrado e Doutorado. 5. Atividades administrativas. Sou Institute Representative da UFRJ e do Cluster ATLAS-Brazil junto ao ATLAS. OBS: Sou membro autor do ATLAS.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Claudio Limeira Mello
Endereço: Departamento de Geologia, IGEO
Tel: 2139389465
E-Mail: limeira@geologia.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Evolução Paleoambiental Cenozoica: estudos estratigráficos, sedimentológicos, geomorfológicos e paleontológicos, relacionados ao conhecimento da evolução geológica de áreas sedimentares, com especial interesse na identificação dos principais eventos sedimentares ocorridos no Cenozoico, através da elaboração de cartas aloestratigráficas regionais; e na reconstituição paleoambiental do Quaternário do Sudeste brasileiro. Neotectônica: estudos estratigráficos, geomorfológicos e estruturais integrados voltados para a caracterização da atuação dos mecanismos tectônicos cenozoicos na formação de importantes áreas de acumulação sedimentar; elaboração de quadros neotectônicos regionais, incluindo o reconhecimento das principais linhas de fraqueza que foram reativadas durante o Cenozoico; discussão das variações espaço-temporais das paleotensões neotectônicas ao longo da margem brasileira. Modelagem Estratigráfica e Estrutural de Reservatórios Terrígenos: estudos com interesse em representações tridimensionais integradas de litossomas sedimentares e estruturas tectônicas, incluindo caracterização faciológica, petrográfica e estrutural, aplicando-se à modelagem de reservatórios terrígenos. Os estudos são desenvolvidos a partir de dados de geologia de superfície e de subsuperfície, incluindo geofísica. Enfatiza-se a identificação de heterogeneidades em rochas-reservatórios.
Unidade: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Coordenador: Não Informado
Endereço: Instituto Tercio Pacitti de Aplicacoes e Pesquisas Computacionais
Tel: (21)3938-3123
E-Mail: guedes@ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Desenvolvimento de aplicacoes computacionais numericas em Petroleo & Gas e Ambiental; processamento numerico de alto desempenho e apoio a projetos computacionais.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Não Informado
Endereço: Instituto de Geociências, Departamento de Geologia - salas J1-018 e G-058 Cidade Universitária, CCMN - Ilha do Fundão - Rio de Janeiro, RJ
Tel: (21)9900-3336
E-Mail: marcobraga@geologia.ufrj.br
Home: http://cpga.geologia.ufrj.br/
Atividade: O CPGA é um centro dedicado a pesquisar com a utilização da Geofísica soluções de diversos problemas da indústria e do cotidiano das pessoas. Utilizamos os métodos geofísicos, na solução de problemas como: monitoramento de barragens e taludes, detecção e monitoramento de cavernas e cavidades, mapeamento geofísico em frentes de lavra para aperfeiçoar o desmonte de rocha e na Pesquisa e Exploração Mineral. Além da investigação, detecção e detalhamento em subsuperfície, tais como: artefatos arqueológicos, minas terrestres, dutos e galerias de água e Hidrocarbonetos. Os Pesquisadores envolvidos tem vasta experiência em Geofísica Aplicada a Pesquisa e Exploração Mineral, Geotecnia/Hidrogeologia, Meio Ambiente e Pesquisa de Petróleo.
Unidade: Instituto de Matemática
Coordenador: Não Informado
Endereço: CCMN - NCE Boloco E sala E-1005
Tel: (21)3938-3157
E-Mail: cr-sge@ppgi.ufrj.br
Home: http://greco.ppgi.ufrj.br
Atividade: Não Informado.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Renata da Silva Schmitt
Endereço: Departamento de Geologia - sala J2-022
Tel: (21)3938-9482
E-Mail: schmitt@geologia.ufrj.br
Home: www.gondwana.geologia.br
Atividade: O Centro Digital Gondwana de Geoprocessamento (CDGG) é um laboratório cuja principal atividade é processar dados geológicos e geofísicos para resolver questões científicas e técnicas diversas relacionadas a evolução geodinâmica da litosfera continental e sua interação com a litosfera oceânica. As atividades incluem também: (1) estruturação e alimentação de banco de dados geológicos e geofísicos em GIS; (2) confecção de mapas geológicos e geofísicos; (3) análise estrutural geométrica e cinemática de placas litosféricas; (4) reconstrução continental a partir de dados diversos em softwares de reconstrução de placas. Este laboratório gerou o novo mapa geológico do Gondwana, paleocontinente que existiu há cerca de 150 milhões de anos, cuja fragmentação gerou os oceanos do hemisfério sul que separam os continentes Antarctica, Austrália, Índia (anexada a Asia), África, América do Sul e suas margens continentais.
Unidade: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala E-1039
Tel: (21)3938-3164
E-Mail: serdeira@nce.ufrj.br
Home: http://www.nce.ufrj.br/controlab/
Atividade: Controle de manipuladores. Controle de Veículo Autônomo.
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Benjamin Rache Salles
Endereço: Laboratorio 441
Tel: (21)3938-7941
E-Mail: benjamin@if.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Medidas de resistividade vs. Campo Magnético vs. Temperatura de filmes finos. Medidas de condutividade térmica vs. Campo magnético de ferrofluidos. Diagramas P-V numa cuba de Langmuir.
Unidade: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Coordenador: Igor Vinicius Lima Valentim
Endereço: NCE
Tel: (21)8022-1200
E-Mail: valentim@gmail.com
Home: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7739961083741423
Atividade: Experiências. Transformação. Mudança. Educação. Tecnologias. Sociedade. Epifanias. Alegria. Subjetividade. Propósito. Inovação.
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Vitorvani Soares
Endereço: Instituto de Física
Tel: (21)3938-7907
E-Mail: vsoares@if.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Desenvolvimento de métodos e estratégias para o ensino e a aprendizagem de Física.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Alvicler Magalhães
Endereço: Instituto de Química - LADETEC
Tel: (21)3938-3700
E-Mail: alvicler@iq.ufrj.br
Home: https://www.ladetec.iq.ufrj.br/flip2rmn/
Atividade: Dinâmica, Estrutura, Conformação e Estereoquímica moleculares, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização estrutural de fármacos, compostos orgânicos, biomoléculas, fluídos orgânicos, tecidos animais e vegetais, e compostos inorgânicos via técnicas de Ressonância Magnética Nuclear em sólidos, semi sólidos e em solução. Metaboloma e medicina personalizada Degradação forçada de ativos farmacêuticos (IFA)
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Manoel do Couto Fernandes
Paulo Marcio Leal de Menezes
Endereço: Sala H1-017 - Departamento de Geografia - IGEO - CCMN
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: manoel.fernandes@ufrj.br
Home: http://www.geocart.igeo.ufrj.br
Atividade: Apresentação do Laboratório de Cartografia O Laboratório de Cartografia - GeoCart, é um dos Laboratórios componentes do Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi criado em 3 abril de 1995, aprovado por Reunião Departamental. A finalidade do Laboratório é atender ao Departamento de Geografia, nas áreas de ensino e pesquisa, em suas necessidades em Cartografia e em geociências e tecnologias afins. Este apoio é efetuado não apenas aos demais Laboratórios do Departamento, estendendo-se também à outras Unidades da UFRJ, e a outros laboratórios e grupos de pesquisas pertencentes a outras universidades. O objetivo principal do Laboratório de Cartografia é coordenar e ministrar as disciplinas nas diversas áreas das Ciências Cartográficas e afins, à nível de graduação e pós-graduação, desenvolver projetos de pesquisa nas áreas de Cartografia e Geoinformação, atendendo suas demandas e apoiando o Departamento de Geografia, na graduação em Licenciatura e Bacharelado, bem como o Programa de Pós-Graduação em Geografia, extensível às demais Unidades da UFRJ. Como objetivos secundários podem ser relacionados: Coordenar e ministrar disciplinas de graduação, para os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia; Coordenar e ministrar disciplinas para o Programa de Pós-Graduação em Geografia, necessárias para a pesquisa; Desenvolver Projetos de Pesquisa, para capacitação de pessoal, a nível de iniciação científica, estágio de campo e monografia, para a graduação em Geografia e mestrado e doutorado, à nível de pós-graduação; Criar e implantar disciplinas necessárias pelas inovações tecnológicas; Elaborar e ministrar cursos de extensão universitária, oferecidos à toda a comunidade, nas áreas de Cartografia e Ciências Afins; Coordenar disciplinas, à nível de graduação e pós-graduação para outras unidades da UFRJ.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Ricardo Gonçalves Cesar
Núbia Beray Armond
Endereço: H-12
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: geoclima@igeo.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia do Clima ¿ GeoClima ¿ busca avançar no contexto da necessidade de criação e aprofundamento das pesquisas sobre o clima como fenômeno geográfico (Sant¿Anna Neto, 2001). A especificidade dessa abordagem situa-se na reflexão sobre as tensões e contradições nos processos de co-produção de sociedade e clima, analisadas através de dinâmicas relacionais na produção espaço geográfico em múltiplas escalas de processos. Enquanto campo em construção, o GeoClima busca, por meio das suas linhas de pesquisa, sua consolidação e propagação através do diálogo com outros campos da ciência geográfica, de outros campos científicos e mesmo com saberes e conhecimentos construídos pelos movimentos sociais, povos originários, ativismos urbanos, coletivos e demais grupos sociais subalternizados. Cabe ressaltar, ainda, o background que o GeoClima busca estabelecer com as abordagens mais recentes em Geografia Física Crítica (Lave et al, 2014; 2018).
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: William Ribeiro da Silva
Endereço: Departamento de Geografia - Sala I-31
Tel: (21)2590-1880
E-Mail: williamribeiro@ufrj.br
Home: https://grucerj.wordpress.com/
Atividade: O GRUCE (Grupo de pesquisa sobre Reestruturação Urbana e centralidade) congrega pesquisadores da área da Geografia Urbana, com ênfase nos processos contemporâneos de redefinições espaciais gerados pela ação dos agentes econômicos. O grupo é formado por professores e estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes universidades que integram equipes de projetos de pesquisa com financiamento do CNPq, CAPES e FAPERJ. Frequentemente participam de reuniões científicas nacionais e internacionais acerca da temática da reestruturação urbana e a criação desse grupo de pesquisa possui a finalidade de ampliar a integração entre os pesquisadores e possibilitar o desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto com maior atuação e reconhecimento institucional.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Av. Athos da Silveira Ramos, 274, Bloco G, sala G024-26, Cidade Universitária - Ilha do Fundão, Rio de Janeiro - RJ, CEP 21044-020
Tel: (21)2561-4585
E-Mail: nequatgeoeste@gmail.com
Home: www.nequatgeoeste.ufrj.br
Atividade: O GEOESTE, criado em 1997 como um grupo associado NEQUAT-IGEO/UFRJ, desenvolve estudos voltados à compreensão da dinâmica da paisagem do geossistema da Baixada de Sepetiba, Baía de Sepetiba e Maciços Costeiros do Rio de Janeiro (Maciços da Pedra Branca e do Gericinó-Mendanha), assim como à difusão, informação e formação em meio ambiente, desenvolvimento sustentável e cidadania. Destacam-se os projetos REDAM-OESTE e RECON-Serra, além de Projetos voltados à construção de Agendas Socioambientais.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Frederic Jean Marie Monie
Endereço: Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), IGEO, UFRJ
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: geoafrica@igeo.ufrj.br
Home: geoafrica.com.br
Atividade: O grupo de estudos e pesquisa Espaços e Sociedades na África subsaariana – GeoÁfrica agrega professores universitários, pesquisadores, mestrandos e doutorandos de programas de Pós-graduação e pesquisadores de Iniciação Científica de diferentes instituições brasileiras e africanas. Participam também representantes da sociedade civil de diversas instituições. GeoÁfrica integra essencialmente geógrafos, mas busca privilegiar abordagens transversais e interdisciplinares, inscrevendo-se prioritariamente no campo das ciências sociais e humanas. GeoÁfrica desenvolve, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisas e estudos sobre mutações espaciais na África subsaariana, num momento marcado pelo reposicionamento dessa região no cenário econômico, comercial e geopolítico internacional. O grupo de estudos e pesquisa centra mais especificamente suas análises na problemática do desenvolvimento e nas dinâmicas circulatórias dos homens, das mercadorias, do capital e das informações no continente. No campo geopolítico, privilegiamos uma abordagem dos conflitos em termos de sistemas regionais de crises. Pretendemos, também, promover iniciativas de extensão em colaboração com instituições nacionais e estrangeiras.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Iná Elias de Castro
Rafael Winter Ribeiro
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: O grupo possui uma rede internacional que tem possibilitado a realização de projetos, encontros e publicações. As pesquisas realizadas têm sido publicadas sistematicamente em artigos e livros, além de uma intensa participação em congressos e seminários. A organização de encontros, seminários e oficinas também tem sido realizada sistematicamente, assim como diversos acordos com laboratórios e universidades no país e no exterior.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Gislaine Santos
Endereço: End. Avenida Athos da Silveira, nº 274. Ilha do Fundão. Prédio do CCMN. Bloco H. Sala H1-003 B. Cidade Universitária. RJ. CEP: 21941916
Tel: (21)2590-1880
E-Mail: gepop.ufrj@gmail.com
Home: www.igeo.ufrj.br
Atividade: O GEPOP, desde 2001, tem por objetivo desenvolver atividades de análise do território e das populações que ali vivem.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Alfredo Silveira da Silva
Endereço: G1-022
Tel: (21)9923-6809
E-Mail: gepac.ufrj@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O GEPAC possui estudos na área de climatologia, variabilidade e mudanças climáticas. O laboratório também oferece suporte para as discussões climáticas mensais realizadas pelos alunos da disciplina Climatologia Regional.
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Luiz Davidovich
Endereço: Departamento de Física Matemática, Instituto de Física
Tel: (21)3938-7931
E-Mail: mfsantos@if.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Pesquisa teórica e experimental nos campos de Ótica Quântica, Informação Quântica, Metrologia Quântica, Criptografia Quântica, Computação Quântica, Termodinâmica Quântica e Emaranhamento.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Edson Farias Mello
Endereço: Sala J1-17
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: mello@geologia.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: A depreciação da qualidade ambiental tem sido encarada como uma variável que constrange a disponibilidade dos recursos geológicos como um todo, alterando assim o status das jazidas e os protocolos de valorização dos territórios que as comportam. Neste sentido o Grupo de Pesquisa incorpora uma linha de pesquisa orientada para os estudos de caracterização e a disponibilidade dos recursos geológicos, onde os atributos geológicos possam incidir para a valorização e ordenamento dos territórios.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 641 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7818
E-Mail: casellato@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Obtenção de moléculas e materiais inspirados em sistemas naturais como metalenzimas
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Rodrigo Barbosa Capaz
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, Sala A-432
Tel: (21)3839-7331
E-Mail: capaz@if.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Cálculos e modelagem de sistemas de Matéria Condensada, com ênfase em: semicondutores, materiais 2D, nanomateriais de carbono, sistemas fortemente correlacionados, supercondutividade, magnetismo, fotônica, física estatística de sistemas magnéticos e poliméricos.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Lia Osorio Machado
Rebeca Steiman
Endereço: CCMN, Bloco I, Sala 029
Tel: (21)2270-7773
E-Mail: gruporetis@gmail.com
Home: www.retis.igeo.ufrj.br
Atividade: O Grupo Retis é formado por pesquisadores atuantes nos temas: Limites e Fronteiras na América do Sul; Amazônia sul-americana; Geografia das Drogas Ilícitas e Sistema Financeiro Internacional; Pensamento Geográfico. As linhas de pesquisa compartilham 4 objetivos: abordagem segundo conceitos oriundos da teoria dos sistemas complexos e da teoria de redes; subsídios a políticas públicas; uso de instrumental analítico oferecido pelo Sistema de Informação Geográfica; e produção de material didático.
Unidade: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Coordenador: Mônica Ferreira da Silva
Endereço: NCE / UFRJ
Tel: (21)3938-3326
E-Mail: monica@nce.ufrj.br
Home: www.monicasilva.net
Atividade: Estimula um olhar mais humano sobre o desenvolvimento e o uso de tecnologias da informação, gerando reflexões e novas práticas em pesquisadores, empresas, usuários de TI e governo, focando em aplicações nas áreas de Saúde, Educação e Gestão. Combina as áreas de Gestão Estratégica e de Ciência da Computação auxiliando gestores na tomada de decisão e na governança de dados. Aprofunda e gera conhecimento sobre métodos e técnicas de pesquisa aplicados em Ciência da Computação.
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Germano Maioli Penello
Fabricio Frizera Borghi
Rodrigo Lage Sacramento
Endereço: CTA310
Tel: (21)3938-7700
E-Mail: iffablab@if.ufrj.br
Home: iffablab.if.ufrj.br
Atividade: O IF2abLab, coloca à disposição da comunidade uma série de máquinas/equipamentos controlados por computador (CNC) que possibilitem a rápida fabricação de dispositivos eletromecânicos que dão suporte aos grupos de pesquisa de nosso Instituto. Nosso objetivo é alocar em um mesmo espaço um conjunto de máquinas que sejam capazes de produzir pequenas e médias peças em um curto espaço de tempo e com um acabamento profissional. Dentro deste cenário podemos citar impressoras 3D, máquina de corte a laser (“laser-cutter”), fresadora e torno. O espaço possibilita a construção (pelos próprios professores e/ou alunos) de diversas peças/ferramentas necessárias para a instrumentação de um laboratório de pesquisa. Além disso, é um ambiente para desenvolvimento de projetos práticos, cujos cursos abordam design e projeto de peças em softwares de CAD 3D, a impressão destas peças em 3D, a construção de pequenos sistemas de controle baseado em componentes eletrônicos de fácil acesso na atualidade (arduinos e Raspberries, etc).
Unidade: Instituto de Matemática
Coordenador: Maria Luiza Machado Campos
Giseli Rabello Lopes
Endereço: Segundo andar do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Tel: (21)3398-9515
E-Mail: mluiza@ppgi.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Este laboratório está vinculado ao Grupo GRECO (Grupo de Engenharia do Conhecimento), do Programa de Pós-graduação em Informática IM/NCE. Aqui são desenvolvidas atividades associadas aos projetos de pesquisa e extensão do grupo relacionados com o tratamento, integração e exploração de dados e informações derivadas, engenharia de ontologias e web semântica. Dentre seus projetos de pesquisa incluem-se WEB4LOD (coninuação do ETL4LOD), em parceria com a Alemanha e IME/RJ, MultiLOD (financiado pela FAPERJ) e CM-OPL (em parceria com a UERJ e PUC-RJ). Dentre seus projetos de extensão incluem-se os projetos InformAção, Observatõrio de Atenção ao Uso de Agrotóxicos e Minerv@s Digitais.
Unidade: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Coordenador: Não Informado
Endereço: Aquário do NCE
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: adriano@nce.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia - Bloco A, 622 e 629 A
Tel: (21)3938-7444
E-Mail: pesteves@iq.ufrj.br
Home: http://www.iq.ufrj.br/~pesteves ou interlab.iq.ufrj.br
Atividade: Nanociência; Nanotecnologia; Química reticular; Materiais porosos; Carbocátion; Hidrocarboneto; Superácido, carbônio; e Substituição eletrofílica aromática.
Unidade: Instituto de Computação
Coordenador: Jonice de Oliveira Sampaio
Endereço: Instituto de Computação
Tel: (21)3938-3281
E-Mail: jonice@dcc.ufrj.br
Home: https://labcores.github.io/
Atividade: Nosso principal lema é "Humans as sensors. Smarter beings for better cities". Em nossas pesquisas identificamos os humanos como sensores, ou seja, acreditamos que cada interação social virtual pode refletir problemas, demandas, opiniões, eventos e conhecimento contextual em cidades. Além disso, através da Computação Social, criamos soluções mais inteligentes - para colaborações, aprendizado, provimento de serviços, recomendações, etc - visando o melhoramento da vida coletiva. Trabalhamos com as seguintes áreas: Ecossistemas Inteligentes, Transparência e Combate ao Conteúdo Tóxico na Internet, Sensoriamento e Monitoramento, Reconhecimento de Padrões. Maiores informações em https://labcores.github.io/ .
Unidade: Instituto de Computação
Coordenador: Adriana Santarosa Vivacqua
Endereço: NCE - sala E1005
Tel: (21)3938-9515
E-Mail: avivacqua@dcc.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Pesquisa em Interação Humano Computador, Sistemas de Apoio ao Trabalho Cooperativo, Visualização de Informação e Gestão de Informação. Dois grandes temas de pesquisa são a Ciência de Dados no dia a dia e Processos em Engenharia de Software. Atualmente desenvolvendo o projeto de extensão "ADa" em Data Literacy, teses de doutorado e dissertações de mestrado nos temas do laboratório.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Arnaldo da Costa Faro Junior
Victor de Oliveira Rodrigues
Endereço: Centro de Tecnologia - Bloco A sala 302
Tel: (21)3938-7172
E-Mail: vicerodrigues@iq.ufrj.br
Home: Não informado
Atividade: Experiência na área de Química, com ênfase em Cinética e Catálise Heterogênea, atuando principalmente nos seguintes temas: Aplicações de espectroscopia de absorção de raios-X à catálise, Experimentos in situ, Síntese de Zeólitas (Modificações Pós-Síntese, Nanofolhas de Zeólitas e Zeólitas com Estrutura Hierárquica de Poros), Aromatização de Alcanos, Catalisadores Bimetálicos para melhoria do número de cetano em Diesel, Síntese de metanol e dimetil-éter, HDS seletiva de naftas derivados de petróleo e Aplicação das Reações de Troca Isotópica a Estudos Mecanísticos em Catálise Heterogênea.
Unidade: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Coordenador: Angélica Fonseca da Silva Dias
Endereço: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Tel: (21)9484-1212
E-Mail: angelica@nce.ufrj.br
Home: www.labecc.nce.ufrj.br
Atividade: Este laboratório desenvolve pesquisas e investiga aspectos do cenário global, no que tange a produção e consumo a luz da visão computacional. O principais objetivos do laboratório: Entender os fundamentos básicos e as escolas de pensamento que que deram origem a Economia Circular; Identificar a mudança do papel da construção de processos de negócios de transição; Reconhecer o papel das tecnologias digitais na transição para a economia circular; - Entender os processos verdes aplicados a economia circular computacional; Promover a gestão do conhecimento dentro de projeto com foco em sustentabilidade computacional; Apresentar as definições de gerenciamento de projetos focados ao uso de ferramentas tecnológicas em projetos de economia circular; Entender como o groupware e o uso de sistemas colaborativos pode apoiar os projetos de economia circular e sustentabilidade; Conhecer casos brasileiros e internacionais de aplicação da economia circular bem-sucedidos; Explorar a área de saúde e suas deficiências e Levantar aspectos climáticos e seus impactos na sociedade.
Unidade: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Coordenador: Carlo Emmanuel Tolla de Oliveira
Kátia Correia Gorini
Carla Verônica Machado Marques
Claudia Lage Rebello da Motta
Ana Karla Freire de Oliveira
Endereço: NCE
Tel: (21)9317-9670
E-Mail: carlaveronica@nce.ufrj.br
Home: https://activufrj.nce.ufrj.br/lessonplan/LabINDUSTRIA4.0
Atividade: Geração de impacto de transformação social pretendido com uma ampla ação de aproximação da UFRJ com as indústrias 40 e seus processos de transformação permanente, conjuntamente com a disponibilização direta de informações e exposição de modelos de produtos conceituais e tecnológicos inovadores. Este laboratório propicia a oportunidade para a UFRJ de exercer o papel de instituição inovadora na fundação de uma nova área de atuação profissional, a ser definida como INDÚSTRIA 4.0. para a Sociedade 5.0. A proposta se insere na definição de Laboratório de pesquisa, desenvolvimento e aplicações universitárias concebidas como um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico, tecnológico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade” (FORPROEX, 2012), mediante o envolvimento de estudantes, docentes e técnico-administrativos, do corpo social do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais da UFRJ, em ações voltadas para atender demandas da sociedade 5.0, para a erradicação da pobreza, geração de renda e resgate do meio ambiente. A geração de impacto na Formação do Estudante será realizada em um formato de SHOW ROOM de tecnologia e materiais inovadores, ambiente preparado para estimular ações de projetos de extensão e pesquisa com aplicações Universitárias que são decisivas para a formação dos estudantes de graduação e pós-graduação, por instigarem a ampliação de conhecimentos, habilidades e competências acerca da transformação digital em indústrias sustentáveis e suas repercussões no desenvolvimento de materiais inovadores a serem aplicados principalmente em ambientes de educação e saúde no Brasil e na África através da ONU - UNIC RIO. Será garantido o acesso à referenciais teóricos, metodológicos, interdisciplinares e confrontá-los com os grandes problemas contemporâneos proporcionando postura crítica e talento ético com responsabilidade social, elevando a sua prática acadêmica à condição de práxis. Entretanto, para que esta diretriz seja materializada é necessário o entrelaçamento de dois elementos constitutivos importantes: Formação acadêmica cidadã e articulação sustentável com a Indústria 4.0.
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Thereza Cristina de Lacerda Paiva
Elis Helena de Campos Pinto Sinnecker
Endereço: Instituto de Física, CT - Bloco A, 4o andar, Sala 443
Tel: (21)3938-7321
E-Mail: elis@if.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: No LabMaker desenvolvemos a prototipagem de material usado em atividades de eletrônica em meios alternativos e impressão 3D.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Elba Pinto da Silva Bon
Ricardo Sposina Sobral Teixeira
Endereço: Centro de Tecnologia - Bloco P / P4, IVIG - Cidade Universitária
Tel: (21)3209-6590
E-Mail: elba1996@iq.ufrj.br
Home: www.bioetanol-ufrj.com.br
Atividade: Microbiologia Aplicada; e Biocatálise com ênfase na produção e uso de enzimas industriais e especiais e no processamento de biomassa por rotas biotecnológicas
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Henrique Marcelo Gualberto Pereira
Monica Costa Padilha
Endereço: Av. Horácio Macedo, 1281 - Polo de Química - Bloco C , ALA II - Cidade Universitária Ilha da Cidade Universitária - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 21941-598
Tel: (21)3938-3728
E-Mail: henriquemarcelo@iq.ufrj.br
Home: https://www.iq.ufrj.br/laboratorios/lbcd/
Atividade: Localizado no Pólo de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) integra, conjuntamente com outros laboratórios, o Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (LADETEC) do Instituto de Química (IQ). O LBCD conta com uma equipe formada por cerca de 40 profissionais, entre professores, pesquisadores e técnicos especialistas em operações de controle de dopagem. O LBCD é acreditado pela Agência Mundial Antidopagem, tendo sido o responsável pela análise de controle de dopagem dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Além da realização de análises de amostras destinadas ao controle de dopagem, fundamental para o respeito à ética desportiva, à proteção da integridade física dos atletas e à promoção de condições de igualdade entre competidores, o LBCD constitui-se um amplo espaço acadêmico, com modernas instalações e equipamentos de última geração, destinados à formação de profissionais de excelência.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, entre as salas 502 e 504 (corredor externo) - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7862
E-Mail: Não Informado
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Desenvolvimento de metodologias analíticas para determinação de metais em amostras diversas
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Não Informado
Endereço: Anexo do IGEO - Estação Conexão para o Futuro
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: celia@lma.ufrj.br
Home: https://www.facebook.com/lagroeco/
Atividade: Linhas de Pesquisa do Lagro+eco: Agrometeorologia: Aptidão e Zoneamento Agroclimático para o planejamento do setor agrícola quanto ao que, onde e quando plantar; e Geração de Informação Agroclimática para subsidiar a tomada de decisão do produtor rural. / Meteorologia e Sustentabilidade: Tecnologias alternativas e sustentáveis de baixo custo que promovam a utilização dos recursos da atmosfera, tais como: Radiação Solar, Vapor d'água, Precipitação, Evaporação, Vento. Bem como, aquelas voltadas ao conforto ambiental por meio da alteração do Balanço de Energia em superfície.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Não Informado
Endereço: Bloco J, corredor J-0-19 (final do corredor)
Tel: (21)3938-9464
E-Mail: silvia@geologia.ufrj.br
Home: www.geologia.ufrj.br
Atividade: Preparação de amostras geológicas para diferentes finalidades: Separação mineral a partir de rocha para obtenção de idades isocrônicas; separação mineral por líquido denso e suscetibilidade magnética de materiais sedimentares ou de rocha;
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 511-513 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7859
E-Mail: lam@iq.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Análise de Águas, Efluentes e Rejeitos Industriais. Determinação de Elementos Principais e Elementos-Traço. Metodologia : Métodos Clássicos e Espectrofotometria, Espectrometria de Emissão Óptica (DCP e ICP), Espectrometria de Absorção Atômica / Fonte de Xe. Tratamento e Reciclagem de Efluentes e Rejeitos Industriais. Reciclagem de Lodos de Tratamento de Águas para Produção de Floculantes. Reciclagem de CO2 para Produção de Carbonatos e Bicarbonatos.
Unidade: Observatório do Valongo
Coordenador: Wania Wolff
Maria Elizabeth Zucolotto
Diana Paula de Pinho Andrade
Endereço: Observatório do Valongo
Tel: (21)2263-0685
E-Mail: diana@astro.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Um problema bastante conhecido e ainda sem entendimento completo está relacionado aos espectros observados dos asteroides e cometas. O intemperismo espacial pode causar várias mudanças físicas e químicas em suas superfícies. Estudos de laboratório podem não só fornecer espectros dos meteoritos, dos minerais e dos voláteis na sua forma pristina, mas também estudar os efeitos produzidos pelo intemperismo nas amostras, tornando a interpretação dos espectros observados de corpos como asteroides e cometas mais confiável. Adicionado ao intemperismo devido a radiação e partículas, pode haver também intemperismo em corpos do sistema solar devido a presença de microorganismos. Neste caso, possíveis bioassinaturas podem ser encontradas, as quais podem ser usadas na exploração espacial para a busca de vida. Neste contexto, estudos de análise química de novos meteoritos e estudos de intemperismo espacial devido a agentes físicos e biológicos destes objetos são produzidos neste laboratório.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Av. Horácio Macedo, 1281 - Polo de Química - Bloco C - Cidade Universitária- Ilha da Cidade Universitária - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 21941-598
Tel: (21)3938-3700
E-Mail: labres@iq.ufrj.br
Home: https://lares.iq.ufrj.br/
Atividade: O Laboratório de Análise de Resíduos (Lab Res) tem como uma de suas funções principais a análise da presença de resíduos de defensivos agrícolas e fármacos, tais como anabolizantes e antibióticos, nos rebanhos brasileiros. Para isto, é avaliada, em tecidos animais, a eventual presença de quantidades, ainda que ínfimas, de substâncias que poderiam afetar a saúde dos consumidores ou prejudicar a comercialização e exportação de gêneros alimentícios, como por exemplo, as carnes bovinas e suínas.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Claudia Gutterres Vilela
Endereço: Rua Athos da Silveira Ramos 274, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia, bloco J, sala J2-018, Cidade Universitária, Ilha do Fundão
Tel: (21)3938-9484
E-Mail: vilela@geologia.ufrj.br
Home: www.geologia.ufrj.br/laboratórios
Atividade: No MicroCentro são desenvolvidas análises micropaleontológicas em sedimentos para estudos aplicados na geologia, tais como: ecologia e paleoecologia em ambientes costeiros e marinhos; diagnóstico e monitoramento ambiental em ambientes costeiros impactados; bioestratigrafia, datação e correlação de estratos sedimentares marinhos; oceanografia e paleoceanografia.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Polo de Xistoquímica (Salas A103) - Rua Hélio de Almeida 40, Cidade Universitária - Ilha da Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21)2590-0990
E-Mail: rsandra@iq.ufrj.br
Home: http://www.xistoquimica.ufrj.br/flumat/index.html
Atividade: Neste laboratório são executadas análises térmicas em equipamentos específicos, como um analisador termogravimétrico e um calorímetro diferencial de varredura.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Vania Margaret Flosi Paschoalin
Carlos Adam Conte Junior
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 534A, 534B, 545 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7362
E-Mail: paschv@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: - Obtenção de bioprodutos tais como quitosanas, com massa molar média e graus de desacetilação controlados, por biossíntese enzimática - Nanoencapsulação da lectina do inhame (Colocasia esculenta) ou de seus peptídeos ativos para formulação de nutracêutico com atividades imunomodulatória, antitumoral e antimetastática: ensaios pré-clínicos - Produção e Purificação de peptídeos recombinantes com atividades antimicrobianas utilizando peptídeos de matrizes alimentares. - Produção de nanocomplexos de quitosanas e seu uso como antimicrobianos na produção e preservação de alimentos. - Produção de nanopartículas de quitosana por química verde e complexação a peptídeos bioativos obtidos de rejeitos da indústria de alimentos. - Identificar uma nova estratégia nutricional aplicável à prática do esporte de alto rendimento, avaliando a ingestão aguda do gel preparado à base de beterraba e seus efeitos em melhorar parâmetros bioquímicos e fisiológicos que são alterados por exercício físico intenso. - Desenvolver uma barra de cereal de beterraba com alto teor de nitrato e avaliar os efeitos da ingestão crônica desta formulação sobre a produção de óxido nítrico, função endotelial e rigidez arterial em indivíduos com fatores de risco para doença cardiovasculares; - Caracterizar fisico-quimicamente, compostos ativos, citotoxicidade e atividades biológicas do extrato aquoso obtido do farelo de soja. Além disso, teve como objetivo purificar os peptídeos com atividades biológicas, caracterizando-os e identificando. - Avaliar o efeito da suplementação de betanina a curto prazo em ratos Wistar alimentados por uma dieta hiperlipídica.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Jussara Lopes de Miranda
Endereço: CENTRO DE TECNOLOGIA, POLO DE XISTOQUIMICA - CIDADE UNIVERSITÁRIA
Tel: (21)2590-0990
E-Mail: jussara@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: O Laboratório de Análises de Biocombustíveis e Derivados de Petróleo - LabiPetro - é um laboratório exclusivamente de ensino, pesquisa e extensão, voltado para as análises de combustíveis e biocombustíveis, visando à divulgação do conhecimento científico e à formação de recursos humanos. No Laboratório são realizados experimentos de análises de combustíveis e biocombustíveis para a formação de alunos e professores de ensino médio, assim como, para atender a realização de disciplinas experimentais para a graduação e pós-graduação nas áreas de Química, Engenharia Química, Engenheiro de Petróleo, Químico de Petróleo e áreas afins. Podemos receber visitas de grupos de estudantes de escolas interessadas em aprendizagem sobre ensaios de qualidade de combustíveis, sendo necessária a marcação prévia. (Não temos disponibilidade de transporte). O LaBiPetro não realiza análises comerciais de combustíveis, nem para postos de combustível, nem para o consumidor final, pois não é creditado para tais serviços.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Celeste Yara dos Santos Siqueira
Endereço: "Av. Horácio Macedo, 1281 - Polo de Química - Bloco C - Cidade Universitária Ilha da Cidade Universitária - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 21941-598"
Tel: (21)3938-3700
E-Mail: celesteyara@iq.ufrj.br
Home: https://www.ladetec.iq.ufrj.br/index.php/lagequim/
Atividade: O laboratório é vinculado ao Instituto de Química da UFRJ e tem como um de seus objetivos promover a formação de pessoal qualificado de nível médio e superior assim como análises de água, solo, ar e óleos para fins ambientais e industriais.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Jose Ricardo de Almeida Franca
Leonardo de Faria Peres
Renata Libonati dos Santos
Endereço: Instituto de Geociências - Departamento de Meteorologia
Tel: (21)3938-9542
E-Mail: jricardo@igeo.ufrj.br
Home: www.lasa.ufrj.br
Atividade: O LASA - Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia - tem suas atividades voltadas ao ensino e à pesquisa de técnicas de sensoriamento remoto aplicadas ao monitoramento da atmosfera e superfície terrestre. Linhas de Pesquisa: - Aplicação de técnicas de sensoriamento remoto na análise das alterações ambientais em áreas urbanas, rurais e áreas preservadas; - Monitoramento do uso e ocupação do solo, em especial monitoramento via satélite de incêndios florestais e queimadas; - Aplicações na Meteorologia e Climatologia; - Sensoriamento remoto da atmosfera em especial aerossóis e nuvens e sua interação; - Modelagem e aplicações da equação da transferência radiativa. Usuários: - Alunos dos cursos de graduação e pós-graduação; - Professores e pesquisadores; - Entidades conveniadas com linhas de pesquisa vinculadas ao programa do laboratório.
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Henrique Boschi Filho
Endereço: Salas A319-26, -30 e -32 do Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cidade Universitária, Ilha do Fundão.
Tel: (21)3938-7919
E-Mail: boschi@if.ufrj.br
Home: https://www.if.ufrj.br/~boschi/grupo_cordas.html
Atividade: No Laboratório de Aplicações da Teoria de Cordas à Física de Partículas estudamos o comportamento de vários sistemas físicos fortemente acoplados com o uso da correspondência AdS/CFT, ou em linhas mais gerais, das dualidades gravidade/partícula e corda/partícula. Com o uso dessas dualidades, construímos modelos holográficos que permitem acessar o regime não perturbativo da Cromodinâmica Quântica (QCD). Desta forma conseguimos estimar propriedades hadrônicas tais como espectro, constantes de decaimento, fatores de forma, etc, de diversos estados ligados encontrados ou ainda por encontrar na Natureza. Propriedades das transformações de fase destes estados ligados são também objeto de interesse, como por exemplo, em sistemas com temperatura e densidade finitas e/ou na presença de um campo magnético. Além disso, estudamos as propriedades das amplitudes de espalhamento em teoria de campos, inspirados na Teoria de Cordas. Essas amplitudes são úteis para descrever colisões entre diferentes partículas, como observado em experimentos em altas energias.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Francisco Radler de Aquino Neto
Endereço: Av. Horácio Macedo, 1281 - Polo de Química - Bloco C - Cidade Universitária Ilha da Cidade Universitária - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 21941-598
Tel: (21)3938-3700
E-Mail: ladetec@iq.ufrj.br
Home: http://www.ladetec.iq.ufrj.br
Atividade: O Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (LADETEC) é vinculado ao Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro e  tem como missão promover a formação de pessoal qualificado de nível técnico, bem como estudantes de Graduação e Pós-Graduação e pesquisadores, com desenvolvimento paralelo de tecnologia de ponta e prestação de serviços de excelência nas áreas em que atua. Congrega atividades realizadas pelos seus 15 (quinze) laboratórios e 5 (cinco) núcleos associados. Desde sua criação em 1984, permite acesso a seus equipamentos por usuários capacitados (docentes ou discentes) e realiza análises para o setor acadêmico e de P,D&I a fundo perdido, no âmbito de acordos de colaboração, bem como presta serviços remunerados, em especial de alto conteúdo tecnológico, ao setor produtivo. Resultou de uma visão empreendedora, com a instalação de uma start up fomentada pelo PADCT - FINEP fase de testes em 1986, podendo sem sobre de dúvida situar-se como um dos precursosres dos conceitos de incudadora de empresas, emrpeendedorismo, equipamentos (e laboratórios) multiusuário e prestador de serviços (de alto conteúdo tecnológico e valor agregado). Todos esses mecanismos são hoje considerados como essenciais em uma visão moderna e plural do papel da academia no desenvolvimento econômico e social.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 626a - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7121
E-Mail: crezende@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Investigação de metabólitos do café brasileiro: metabolômica, estudo de marcadores químicos e aproveitamento. Investigação de extratos de plantas, óleos essenciais e metabólitos secundários para o estudo do aroma e atividades biológicas. Cromatografia gasosa, Cromatografia líquida, Espectrometria de massas e Olfatometria. Análise de qualidade de extratos vegetais.
Unidade: Observatório do Valongo
Coordenador: Thiago Signorini Goncalves
Endereço: Observatório do Valongo
Tel: (21)2263-0685
E-Mail: tsg@astro.ufrj.br
Home: https://lasex-valongo.com
Atividade: At the Valongo Observatory we created in 2013 the extragalactic LASEX / OV research group, officially registered in the Directory of CNPq Research Groups, with the aim of formalizing a community of researchers (students, postdoctoral students and professors) aiming for joint growth. Scientifically, the focus of our group is mainly observational with some of us working a bit on modelling and simulations. We work with a great diversity of techniques and wavelengths, comprising almost the entire range of the electromagnetic spectrum from the radio, passing through microwaves, infrared and optical, reaching up to ultraviolet and X-ray. Our research projects comprise a wide range of topics in Extragalactic Astrophysics and researchers in our group lead projects in some of the most competitive observatories in the world (eg, Keck in Hawaii, VLT / ESO and ALMA in Chile ).
Unidade: Observatório do Valongo
Instituto de Química
Coordenador: Heloisa Maria Boechat Roberty
Endereço: Observatório do Valongo
Tel: (21)2263-0685
E-Mail: heloisa@astro.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Investigamos os caminhos de formação, destruição de moléculas e a busca ou identificação de novas moléculas em ambientes interestelares e circunstelares através de abordagens experimentais, teóricos e observacionais. Estudamos a interação da radiação estelar (fótons, elétrons e prótons) com moléculas na fase gasosa e moléculas condensadas na superfície de grãos de poeira. Experimentalmente, empregamos diferentes técnicas como espectroscopia de absorção de raios-X, dessorção de íons estimulada por elétrons, espectrometria de massas por tempo de voo e espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios-X . Simulamos a formação e destruição de moléculas em atmosferas de exoplanetas e do satélite de Saturno, Titã, usando o modelo de reações químicas e fotoquímicas desenvolvido pelo nosso grupo. Teoricamente, investigamos a estrutura e estabilidade de íons moleculares empregando a teoria do funcional de densidade. Observacionalmente, participamos do programa de busca por moléculas no IRAM (Institut de Radioastronomie Millimétrique) e no APEX (Atacama Pathfinder Experiment), visando identificar novas moléculas neutras ou ionizadas em sistemas protoestelares. Investimos na formação de mestres e doutores que irão contribuir para o fortalecimento da Astroquímica no país.
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Nelson Velho de Castro Faria
Endereço: Instituto de Física - Sala 303 - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Av. Athos da Silveira Ramos, 149 Centro de Tecnologia - bloco A - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - CP: 68528 - CEP: 21941-972
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Estudar a dissociação de moléculas diatômicas em pares de átomos emaranhados após a colisão com um feixe de elétrons pulsado utilizando a técnica de espectrometria de massa por tempo de voo.
Unidade: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Coordenador: Carlo Emmanuel Tolla de Oliveira
Carla Verônica Machado Marques
Claudia Lage Rebello da Motta
Endereço: Instituto Tércio Pacitti CCMN
Tel: (21)3938-3173
E-Mail: carlo@nce.ufrj.br
Home: labase.nce.ufrj.br
Atividade: O LABASE se dedica à pesquisa e criação de ferramentas computacionais para desenvolvimento de uma educação eficiente, eficaz, humanizada, adaptativa e evolutiva. As suas principais linhas de atuação são as Metodologias Ágeis de Desenvolvimento, a Programação Orientada a Objetos, a Neuropedagogia Computacional e Games Inteligentes. Uma das principais atividades do LABASE é o Programa de Extensão e Pesquisa SuperPython. O Programa SuperPython é um projeto de diversas disciplinas de desenvolvimento de Games na linguagem Python para crianças e jovens. Ele foi criado para aproveitar o talento e a criatividade de crianças e jovens na produção de histórias interativas e games. Criando games, estes jovens podem sentir a satisfação de concretizar o seu mundo lúdico, ao mesmo tempo que produzem um material instigante que pode ser apreciado e usufruído por seus pares. A linguagem de programação usada é de fácil aprendizagem e produz programas de qualidade profissional, equivalente ao que se encontra no mundo real. Motivar os jovens a se empenhar na tarefa de programação é um desafio, pois eles buscam um resultado imediato de alta qualidade que na verdade requer um longo período de aprendizagem. É preciso que se ofereça resultados palpáveis com muita presteza para que permaneçam motivados e persistam na aquisição de habilidades de programação crescentemente complexas. Nesta proposta, a cada aula eles já dispõe de um jogo completo que pode ser jogado pelo autor e qualquer outra pessoa que se interesse. O empoderamento crescente de sua capacidade de programar leva o joven a construir jogos cadavez mais complexos e a se encantar ao dominar a arcana arte da programação.
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Luis Ghivelder
Endereço: Centro de Tecnologia - Bloco A - Sala 427 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7666
E-Mail: luisghiv@if.ufrj.br
Home: http://www.if.ufrj.br
Atividade: Medidas magnéticas, elétricas e térmicas em temperaturas de 1.9 K a 1000 K e em campos magnéticos de até 9 T. Medidas de magnetostricção e desenvolvimento de software para automação. Liquefação de Hélio.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: 7o Andar - Instituto de Química - UFRJ
Tel: (21)2562-7444
E-Mail: souzarod21@gmail.com
Home: www.bossgroupiqufrj.com
Atividade: Desenvolvimento de processos químicos e biotecnológicos, com ênfase em processos contínuos voltados a indústria química, farmoquímica, de alimentos, veterinária, agroindustria e de cosméticos.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Rafael Dias Mesquita
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A , sala 535 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7356
E-Mail: rdmesquita@iq.ufrj.br
Home: http://bioinfo.iq.ufrj.br
Atividade: Pesquisas em Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: Genômica, transcriptômica, anotação e prospecção de genes e proteínas, modelagem de proteínas e docking de pequenas moléculas em proteínas.
RES. CSCE 06/2021
Servidores para bioinformática
Espectrofotômetro UV/VIS, Shimadzu
E-gel imager com UV light base, Life Technologies
Termociclador Veriti, Applied Biosystems
Leitor de placa de ELISA - Victor X%, Perkin Elmer
Centrífuga Universal, Hettich
Shaker, NewBrunswick Scientific Co
Incubadora BOD
Termobloco, Laborline
Bancada de fluxo laminar, Pachane
SpeedDry Vacuum com trap químico, Martin Christ
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Luciana Pizzatti Barbosa
Endereço: Av. Horácio Macedo, 1281 - Polo de Química - Bloco C , ALA II, piso 3, Laboratório sala 350 - LADETEC - L - Cidade Universitária Ilha da Cidade Universitária - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 21941-598
Tel: (21)3938-3759
E-Mail: pizzatti@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: O Laboratório de Biologia Molecular e Proteômica do Sangue (LABMOPS) é um laboratório de pesquisa que tem como principais linhas: a identificação de biomarcadores circulantes em biofluidos, em exossomos e em sangue por Proteômica Quantitativa Label-Free e Metabolômica; Mecanismos de Resistência a drogas, em doenças hematológicas e Câncer e Doenças Neurodegenerativas. Além da pesquisa básica e translacional o LABMOPS também realiza prestação de serviços utilizando estratégias “ômicas” na identificação de biomarcadores em amostras biológicas.O LABMOPS é um dos laboratórios associados do LADETEC-IQ-UFRJ.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A , sala 534A - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7824
E-Mail: ortizc@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Pesquisa em Bioquímica, com ênfase em Metabolismo de Nitrogênio e Carbono em Fungos. Sinalização Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: 1) Saccharomyces cerevisiae e outros correlacionados em sinalização por AMPc e Cálcio. 2) Fusarium oxysporum, Sistema de sinalização em ammonia - glutamate.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala 535 Bloco A do CT - Departamento de Bioquímica do Instituto de Química
Tel: (21)3938-7356
E-Mail: gbraz@iq.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Estudo de vetores de doenças utilizando várias técnicas de bioquímica, biologia molecular e bioinformática.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Ana Claudia do Amaral Melo
Monica Ferreira Moreira
Endereço: Centro de tecnologia, Bloco A, sala 536A - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7365
E-Mail: monica@iq.ufrj.br; anamelo@iq.ufrj.br;
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Desenvolvimento de estratégias para controle de insetos pragas e vetores nas áreas de bioquímica, proteômica, biologia molecular e de comportamento, estudando genes e proteínas envolvidos nos processos de comunicação química e olfação para confecção de armadilhas de atração e repelentes de insetos. Também são desenvolvidos métodos de controle dos insetos e estudos de interação vetor-parasita baseados em estudos de genômica funcional através do uso de RNAi. Ferramentas para controle de mosquito baseado na atração por luz LED e na vigilância de arbovírus em ovos de insetos estão sendo validadas.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 536b - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7366
E-Mail: anobom@iq.ufrj.br; danioliveira@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: O A Prof. Cristiane D. Ano Bom possui experiência nas áreas de Bioquímica e Biologia estrutural, especificamente em estudos de determinação estrutural de proteínas e peptídeos através de RMN em solução. Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos de interação proteína-ligante; doenças negligenciadas (proteínas FKBP e RpiB de M. tuberculosis), câncer, Fatores de crescimento vascular e endotelial e lipases e fosfatases de interesse biotecnológico. A Profa. Danielle M. P. O. Santos tem experiência na área de Bioquímica e Biologia molecular de insetos. Atua principalmente nos seguintes temas: enzimas digestivas de insetos-praga e peptídeos antimicrobianos. A profa. Lúcia Paiva concentra suas atividades no ensino de graduação em Bioquímica.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (21)3938-7358
E-Mail: pinheiro@iq.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório de Bioquímica Molecular do Departamento de Bioquímica do IQ-UFRJ estuda a relação estrutura-função de proteínas envolvidas na regulação da expressão gênica, a fim de melhor compreender os mecanismos pós-transcricionais de controle desse processo, abrindo caminhos para o desenvolvimento de novas drogas contra determinadas patologias, principalmente, o câncer. O LaBMol se dedica à determinação da estrutura tridimensional de proteínas e seus complexos em alta resolução, bem como à caracterização da dinâmica interna e da especificidade de interação com ligantes (RNA, DNA, moléculas orgânicas), a fim de melhor compreender suas funções biológicas e elucidar seus mecanismos de ação. Para isso, o LabMol utiliza uma gama de técnicas biofísicas de análise, como espectroscopia de fluorescência, espectropolarimetria de dicroísmo circular, calorimetria de titulação isotérmica e espalhamento de raios-X a baixo ângulo, entretanto, a principal delas e a expertise do grupo é a espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear e sua aplicação à análise estrutural de proteínas.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Alexandre Guedes Torres
Daniel Perrone Moreira
Endereço: Centro de Tecnologia - Bloco A - Lab 528A
Tel: (21)3938-7351
E-Mail: torres@iq.ufrj.br;danielperrone@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Estudo da química de componentes alimentares, sua bioutilização e bioatividade em humanos (in vitro e in vivo), através de diversos projetos, de forma a integrar conhecimentos da química de alimentos com o metabolismo humano.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Denise Maria Guimarães Freire
Elisa d'Avila Cavalcanti Oliveira
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, salas 549-1, 549-2
Tel: (21)3938-7360
E-Mail: freire@iq.ufrj.br
Home: http://www.labim.iq.ufrj.br/
Atividade: Microbiologia e enzimologia industrial para fins farmacêutico, petroquímico, alimentício e ambiental. Processos biotecnológicos que levam à obtenção de hidrolases, preparados enzimáticos de baixo custo e biosurfactantes. Aproveitamento e aumento de valor agregado de resíduos e co-produtos agroindustriais.
RES. CEPG 08/2019
Espectrofotômetro UV-VIS Multisepc 1501 (Shimadzu)
RES. CSCE 06/2021
Cromatógrafo a gás CG 2010 - Shimadzu
Titulador automático Mettler DG20 - duas unidades
Titulador Karl Fischer coloumétrico (Metrohm modelo 899)
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Denise Maria Guimarães Freire
Elisa d'Avila Cavalcanti Oliveira
João Monnerat Araújo Ribeiro de Almeida
Endereço: Pólo de Xistoquímica - Rua Hélio de Almeida 40
Tel: (21)2590-0990
E-Mail: freire@iq.ufrj.br;rui@iq.ufrj.br
Home: https://www.labim.iq.ufrj.br
Atividade: Escalonamento de bioprocessos submersos, desde frascos agitados até Unidade Piloto. Análise de açucares, ácidos orgânicos, Álcool e propriedades interfaciais. Escalonamento de Fermentação em estado sólido utilizando Biorreator instrumentado de tambor rotatório.
RES. CSCE 06/2021
Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência - HPLC
Goniômetro
Shaker
Bioreatores de Bancada 1 - 10 L
Planta Piloto de Bioprocesso
Sistema de mini-biorreatores DASBOX EPPENDORF
Terrafors
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Francisco Radler de Aquino Neto
Endereço: Av. Horácio Macedo, 1281 - Polo de Química - Bloco C , Ala I, piso 2, Laboratório sala 205 - Cidade Universitária Ilha da Cidade Universitária - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 21941-598
Tel: (21)3938-3755
E-Mail: ladetec@iq.ufrj.br;radler@iq.ufrj.br
Home: https://www.iq.ufrj.br/laboratorios/ladetec/
Atividade: Laboratório de calibração responsável pelo controle metrológico da rede LADETEC de laboratórios e núcleos associados. Acreditado junto ao IMETRO (norma ISO 17.025) para calibração de micropipetas, vidraria e picnômetros. Responsável pela gestão do monitoramento ambiental da rede de laboratórios.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Bloco H - S/H1-017 - Cidade Universitária
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: pmenezes@acd.ufrj.br
Home: http://igeo.ufrj.br/geocart
Atividade: A finalidade do Laboratório é atender ao Departamento de Geografia, nas áreas de ensino e pesquisa, em suas necessidades em Cartografia e em geociências e tecnologias afins. Este apoio é efetuado não apenas aos demais Laboratórios do Departamento, estendendo-se também a outras Unidades da UFRJ, e a outros laboratórios e grupos de pesquisas pertencentes a outras universidades. O objetivo principal do Laboratório de Cartografia é coordenar e ministrar as disciplinas nas diversas áreas das Ciências Cartográficas e afins, na graduação e na pós-graduação, desenvolver projetos de pesquisa nas áreas de Cartografia e Geoinformação, atendendo às suas demandas e apoiando o Departamento de Geografia, na graduação em Licenciatura e Bacharelado, bem como o Programa de Pós-Graduação em Geografia, extensível às demais Unidades da UFRJ. Como objetivos secundários, podem ser relacionados: Coordenar e ministrar disciplinas de graduação para os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia; Coordenar e ministrar disciplinas para o Programa de Pós-Graduação em Geografia, necessárias para a pesquisa; Desenvolver Projetos de Pesquisa, para capacitação de pessoal, em nível de iniciação científica, estágio de campo e monografia, para a graduação em Geografia e mestrado e doutorado, em nível de pós-graduação; Criar e implantar disciplinas necessárias pelas inovações tecnológicas; Elaborar e ministrar cursos de extensão universitária, oferecidos à toda a comunidade, nas áreas de Cartografia e Ciências Afins. / Coordenar disciplinas, em nível de graduação e pós-graduação para outras unidades da UFRJ. / Aspectos básicos conceituais da Cartografia: Abrange pesquisas de iniciação científica envolvendo estudos para consolidação de conceitos. / Cartografia Temática: Envolve também trabalhos e pesquisa sobre os conceitos fundamentais da Cartografia Temática e processamento da informação geográfica e cartográfica para mapeamentos quantitativos, qualitivos ou de síntese, incluindo-se problemas de generalização e simbolização da informação cartográfica. / Cartografia Histórica: Trata-se de uma linha de pesquisa sobre os mapas históricos fundamentais ao estudo da configuração territorial e a dinâmica toponímica do Brasil, bem como do estado do Rio de Janeiro, contribuindo para o processamento da informação geográfica e cartográfica através do séculos. / Cartografia Digital: Envolve trabalhos e pesquisa sobre Cartografia Digital, incluindo-se as novas tecnologias, Geovisualização, Infraestrutras de Dados Espaciais, envolvendo Cartografia Animada, Multimídia e WEB. Também são tratados os conceitos envolvendo o projeto de Atlas Eletrônicos. / Nomes Geográficos - Toponímia: Estudo e pesquisa sobre nomes geográficos, topônimos e geônimos. Interação com a Geografia Cultural, Geografia Histórica, Cartografia Histórica e tecnologias de banco de dados. Evolução dos topônimos sobre o espaço de estudo. Criação e motivação toponímica. / Ensino de Cartografia e Cartografia para Crianças: Trabalhos sobre novas técnicas de ensino e novas tecnologias aplicadas ao ensino de cartografia no âmbito escolar e acadêmico. / Interface de novas tecnologias e Geoinformação: Envolve trabalhos sobre a utilização de novas tecnologias (SIG, SR, GNSS, etc), integradas com a Cartografia para fins de planejamentos, análise ambiental e gestão do território.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sexto andar, sala a-635 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7819
E-Mail: jgeon@iq.ufrj.br
Home: www.dqi.iq.ufrj.br
Atividade: O laboratório de catalisadores óxidos (OXICAT) estuda óxidos mistos de metais de transição ativos em reações de catálise heterogênea de oxidação seletiva, mais particularmente reações de desidrogenação oxidativa de parafinas leves (propano, etano) a olefinas. O laboratório atua principalmente na síntese, na caracterização fisico-química (difração de raios-x, espectroscopia vibracional, espectroscopia EXAFS) e avaliação cinética de óxidos a base de vanádio, molibdênio ou nióbio.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, 7º andar
Tel: (21)3938-7240
E-Mail: maciel@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: O laboratório atua na área de ativação de co2 para oxidação, biomassa aplicações energética e petroquímica, emissões nox, sox, ativação de hidrocarbonetos e obtenção de insumos petroquímicos
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Luiza Cristina de Moura
Jussara Lopes de Miranda
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, laboratórios 635 e 636 - polo de xistoquimica - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7820
E-Mail: lcmoura@acd.ufrj.br; jussara@iq.ufrj.br
Home: www.lacqua.iq.ufrj.br
Atividade: O laboratório desenvolve as suas atividades em três eixos: 1) obtenção de novos materiais nanoestruturados constituídos de materiais metal orgânicos (MOFs-metal organic frameworks), membranas mistas poliméricas contendo MOFs, materiais mesoporosos (MCM-41) e hidróxidos duplos lamelares (HDL), com as seguintes finalidades: adsorção e separação de gases e encapsulamento de quimioterápicos. 2) Desenvolvimento de materiais e catalisadores para captura de gases do efeito estufa e conversão de CO2. 3) Desenvolvimento de metodologia, práticas pedagógicas e atividades de extensão voltadas para a educação ambiental e o ensino de química.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala 629 - Instituto de Química UFRJ
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: raoni.schroeder@iq.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Pesquisa nas áreas de síntese orgânica, nanotecnologia, química medicinal e catálise.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 402 A - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7755
E-Mail: graciela@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Atuamos na área de química atmosférica, na determinação da reatividade dos compostos orgânicos voláteis de origem biogênica e antropogênica. Realizamos a determinação dos compostos usando métodos experimentais reconhecidos pela cominidade científica e desenvolvemos modelos de qualidade do ar. Nossos estudos estão focados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e a Mata Atlântica.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Marcos Dias Pereira
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 549-3 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7359
E-Mail: marcosdp@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Bioquímica, com ênfase na aplicação de modelos biológicos,tais como a levedura Saccharomyces cerevisiae, células animais de origem tumoral e o invertebrado Galleria mellonella, para avaliação do potencial terapêutico de novas moléculas bioativas contra o estresse oxidativo, câncer e doenças neurodegenerativas.
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Wania Wolff
Endereço: Edifício CT-Bloco A-Sala 310
Tel: (21)3938-0000
E-Mail: wania@if.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O objetivo deste laboratório multiusuário é a pesquisa básica e aplicada envolvendo um grande leque de feixes desde prótons até íons atômicos, moleculares e de agregados. Estes feixes podem ser utilizados para investigar a dinâmica de colisões em átomos e moléculas e têm também aplicações em física atômica e molecular, física do estado sólido, ciência dos materiais, física médica, física da atmosfera, química, estudo de moléculas de interesse biológico e do meio ambiente . Os trabalhos científicos realizados pelos membros e colaboradores do LaCAM são publicados em revistas de alto impacto. Sua equipe de pesquisadores, nos 20 anos de existência do laboratório, formou um grande número de mestres e doutores. Pesquisas associadas a colisoes com agentes ionizantes como luz sincrotron, protons de 30-155 keV e eletrons de 10- 2000 keV tambem sao realizadas em outros laboratorios no pais ( Brasil, Campinas Laboratório Nacional de Luz Síncrotron - LNLS e Laboratório de Elétrons da Universidade Federal de Sao Carlos) e no exterior (Alemanha, Braunschweig - Divisao de Efeitos de Radiacao da Physikalisch Technische Bundesanstalt - PTB)
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 303 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7272
E-Mail: montenegro@if.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Fragmentação de moléculas com feixe de elétrons
Unidade: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Instituto de Computação
Coordenador: Mauro Antonio Rincon
Mitre Costa Dourado
Endereço: NCE
Tel: (21)3938-3280
E-Mail: rincon@dcc.ufrj.br
Home: www.ppgi.ufrj.br
Atividade: O laboratório é composto por computadores normais, sendo um deles de grande porte e são utilizados pelos alunos do Programa de Pós Graduação em Informática (PPGI) do IM/NCE. Além destes alunos de mestrado e doutorado, são permitidos também alunos de Iniciação Científica e Projeto de Final de Curso, orientados por professores do Departamento de Ciências da Computação. As atividades do LC3 são divididas em duas grandes áreas: 1) Estudo e pesquisa em métodos numéricos: são estudados aspectos teóricos e computacionais dos métodos numéricos, em particular os métodos de resolução de equações diferenciais, como o Método das Diferenças Finitas e o Método dos Elementos Finitos. São realizadas estimativas de erro a priori e posterior implementação do método. São realizados estudos e modelagem de problemas baseados na Mecânica do Contínuo e posterior implementação computacional. Há também pesquisas de aplicação do Método dos Elementos Discretos na modelagem de problemas envolvendo solos e rochas. 2) Estudo e pesquisa em algoritmos e grafos: São estudados os mais diversos algoritmos computacionais, sua complexidade, aplicação e implementação. Em particular, são estudados aspectos teóricos e computacionais dos grafos e suas aplicações.
RES. CEPG 08/2019
Dez computadores, um computador com cluster de CPU e outro com cluster de GPU.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 636 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7739
E-Mail: allao.cassaro@iq.ufrj.br; gponeti@iq.ufrj.br;
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: O laboratório atua na síntese de compostos magnéticos e/ou condutores, bem como, no estudo das suas propriedades elétricas e/ou magnéticas.
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Raimundo Rocha dos Santos
Endereço: Centro de Tecnologia,Bloco A, sala 432 A - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7277
E-Mail: rrds@if.ufrj.br
Home: www.if.ufrj.br
Atividade: Este laboratório provê infraestrutura computacional de apoio às atividades de pesquisa do Grupo de Teoria de Matéria Condensada
Unidade: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia
Instituto de Matemática
Coordenador: Daniel Onofre de Almeida Cruz
Endereço: Local1:Centro de Tecnologia, bloco I, Local 2: Centro de Tecnologia, corredor ABC, sala 122
Tel: 21995969509
E-Mail: doac@mecanica.coppe.ufrj.br
Home: http://lcadame.github.io/
Atividade: 1- Soluções numéricas avançadas em escoamentos multifásicos, 2- Desenvolvimento de códigos computacionais de alto desempenho para simulações, 3- Machine Learning para solução de problemas de engenharia, 4- Ensaios experimentais para validação dos códigos computacionais e das soluções desenvolvidas com Machine Learning, 5- Soluções avançadas em escoamentos com alto teor de dióxido de carbono em estado supercrítico, 6- Técnicas de visualização computacional para monitoramento e controle
Unidade: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Coordenador: Não Informado
Endereço: Aquário do NCE
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: fdelicato@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Pesquisa em Internet das Coisas e Redes de sensores sem fio.
Unidade: Instituto de Matemática
Coordenador: Não Informado
Endereço: iNCE - Instituto Tércio Pacitti
Tel: (21)2598-9537
E-Mail: paulo.f.pires@gmail.com
Home: http://ubicomp.nce.ufrj.br/
Atividade: O Laboratório de Computação Ubíqua (Ubicomp) visa prover os recursos necessários para a condução de pesquisas e projetos, bem como para a formação de alunos de graduação e pós-graduação com interesses nas áreas de sistemas distribuídos, concepção, desenvolvimento e integração de sistemas. É dada particular ênfase à investigação de sistemas ubíquos e tecnologias para desenvolvimento de sistema Web. Atualmente o grupo de pesquisa do laboratório Ubicomp vem desenvolvendo pesquisas nas seguintes áreas: Middleware para Redes de Sensores sem Fio; Middleware para Ambientes de Computação na Nuvem; Middleware e Aplicações para Internet das Coisas (IoT); Desenvolvimento Dirigido a Modelos para Redes de Sensores sem Fio; Redes de Sensores sem Fio Compartilhadas; Sistemas Adaptativos para o ambiente de Internet das Coisas (IoT); Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Serviço.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, Sala 607,512 e 514 - Cidade Universitária
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: radler@iq.ufrj.br
Home: http://www.iq.ufrj.br/labdopo
Atividade: O LAB DOP, por iniciativa do Ministério do Esporte encaminhada ao Magnífico Reitor da UFRJ, teve seu nome mudado para LBCD - Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (cadastrado na UFRJ). Isso ocorreu quando da reacreditação do LAB DOP em 2014 como parte dos preparativos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016.
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia - Bloco A - Sala 441 - Cidade Universitária
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: hsalim@if.ufrj.br
Home: http://omnis.if.ufrj.br/~barthem/labocrist.ht
Atividade: Não Informado
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Ricardo Erthal Santelli
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 518 e 520 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7857
E-Mail: santelli@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br/lada
Atividade: Desenvolvimento e aplicação de métodos analiticos por espectrometria atômica (AAS, ICP OES, ICP-MS) e por técnicas eletroanalíticas para a análise de amostras ambientais e biológicas.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 524 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7868
E-Mail: riehl@iq.ufrj.br
Home: não possui
Atividade: Laboratório de pesquisa nas áreas de química forense, química de produtos naturais, química arqueológica e desenvolvimento analítico.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Marciela Scarpellini
Roberto Salgado Amado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 628-A - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7253
E-Mail: marciela@iq.ufrj.br; roberto@iq.ufrj.br
Home: www.dqi.iq.ufrj.br
Atividade: Os LDCB & LTE desenvolvem novos compostos para aplicações em: (i) desenvolvimento racional de metalofármacos; (ii) catalisadores para células solares à base de corantes inorgânicos e para geração de hidrogênio; (iii) investigação de catalisadores para processos de oxidação de interesse industrial e (iv) corrosão. Possuímos a infraestrutura para a síntese, caracterização e estudos eletroquímicos e cinéticos dos novos compostos e contamos com estudantes de pós-graduação e graduação, além de parcerias com outras instituições de pesquisa nacionais e internacionais.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Débora França de Andrade
Endereço: Polo de Xistoquímica “Prof. Claudio Costa Neto” Rua Hélio de Almeida, no 40, Sala B 108 Cidade Universitária – Rio de Janeiro – RJ CEP: 21.941-614
Tel: (21)2590-0990
E-Mail: debora.franca.andrade@gmail.com
Home: https://www.iq.ufrj.br/laboratorios/laboratorio-de-desenvolvimento-de-metodos-analiticos-e-cromatografia-ladmac/
Atividade: O Laboratório de Desenvolvimento de Métodos Analíticos e Cromatografia – LaDMAC, vinculado ao Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui ampla experiência no estudo, desenvolvimento e validação de métodos analíticos baseados em técnicas cromatográficas para o controle de qualidade de combustíveis e biocombustíveis.
Unidade: Instituto de Computação
Coordenador: Silvana Rossetto
Endereço: Salas 9 e 11 - Condomínio de Projetos do NCE - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Avenida Athos da Silveira Ramos, 274 Cidade Universitária - Ilha do Fundão
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: devmob@ic.ufrj.br
Home: https://www.facebook.com/DevMobUFRJ
Atividade: As atividades do laboratório envolvem ações de ensino, pesquisa e extensão direcionadas ao estudo, avaliação e aplicação do conjunto de tecnologias associadas a dispositivos computacionais móveis. Essas atividades incluem: - Estudo e avaliação crítica do conjunto de ferramentas e ambientes de desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis; - Elaboraração de material didático e de disseminação dos conceitos estudados para servir de complemento ao conteúdo das disciplinas dos nossos cursos e ser utilizado por docentes e estudantes de outras instituições e níveis de ensino; - Interação com organizações sociais e governamentais para discutir as demandas dessas organizações e de que forma a tecnologia da informação, especialmente aquelas associadas ao uso de dispositivos móveis, lhes pode ser útil para melhorar e facilitar seu dia-a-dia; - Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis com finalidades específicas e restritos a grupos sociais com maior carência de acesso a esse tipo de desenvolvimento, visando atender às demandas específicas desses grupos.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Julio Cezar Mendes
Endereço: Departamento de Geologia - Igeo
Tel: (21)3838-9479
E-Mail: julio@geologia.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Análises mineralógicas e químicas de materiais geológicos em geral.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Monica dos Santos Marcal
Endereço: CCMN, IGEO, Departamento de Geografia.
Tel: (21)98109-4324
E-Mail: monicamarcal@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O laboratório tem como atividades as análises em sistemas fluviais, canais fluviais e bacias hidrográficas que possibilitam a compreensão da dinâmica, previsão de mudanças, avaliação de distúrbios e limiares em sistemas complexos e não lineares, além dos princípios da Geografia Física Crítica sobre a dinâmica de evolução dos rios. São realizadas atividades de geoprocessamento, laboratórios e trabalhos de campo visando mapeamentos, monitoramentos e coletas de amostras em campo. O laboratório também desempenha atividades de extensão com projetos cadastrados no Siga/UFRJ levando conhecimentos sobre os rios para escolas publicas. As linhas de pesquisas estão relacionadas às temáticas em Pode pode completar com isso se tiver espaço: Geomorfologia fluvial e gestão de rios, dinâmica fluvial quaternária, trajetória de evolução dos rios, geomorfologia antropogênica, etnogeomorfologia fluvial, percepção e educação ambiental e a socio-natureza dos rios, abordando aspectos sobre a cultura, história e sócio-política na morfologia dos rios.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 634 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7816
E-Mail: eliane@iq.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O laboratório atua no estudo de sistemas eletroquímicos através dos enfoques cinético e termodinâmico, utilizando técnicas eletroquímicas e eletroanalíticas e realizando estudos de galvanização, corrosão metálica e métodos de proteção contra corrosão.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Elizabeth Maria Feitosa da Rocha de Souza
Endereço: CCMN - Bloco i - Sala 5 - Sala Maria Luiza Fernandes
Tel: (21)3938-9533
E-Mail: labgeotecufrj@gmail.com
Home: www.geografia.ufrj.br
Atividade: Ensino de disciplinas que fazem uso de Geotecnologias.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, H 1 - 004 - Cidade Universitária
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: alfredo@ufrj.br
Home: lpm.meteoro.ufrj.br
Atividade: Atendimento a alunos de graduação para atividades de informática.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Mauro Cirano
Endereço: Instituto de Geociências - Sala H1-018
Tel: (21)3938-9543
E-Mail: mauro.cirano@igeo.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: - Coleta de dados meteo-oceanográficos na região de conexão entre a Baía de Guanabara e a plataforma continental adjacente através de duas boias metro-oceanográficas do projeto SIMCosta - Coleta de dados meteo-oceanográficos na radial de XBT de alta densidade denominada NOAA-AX97
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Av. Horácio Macedo, 1281 - Polo de Química - Bloco C - Cidade Universitária Ilha da Cidade Universitária - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 21941-598
Tel: (21)3938-3758
E-Mail: scalco@iq.ufrj.br
Home: https://labeim.iq.ufrj.br/
Atividade: O LABEIM, é um laboratório que estuda os Erros Inatos do Metabolismo (EIM), iniciou em 1988 com um projeto de pesquisa e diagnóstico das doenças genéticas conhecidas como EIM. Realiza pesquisas na área, otimiza análises e faz avaliação bioquímica de amostras de pacientes (90% crianças). Hoje centro de referência no Rio de Janeiro, realiza um trabalho multidisciplinar e de amplo alcance social, proporcionando à população do estado acesso a diagnósticos gratuitos, beneficiando pacientes de baixa renda (a maior parte das amostras enviadas ao LABEIM são provenientes de entidades governamentais).
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Debora de Almeida Azevedo
Rafael Garrett da Costa
Endereço: LADETEC, Polo de Química, Avenida Horácio Macedo 1281 - Cidade Universitária, 21941-598
Tel: (21)3938-3781
E-Mail: debora@iq.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Laboratório com uma área física de 292,83 m2 e que conta com vários instrumentos de espectrometria de massas. Estes são aplicados a análises de petróleo, bio-óleos, extratos de café, de plantas, análilse de alimentos, extratos de rochas, gasolina, bio-diesel e outros tipos de matrizes. Contamos com instrumentos de cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (GC-MS), espectrometria de massas de alta resolução Orbitrap Q Exactive Plus, cromatografia gasosa bidimensional abrangente acoplada a espectrometria de massas com tempo de voo (GCxGC-TOFMS), cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas com razão isotópica de carbono.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Alexandre Braga da Rocha
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, Departamento de Fisico-Química, CT, Bloco A, sala 304
Tel: (21)3938-7822
E-Mail: rocha@iq.ufrj.br; rrjunior@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Atuamos na área de química quântica e física atômica e molecular. Nosso grupo é teórico e tem procurado abordar assuntos que podem ser tratados por grupos experimentais com os quais mantemos colaboração. Nossas linhas de pesquisa abordam desde problemas de relevância tecnológica, como por exemplo o estudo de sólidos e superfícies (catálise, corrosão e eletroquímica) bem como problemas de ciência básica, tais como processos de excitação e ionização de átomos, moléculas e sólidos.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 532 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7357
E-Mail: chaloub@iq.ufrj.br; almenara@iq.ufrj.br; avalle@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Biotecnologia de microalgas: Cultivo e manutenção de microalgas, caracterização de biomassa, extração de lipídeos e pigmentos. Suplementação alimentar. Processamento da biomassa para fins tecnológicos.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Luiz Francisco Pires Guimaraes Maia
Endereço: UFRJ - CCMN - Departamento de Meteorologia/IGEO - Sala H2-004 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão - Rio de Janeiro - RJ - CEP:21.044-020
Tel: (21)3938-9508
E-Mail: luizmaia@lepa.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O LEPA desenvolve atividades de Pesquisa e Extensão na área de Poluição do Ar, com destaque aos aspectos relacionados a: Diagnóstico da qualidade do ar; Impactos na qualidade do ar; Saúde Ambiental; Meteorologia da Qualidade do Ar; Gestão da Qualidade do Ar e Educação Ambiental. Apoia as atividades de ensino de Graduação e Pós-Graduação dos Cursos de Meteorologia (PPGM), Engenharia Ambiental e BCMT.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Waldmir Nascimento de Araujo Neto
Endereço: Instituto de Química - Av. Athos da Silveira Ramos 149, Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 624-B, CEP: 21941-909
Tel: (21)3938-7369
E-Mail: leseq.ufrj@gmail.com
Home: http://leseq.blogspot.com.br/
Atividade: Desenvolvimento de pesquisas na área de semiótica voltadas ao Ensino de Química. Semiótica Cultural e o uso de Tecnologias Digitais na contemporaneidade. Desenvolvimento de conteúdos digitais, como animações, filmes e vídeos de curta duração. Educomunicação. Estudos sobre a inserção dos modos audiovisuais em contextos presenciais de ensino. Cinema e Educação. Qualidade Social da Educação. Índices como estrutura hegemônica da Avaliação Escolar. Compromissos ODS: educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promoção de oportunidades de aprendizagem. Mobilização e proteção de conhecimentos dos povos originários do Brasil.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Michelle Jakeline Cunha Rezende
Endereço: Pólo de Xistoquímica (Salas B-106, B-107) - Rua Hélio de Almeida 40, Cidade Universitária - Ilha do Fundão - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21)2590-0990
E-Mail: michelle@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Desenvolvimento de aditivos para biodiesel e desenvolvimento de aditivos para uso na produção de petróleo.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Emilio Velloso Barroso
Endereço: Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza - Departamento de Geologia- Bl.J0-04 - Cid. Universitária
Tel: (21)3938-9481
E-Mail: emilio@geologia.ufrj.br
Home: http://www.geologia.ufrj.br/index.php?module=
Atividade: Estudos geomecânicos aplicados à Geologia Estrutural e às engenharias Civil, do Petróleo, de Minas e Ambiental. O laboratório realiza a caracterização mineralógica e textural de solos e rochas, bem como a determinação de suas propriedades físicas. Além disso, as morfologias das superfícies de descontinuidades em rochas, como fraturas e falhas, também são determinadas no LEMETRO. Ensaios geomecânicos de tração, compressão uniaxial e compressão triaxial em células axissimétrica e cúbica permitem a completa caracterização do comportamento mecânico das rochas. Testes de cisalhamento direto estão disponíveis para a obtenção da resistência ao cisalhamento de fraturas. Além destes estudos que visam a completa caracterização do comportamento geomecânico de solos e rochas, avaliações de suas aplicações como material de construção também são realizadas a partir de testes específicos, tanto em solos quanto em rochas. Também são executados estudos e análises de campo para a descrição de maciços rochosos e de solos e de processos geológicos e hidrológicos de superfície (inundações, erosões e movimentos de massa), agravados por eventos extremos relacionados com as mudanças do clima em escala global, inclusive para fins de análises de risco. Produz-se também cartografia geotécnica para fins de planejamento urbano e implantação segura e econômica de empreendimentos de engenharia (estradas, ferrovias, túneis, barragens, entre outros).
RES. CSCE 06/2021
Sistema Triaxial Cúbico
Cisalhamento Direto para Descontinuidades de Rocha
Difratômetro de raios-X, modelo D8 Advance, Bruker
Perfuratriz Hilti, modelo DD 120
Resistência Pontual (Point Load Test)
Sistema de Microscopia
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 307 - Cidade Universitária
Tel: (21)2562-7449
E-Mail: simone@if.ufrj.br
Home: http://www.if.ufrj.br/~odair/apresent.html
Atividade: Estudo da interação da Radiação com a matéria
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Leandro Salazar de Paula
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 310 - Cidade Universitária
Tel: (21)2562-7464
E-Mail: leandro@if.ufrj.br
Home: lape.if.ufrj.br
Atividade: Atua na área de Física Experimental da Física de Partículas Elementares participando de colaborações internacionais. Atualmente as atividades se desenvolvem principalmente junto à colaboração LHCb que opera um dos detetor situados no acelerador LHC, do CERN, Suíça, mas também participa da colaboração CONNIE que opera um detetor situado em Angra dos Reis e é voltado para a Física de Neutrinos. Os projetos em andamento envolvem o desenvolvimento de detetores de partículas, de sistemas de aquisição e de análise de dados.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 411 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7754
E-Mail: sousa@iq.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Eletroquímica e Impedância Eletro-hidrodinâmica
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: A 411-A
Tel: (21)3938-7753
E-Mail: pris@iq.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Desenvolvimento de novos materiais. Caracterização Físico-Química e Eletroquímica de materiais.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, Departamento de Físico-Química, sala 410 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7752
E-Mail: follmer@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Áreas de pesquisa: enovelamento de proteínas; fibras amilóides; bases moleculares da doença de Parkinson; química medicinal.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Laboratório de Fisico-Quimica teórica - Bloco A 7º andar
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: thiago@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: O laboratório atua na investigação teórica de uma gama de fenômenos de interesse químico, com um enfoque no estudo da fisico-química de processos fotoquímicos.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Polo de Xistoquímica (Sala A106) - Rua Hélio de Almeida 40, Cidade Universitária - Ilha da Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21)2590-0990
E-Mail: rsandra@iq.ufrj.br
Home: http://www.xistoquimica.ufrj.br/flumat/index.html
Atividade: Neste laboratório ficam acondicionados os reagentes e é onde são realizadas as sínteses.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Polo de Xistoquímica (Sala B-104) - Rua Hélio de Almeida 40, Cidade Universitária - Ilha da Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21)2590-0990
E-Mail: rsandra@iq.ufrj.br
Home: http://www.xistoquimica.ufrj.br/flumat/index.html
Atividade: Neste laboratório são preparados os fluidos de perfuração e também é medida suas propriedades.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Pólo de Xistoquímica, Instituto de Química
Tel: (21)2590-0990
E-Mail: rsandra@iq.ufrj.br
Home: http://www.xistoquimica.ufrj.br/flumat/index.
Atividade: Pesquisa e desenvolvimento em materiais poliméricos.
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Carlos Farina de Souza
Endereço: Instituto de Física
Tel: 21 39387922
E-Mail: frosa@if.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Nosso grupo investiga as principais manifestações das flutuações quânticas, tais como as Forças de Casimir, o efeito Purcell e a transferência de energia ressonante (RET).
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Jose Carlos Sicoli Seoane
Endereço: Sala J2-26
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: cainho@geologia.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Pesquisa em Sensoriamento Remoto aplicado aos os recursos naturais. Modelagem em 3-D e realidade virtual aplicados aos os recursos naturais. Manutenção do acervo digital de imagens satelitais, modelos digitais de elevação topográficos e batimétricos e fotografia aéreas. Manutenção de acervo analógico de fotografias aéreas.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, salas 603,607,629 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7120
E-Mail: nancicl@iq.ufrj.br;rcorrea@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Fotoquímica
Unidade: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Coordenador: Claudio Miceli de Farias
Endereço: NCE - 2 andar
Tel: (21)3938-3214
E-Mail: claudiofarias@nce.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Pesquisa na area de fusão de dados, Aprendizado de máquina restrito, Internet das Coisas, Robótica
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Não Informado
Endereço: IGEO - CCMN, Departamento de Geografia, sala H1-015 Cidade Universitária - Ilha do Fundão, Rio de Janeiro - RJ
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: ananetto@acd.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Pesquisa fundamental e integrada em Geomorfologia, Hidrologia e Geoecologia, visando o aprimoramento metodológico para avaliação da susceptibilidade de terreno frente a erosão hídrica e movimentos gravitacionais de massa, como suporte à Gestão de Riscos no processo de ordenamento e gestão do território.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências - Departamento de Geologia J0 - 009 - Cidade Universitária, Ilha do Fundão - Rio de Janeiro, RJ
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: gleide@geologia.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: As principais atividades de pesquisas são: modelagem de dados geofísicos e geofísica aplicada às áreas de hidrogeologia, engenharia geotécnica, militares e de segurança, geologia forense, arqueologia, ciências geológicas, prospecção e avaliação de turfeiras, geologia do petróleo, ambiental e geologia econômica.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Fabio Andre Perosi
Endereço: Departamento de Geologia, Bloco J0, Salas 007/015
Tel: (21)3938-9556
E-Mail: lagep@geologia.ufrj.br
Home: http://lagep.geologia.ufrj.br
Atividade: Aquisição, processamento e interpretação de dados de Geofísica e Petrofísica.
RES. CEPG 08/2019
4 Workstations para processamento de dados
5 Desktops
1 Plotter HP DesignJet 500
1 Gamaespectrometro Portatil RS230-BGO
RES. CSCE 06/2021
4 Workstations para processamento de dados
5 Desktops
1 Plotter HP DesignJet 500
1 Gamaespectrometro Portatil RS230-BGO
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Flavia Moraes Lins de Barros
Endereço: Rua Athos da Silveira Ramos, 274, Prédio CCMN, Bloco I, sala 12c, Cidade Universitária, Rio de Janeiro - Brasil CEP. 21.941-916
Tel: (21)99762-8685
E-Mail: flaviamlb@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório de Geografia Marinha e Gestão Costeira Integrada desenvolve desde pesquisas em geomorfologia costeira e submarina até as pesquisas relativas aos padrões de ocupação do litoral, uso dos recursos econômicos e problemas socioambientais. Realizam-se no âmbito do laboratório diversos monitoramentos de praias arenosas, levantamento e mapeamento de dados socioambientais sobre a zona costeira do estado do Rio de Janeiro, pesquisas relacionadas à história ambiental da zona costeira e estudos voltados para a gestão costeira integrada.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Leonardo Fonseca Borghi de Almeida
Endereço: UFRJ - CCMN - IGEO - Departamento de Geologia. Av. Athos da Silveira Ramos, 274, bloco J0, sala 004. CEP 21.941-916 (Cidade Universitária, Ilha do Fundão), Rio de Janeiro, RJ.
Tel: (21)3938-9487
E-Mail: lagesed@geologia.ufrj.br
Home: www.lagesed.geologia.ufrj.br
Atividade: O laboratório destina-se à descrição e amostragem de testemunhos de sondagem em apoio aos projetos desenvolvidos pelo Lagesed, além de aulas práticas de graduação e pós-graduação em Geologia. [Área 50 m2]
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Leonardo Fonseca Borghi de Almeida
Patrick Francisco Fuhr Dal Bó
Endereço: UFRJ - CCMN - IGEO - Departamento de Geologia. Av. Athos da Silveira Ramos, 274, bloco J2, sala 020B. CEP 21.941-916 (Cidade Universitária, Ilha do Fundão), Rio de Janeiro, RJ.
Tel: (21)3939-9486
E-Mail: lagesed@geologia.ufrj.br
Home: www.lagesed.geologia.ufrj.br
Atividade: O laboratório destina-se à análise de estruturas sedimentares de origem microbiana, além de biossedimentos tais como concheiros, coquinas, tufas, travertinos e estromatólitos, em apoio aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Lagesed, além do apoio a aulas práticas de graduação e pós-graduação em Geologia. [Área 30 m2]
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Leonardo Fonseca Borghi de Almeida
Endereço: UFRJ - CCMN - IGEO - Departamento de Geologia. Av. Athos da Silveira Ramos, 274, bloco J1, sala 013. CEP 21.941-916 (Cidade Universitária, Ilha do Fundão), Rio de Janeiro, RJ.
Tel: (21)3938-9486
E-Mail: lagesed@geologia.ufrj.br
Home: www.lagesed.geologia.ufrj.br
Atividade: O laboratório destina-se à análise estratigráfica de bacias sedimentares através da correlação de perfis geofísicos e interpretação sismoestratigráfica em apoio aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Lagesed, além do apoio a aulas práticas de graduação e pós-graduação em Geologia e Geofísica. [Área 82 m2]
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Leonardo Fonseca Borghi de Almeida
Endereço: UFRJ - CCMN - IGEO - Departamento de Geologia. Av. Athos da Silveira Ramos, 274, bloco J1, sala J1-009. CEP 21.941-916 (Cidade Universitária, Ilha do Fundão), Rio de Janeiro, RJ.
Tel: (21)3938-9487
E-Mail: lagesed@geologia.ufrj.br
Home: www.lagesed.geologia.ufrj.br
Atividade: O objetivo do laboratório é o desenvolver estudos geológicos de reservatório envolvendo aspectos biossedimentológicos, petrológicos, petrofísicos, geomecânicos e organossedimentares das sucessões de coquinas e de "microbialitos" da Bacia de Santos (formações Itapema e Barra Velha), as quais se constituem nos reservatórios carbonáticos do intervalo Pré-sal, além do estudo unidades geológicas correlatas e análogas. A finalidade dos estudos é construir um arcabouço de conhecimentos geológicos de reservatórios carbonáticos integrado em modelos geológicos conceituais e estocásticos (probabilísticos) do intervalo Pré-sal a partir da análise de diferentes áreas, além de criar uma rede envolvendo diferentes instituições e pesquisadores, nacionais e internacionais. [Área 62 m2]
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Leonardo Fonseca Borghi de Almeida
Endereço: UFRJ - CCMN - IGEO - Departamento de Geologia. Av. Athos da Silveira Ramos, 274, bloco J1, sala 011. CEP 21.941-916 (Cidade Universitária, Ilha do Fundão), Rio de Janeiro, RJ.
Tel: (21)3938-9487
E-Mail: lagesed@geologia.ufrj.br
Home: www.lagesed.geologia.ufrj.br
Atividade: O laboratório destina-se à análise petrográfica (microscopia óptica) e de rocha digital (microtomografia) em apoio aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Lagesed, além do apoio a aulas práticas de graduação e pós-graduação em Geologia. [Área 74 m2]
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Leonardo Fonseca Borghi de Almeida
Endereço: UFRJ - CCMN - IGEO - Departamento de Geologia. Av. Athos da Silveira Ramos, 274, bloco J1, sala 015. CEP 21.941-916 (Cidade Universitária, Ilha do Fundão), Rio de Janeiro, RJ.
Tel: (21)3938-9487
E-Mail: lagesed@geologia.ufrj.br
Home: www.lagesed.geologia.ufrj.br
Atividade: O laboratório destina-se a ensaios de preparação química e descrição de amostras de sedimentos e rochas sedimentares, descrição e amostragem de testemunhos de sondagem e a análises granulométricas e mineralógicas em apoio aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Lagesed, além do apoio a aulas práticas de graduação e pós-graduação em Geologia. [Área 82 m2]
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, S/009/011 - Cidade Universitária
Tel: (21)9973-1823
E-Mail: antoniotguerra@gmail.com
Home: www.lagesolos.ufrj.br
Atividade: O LAGESOLOS atua em pesquisas relacionadas à Geomorfologia, principalmente erosão dos solos e movimentos de massa. Além disso, tem atuado também em temas relacionados à geodiversidade, geoturismo e geoconservação, em várias partes do território nacional.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Jorge Xavier da Silva
Endereço: Instituto de Geociências - CCMN, Bloco I Sala 001/003/005 - Departamento de Geografia
Tel: (21)3938-9941
E-Mail: xavier.lageop@gmail.com
Home: http://www.lageop.ufrj.br
Atividade: O LAGEOP/UFRJ desenvolve há mais de uma década, em parceria com o LGA/UFRRJ, dois programas: o Programa VISTA/SAGA/UFRJ. composto por 03 módulos, que são: Assinatura, Monitoria e Avaliação. Associáveis a outros programas como Potencial de Interação e Polígono de Voronoi. O segundo módulo é o Progama VICON/SAGA/UFRJ que se destina a armazenamento e a recuperação de informação ambiental. Com grande capacidade de abrigo a diferentes tipos de investigações ambientais destinadas por Geoprocessamento (mais de 500 projetos inscritos). Esse programa o uso da rede, recebendo e transmitindo dados através de" smartphones" (android). Esse Programa VICON/SAGA/UFRJ permite associação de outros registros (mapas, números e textos) por ser associável a imagens de sensoriamento remoto e ao programa de tratamento de dados como o EXCEL, para trabalhos de números e textos. Acesse a página do LAGEOP: www. lageop.ufrj.br
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Joao Graciano Mendonca Filho
Endereço: Bloco J-01, departamento de Geologia, Instituto de Geociências
Tel: (21)3938-9480
E-Mail: graciano@geologia.ufrj.br
Home: www.geologia.ufrj.br
Atividade: Desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de Geoquímica do Petróleo e Geoquímica Orgânica Ambiental.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: LADETEC - Av. Horácio Macedo, 1281 - Polo de Química - Bloco C - Cidade Universitária Ilha da Cidade Universitária - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 21941-598
Tel: (21)3938-3785
E-Mail: debora@iq.ufrj.br
Home: https://lagoa.iq.ufrj.br/
Atividade: Laboratório onde trabalhamos principalmente com geoquímica orgânica molecular de petróleo, de rochas, biogeoquímica, química ambiental e bio-óleos. Preparo das amostras por técnicas cromatográficas como a cromatografia líquida e análise por outras técnicas como a cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas e a espectrometria de massas de alta resolução. São dois laboratórios, um de preparação de amostra com áreas físicas de 98,60 m2 e outro com 158.55 m2. Linhas de Pesquisa: Biomarcadores de petróleo; Estratigrafia molecular; Paleodinâmica de bacias sedimentares; Estudos de Sistemas Petrolíferos; Prospecção de petróleo; Explotação (produção) de petróleo; Poluição Ambiental; Tratamento de rejeitos, efluentes e emissões; Pesticidas e demais resíduos no ambiente; Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs); Qualidade de ambientes externos (QAE); e Qualidade do ar de interiores (QAI).
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Não Informado
Endereço: IGEO-PPGG - sala I 025/027 - Departamento de Geografia, CCMN - Cidade Universitária, Ilha do Fundão - Rio de Janeiro, RJ
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: anabicalho@ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O LAGET desenvolve trabalhos de investigação científica na área da Geografia Humana e Regional seguindo três linhas de pesquisa: 1) Espaço e Dinâmica Urbano-regional; 2) Espaço Rural, Governança e Dinâmica socioambiental e 3) Gestão Territorial e Gestão Ambiental. As pesquisas abrangem interpretações econômicas, culturais e políticas, gestão ambiental e governança na abordagem de dinâmicas territoriais. Integra pesquisadores e discentes, atua em cooperação institucional em diversos projetos de pesquisa.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, Departamento de Química Analítica, salas 501, 502, 503, 504, 505 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7866
E-Mail: dqa@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Aulas experimentais das disciplinas de ensino de graduação oferecidas pelo Departamento de Química Analítica.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Magaly Girão Albuquerque
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, Departamento de Química Orgânica, Sala 614A - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7142
E-Mail: chefe-dqo@iq.ufrj.br
Home: https://www.iq.ufrj.br/departamentos/
Atividade: Laboratório de ensino de graduação. Aulas experimentais das disciplinas de ensino de graduação oferecidas pelo Departamento de Química Orgânica.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Magaly Girão Albuquerque
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, Departamento de Química Orgânica, Sala 619 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7142
E-Mail: chefe-dqo@iq.ufrj.br
Home: https://www.iq.ufrj.br/departamentos/
Atividade: Laboratório de ensino de graduação. Aulas experimentais das disciplinas de ensino de graduação oferecidas pelo Departamento de Química Orgânica.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Magaly Girão Albuquerque
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, Departamento de Química Orgânica, Sala 620 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7142
E-Mail: chefe-dqo@iq.ufrj.br
Home: https://www.iq.ufrj.br/departamentos/
Atividade: Laboratório de ensino de graduação. Aulas experimentais das disciplinas de ensino de graduação oferecidas pelo Departamento de Química Orgânica.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Magaly Girão Albuquerque
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, Departamento de Química Orgânica, Sala 623 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7142
E-Mail: chefe-dqo@iq.ufrj.br
Home: https://www.iq.ufrj.br/departamentos/
Atividade: Laboratório de ensino de graduação. Aulas experimentais das disciplinas de ensino de graduação oferecidas pelo Departamento de Química Orgânica.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Magaly Girão Albuquerque
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, Departamento de Química Orgânica, Sala 619 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7142
E-Mail: chefe-dqo@iq.ufrj.br
Home: https://www.iq.ufrj.br/departamentos/
Atividade: Laboratório de ensino de graduação. Aulas experimentais das disciplinas de ensino de graduação oferecidas pelo Departamento de Química Orgânica.
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Marcelo Byrro Ribeiro
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 319-3
Tel: (21)3839-7482
E-Mail: mbr@if.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Cosmologia relativística e observacional. Propulsão superluminal na relatividade geral. Econofísica da distribuição de renda.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Gerson Cardoso da Silva Junior
Endereço: Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, IGEO - Bl. J s/J0-5 - Cidade Universitária
Tel: (21)3838-9464
E-Mail: gerson@acd.ufrj.br
Home: http://www.geologia.ufrj.br/index.php?module=pagemaster&PAGE_user_op=view_page&PAGE_id=9&MMN_position=10:10
Atividade: Pesquisas na área de Hidrogeologia, incluindo os seguintes projetos no último decênio, dentre outros: - 2016 - Atual: Estudo Hidrogeológico e Modelagem Numérica de Fluxo do Aquífero Cretáceo Urucuia: Balanço Hídrico e Estimativa de Recursos Explotáveis. (AIBA/Prodeagro-BA); - 2015 - Atual: Processos Hidrogeoquímicos no Sistema Aquífero Tikuna (Fm. Alter do Chão-Amazônia): recarga, circulação de água e origem da salinidade. (ANP/Petrobras); - 2012 - Atual: Avaliação das disponibilidades hídricas subterrâneas e impactos do clima na porção emersa da Bacia de Campos / RJ - Brasil utilizando técnicas e metodologias inovadoras (CNPq; CAPES) - 2013 - 2015: Water4Coasts: Evaluating hydraulic barriers for reducing and controlling saltwater intrusion in a changing climate. (Serv. Geól. Dinamarca); - 2011 - 2015: Groundwater and wetlands in Ibero-America. (IGCP 624-UNESCO); - 2010 - 2014: Avaliação hidrogeológica da Formação Emborê na porção emersa da Bacia Sedimentar de Campos visando o descarte de água de produção de petróleo. (ANP/Petrobras); - 2010 - 2013: Monitoramento e modelagem hidrogeoquímica de aquíferos do litoral Leste do Estado do Rio de Janeiro: Projeto Hidroq-Rio. (CNPq); - 2008 - 2010: Aquíferos Sedimentares da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Estado do Rio de Janeiro) - Caracterização Estratigráfica Aplicada à Avaliação do Potencial Hídrico. (CNPq); - 2006 - 2008: Caracterização de aquíferos fraturados no Noroeste Fluminense e elaboração de metodologia para estimativa de sua vulnerabilidade; - 2005 - 2010: Integrated management of coastal aquifers in Iberian America. (IGCP- 520 UNESCO/IGCP); - 2003 - 2009: Planejamento conservacionista das terras e modelagem preditiva de sistemas aquíferos do cristalino para a recarga hídrica em bacias hidrográficas de relevo acidentado - FUNARBE/Embrapa Solos/UFBA/SRH-BA/AIBA/APDC - PRODETAB 087-02/01 (set 03 a set 06).
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Hugo Abi Karam
Endereço: Laboratório de Hidrometeorologia Experimental (LHYDEX), Meteorologia/IGEO/CCMN/UFRJ (Sala H2-013). Rua Athos da Silveira Ramos, 274, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro - RJ, Brasil. CEP: 21941-916
Tel: (21)3938-9540
E-Mail: hugo@igeo.ufrj.br
Home: https://sites.google.com/a/igeo.ufrj.br/lhydex/
Atividade: O Laboratório de Hidrometeorologia Experimental (LHYDEX) promove pesquisas em Ciências Atmosférica com enfoque em Hidrometeorologia e áreas afins, como análise de riscos naturais (deslizamentos de terra e enchentes). Oferece facilidades computacionais e instrumentais aos estudantes e pesquisadores, permitindo a realização de pesquisas científicas, monitoramento atmosférico e medições in loco, análise e visualização científica do comportamento das variáveis atmosféricas, principalmente daquelas associadas aos ramos atmosférico e superficial do ciclo da água planetário. Entre as pesquisas que se destacam tem-se as pesquisas e investigações sobre: 1) a precipitação atmosférica a partir da utilização de dados de radar meteorológico, assimilação de dados, análise integrada de imagens de satélite e de estações meteorológicas de superfície e radar, assimilação de dados em modelos atmosféricos e hidrológicos, 2) a formação e desenvolvimento da Camada Limite Urbana e das Ilhas de Calor Urbanas, 3) modelagem de riscos naturais associados ao ciclo da água como enchentes, deslizamentos de encosta, descargas elétricas na atmosfera, epidemias de Dengue, 4) previsão de tempo de curtíssimo prazo, minutos a horas (nowcasting), particularmente para prognóstico do deslocamento de tempestades e aguaceiros associados à nuvens estratiformes e convectivas, em terreno complexo, associadas à chuvas intensas ou persistentes que possam acumular grande quantidade de água no solo e superfície, 2) física de nuvens e precipitações e sua medição, 5) modelos integrados atmosféricos, hidrológicos e de análise de risco natural e geofísico, 6) utilização do radar meteorológico como sistema de medição. O laboratório também promove a divulgação científica e a inovação tecnológica, propondo novos sensores de medição. Além disso, investiga riscos associados às epidemias de doenças infecciosas tropicais, com modelos numéricos e análise estatística. Estimula a criação e desenvolvimento contínuo de softwares para previsão de tempo de alta resolução espaço-temporal, análise de impactos ambientais e de riscos naturais. Provê facilidades e um ambiente acadêmico colaborativo e participativo no qual, estudantes da graduação, pós-graduação e pesquisadores podem desenvolver suas pesquisas e estudos de forma tranquila e satisfatória, em prol da formação integral de pessoal técnico-científico em diferentes níveis. O laboratório é também um ambiente propício à interação acadêmica e universitária, com pesquisas colaborativas de âmbito nacional e internacional. Responsável por termos de intensão para cooperação internacional (por exemplo, com Universidad Alas Peruanas UAP, Huancayo, Perú) e participação em projetos de pesquisa com apoio internacional (por exemplo, Fundo Newton/Conselho Britânico, University of Conventry, UK)
Unidade: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Coordenador: Maria Leticia Galluzzi Bizzo Marques
Endereço: Av. Athos da Silveira Ramos, 274 Prédio do CCMN - Cidade Universitária Ilha do Fundão - Rio de Janeiro, Brasil CEP:21941-916
Tel: (21)3938-3202
E-Mail: galluzzi@nce.ufrj.br
Home: http://laboratoriohipatia.nce.ufrj.br/
Atividade: Ensino, Pesquisa e Extensão dedicados ao estudo da História da Ciência para análise do pensamento e prática científica como fenômenos sociológicos históricos. Ensino, Pesquisa e Extensão aplicando as Humanidades à produção e compreensão da Tecnologia. Ensino, Pesquisa e Extensão de soluções (aplicativos, sistemas, games, dispositivos eletrônicos, bancos de dados, hardware, por exemplo) de desenvolvimento simples e econômico mediante problem-based learning no qual o discente em cada etapa é estimulado a trazer por si soluções a situações reais que maximizem, com baixo custo, criatividade e eficiência, avanços e boas práticas em processos e procedimentos institucionais.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A - sala 628 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7001
E-Mail: cassia@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: O laboratório atua no estudos de fotofragmentação molecular utilizando-se as técnicas de perda de energia de elétrons e tempo de vôo com luz síncrotron, espectroscopia de fotoelétrons (ups e xps) para sistemas moleculares com aplicações tecnológicas, espectroscopia de perda de energia de elétrons para átomos e moléculas de interesse científico e tecnológico, formação e reatividade de carbocátions sobre sólidos ácidos.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A , Departamento Fisico-Química, sala 406 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7561
E-Mail: gerson@iq.ufrj.br;grazielisimoes@yahoo.com.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Nosso grupo é experimental e atuamos na área de espectroscopia atômica e molecular. Nossas linhas de pesquisa englobam: Excitação Eletrônica de Átomos e Moléculas por Impacto de Fótons e Elétrons; Fotoionização e fragmentação iônica de moléculas utilizando feiixes de elétrons e a luz síncrotron; Excitação eletrônica e danos causados em biomoléculas por radiações ionizantes; Espectroscopia perda de energia de elétrons; Estudo de aminoácidos e proteínas contendo enxofre empregando as técnicas de NEXAFS, XPS e Fluorescência de Raios-X.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, H1 - 004 - Cidade Universitária
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: alfredo@ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Atendimento a alunos de graduação.
Unidade: Observatório do Valongo
Coordenador: Helio Jaques Rocha Pinto
Endereço: Observatório do Valongo
Tel: (21)2263-0685
E-Mail: ov@astro.ufrj.br
Home: www.ov.ufrj.br
Atividade: Apoio às aulas de graduação e pós-graduação
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A , sala 426 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7184
E-Mail: hluna@if.ufrj.br
Home: if.ufrj.br/~ligadm
Atividade: Não Informado
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Carlos Eduardo Rodrigues de Paula
Maiara Oliveira Salles
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, salas 512 e 514 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7492
E-Mail: maiara@iq.ufrj.br
Home: https://labitan.iq.ufrj.br/
Atividade: Desenvolvimento de métodos analíticos focados na resolução de problemas críticos para a sociedade. As principais áreas de atuação do grupo são: preparo de amostras, métodos de separação cromatográficos, instrumentação analítica, educação, recuperação hidrometalúrgica de elementos estratégicos de resíduos tecnológicos e matrizes minerais, eletroanalítica, forense, isolamento e caracterização de substâncias naturais por cromatografia e técnicas afins.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Elis Cristina Araujo Eleutherio
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 547 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7735
E-Mail: eliscael@iq.ufrj.br
Home: https://www.laboratoriolife.com/
Atividade: Metabolismo e Bioenergética, Biologia Molecular e Radicais Livres, com ênfase na resposta apresentada pela levedura Saccharomyces cerevisiae às várias condições de estresse, ambientais e industriais. Em nossos estudos são enfatizados fatores que levam à adaptação celular aos estresses e sua relação com a longevidade celular, visando o direcionamento dos conhecimentos obtidos à área aplicada e à busca de novas tecnologias.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Ismar de Souza Carvalho
Endereço: IGEO - Depart. de Geologia - Sala J2-027
Tel: (21)3938-9464
E-Mail: ismar@geologia.ufrj.br
Home: www.geologia.ufrj.br
Atividade: Curadoria das coleções científicas de fósseis de invertebrados e vegetais com acervo das bacias sedimentares brasileiras. Fósseis do Paleozoico, Mesozoico e Cenozoico. Acervo comparativo para descrições científicas e de uso de popularização e difusão da Paleontologia.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Ismar de Souza Carvalho
Endereço: IGEO - Dep. de Geologia - Salas J2-005 e J2-025
Tel: (21)3938-9464
E-Mail: ismar@geologia.ufrj.br
Home: www.geologia.ufrj.br
Atividade: Curadoria das coleções de vertebrados fósseis e icnofósseis com acervo das bacias sedimentares brasileiras. Fósseis e icnofósseis do Paleozoico, Mesozoico e Cenozoico. Acervo comparativo para descrições científicas e de uso de popularização e difusão da Paleontologia.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Lilian Paglarelli Bergqvist
Endereço: Av. Athos da Silveira Ramos 274, Prédio CCMN, Bl. J, sala J2 007
Tel: (21)3938-9465
E-Mail: bergqvist@geologia.ufrj.br
Home: www.geologia.ufrj.br
Atividade: Pesquisa científica e atividades de divulgação científica relativa a vertebrados fósseis
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Mohammed El Massalami
Endereço: Instituto do Fisica
Tel: (21)2562-7704
E-Mail: massalam@if.ufrj.br
Home: http://www.if.ufrj.br/laboratorios/lms/
Atividade: Nossas principais áreas de pesquisa incluem ((i) a busca por novos supercondutores, (ii) investigação da interação entre magnetismo e supercondutividade, (iii) caracterização da supercondutividade nos compostos que não apresentam centro da inversão mas com forte acoplamento anisotrópico spin-órbita, (iv) investigação do processo de relaxamento nos sistemas magnéticos de baixa dimensionalidade, (v) estudar a influencia do processo de salto de alcance variável nas propriedades das perovskitas baseades em Fe, (vi) investigação da evolução da magnetoresistividade em intermetálicos, dependente de temperatura ou pressão, e finalmente, (vii) magnetismo aplicado (tal como investigação das propriedades anisotrópicas magneticas do aço inox duplex e investigação das propriedades físicas das escalas de tubulação de plantas de produção de óleo).
Unidade: Instituto de Matemática
Coordenador: Paulo Goldfeld
Flávio Dickstein
Endereço: Centro de Tecnologia, bloco C, sala C-118, mezanino
Tel: (21)3938-7505
E-Mail: goldfeld@matematica.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: São três as principais linhas de pesquisa desenvolvidas: (1) Ajuste ao Hisórico; (2) Desenvolvimento de solvers lineares iterativos para ambientes paralelos; (3) Modelagem e simulação numérica da dinâmica das formações salíferas.
Unidade: Instituto de Matemática
Coordenador: Mario Moreira Carvalho de Oliveira
Endereço: Ligação ABC 110 CT
Tel: (21)3938-7510
E-Mail: mario@labma.ufrj.bro
Home: www.labma.ufrj.br
Atividade: Projeto de Pesquisa-Resumo Construção de Tábuas Biométricas Brasileiras As Tábuas BR-EMS Considerando apenas os indicadores da primeira década do presente século, observamos que os segmentos de seguros de pessoas e de previdência do mercado brasileiro expandiram-se aceleradamente. As seguradoras operantes no Brasil para precificar os seguros de vida e os seus planos de previdência, utilizavam a série de tábuas Annuity Table (AT) e outras similares, que são referenciadas na expectativa de vida dos norte-americanos. Como consequência de diversas iniciativas do Governo brasileiro em conjunto com as empresas de seguro, a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida - FenaPrevi - contratou a UFRJ, através do Laboratório de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro - LabMA/UFRJ - a construção de tábuas de vida para o mercado segurador brasileiro. Todo o processo, desde seu início, foi coordenado pela Comissão Atuarial da FenaPrevi, com a regulamentação final pela SUSEP - Superintendência de Seguros Privados, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda. Tendo por base o histórico de mortalidade e sobrevivência dos segurados brasileiros, as tábuas construídas pelo LabMA/UFRJ são um marco na história do mercado de seguros nacional por serem as primeiras genuinamente brasileiras. A equipe trabalhou na depuração de milhões de registros, referentes, inicialmente, aos anos de 2004, 2005 e 2006 e, posteriormente, aos anos de 2007 a 2012. Os milhões de registros das 23 empresas seguradoras continham informações sobre o ingresso e a saída de indivíduos dos contratos com CPF, sexo e data de nascimento, discriminados por ano, cobertura e plano. Por convênio oficial da UFRJ com o Ministério da Previdência Social foi possível o cruzamento dos dados das seguradoras com os dados do Cadastro Nacional de Informações (CNIS) e do Sistema de Controle de Óbitos (SISOBI), operados pela Dataprev. Isso foi determinante para o sucesso do projeto, pois aumentou substancialmente o número de óbitos da base, corrigindo os sub-registros. A tábua, denominada Experiência do Mercado Segurador Brasileiro, BR-EMS, consiste em quatro variantes abrangendo as coberturas de sobrevivência e mortalidade, masculina e feminina. As variantes foram denominadas BR-EMSsb-v.2010-m, BR-EMSsb-v.2010-f, BR-EMSmt-v.2010-m e BR-EMSmt-v.2010-f, onde "sb" denota a cobertura de sobrevivência, "mt" mortalidade, "m" masculino" e "f" feminino. A SUSEP adotou as tábuas BR-EMS como tábuas padrão (standard) para o mercado segurador brasileiro (Circ. SUSEP nº 402 de 18.03.2010) e renovou a validade em maio de 2015, por mais 5 anos (Circ. SUSEP nº - 515, de 03/07/2015 ). As Tábuas são adotadas pelas seguradoras operando no Brasil, e são utilizadas pela SUSEP para acompanhar e fiscalizar o mercado segurador nacional. O novo padrão de referência sinalizado pelas tábuas BR-EMS trará mais eficiência à indústria de vida e previdência brasileira. Com as novas tábuas o mercado nacional ganha uma ferramenta que, com as atualizações periódicas, contribuirá para promover o equilíbrio das operações, mitigando os riscos de longevidade e preservando a solvência do sistema. Outra Circular SUSEP Nº410, publicada no DO de 23 de dezembro de 2010 "institui o teste de adequação de passivos (TAP) para fins de elaboração das demonstrações financeiras e define regras e procedimentos para sua realização, a serem observados pelas sociedades seguradoras, entidades abertas de previdência complementar e resseguradores locais". Dentre as regras estabelecidas para o cálculo atuarial das estimativas correntes dos fluxos de caixa que deverão ser fornecidas para a efetiva implementação do teste está a obrigação de se utilizar as tábuas BR-EMS elaboradas pelo LabMA/UFRJ. Vale salientar que este teste de adequação de passivos representa um grande avanço no desenvolvimento do mercado segurador brasileiro, haja vista que aparecerá explicitamente nos balanços patrimoniais das companhias trazendo maior transparência para os participantes dos planos de previdência e produtos de seguro, para consumidores em potencial, para os acionistas das companhias e para o órgão supervisor, a SUSEP, que através deste e de outros mecanismos poderá realizar uma supervisão de melhor qualidade. As Tábuas de Entrada em Invalidez O setor de seguros conta hoje com a BR-EMS, que substituiu padrões de referência norte-americanos para modelagem e precificação de seguros de vida e planos de previdência privada no nosso país. Para seguros com cobertura de invalidez ainda não existe algo comparável no mercado, obrigando os atuários a utilizarem de tábuas construídas a partir do acompanhamento de populações estrangeiras, ou de experiências defasadas no tempo. A Tábua de Aposentadoria por Entrada em Invalidez Álvaro Vindas, elaborada com dados da Costa Rica, no ano de 1957, que, de acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados n° 201, de 2008 (Brasil, 2008), é utilizada como limite mínimo para as probabilidades de entrada em aposentadoria por invalidez pela legislação referente aos planos de previdência complementar é um exemplo de tábuas construídas a partir do acompanhamento de populações estrangeiras e defasadas no tempo. Outro exemplo é a IAPB - 57, elaborada em 1957 pelo extinto Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários - IAPB. O LabMA/UFRJ está construindo as Tábuas de entrada em invalidez para o mercado segurador brasileiro. Estas serão entregues à SUSEP, bem como a inédita Tábua de mortalidade de inválidos. Equipe do Instituto de Matemática no Projeto Prof. Mário de Oliveira(Coordenador)-UFRJ- PhD, University of Warwick, Inglaterra Prof. Milton Ramirez – UFRJ – Doutor COPPE/UFRJ, Brasil Prof. Bruno Costa – UFRJ – PhD, Indiana University, USA Prof. Thais Fonseca – UFRJ – PhD, University of Warwick, Inglaterra Prof. Nelson Maculan Filho - UFRJ – Doutor COPPE/UFRJ, Brasil Prof. Rafael Borges – UERJ – Doutor IM/UFRJ, Brasil Estudantes Bolsistas
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Bruno Coelho Cesar Mota
Endereço: Sala 628A - Mezanino
Tel: (21)3938-7732
E-Mail: bruno@if.ufrj.br
Home: ml42.blogspot.com
Atividade: Usamos métodos advindos da física teórica e matemática aplicada para criar modelos e simulações de morfologia e desenvolvimento cerebral; coletamos e fixamos cérebros de mamíferos (com enfase em cetáceos), e analisamos sua morfologia e composição histológica
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Alexandre Guedes Torres
Rafael Garrett da Costa
Endereço: AV. HORÁCIO MACEDO, 1281, Sl. 245, POLO DE QUÍMICA, BLOCO C-LADETEC, IQ-UFRJ
Tel: (21)3938-3743
E-Mail: rafael_garrett@iq.ufrj.br
Home: https://www.ladetec.iq.ufrj.br/labmeta/
Atividade: O Laboratório de Metabolômica (LABMETA), coordenado pelo Prof. Rafael Garrett, é um laboratório do Instituto de Química e associado ao LADETEC-IQ/UFRJ. Tem como foco principal a análise metabolômica de diferentes matrizes biológicas utilizando a cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas de alta resolução. O laboratório emprega diferentes ferramentas de quimio- e bioinformática e análise multivariada de dados. O laboratório abrange conhecimentos de diferentes áreas da ciência, reunindo profissionais de diferentes perfis.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Gutemberg Borges Franca
Endereço: H2 Depto de Meteorologia
Tel: (21)3938-9523
E-Mail: gutemberg@lma.ufrj.br
Home: www.lma.ufrj.br
Atividade: O Laboratório de Meteorologia Aplicada (LMA) é um laboratório multidisciplinar de Pesquisa & Desenvolvimento do Departamento de Meteorologia, situado no Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O início de suas atividades se deu em 2004 , então vem desenvolvendo atividades aplicadas à Meteorologia, Oceanografia por Satélites e Meio Ambiente, prioritariamente para os seguintes setores da sociedade: a) Formação de Pessoal, através dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Meteorologia; b) Militar, com desenvolvimento continuado de projetos com a Aeronáutica (previsão de curto-prazo); c) Elétrico, via projetos de P&D da ANEEL para diversas Empresas concessionárias e d) Petrolífero, com estabelecimento de convênios entre a ANP e a Petrobras.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Ana Cristina Pinto de Almeida Palmeira
Endereço: Rua Athos da Silveira Ramos, 274. Bloco H. Sala H2-005. Cidade Universitária. Rio de Janeiro-RJ. CEP: 21941-916.
Tel: (21)3938-9531
E-Mail: anactn@gmail.com
Home: https://sites.google.com/view/ladsin/p%C3%A1gina-inicial?authuser=2
Atividade: Meteorologia Marítima; Tratamento de dados meteorológicos e oceanográficos; Modelagem regional atmosférica; Modelagem de ondas; Análise de dados em diferentes escalas espaciais e temporais, aplicadas ao tempo.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Rodrigo Volcan de Almeida
Marcia Regina Soares da Silva
Bianca Cruz Neves
Endereço: Av. Athos da Silveira Ramos, 149 - Centro de Tecnologia - Bloco A - 5º andar, salas 537 e 541
Tel: (21)3938-7355
E-Mail: volcan@iq.ufrj.br
Home: https://www.iq.ufrj.br/laboratorios/lammp/
Atividade: Criado em 2007 no Instituto de Química, trabalha com diversos aspectos da Microbiologia Molecular: 1) engenharia metabólica de microrganismos para a produção de produtos de interesse tecnológico (biossurfactantes, 1,3-propanodiol, ácido 3-hidroxipropiônico) e expressão heteróloga de proteínas; 2) genômica comparativa, sistemas de secreção de proteínas em bactérias Gram-negativas e sua interface funcional (com microflora e hospedeiros eucarióticos); 3) proteômica aplicada à fitorremediação.
RES. CSCE 06/2021
CFX96 Real-Time PCR Detection Systems platform
NanoDrop® 2000
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Aristoteles de Moraes Rios Netto
Endereço: CCMN - Av. Athos da Silveira Ramos, 274, sala J2-014/016, Cidade Universitária, Ilha do Fundão CEP 21.941-916 Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21)3938-9506
E-Mail: rios.netto@geologia.ufrj.br
Home: https://igeo.ufrj.br/
Atividade: Estudos bioestratigráficos, paleoecológicos, paleoceanográficos e paleoclimáticos baseados em microfósseis, integrados com diversas ferramentas geológicas como Sedimentologia, Geofísica e Geoquímica. Essas pesquisas são desenvolvidas em sedimentos de diversas idades, visando o estabelecimento de biozoneamentos e modelos de evolução paleoambiental que permitam a compreensão do registro sedimentar das diversas bacias brasileiras.
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Fabricio Frizera Borghi
Benjamin Rache Salles
Mercedes Arana
Endereço: Não Informado
Tel: (21)3938-7941
E-Mail: benjamin@if.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Micrroprocessamento / Litografia
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Mauricio Pamplona Pires
Fabricio Frizera Borghi
Endereço: A-437 CT, Instituto de Física
Tel: (21)3938-7321
E-Mail: pires@if.ufrj.br
Home: www.if.ufrj.br
Atividade: Medidas AFM de pontos quânticos semicondutores
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Não Informado
Endereço: Departamento de Geologia, IGEO
Tel: (21)2598-9479
E-Mail: labsonda@geologia.ufrj.br
Home: não
Atividade: Análises químicas e mineralógicas
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Magaly Girão Albuquerque
Camilo Henrique da Silva Lima
Endereço: Centro de Tecnologia - Bloco A - Sala 609 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7132
E-Mail: magaly@iq.ufrj.br
Home: https://www.iq.ufrj.br/laboratorios/labmmol/
Atividade: Grupo de pesquisa cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) no Brasil do CNPq: Modelagem Molecular de Fármacos (ModMolFar) dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8458747691223996; LABORATÓRIO DE MODELAGEM MOLECULAR (LabMMol); http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7887908584965367; https://labmmol.iq.ufrj.br/
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala J2-20, Departamento de Geologia, Instituto de Geociências, CCMN
Tel: (21)3938-9434
E-Mail: doloreswanderley@outlook.com
Home: Não Informado
Atividade: Preparação de lâminas de nanofósseis calcários; Leitura de lâminas ao microscópio petrográfico. Confecção de teses e dissertações.
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Vitoria Maria Tupinamba Souza Barthem
Endereço: Departamento de Física dos Sólidos , Instituto de Física
Tel: (21)3938-7707
E-Mail: vitoria@if.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: As pesquisa versam entre outros sobre: materiais magnéticos duros, materiais para a spintrônica e materiais com efeitos magneto calóricos. A pesquisa vai desde a otimização de materiais até a busca por novos efeitos físicos para governar os processos de magnetização. Os equipamentos Sputtering e PLD permitem a elaboração de filmes nanométricos e nano-objetos. Para as análises magnéticas temos uma montagem magneto ótica em campo pulsado e, até 12/2019, um VSM/SQUID, com B<7T e 4.2K
Unidade: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Luiz Paulo de Freitas Assad
Ana Cristina Pinto de Almeida Palmeira
Mauro Cirano
Endereço: Instituto de Geociências
Tel: (21)3938-9543
E-Mail: mauro.cirano@igeo.ufrj.br
Home: sem home page
Atividade: - Análise e processamento de dados meteo-oceanográficos - Modelagem numérica da atmosfera e do oceano
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Gabriela Barreto Lemos
Gabriel Horacio Aguilar
Endereço: Sala 445 e 447, Bloco A, Centro de Tecnologia (CT), Cidade Universitaria, Ilha de Fundão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: gabo@if.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Realizamos experimentos para testar aspectos fundamentais da mecanica quântica. Trabalhamos principalmente com fotónica. Em particular, com pares de fótons produzidos na conversão paramétrica descendente. Nosso principal objetivo é utilizar experimentos para entender certos aspectos não triviais da mecânica quântica. Também temos como objetivo criar tecnologias, tais como sistemas criptograficos quânticos, que garantam segurança nas comunicações futuras.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Joao Graciano Mendonca Filho
Endereço: Bloco J-01, Departamento de Geologia, Instituto de Geociências
Tel: (21)3938-9480
E-Mail: lafo@lafo.geologia.ufrj.br
Home: www.lafo.geologia.ufrj.br
Atividade: Desenvolvimento de projetos de pesquisas na área de palinofácies e fácies orgânica.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Claudia Gutterres Vilela
Marcia Aguiar de Barros de Assumpcao
Ortrud Monika Barth Schatzmayr
Endereço: Av. Athos da Silveira Ramos, 274, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia, Bloco J, Sala J2-19
Tel: (21)3938-9484
E-Mail: labpalinologia@yahoo.com
Home: não tem
Atividade: O Laboratório de Palinologia tem atuado em diversas modalidades da Palinologia, incluindo Palinotaxonomia e Morfologia Polínica; Aeropalinologia; Melissopalinologia; Palinologia do Meio Ambiente; Palinologia do Quaternário e Arqueopalinologia. Estas linhas de pesquisa encontram-se em atividade, formando pessoal qualificado ao nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado. As publicações abrangendo as referidas linhas de pesquisa podem ser consultadas nos currículos Lattes da equipe.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, S/10 - Cidade Universitária
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: nelsonff@acd.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Ciências Matemáticas e Natureza - Bl.J06/J010 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-9481
E-Mail: hpolivanov@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O conjunto de laboratórios está capacitado a realizar a completa identificação de solos da classe pedológica no campo e determinar seus atributos químicos, físicos e mineralógicos em laboratório utilizando-se de diferentes técnicas analíticas. Estes estudos se aplicam às investigações relativas à contaminação ambiental, aos problemas de erosão, à caracterização de solos para fins de engenharia e à cartografia geoambiental.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, 622 - Bloco A
Tel: (21)3938-7135
E-Mail: garden@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Laboratório de apoio analítico de pesquisas em química orgânica
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Av. Horácio Macedo, 1281 - Polo de Química - Bloco C , Ala II, piso 2, Laboratório sala 328 - Cidade Universitária Ilha da Cidade Universitária - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 21941-598
Tel: (21)3938-3719
E-Mail: viciussardela@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: O Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (LPDI) possui como principal vertente o desenvolvimento de métodos analíticos e soluções inovadoras na pesquisa do estudo de metabolismo de fármacos, detecção de biomarcadores em doenças neurogenerativas e à apliacação no controle de dopagem.
Unidade: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Coordenador: José Antonio dos Santos Borges
Endereço: Instituto Tércio Pacitti
Tel: (21)3938-3339
E-Mail: antonio2@nce.ufrj.br
Home: http://intervox.nce.ufrj.br
Atividade: Pesquisa e Desenvolvimento de Softwares de Tecnologia Assistiva.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Guilherme Hissa Villas Boas
Endereço: CCMN - Bloco I - Sala 24
Tel: 21 2590-1880
E-Mail: lemas@igeo.ufrj.br
Home: https://lemas.igeo.ufrj.br/
Atividade: O LEMAS, criado em 2021, está vinculado ao Departamento de Geografia, do Instituto de Geociências, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhando a partir da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, o grupo busca promover o debate acerca das relações entre os grupos sociais e os recursos naturais de seu território. Atuando na interface sociedade e natureza, o grupo utiliza abordagens interdisciplinares para levantar e compreender as diferentes estratégias de conservação ambiental e as respostas nos sistemas naturais. A geografia se configura então, neste caso, como o ponto de encontro de diferentes fundamentações teóricas, abordagens metodológicas, unindo, portanto as ciências da natureza às ciências humanas.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Av. Horácio Macedo, 1281 - Polo de Química - Bloco C - Cidade Universitária Ilha da Cidade Universitária - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 21941-598
Tel: (21)3938-3726
E-Mail: monicapadilha@iq.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: LABORATÓRIO DE PESQUISA EM AGENTES ANABÓLICOS - LAPAA é um laboratório dedicado à pesquisa e desenvolvimento em temas envolvendo agentes anabólicos. Atua em estratégias de transformação molecular para elucidação estrutural e estudo do metabolismo de agentes anabólicos. além da busca de biomarcadores para doenças endócrinas.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Eduardo Maia
Endereço: Av. Athos da Silveira Ramos, 274 Bloco H sala H001, Departamento de Geografia - IGEO
Tel: (21)8705-6024
E-Mail: ejpmaia@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório realiza um conjunto de pesquisa sobre o conhecimento da área da geografia e educação. Dedicamos atenção a Geografia escolar, Geografia da Educação, Educação Geográfica e Educação. Ainda contamos com pesquisas que buscam compreender o processo de escolarização da Geografia, a sua institucionalização e como o saber geográfico se constitui e se constitui desde o Século XIX. O laboratório tem articulação com o Complexo de Formação de Professores da UFRJ que em parceria atua na proposição de políticas públicas formação de professores, em âmbito geral. E particular se concentra em propostas para formação dos professores de Geografia na perspectiva da geografia e educação antirracista.
Unidade: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Coordenador: Jose Fabio Marinho de Araujo
Henrique Serdeira
Endereço: E-1039
Tel: (21)3938-3164
E-Mail: labbci@nce.ufrj.br
Home: https://sites.google.com/a/nce.ufrj.br/labbci/
Atividade: Nos últimos anos, o desenvolvimento da neurociência e da tecnologia de computadores, tornou possível a interação entre a atividade cerebral e a operação de computadores e outros artefatos, criando um canal de comunicação direto entre mente e maquina. Uma interface BCI não invasiva é um sistema que traduz a intenção do usuário, codificada por uma atividade neural, e normalmente gravada através de EEG (o principio do eletroencefalograma), em sinais de controle, sem usar qualquer músculo ou nervo periférico. Os principais projetos hoje existentes, são voltados para permitir que pessoas com severas limitações motoras, controlem, por exemplo, cadeiras de rodas ou outro artefato, possibilitando sua reinserção na sociedade como força de trabalho. Atualmente as interfaces BCI baseadas em EEG, são limitadas por uma baixa taxa de transferência e baixa relação sinal/ruído para os sinais gerados pelo cérebro. Contudo, já foi mostrado que a analise de sinais EEG em combinação com técnicas estatísticas de "machine learning" e projeto inteligente de interação, é suficiente para permitir a humanos fazerem uso efetivo dessa tecnologia. Atualmente o trabalho da equipe está dividida em duas linhas: a construção de um hardware próprio, de baixo custo junto a um sistema de aquisição e processamento de dados; e a utilização de um headset comercial para implementação de uma interface BCI para o programa microFênix (também desenvolvido no NCE). O microFênix é uma ferramenta que simula o uso do mouse e teclado, possibilitando a ativação de programas e funções no ambiente Windows por portadores de deficiência física grave.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 517 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7877
E-Mail: paulafda@iq.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Pesquisa e desenvolvimento de métodos de análise e de gestão em química e ciências correlatas, utilizando ferramentas quimiométricas, metrologia e qualidade.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, 615 - Bloco A
Tel: (21)3938-7135
E-Mail: garden@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Desenvolvimento de metodologia sintética para a síntese de novos materiais orgânicos.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Fabio Andre Perosi
Endereço: Departamento de Geologia, Bloco J0, Sala 015
Tel: (21)3938-9556
E-Mail: lagep@geologia.ufrj.br
Home: http://lagep.geologia.ufrj.br
Atividade: Laboratório pertencente ao LAGEP/UFRJ onde são realizados ensaios petrofísicos principalmente utilizando ressonância magnética nuclear. Nesta seção encontra-se o pit para o armazenamento de duas fontes radioativas: Césio-137 (fonte de fótons gama) e Amerício-241/Berílio (fonte de nêutrons) utilizadas na Perfilagem Geofísica de Poços.
RES. CEPG 08/2019
1 Maran Ultra - Ressonancia Magnetica Nuclear Tri-Axial 13 MHz
RES. CSCE 06/2021
1 Maran Ultra - Ressonancia Magnetica Nuclear Tri-Axial 13 MHz
9 Ferramentas de perfilagem geofisica de pocos
2 Monitores de Radiacao Tracerco
Unidade: Instituto de Ciências Biomédicas
Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem
Instituto de Física
Coordenador: Herch Moyses Nussenzveig
Endereço: Prédio do CENABIO-III
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: http://sites.if.ufrj.br/lpo/
Atividade: Aplicações de pinças óticas em biologia celular e mecanobiologia; uso da pinça ótica como sensor de interações de superfície em colóides; aplicações em ótica: torque ótico, caracterização de propriedades físicas de nano-partículas individuais, quiralidade. Aplicações em biologia: caracterização de propriedades mecânicas de células e superfícies celulares; medidas de força de interação entre moléculas; caracterização de viscosidade de soluções; reologia de células; comunicação célula-célula por nanotubos intercelulares.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Elizabeth Roditi Lachter
Endereço: Polo de Xistoquímica (Sala A109) - Rua Hélio de Almeida 40, Cidade Universitária - Ilha da Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21)2590-0990
E-Mail: lachter@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Neste laboratório é realizada pesquisa com ênfase em Catálise Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de biodiesel; síntese, caracterização e atividade catalítica de fosfato de nióbio; síntese e caracterização de materiais mesoporosos com ênfase em sílicas mesoporosas e fosfato de nióbio mesoporoso, aplicação de resinas sulfônicas (poliestireno-divinil-benzeno; polidivinilbenzeno) como catalisadores em reações orgânicas e avaliação de complexos de Vanádio, Molibdênio e Nióbio em reações de oxidação.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Viviane Gomes Teixeira
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 502 a, no interior do lab. de ensino - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7871
E-Mail: vgomes@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Desenvolvimento de polímeros esféricos com porosidade controlada para aplicação em processos de adsorção e em catálise heterogênea.
Unidade: Instituto de Matemática
Coordenador: Marina Silva Paez
Endereço: Sala C-108
Tel: (21)2562-7513
E-Mail: lpge@dme.ufrj.br
Home: http://www.dme.ufrj.br/
Atividade: trabalhos de Iniciação científica e mestrado.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Av. Horácio Macedo, 1281 - Polo de Química - Bloco C - Cidade Universitária Ilha da Cidade Universitária - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 21941-598
Tel: (21)3938-3700
E-Mail: debora@iq.ufrj.br
Home: https://lpcc.iq.ufrj.br/
Atividade: Laboratório pioneiro na introdução da Cromatografia Gasosa de Alta Resolução (CGAR) no país, considerada essencial para caracterização de combustíveis, fragrâncias, produtos naturais, alimentos e bebidas. Realiza pesquisas de desenvolvimento metodológico aplicada a produtos naturais, caracterização de produtos, intermediários e efluentes da indústria química, farmacêutica, veterinária, de alimentos, petroquímica, análises forenses e de química fina, além de serviços de alto conteúdo tecnológico.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Lilian Paglarelli Bergqvist
Endereço: Av. Athos da Silveira Ramos 274, Prédio CCMN, bl. J, sala J2 002
Tel: (21)3938-9465
E-Mail: bergqvist@geologia.ufrj.br
Home: www.geologia.ufrj.br
Atividade: Preparação mecânica e química de macrofósseis. "Screenwashing" e triagem de sedimentos para prospecção por microrrestos de vertebrados. Obs: Os equipamentos Buheler Isomet 4000 e
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Aristoteles de Moraes Rios Netto
Endereço: Sala J1-024
Tel: (21)3938-9506
E-Mail: rios.netto@geologia.ufrj.br
Home: www.geologia.ufrj.br
Atividade: Preparação de amostras para análises de microfósseis.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Wanderson Luiz Silva
Fabricio Polifke da Silva
Endereço: Departamento de Meteorologia
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: fabriciopolifke@igeo.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O LACPEX - Laboratório de Previsão de Curtíssimo Prazo e Eventos Extremos - tem suas atividades voltadas ao ensino e à pesquisa de técnicas de previsão de curtíssimo prazo e ao estudo da variabilidade climática das características dinâmicas e termodinâmicas da atmosfera favoráveis à ocorrência de eventos meteorológicos extremos. Linhas de Pesquisa: - Estabelecimento de limiares de chuvas extremas, considerando a sua variabilidade sazonal e local; - Estudo da variabilidade climática associada à frequência e à intensidade de eventos extremos de precipitação; - Análise dos sistemas atmosféricos em grande escala e avaliação de compostos climatológicos que identifiquem anomalias de temperatura da superfície do mar, de umidade do solo e outros componentes associados aos eventos extremos de chuva; - Análise de eventos extremos compostos, ou seja, episódios que combinem chuva forte com outros elementos, como intensas rajadas de vento e descargas atmosféricas; - Avaliação espaço-temporal dos índices de instabilidade antes e durante a formação das chuvas intensas; - Identificação de padrões de severidade dos fenômenos atmosféricos a partir das informações de radar e satélite; - Modelagem numérica dos eventos extremos utilizando diferentes conjuntos de parametrizações; -Aplicação de técnicas de inteligência artificial (aprendizado supervisionado e não supervisionado) visando identificar possíveis características intrínsecas da atmosfera associados à formação dos eventos extremos; - Investigação de tendências observadas no decorrer dos últimos anos em padrões dinâmicos e termodinâmicos da atmosfera que favoreçam a ocorrência de chuvas intensas; -Verificação de projeções futuras ao longo das próximas décadas acerca da frequência e da intensidade de eventos extremos.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Ligia Maria Marino Valente
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A. sala 627 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7244
E-Mail: valente@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Química de Produtos Naturais - Pesquisa, desenvolvimento e metodologias interdisciplinares na busca de produtos da diversidade vegetal brasileira Pesquisas na busca de medicamentos aplicados à terapia de arboviroses a partir da flora brasileira Desenvolvimento de métodos eficazes de isolamento e caracterização de moléculas naturais bioativas
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Bárbara Vasconcellos da Silva
Roberta Katlen Fusco Marra
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 621 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7139
E-Mail: barbara.iq@gmail.com
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Síntese de substâncias bioativas
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Claudine Pereira Dereczynski
Endereço: Departamento de Meteorologia - Instituto de Geociências - CCMN - Ilha do Fundão
Tel: (21)3938-9532
E-Mail: claudine@acd.ufrj.br
Home: http://www.lpm.meteoro.ufrj.br
Atividade: No LPM são desenvolvidas simulações e previsões de sistemas meteorológicos característicos da mesoescala e da escala sinótica. Modelos atmosféricos regionais são integrados no LPM, com objetivo de compreender o comportamento da atmosfera associada a diversos sistemas meteorológicos, principalmente aqueles que geram transtornos à população e que deflagram inundações, deslizamentos, enxurradas, ventanias etc. Além disso, no LPM os alunos elaboram briefings para serem utilizados nas disciplinas que envolvem discussões do tempo.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Fábio César Sousa Nogueira
Endereço: Av. Horácio Macedo, 1281 - Polo de Química - Bloco C , ALA II, piso 2, Laboratório sala 256 - Cidade Universitária Ilha da Cidade Universitária - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 21941-598
Tel: (21)3938-3732
E-Mail: fabiocsn@iq.ufrj.br
Home: https://www.ladetec.iq.ufrj.br/index.php/labprot/
Atividade: O Laboratório de Proteômica (LabProt) é dedicado à apliacação e ao desenvolvimento de metodologias na área de proteômica, atuando no controle de dopagem, prospecção biomarcadores, quantificação de proteínas e caracterização de modificações pós-traducionais.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 638 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7250
E-Mail: rosacdp@iq.ufrj.br;martam@iq.ufrj.br;chico@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: O laboratório atua na área de eletrocerâmicas para aplicação em pilhas a combustível, preparação e caracterização de nanocompósitos, materiais para dispositivos eletroquímicos, materiais condutores inorgânicos, desenvolvimento de metodologias de caracterização de sólidos, estudo estrutural e de reatividade de sólidos e minerais.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Gilberto Barbosa Domont
Fábio César Sousa Nogueira
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, LAB 541 e 543 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7353
E-Mail: gilberto@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Proteômica, com ênfase em múltiplos sistemas biológicos como câncer (melanoma e pulmão), síndrome congênita do Zika, proteoma humano da Human Proteome Organization, doenças neurodegenerativas, plantas.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Maria Luiza Rocco Duarte Pereira
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, Departamento de Fisico-Química, CT, Bloco A, sala 402
Tel: (21)3938-7178
E-Mail: luiza@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: O Laboratório de Química de Superfícies atua principalmente na caracterização de materiais com técnicas espectroscópicas sensíveis à superfície com o emprego de fontes convencionais e da radiação síncrotron. Suas linhas de pesquisa envolvem filmes poliméricos e moleculares de interesse na produção de células fotovoltaicas orgânicas (OPVs), diodos orgânicos emissores de luz (OLEDs), entre outros dispositivos optoeletrônicos. Paralelamente, num sistema de ultra-alto vácuo acoplado a um espectrômetro de massas por tempo de voo desenvolvido no próprio laboratório são realizados experimentos que simulam o ambiente interestelar e promovem a dessorção iônica e térmica de gelos de interesse astroquímico. Estes ensaios auxiliam na compreensão dos mecanismos de surgimento de moléculas orgânicas no meio interestelar e em ambientes de interesse astrofísico.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Carlos Alberto da Silva Riehl
Endereço: Não Informado
Tel: (21)3938-7868
E-Mail: riehl@iq.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Análises químicas e desenvolvimento analítico na área forense.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Sergio de Paula Machado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 632 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7146
E-Mail: sergiopm@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Utiliza métodos computacionais para o estudo teórico de compostos de coordenação que apresentam interesse na área de química de coordenação, química bioinorgânica e química bioinorgânica medicinal.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Polo de Xistoquímica, Rua Hélio de Almeida, 40, Lab. A-107, Cidade Universitária
Tel: (21)2590-0990
E-Mail: joaquim@iq.ufrj.br; lages@iq.ufrj.br
Home: https://jnandoms.wixsite.com/pxqmed
Atividade: Síntese de compostos com potencial atividade farmacológica.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Marcio Contrucci Saraiva de Mattos
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 610 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7129
E-Mail: mmattos@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Transformações em química orgânica.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Luiz Fernando Brum Malta
Jaqueline Dias Senra
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 641 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7738
E-Mail: lfbmalta@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: O laboratório atua na área de química de materiais, com ênfase em química supramolecular, em temas como ciclodextrinas, reconhecimento molecular, interação hospedeiro-convidado e materiais inorgânicos e catálise.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Mauro dos Santos de Carvalho
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A , Departamento Fisico-Química, sala 409-A e sala de desenvolvimento de aplicações no Centro de Tecnologia, Bloco A , 7° Andar
Tel: (21)3938-7787
E-Mail: mauro.ufrj@gmail.com
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: O LQSSQ desenvolve novas tecnologias utilizando sensoriamento químico baseado em interações supramoleculares. Os métodos utilizam transdução piezoelétrica e outros métodos físico-químicos para detecção da formação de hidratos de metano e outros gases, para detecção de clatratos orgânicos por métodos sorptivos ou em solução, para detecção de compostos orgânicos em matrizes complexas, como análise de qualidade de café, adulteração de combustíveis, análise e quantificação de aditivos em combustíveis, entre outros. O processo de desenvolvimento de métodos e tecnologias de análise são executados através de métodos computacionais e experimentais.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, Departamento de Físico-Química , sala 412 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7563
E-Mail: chaer@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: O laboratório atua nas áreas de química teórica, fundamental e aplicada, e modelagem molecular. As linhas de pesquisa são: estrutura e espectroscopia molecular; nanotubos iônicos; dinâmica de reações químicas; catálise homogênea e heterogênea; inibidores de corrosão; células fotovoltáicas; fluidos de perfuração para prospecção de petróleo off-shore; captura e armazenamento de CO2; materiais com retardância de chama; teoria da ligação química; novos métodos computacionais.
Unidade: Escola de Química
Instituto de Química
Coordenador: Claudio Jose de Araujo Mota
Endereço: Polo de Xistoquímica (Salas C-101, C-102) - Rua Hélio de Almeida 40, Cidade Universitária - Ilha da Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21)2590-0990
E-Mail: cmota@iq.ufrj.br
Home: https://larhco.iq.ufrj.br/
Atividade: Criado em 1997, o LARHCO tem como área principal de atuação o estudo da catálise heterogênea aplicada a processos de conversão de fontes fósseis e renováveis, incluindo conversão de CO2. O LARHCO tem como missão a formação de recursos humanos de alto nível e realização de pesquisa científico-tecnológica nas áreas de catálise aplicada à energia e meio ambiente, contribuindo para o avanço da ciência, o desenvolvimento econômico e o bem estar da sociedade.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 509 b - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7862
E-Mail: julio@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: P & D em processamento de resíduos classe I
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Thais Delazare
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, Laboratório 641 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7818
E-Mail: thdelazare@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: O laboratório trabalha no tratamento de águas e efluentes sanitários e industriais com ênfase na criação de novos materiais capazes de serem utilizados para remoção de poluentes. Atua também no campo de recuperação ambiental, avaliando fontes de recursos renováveis para a remoção de petróleo em derramamentos de corpos hídricos. Este laboratório possui a preocupação de se trabalhar com a reciclagem de materiais, reaproveitando-os, diminuindo o impacto ambiental, visando aumentar o valor agregado e utilizando-os na recuperação ambiental. Este laboratório realiza síntese de nanopartículas metálicas utilizando o princípio da química verde, utilizando extratos vegetais. Além da produção de materiais híbridos como suportes em catalisadores heterogêneos. Também trabalha com obtenção de filmes poliméricos, a fim de serem utilizados nas indústrias alimentícia e farmacêutica. Atualmente, o grupo de pesquisa vem se desenvolvendo para trabalhar com o uso de resíduos na fabricação de produtos saneantes.
Unidade: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Coordenador: Claudio Miceli de Farias
Endereço: Labnet - Aquário do NCE
Tel: (21)3938-3229
E-Mail: claudiofarias@nce.ufrj.br
Home: www.labnet.nce.ufrj.br
Atividade: Pesquisa em Internet das Coisas, Cidades Inteligentes, Redes sem fio, segurança e Fusão de dados.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Polo de Xistoquímica (Salas B-103) - Rua Hélio de Almeida 40, Cidade Universitária - Ilha da Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21)2590-0990
E-Mail: rsandra@iq.ufrj.br
Home: http://www.xistoquimica.ufrj.br/flumat/index.html
Atividade: Neste ambiente são executadas análises de reologia, análise elementar, diminuição do tamanho de partículas, através do ultra-som, entre outras.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Claudio Cerqueira Lopes
Rosangela Sabbatini Capella Lopes
Endereço: UFRJ, Instituto de Química, Av. Athos da Silveira Ramso 149, CT, Bloco A, sala 508, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, 21941 909
Tel: (21)3938-7853
E-Mail: claudiosabbatini@uol.com.br
Home: www.lasape.iq.ufrj.br
Atividade: O laboratório de está localizado no Departamento de Química Analítica, Instituto de Química- UFRJ, foi fundado em 22/03/1993 e até o presente momento, foram defendidas 29 dissertações de mestrado e 17 teses de doutorado, gerando recursos humanos nas áreas de síntese orgânica e desenvolvimento analítico. Desenvolvemos vários projetos científicos e tecnológicos, os quais resultaram na publicação de vários artigos científicos, patentes nacionais e internacionais.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Sabrina Baptista Ferreira
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, lab. 617, sala 603 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7140
E-Mail: sabrinab@iq.ufrj.br
Home: https://www.iq.ufrj.br/laboratorios/lasopb/
Atividade: Síntese Orgânica e Química Medicinal
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Rosane Aguiar da Silva San Gil
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 614 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7136
E-Mail: rsangil@iq.ufrj.br
Home: http://www.iq.ufrj.br
Atividade: Desenvolvimento de materiais para catálise e adsorção a partir de argilas brasileiras - imobilização de enzimas e fármacos em argilas catiônicas; estudo de processos catalisados por argilas ácidas e argilas pilarizadas; caracterização de insumos e produtos da área de petroleo, petroquímica e biocombustíveis.
Unidade: Instituto de Matemática
Coordenador: Helio dos Santos Migon
Dani Gamerman
Endereço: Bloco I 044b subsolo - Predio do CT
Tel: (21)3938-8290
E-Mail: secretaria@nade.coppe.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: PESQUISA
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Claudio Lenz Cesar
Endereço: Insituto de Física - UFRJ / Centro de Tecnologia, BL. A SL. 310
Tel: (21)3938-7700
E-Mail: lenz@if.ufrj.br
Home: http://www.if.ufrj.br/~lenz/laser/Home.html
Atividade: Espectroscopia a laser de átomos e moléculas, armadilha para átomos e moléculas e estudos de antimatéria: antihidrogênio na Colaboração ALPHA no CERN. Desenvolvemos a técnica de Sublimação de Matriz de Isolamento (Matrix Isolation Sublimation - MISu) que permite a geração de feixes frios de átomos e moléculas para estudos de alta precisão via espectroscopia a laser, bem como para carregamento de armadilha magnética. Temos as medidas mais precisas já realizadas sobre antimatéria e vamos aprimorá-las na busca de entender um dos maiores mistérios da Física: a ausência de antimatéria primordial no Universo. Além do interesse em Física fundamental e do desenvolvimento de técnicas, desenvolvemos instrumentação como: lasers, sistemas de chaveamento de altas correntes, montagens para cavidades óticas criogênicas, eletrônica de baixo ruído, barras de corrente de supercondutor de alta temperatura para levar altas correntes para criostato de ciclo fechado, dentre outras.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Jorge de Almeida Rodrigues Junior
Endereço: Pólo de Xistoquímica (Salas A-113 e B-101) - Rua Hélio de Almeida 40, Cidade Universitária - Ilha da Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21)2590-0990
E-Mail: jorge.rodrigues@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Surfactantes e micelas; Colóides; Nanopartículas; Emulsões; Polímeros; Sistemas Associativos que respondem a estímulos.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, 7º andar
Tel: (21)3938-7740
E-Mail: martam@iq.ufrj.br;chico@iq.ufrj.br;fnogueira@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: O laboratório atua na área de caracterização e beneficiamento de minérios, rochas e minerais industriais, síntese no estado sólido, tratamento de efluentes industriais, e remediação de rejeitos da mineração.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia - Bl. A, Dept Bioquímica, s/539/549B - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7358
E-Mail: elba1996@iq.ufrj.br
Home: www.bioetanol-ufrj.com.br
Atividade: Microbiologia Aplicada e Biocatálise com ênfase na produção e uso de enzimas industriais e especiais e no processamento de biomassa por rotas biotecnológicas.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 505a , no interior do lab 505) - Cidade Universitária
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: dqa@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Tratamento de rejeitos gerados nas aulas de ensino
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Polo de Xistoquímica (Salas A-111 e A-112) - Rua Hélio de Almeida 40, Cidade Universitária - Ilha da Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21)2590-0990
E-Mail: ccostaneto@terra.com.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Neste laboratório é realizada pesquisa em xistoquímica com ênfase em geoquímica orgânica; e quimiofarmacônica das doenças tropicais com ênfase na produção de fármacos para o combate a tuberculose.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 615 A - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7363
E-Mail: vanessa@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Não Informado
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Pólo de Xistoquímica (Sala B-204) - Rua Hélio de Almeida 40, Cidade Universitária - Ilha da Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21)2590-1003
E-Mail: joaquim@iq.ufrj.br; lages@iq.ufrj.br; acog@iq.ufrj.br; vgomes@iq.ufrj.br
Home: ladquim.iq.ufrj.br
Atividade: Atividades de pesquisa e extensão relacionadas ao Ensino de Química e de Ciências
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 501 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7945
E-Mail: riehl@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Laboratório de pesquisa nas áreas de química forense, química de produtos naturais, química arqueológica e desenvolvimento analítico. O GRUDA agrega os seguintes Laboratórios: Labporatório de Ensaios e Metodologias Aplicadas, Laboratório de Química Forense, Laboratório de Química Arqueológica e Laboratório de Plantas Bioativas da Restinga da Barra da Tijuca.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala H2-008, Instituto de Geociências-CCMN-UFRJ, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ 21941-916
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório do Grupo de Estudos Experimentais em Modelagem Matemática da Atmosfera e dos Processos de Superfície (Lab-GEMMAS) integra os laboratórios do Dep. de Meteorologia que fazem parte do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IGEO-UFRJ). Lab-GEMMAS conta com pesquisadores e estudantes de programas de graduação e de pós-graduação envolvidos em pesquisa sobre a compreensão de processos atmosféricos, interação solo-atmosfera, e de modelagem climática em diferentes escalas.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Julia Adao Bernardes
Eve Anne BÜHLER
Endereço: Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, S/007 - Cidade Universitária
Tel: (21)2323-7277
E-Mail: julia.rlk@gmail.com
Home: http://www.nuclamb.geografia.ufrj.br/
Atividade: O Núcleo de Estudos Geoambientais (NUCLAMB) foi criado em 1997, sob coordenação da Profª. Drª. Júlia Adão Bernardes, no âmbito do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Está voltado para a investigação da temática "Técnica, Trabalho e Espaço", inserida na linha de pesquisa "Desenvolvimento, Ambiente e Território" do Programa de Pós-Graduação em Geografia, com vistas a tornar mais transparentes as implicações de ordem sócio-espacial das novas tecnologias e seus determinantes no contexto do novo padrão de acumulação. Os objetivos do grupo de pesquisa do NUCLAMB estão voltados para a ampliação da capacidade de análise do real, confrontando, questionando, reformulando e selecionando conceitos, escolhendo cenários exemplares para o exercício da análise, a exemplo das áreas de expansão da agricultura moderna do cerrado brasileiro. Projetos em andamento: 1) Redes de poder e regiões competitivas agrícolas no setor sucroenergético brasileiro (Cientista do Nosso Estado 2016); 2) Estratégias territoriais da agricultura empresarial em Mato Grosso e processo de regionalização nas principais fronteiras da expansão da soja (Universal 2016); 3) Capital financeiro, expropriação de terras e produção agrícola moderna. (Projeto CAPES - COFECUB); 4) O recente processo de reorganização da cadeia carne/grãos: novas estratégias e escalas de ação (Produtividade 2014); Outras atividades: Cursos, workshops e reuniões.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Rafael Silva de Barros
Endereço: CCMN, Bloco i, salas 10-12
Tel: (21)9632-7922
E-Mail: rafael.barros@igeo.ufrj.br
Home: www.geografia.ufrj.br
Atividade: Estudos envolvendo Sensoriamento Remoto em diferentes escalas e temáticas e Análise espacial. Aplicações voltadas ao mapeamento da cobertura vegetal e do espaço urbano. Contribuição metodológica para aplicações com detecção de mudanças em diferentes escalas especiais e temporais. Estudos relacionados à modelagem tridimensional através de dados obtidos por pares estereoscópicos, Lidar e VANT.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Claudio Gerheim Porto
Endereço: IGEO - DEP. DE GEOLOGIA - SALA J1-016/18
Tel: (21)9141-2621
E-Mail: porto@geologia.ufrj.br
Home: www.geologia.ufrj.br
Atividade: EXPLORAÇÃO MINERAL, AVALIAÇÃO TÉCNICA-ECONÔMICA DE PROJETOS MINERAIS, PROSPECÇÃO GEOQUÍMICA, DEPÓSITOS MINERAIS DE ORIGEM SUPÉRGENA.
Unidade: Museu Nacional
Instituto de Geociências
Observatório do Valongo
Coordenador: Maria Elizabeth Zucolotto
Diana Paula de Pinho Andrade
Endereço: Quinta da Boa Vista - Museu Nacional - Departamento de Geologia e Paleontologia
Tel: (21)3938-1175
E-Mail: meteoritos@mn.ufrj.br
Home: http://www.meteoritos.com.br
Atividade: Os meteoritos são as amostras extraterrestres mais disponíveis para a pesquisa. Alguns tipos de meteoritos primitivos chamados condritos são remanescentes da nebulosa solar e não experimentaram quase nenhuma alteração desde a sua formação. Ao estudar as composições de tais condritos, obtemos informações que podem ser usadas para modelar a nebulosa solar. Estudamos estes e outros meteoritos por microssonda eletrônica para estudar suas composições. As atividades desenvolvidas no Laboratório Extraterrestre (LABET) são basicamente de identificação de material extraterrestre, em geral atraves de um canal direto com a população a caracterização deste material conta com a colaboração de outros laboratórios parceiros que possuam equipamentos disponíveis. Dentre as principais atividades: (1) a caracterização de meteoritos condríticos e a interpretação dos resultados em termos de formação na nebulosa solar a distâncias específicas do Sol; (2) a caracterização de meteoritos de metálicos e a interpretação dos resultados em termos de vários modelos planetários (3) as relações dos meteoritos com asteróides conhecidos
Unidade: Instituto de Geociências
Museu Nacional
Coordenador: Não Informado
Endereço: DGP (Departamento de Geologia e Paleontologia)
Tel: (21)2562-6975
E-Mail: mezucolotto@globo.com
Home: http://www.meteoritos.museunacional.ufrj.br/
Atividade: Tem como finalidade estudar material extraterrestre principalmente novos meteoritos. Atua extensivamente na identificação de material coletado e enviado pela população como possíveis meteoritos. O LabET realiza os exames preliminares na preparação de amostras petrográficas e metalográficas e exames ao Microscópio Petrográfico. Os demais exames complementares são realizados em parceria com outros laboratórios como a LABSONDA do IGEO/UFRJ e o Laboratório Multiusuário de Caracterização Tecnológica (LMCT) do CETEM (Centro de Tecnologia Mineral).
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia - Bloco A - Sala 444 - Cidade Universitária
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: hsalim@if.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Andre de Souza Avelar
Endereço: CCMN - Bloco H- sala H1-022
Tel: 2125901880
E-Mail: lieg@igeo.ufrj.br
Home: https://lieg.igeo.ufrj.br/
Atividade: O Laboratório Interdisciplinar de Estudos Geoambientais faz pesquisas científicas, extensão e consultoria na área de Geociências, com ênfase na Geografia Física e Meio Ambiente, envolvendo principalmente hidrologia, geotecnia, geomorfologia, pedologia e biogeografia. Envolve e estimula a participação de alunos de doutorado, mestrado e graduação, tanto da UFRJ como de outras instituições.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Marco Antonio Chaer do Nascimento
Maria Luiza Rocco Duarte Pereira
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A sala 402
Tel: (21)3938-7178
E-Mail: lapxps@iq.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Realização de análises de XPS para estuado de materiais
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Carlos Roland Kaiser
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 608 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7123
E-Mail: kaiser@iq.ufrj.br
Home: labrmn.iq.ufrj.br
Atividade: Espectrometria de Ressonância Magnética Nuclear de analitos puros ou dissolvidos em solventes deuterados adequados.
RES. CEPG 08/2019
DPX200
AVHD400
AVIII500
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: A 411-B
Tel: (21)3938-7753
E-Mail: sousa@iq.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Construção e caracterização de interfaces e biointerfaces empregando técnicas físico-químicas. Estudo teórico e experimental de processos físico-químicos em interfases.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 511 (química analítica instrumental) - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7491
E-Mail: dqa@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Aulas instrumentais das disciplinas de graduação oferecidas pelo Departamento de Química Analítica.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, Departamento de Bioquímica, salas 531, 531A, 533 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7266
E-Mail: dbq@iq.ufrj.br
Home: www.iq.ufrj.br
Atividade: Aulas experimentais das disciplinas de ensino de graduação oferecidas pelo Departamento de Bioquímica
Unidade: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Coordenador: Maira Monteiro Froes
Endereço: Condomínio de projetos - NCE
Tel: +552139383145
E-Mail: froes@nce.ufrj.br
Home: http://www.lamae.nce.ufrj.br/
Atividade: COMPLEXO DE LABORATÓRIOS DE MÉTODOS AVANÇADOS E EPISTEMOLOGIA (LAMAE) Inclui três laboratórios de pesquisa e dois de extensão, conforme detalhado adiante. O LAMAE representa um núcleo transdisciplinar de laboratórios de pesquisa científica nos diferentes campos do conhecimento, e um centro de criação em arte, ciência e tecnologia, sediado no Instituto Tercio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais. O complexo LAMAE desafia a estruturação hierárquica comum aos centros de laboratórios de problematização científica e de pesquisa experimental, abrindo-se à composição por pessoas e instituições que driblam barreiras disciplinares e delimitações institucionais, priorizando abordagens teóricas e metodológicas inovadoras que dependem de ampla liberdade de trocas. Os laboratórios deste complexo têm em comum o interesse em investigar a possibilidade de que os diferentes sistemas de regras que demarcam e isolam os campos de conhecimento podem revelar, se analisados em profundidade, mais semelhanças que diferenças, aproximando-se a partir de elementos enraizantes da racionalização humana. Desta forma, um enorme repertório de aproximações e recursos de integração entre os bolsões disciplinares se abre a pesquisas inter/transdisciplinares, unindo as ciências naturais experimentais, o grande campo da tecnologia (sobretudo as tecnologias digitais) e as humanidades, e representando um catalisador potencial para a desejável compreensão e controle de nossas capacidades criativas individuais e coletivas. A proposta metodológica artsci, desenvolvida pelos laboratórios de pesquisa LANE e de extensão ANATOMIA DAS PAIXÕES (FRÓES 2015 – Technoetics arts), prevê o desenvolvimento de uma ciência complexa, transdisciplinar, aberta ao diálogo com outras formas de racionalização humana. Nosso sistema metodológico alicerça-se através do tripé cognitivo definido pela emoção, razão e estética, como ferramentais indissociáveis da concepção e da prática científicas. Estruturado por este eixo triádico de inteligência criativa, entendemos que o nosso método reserva um forte potencial de contribuição para uma ciência que eficientemente contemple o bem-estar humano e o concilie com o bem estar do planeta enquanto organismo, tão desejado, tão urgente para todos e cada um de nós. Concebido pela docente do PPGHCTE Profa. Maira Fróes ao longo de anos de experiências reconhecidas na interface arte, neurociências e epistemologia, e como resultado imediato da evolução dos laboratórios de pesquisa e extensão do grupo Anatomia das Paixões, por esta dirigidos, o complexo LAMAE vem crescendo em visibilidade acadêmica e extra-acadêmica. Desde sua fundação, compartilhada integrantes na qualidade de pesquisadores colaboradores e estudantes, em dezembro de 2013, o complexo LAMAE expandiu seu quadro de laboratórios associados que hoje integra pesquisadores de várias unidades e instituições, apresentando a seguinte composição geral: LANE Laboratório de Neuroepistemologia Experimental: O Laboratório de Neuroepistemologia Experimental conjuga criação e pesquisa experimental controlada em torno das bases alicerçais da percepção e da estruturação de ordem das referências interpretadas como objetivas na experiência humana e suas consequências para a evolução do campo de conhecimento científico. Uma vez associando, em costuras transdisciplinares complexas, campos de conhecimento e problematizações tão distintos, representados nas artes, na filosofia – sobretudo na epistemologia, na ciência – especialmente nas neurociências, e na tecnologia (com ênfase em sistemas computacionais), o laboratório é sustentado por um arcabouço intelectual dinâmico, flagrantemente híbrido, e em constante remodelagem. Nas frentes de pesquisa científicas experimentais do laboratório, quando consideradas as redes de conexões conceituais abarcadas no levantamento de hipóteses científicas, na definição de modelos e métodos de pesquisa, destacam-se propostas de ruptura com os sistemas metodológico-experimentais tradicionais.. Coordenação: Profa. Maira Monteiro Fróes (PPGHCTE e NCE/UFRJ) ANATOMIA DAS PAIXÕES: Nesta frente extensionista os objetos de ciência são explorados e apresentados ao público como enunciadores de êxtase e paixão humana. As questões abertas em ciência, idem, de forma a abrir-se à co-problematização com o público. No exercício de aulas teóricas, palestras, práticas de interface arte/ciência realizadas em espaços por vezes híbridos de arte e ciência, o conteúdo de inspiração e modelagem científica é explorado em mergulhos transdisciplinares, estendendo-se do atrelamento forma-função biológica, por exemplo, até o surgimento do homem que questiona e cria, numa demonstração sutil e gradual de nossa unidade de consciência. O estudante, o espectador, o humano em toda e qualquer categoria, é convidado e estimulado a uma percepção especular do corpo de elementos do conhecimento humano através de seus próprios sistemas de sensibilidade emocional, afetiva, estética, e de seus recursos cognitivos alargados pela capacidade de abstração imaginativa favorecida pelo tratamento e concepção artística dos objetos trabalhados. Este projeto acadêmico constitui-se numa iniciativa desafiante no sentido de combinar, de forma equilibrada, não hierarquizada, ciências, artes e filosofia, a partir dos sujeitos humanos e da sociedade. Integra atualmente o Programa Pró-Cultura UM RIO DE ARTE, CIÊNCIA E CULTURA (PR-5 UFRJ) Coordenação: Profa. Maira Monteiro Fróes (HCTE/NCE/UFRJ e NCE/UFRJ) e Edmar Junior de Oliveira (ator e graduando em Assistência Social na UFRJ) LATOD: Laboratório de Inovação Tecnológica e Tomada de Decisão: O laboratório consiste em projetos de inovação tecnológica que tenham como objetivo a tomada de decisão em ambiente nebuloso através do uso da lógica fuzzy. As propostas de solução são direcionadas para as mais diversas áreas de atuação, acadêmica, industrial e/ou comercial. Coordenação: Prof. Alfredo Nazareno Pereira Boente (FAETERJ) GEPGEL: Grupo de Estudos em Pesquisa Industrial, Gestão e Logística: O Grupo de Estudos está comprometido em buscar soluções de forma a otimizar os processos logísticos, com ênfase na redução dos custos logísticos e da empresa em geral. Coordenação: Prof. Alfredo Nazareno Pereira Boente (FAETERJ) LABMIND Laboratório de Gestão Mental, Psiquismo e Instituições: aprofunda a investigação neuropsíquica da metodologia de mudança Gestão Mental, criada pelo docente do PPGHCTE Prof. Dr. Evandro Vieira Ouriques, e que vem sendo aplicada internacionalmente desde que foi anunciada em 2005. Esta é a metodologia com a qual a Psicopolítica da Teoria Social (nesta incluídas as teorias da comunicação, da informação, da gestão e da cultura), criada e sustentada em rede pelo mesmo pesquisador a partir do NETCCON-Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Psicopolítica e Consciência, da Escola de Comunicação da UFRJ, possibilita que o sujeito do psiquismo e das instituições supere em rede suas predisposições à manipulação, uma vez que a dominação, e portanto a emancipação, ao invés de serem ortopédicas, através do biopoder, são estéticas, portanto psicopolíticas. Tratamos da superação epistemológica, teórica, metodológica e vivencial da fixação no axioma hobbesiano através da dissolução da experiência dualista de uma suposta irracionalidade dos desejos e do corpo e de uma insensibilidade da razão, que tem impedido historicamente as mudanças prometidas pelas teorias e metodologias, mas que porém tem gerado mais decepção do que mudanças sistêmicas. Essa capacidade de transformação da Gestão Mental vem sendo orientada teoricamente e comprovada empiricamente em tal dimensão que tem recebido crescentes reconhecimentos e prêmios internacionais de setores os mais diversificados, desde a sociedade civil organizada e seus movimentos, à clínica, a governos, a empresas e a instituições do porte da União Européia e da UNESCO. A Gestão Mental opera em uma compreensão integrada do indissociável conjunto corpo-mente -portanto da consciência como incorporada e da mente como órgão biocultural; o que é fundamental para dirimir a fratura gerada pelo trauma epistêmico do dualismo e suas consequências psíquicas e institucionais. O controle científico da capacidade desta metodologia de gerar tais re-organizações de ordem neuropsíquica são tratadas no LabMind em articulação com os sistemas de modelagem lógica não-tradicionais implementados no complexo de laboratórios LAMAE, que se aplicam à inteligência computacional. Coordenação: Prof. Evandro Vieira Ouriques (PPGHCTE/NCE/UFRJ, ECO/UFRJ e Universidad de La Frontera, Chile) Nosso complexo de laboratórios LAMAE busca esclarecer como e por que qualidades subjetivas da experiência humana podem se revelar co-estruturantes da cognição. Esse é o viés a partir do qual nossas frentes de pesquisa se aplicam às ciências computacionais, e delas demandam recursos de estruturação teórica e operacional. Entendemos a computação como meio e fim em pesquisas contemporâneas que pretendam abordagens inovadoras, por um lado, dependentes do-, por outro, que fomentem o desenvolvimento de artefatos cognitivos que ampliem nossa capacidade de ação no mundo. Nossas frentes de pesquisa vêm penetrando bolsões de conhecimento de interface, nos quais as bases de organização física e funcional neurobiológicas, em níveis que vão do celular ao sistêmico comportamental, alimentam e forçam à rediscussão os estruturantes de ordem lógico-computacionais. Sistemas lógicos não tradicionais associados a modelos em geometria contemporânea avançada ancoram várias de nossas frentes de pesquisa, numa emergente neuroepistemologia computacional. O distanciamento de natureza cognitiva do sujeito na prática e/ou no arcabouço teórico/filosófico da ciência deve ser desafiado, enquanto premissa, deve ser questionado experimentalmente, à luz de modelos científicos. Endereçamos a hipótese de que todas as bases expressivas do comportamento humano, narrativas/conscientes, e não narrativas/não conscientes, embutiriam eixos estruturantes racionais, eventualmente redutíveis aos modelos lógicos conhecidos. A natureza híbrida, multimodal do pensamento em ciência é um viés hipotético sobre o qual avançamos nossas pesquisas no laboratório. Porque o fortalecimento da ciência passa pelo resgate do valor criativo transformador que a condição humana garante à ciência.
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Germano Maioli Penello
Endereço: Instituto de Física da UFRJ
Tel: 2139387004
E-Mail: multiusuarios@if.ufrj.br
Home: https://multiusuarios.if.ufrj.br/
Atividade: Os laboratórios multiusuários do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro são um espaço que abre as portas do IF-UFRJ pro ensino e pesquisa permitindo o acesso a professores e pesquisadores regionais, nacionais e internacionais, tanto da academia quanto da indústria.
RES. CEPG 08/2019
Magnetômetro SQUID-VMS MPMS3 - Quantum Design
Difratômetro Empyrean - Panalytical
Sputtering PVD
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Rosane Aguiar da Silva San Gil
Marco Antonio Chaer do Nascimento
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 605 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7944
E-Mail: rsangil@iq.ufrj.br
Home: http://www.labrmnsolidos.com.br/
Atividade: Aquisição e processamento de espectros de RMN de Sólidos, com foco na caracterização de nanomateriais, catalisadores, biomassa, polímeros, fármacos e outros.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Emerson Schwingel Ribeiro
Endereço: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Química - Departamento de Química Inorgânica. Avenida Athos da Silveira Ramos, 149, CT, Bloco A, 7 andar
Tel: (21)3938-7250
E-Mail: emersonsr@iq.ufrj.br
Home: https://orcid.org/0000-0001-8134-0274
Atividade: O Grupo LaDANM atua basicamente na área de Química Inorgânica, com síntese e caracterização de novos materiais, como: (1) Sílica gel organofuncionalizada. (2) Óxidos mistos obtidos pelo processo sol-gel. (3) Nanomateriais à base de óxidos, etc.; e com a rede multidisciplinar de pesquisa, os materiais desenvolvidos são aplicados em diferentes áreas: (A) eletroquímica e eletroanálise; (B) materiais sorventes para íons tóxicos e poluentes emergentes; (C) fotodegradação e terapia fotodinâmica, (D) pré-tratamentos no sistema de revestimentos, etc.
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Odair Dias Goncalves
Endereço: INSTITUTO DE FÍSICA, 3. ANDAR, SALA 307
Tel: (21)3938-7449
E-Mail: odair@if.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório trabalha principalmente nos processos físicos de interação de fótons com a matéria, tais como espalhamento elástico e inelástico, fluorescência, etc. Até 1990 dedicamo-nos principalmente à Física Básica, medindo seções de choque de interação. A partir de 90 fomos migrando paulatinamente para a área aplicada, principalmente Física Médica. No início medíamos a contribuição dos fenômenos de espalhamento na interação dos fótons com tecidos humanos. Hoje temos abordagem mais genérica, estudando deposição de doses e pesquisa de materiais simuladores de tecidos humanos.
Unidade: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Coordenador: Carla Verônica Machado Marques
Endereço: NCE INSTITUTO TÉRCIO PACITTI DE APLICAÇÕES E PESQUISAS COMPUTACIONAIS
Tel: (21)9931-7967
E-Mail: carlaveronica@nce.ufrj.br
Home: https://activufrj.nce.ufrj.br/wiki/LAGINT/home
Atividade: O Projeto Games Inteligentes foi elaborado segundo os aspectos metacognitivos inconscientes que devem ser eliciados na criança. Funções cognitivas, linguagens-código, canais linguísticos áudio-visuais, processos-tarefa, níveis semióticos e número de elementos imagéticos e sonoros, fazem parte do affordance desses games. Há uma grande diferença entre os jogos didáticos e os jogos metacognitivos, já que os últimos permitem que a criança dê um salto cognitivo-linguístico metaprocessual, isto é, servem de meio mediacional para a evolução do binômio cérebro-mente, embasado em um forte alicerce teórico das neurociências e da psicologia cognitiva. Os games metacognitivos têm como meta principal o aprofundamento da pesquisa sobre a avaliação e intervenção na aprendizagem de acordo com funcionamento natural e cibernético da cognição humana. A possibilidade de alcançar e atingir a população em amplitude escalar significa o alcance de alta abrangência. Através da disponibilização dos engenhos computacionais dotados de inteligência artificial complexa, os games inteligentes promovem o avanço da compreensão da comunicação áudio-fonética e viso-motora, viabilizando a democratização cognitiva, de forma distribuída e a aprendizagem da alta competência da transitividade do pensamento e suas regras generativas entre diferentes áreas do conhecimento.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (21)2497-0622
E-Mail: Não Informado
Home: www.lampege.geografia.ufrj.br
Atividade: Pesquisas utilizando técnicas de monitoramento de campo e de modelagem matemática visando a compreensão de processos hidrológicos e erosivos nos solos. Pesquisas voltadas para a utilização de modelos de previsão de áreas de risco a deslizamentos e para a simulação da evolução do relevo em escalas de tempo longo.
Unidade: Instituto de Matemática
Coordenador: Wladimir Augusto das Neves
Endereço: Centro de Tecnologia, Ligação ABC, Sala 128
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: lab_analise_naolinear@im.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Desenvolvimento da análise matemática não-linear, principalmente, para resolução de problemas reais, modelados via de regra por equações diferenciais. Dentre os principais tópicos destacamos: Teoria geométrica da medida, teoria de homogeneizarção, propriedades finas de funções de Sobolev e, de funções de de variação limitada, funções de Holder contínuas, análise harmônica, essaços de Besov, o conceito de H-medida, medidas de Young multipla escala, etc. .
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Roberto de Barros Faria
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, salas 635 e 628 (piso superior), Ilha do Fundão, Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7148
E-Mail: faria@iq.ufrj.br
Home: www.laroqhe.iq.ufrj.br
Atividade: O laboratório atua no estudo cinético de reações envolvendo compostos inorgânicos halogenados de cloro, bromo e iodo, em meio aquoso, espectroscopia eletrônica na região do ultravioleta-visível, espectroscopia vibracional na região do infravermelho transmissão e espalhamento Raman de compostos halogenados, observação experimental e modelagem cinética de reações relógio, e observação experimental e modelagem cinética de reações oscilantes.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: dqa@iq.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Laboratório de ensino, pesquisa e extensão.
Unidade: Instituto de Matemática
Coordenador: Não Informado
Endereço: Gabinete Direção, Centro de Tecnologia - Bloco C, Cidade Universitária - Av. Athos da Silveira Ramos, 149 - Ilha do Fundão
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: diretor@im.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório de Ciência de Dados do IM-UFRJ tem por objetivo congregar os diversos professores, e técnicos administrativos do IM-UFRJ que desenvolvam pesquisa e projetos ligados a Ciência de Dados.
Unidade: Instituto de Física
Instituto de Matemática
Coordenador: Luiz Carlos Guimaraes
Marta Feijó Barroso
Endereço: Sala A-330 do Bloco A do CT e Ligação ABC 129
Tel: (21)3938-7473
E-Mail: marta@if.ufrj.br
Home: www.limc.ufrj.br
Atividade: Atividades de pesquisa e desenvolvimento em ensino de Ciências (Física) e Matemática. Atividades de formação continuada de professores de Ciências e Matemática. O Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Ensino de Matemática e Ciências é um dos 5 centros de referência em ensino de ciências e matemática criado em 2004 a partir de edital do MEC para formação da Rede Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Responsável pela criação e implementação do Programa Pró-Letramento. Desenvolveu e desenvolve diversas ações de formação de professores em serviço junto às redes de ensino fundamental e médio. É um Laboratório envolvendo professores do CCMN, especialmente dos Institutos de Matemática e de Física.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Roberto de Barros Faria
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, IQ, Departamento de Química Inorgânica, sala 628 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7242
E-Mail: thiagocustodio@iq.ufrj.br
Home: https://labiv.iq.ufrj.br/
Atividade: O Laboratório Multiusuário de Instrumentos e Pesquisa (LIP) do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química (IQ) presta serviços de análises de espectrofotometria na região de infravermelho (FTIR) e na região do ultravioleta-visível (UV-Vis). O LIP atende a pesquisa, a pós-graduação e a graduação do IQ, como também, de outras Unidades da UFRJ e órgãos de ensino e pesquisa externos a Instituição. Atualmente, possui os seguintes equipamentos: Nicolet 6700FT-IR - Espectrofotômetro no Infravermelho por Transformada de Fourier, com Far Shimadzu-IRaffinity1 - Espectrofotômetro no Infravermelho por Transformada de Fourier, com ATR (prisma ZnSe) Espectrofotômetro no UV-VIS (Varian-Cary1E) Espectrofotômetro no UV-Vis, com esfera de integração (Shimadzu UV2600)
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Alexandre Guedes Torres
Endereço: Avenida Horácio Macedo, Nº 1281, sala 245, CEP 21941-598
Tel: 2139387351
E-Mail: torres@iq.ufrj.br
Home: ladetec.iq.ufrj.br
Atividade: O LipBio estuda lipídios em alimentos e seu metabolismo e bioatividade em seres humanos. Ferramentas de lipidômica são desenvolvidas e aplicadas nesse contexto. A principal motivação do grupo é a saúde humana (pesquisa translacional) e buscamos impactos positivos na saúde através das seguintes abordagens: 1- prospecção em alimentos de lipídios bioativos e sua extração; 2- identificação de biomarcadores de saúde metabólica e de doenças; 3- transformações químicas e bioquímicas no processamento e no preparo de alimentos, com potencial impacto para a qualidade e a saudabilidade dos alimentos; 4- tecnologias verdes para a síntese de lipídios bioativos.
Unidade: Instituto de Matemática
Coordenador: Marina Silva Paez
Endereço: BLOCO C
Tel: (21)3938-7505
E-Mail: marina@im.ufrj.br
Home: http://www.im.ufrj.br/index.php/pt/pesquisa/laboratorios-de-desenvolvimento-de-projetos
Atividade: Pesquisa
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Mauricio Pamplona Pires
Germano Maioli Penello
Endereço: Sala A-437, CT
Tel: (21)3938-7940
E-Mail: gpenello@if.ufrj.br
Home: https://www.if.ufrj.br/en/laboratorios/laboratorio-semicondutores-dispositivos/
Atividade: No laboratório de Semicondutores e Dispositivos (LSDOpto) investigamos as propriedades elétricas e ópticas de materiais semicondutores nanoestruturados e de dispositivos optoeletrônicos. O grupo estuda heteroestruturas semicondutoras do grupo III-V e fabrica, processa e caracteriza dispositivos optoeletrônicos como fotodetectores de infravermelho e células solares. Os fotodetectores recentemente fabricados pelo grupo são inovadores no mecanismo de confinamento eletrônico dentro das ligas semicondutoras e os resultados recentes demonstram um excelente prognóstico para os detectores de infravermelho a serem desenvolvidos no futuro. Os projetos desenvolvidos no LSDOpto envolvem trabalhos teóricos, de simulação computacional e experimentais. Alguns exemplos de projetos recentes desenvolvidos pelos membros da equipe: – Crescimento, processamento e caracterização de fotodetectores com espelhos de Bragg eletrônicos (fotovoltaicos e fotocondutivos); – Caracterização de detectores de cascata quântica; – Implementação de cálculos na construção de um software que simule completamente o funcionamento dos fotodetectores; – Utilização de algorítmos genéticos para a simulação de heteroestruturas fotodetectores e concepção do fotodetectores inovadores; – Crescimento, processamento e caracterização de células solares da 4a geração (células de múltiplas junções, céluas de banda intermediária); – Crescimento de dispositivos optoeletrônicos com pontos quânticos; – Construção de equipamentos de laboratório de baixo custo com Arduinos, Raspberry Pi e impressora 3D (Equipamentos em construção: controlador de temperatura com pastilha termoelétrica Peltier, chopper óptico, medidor de corrente de precisão); O LSDOpto é integrante do INCT de nanodispositivos semicondutores (DISSE) com sede na PUC-Rio e colobora fortemente com diversas universidades do país e no exterior.
Unidade: Instituto de Matemática
Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Coordenador: Josefino Cabral de Melo Lima
Endereço: PPGI-UFRJ, fisicamente no NCE - Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Tel: (21)3938-3167
E-Mail: cabrallima@ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O objetivo principal da área de Modelos e Arquiteturas para Sistemas Inteligentes é estabelecer e divulgar expertise na modelagem e na solução de problemas reais, por meio de uma abordagem matemática e computacional não convencional, focada nos paradigmas da Inteligência Artificial: modelagem matemática não linear, otimização robótica, ciência de dados, segurança e redes. Principais atividades desenvolvidas: Experimentações robóticas, otimizações de rotas; Análise do ciclo de vida de vulnerabilidades de software, em conjunto com a SIEMENS; Detecção de ataques de negação de serviços, em conjunto com a UMass (Amherst, EUA), financiado pela RNP e NSF (EUA); Análise de qualidade de experiência nas transmissões de vídeos, financiado pela FAPESP. Modelagem de contaminações epidêmicas em redes; Modelagem de filtros em redes sociais.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Bruno Araujo Cautiero Horta
Endereço: CT - bloco A - sala 609
Tel: (21)3938-7132
E-Mail: bruno@iq.ufrj.br
Home: https://labmmol.iq.ufrj.br/mssm/
Atividade: Simulação computacional de sistemas moleculares
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Magaly Girão Albuquerque
Camilo Henrique da Silva Lima
Endereço: Centro de Tecnologia - Bloco A - Sala 609 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7132
E-Mail: magaly@iq.ufrj.br
Home: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5913427189806702
Atividade: Grupo de pesquisa cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) no Brasil do CNPq: Modelagem Molecular de Fármacos (ModMolFar) (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8458747691223996). Modelagem Molecular Aplicada ao Estudo e Desenvolvimento de Novos Fármacos. Coordenadores: Profa. Magaly Girão Albuquerque (https://www.iq.ufrj.br/social/magaly-girao-albuquerque/); Prof. Camilo Henrique da Silva Lima (https://www.iq.ufrj.br/social/24635/); LABORATÓRIO DE MODELAGEM MOLECULAR (LabMMol); http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7887908584965367; https://labmmol.iq.ufrj.br/
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Monica dos Santos Marcal
Endereço: Departamento de Geografia
Tel: (21)9810-9432
E-Mail: monicamarcal@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: As atividades estão voltadas para o desenvolvimento de métodos e técnicas na área da geomorfologia fluvial e bacias hidrográficas, voltadas à gestão de rios. Várias pesquisas estão sendo realizadas no âmbito de bacias hidrográficas fluminense, voltadas à compreensão da história ambiental dos rios, destacando pesquisas sobre comportamento, ajustes, mudanças e trajetória de evolução dos processos fluviais. A base das pesquisas são voltadas a diferentes abordagens nos estudos aplicados à gestão de bacias hidrográficas. As bacias hidrográficas pesquisadas são: Macaé, Guandu, Macacu, São João e Piabanha.
Unidade: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Coordenador: Não Informado
Endereço: NCE
Tel: (21)9317-9670
E-Mail: carlaveronica@nce.ufrj.br
Home: http://www.abrapabr.org.br/plataformas/neurolog/jogos.html
Atividade: Título: NeuroLog REDE; Natureza: Pesquisa; Descrição: O objetivo deste laboratório, em parceria com a ONU, é fundamentar a Educação de milhões de crianças de acordo com o paradigma da Metacognição, através da informatização de meios mediacionais inovadores (jogos metacognitivos), aplicados e correlacionados à pesquisas em Neurociências. O projeto inclui o objetivo de oferecer meios de facilitação ao desenvolvimento cognitivo-linguístico de crianças com atrasos no desenvolvimento, privação cultural, deficiência ou patologias psico-neurológicas, através da ludicidade e da informática. As estratégias de programação de softwares agrupam-se de acordo com os seguintes módulos de trabalho: Avaliação Histórica e Psico-social, Avaliação Clínica, Neurológica e Psiquiátrica, Avaliação neuropsicológica, Avaliação Neurofisiológica (EEG Quantitativo) e Neurofuncional (MRI), Programação da reabilitação Cognitivo-linguística e Neuropedagogia: Jogos computadorizados e Metacognição. As pesquisas implicam na construção, continuamente experimental, de plataformas informatizadas inter-institucionais que contém 10.000 jogos representativos das grandes áreas do processamento cognitivo-linguístico. Estas plataformas especializadas, também promovem o acesso à comunicação integrativa, promovendo a aprendizagem colaborativa entre pesquisadores e profissionais, além de estarem voltadas para a prestação de serviços, capacitação técnica e incentivo a pesquisa, incluindo as interfaces com as áreas de Assistência social, Saúde, Justiça e Direitos Humanos. Período: 05/2007 a ___/____; Situação: Em Andamento; Área Básica:- PSICOLOGIA - COMPUTAÇÃO; Locais de Realização e de Atuação: NCE; Outras Informações: 15 plataformas computadorizadas inter-institucionais, com a ONU, e executada pelo NCE/UFRJ, que trabalha com a colaboração e participação de instituições diversas: a partir da ABRAPA - Associação Brasileira de Problemas de Aprendizagem e da SME- Secretaria Municipal de Educação.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Luiz Claudio Gomes Pimentel
Endereço: Departamento de Meteorologia sala H2 - 14/16
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: luizpimentel@igeo.ufrj.br
Home: https://sites.google.com/a/lamma.ufrj.br/ncqar
Atividade: Modelagem Ambiental.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Carlos Adam Conte Junior
Endereço: Salas 311 e 313 do LADETEC
Tel: (21)3938-3733
E-Mail: conte@iq.ufrj.br
Home: https://www.ladetec.iq.ufrj.br/index.php/nal/
Atividade: O Núcleo de Análises de Alimentos (NAL) foi criado com os objetivos de suprir a carência pelo controle de qualidade de alimentos demandada por indústrias, ampliar e consolidar conhecimentos científicos na referida área e formar recurso humano qualificado. Atua no âmbito da físico-química, bioquímica, microbiologia e análise sensorial de alimentos visando agregar esta esfera de conhecimento à interface universidade-empresa-qualidade-sociedade. O NAL se projeta no Rio de Janeiro como o único núcleo analítico e molecular de referência nos setores privado e acadêmico, inserindo no mercado pessoal e serviços qualificados para atividades técnico-científicas voltadas à área de alimentos.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Gabriela Vanini Costa
Endereço: Av. Horácio Macedo, 1281 - Pólo de Química - Cidade Universitária Ilha do Fundão - Rio de Janeiro/RJ - Salas 107 e 109
Tel: (21)3938-3700
E-Mail: gabrielavanini@iq.ufrj.br
Home: https://www.ladetec.iq.ufrj.br/naf/
Atividade: O Núcleo de Análises Forenses (NAF-LADETEC / IQ-UFRJ) foi criado com o objetivo de fomentar a pesquisa, ensino, extensão e prestação de serviços dentro da área de Química Forense. Estudos em ciências forenses estão associados a metodologias que visam comprovar, detalhadamente, as evidências criminais pertinentes aos fatos ocorridos ou traçar estratégias de combate à criminalidade. Seu foco principal são as análises, investigações e pesquisas em matrizes forenses, utilizando técnicas analíticas de alto desempenho. Dentre outras, a cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas quadrupolar (CG-EM), cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas em tandem (CG-EM/EM), cromatografia gasosa bidimensional abrangente acoplada a espectrometria de massas por tempo de voo (CG×CG-EMTdV) e a cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas de alta resolução (LC-MS) e triploquadrupolar (CL-QqQ).
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Joao Francisco Cajaiba da Silva
Endereço: Pólo de Xistoquímica, NQTR, Rua Hélio de Almeida 40 - Cidade Universitária, Ilha da Cidade Universitária
Tel: (21)2560-2299
E-Mail: cajaiba@iq.ufrj.br
Home: https://www.iq.ufrj.br/laboratorios/nqtr/
Atividade: Otimização de Processos
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Não Informado
Endereço: Estação Conexão para o Futuro, Instituto de Geociências - CCMN - salas 1 e 2 - Cidade Universitária, Ilha do Fundão - Rio de Janeiro, RJ
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: gleide@geologia.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Este núcleo apoia o desenvolvimento científico em geociências nos espaços de educação formal e não formal. As atividades realizadas são divulgação de novos experimentos, jogos lúdicos, trilhas, material audiovisual e impresso. Além da realização de oficinas, workshops, feira de ciências e atividades de esporte e cultura. As atividades são fundamentados na área das geociências correlacionado a diferentes áreas do conhecimento com valorização do ser humano.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Josilda Rodrigues da Silva de Moura
Maria Naise de Oliveira Peixoto
Endereço: Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Av. Athos da Silveira Ramos, 274, Bloco G, sala G024-26, Cidade Universitária - Ilha do Fundão, Rio de Janeiro - RJ, CEP 21044-020
Tel: (21)2561-4585
E-Mail: nequat.ufrj@gmail.com
Home: www.nequatgeoeste.ufrj.br
Atividade: Pesquisas em Geomorfologia e Estratigrafia de coberturas sedimentares quaternárias e tecnogênicas e mapeamentos geomorfológicos em escala de detalhe e semi-detalhe; pesquisas em geomorfologia estrutural, processos erosivos associados à evolução quaternária e tecnogênica do relevo, conectividade e planejamento de rios e bacias hidrográficas, geoconservação, riscos e vulnerabilidade ambiental e Antropoceno-Tecnógeno; pesquisas e formação continuada em Educação Ambiental.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Marcelo Jose Lopes de Souza
Endereço: Departamento de Geografia (Instituto de Geociências, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza)
Tel: (21)99722-0678
E-Mail: mlopesdesouza@terra.com.br
Home: https://geografia-ambiental-e-ecologia-politica.webnode.page/
Atividade: Pesquisas sobre problemas e conflitos ambientais e desenvolvimento sócio-espacial, com destaque para os seguintes tópicos/temas/problemas: Ecologia Política, em especial Ecologia Política Urbana; processos de "governamentalização da natureza" e "securitização do ambiente"; (in)justiça ambiental; risco, vulnerabilidade social e conflitos ambientais; movimentos sociais e luta por direitos ambientais.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Gisela Aquino Pires do Rio
Endereço: Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tel: (21)2270-7773
E-Mail: giselario43@hotmail.com
Home: Não Informado
Atividade: A proposta do NPG é produzir, desenvolver e apoiar projetos de pesquisa e extensão vinculados às seguintes temáticas: Regulação e Território, Sustentabilidade e Desenvolvimento Regional. Os projetos de pesquisa buscam o entendimento da dinâmica espacial em distintas escalas geográficas bem como a produção de informações e análises que dêm suporte para as diferentes esferas de negociação de diretrizes, projetos, programas e políticas de desenvolvimento regional e local. O NPG não constitui laboratório na forma habitual que se entende por esse termo, isto é, estrutura de pesquisa centralizada com obrigatoriedade de inclusão de todos os participantes nos diferentes produtos. Organizado em rede com diferentes composições, segundo os projetos e objetivos de pesquisa, apoia iniciativas individuais e coletivas de seus componentes com outros grupos e/ou laboratórios.
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Marta Feijó Barroso
Endereço: Instituto de Física - salas A-329 e A-414
Tel: (21)3938-7271
E-Mail: pef@if.ufrj.br
Home: www.if.ufrj.br/~pef
Atividade: O Laboratório de Ensino de Física é constituído pelos participantes e colaboradores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física. Suas atividades principais estão associadas a processos de formação (pós-graduação stricto sensu) de professores de física e de ciências da educação básica, e de elaboração e aplicação (com avaliação do uso) de materiais didáticos inovadores, em diferentes formatos e disponíveis em diversas mídias. Desenvolve também pesquisas relativas ao ensino de física na educação básica e superior.
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Deise Miranda Vianna
Endereço: Instituto de Física
Tel: (21)3938-7448
E-Mail: deisemv@if.ufrj.br
Home: www.proenfis.pro.br
Atividade: Produção de material didático para ensino médio, com enfoque Ciência Tecnologia Sociedade, aplicação em escolas da rede de ensino do Rio de Janeiro e avaliação da aprendizagem. As atividades são realizadas a partir de temas do ensino de Física propostos e necessários aos professores do ensino médio e alunos de licenciatura que fazem parte do grupo de pesquisa. Com a elaboração da sequência de ensino, através de pesquisas, seguindo o referencial de CTS e atividades investigativas, há aplicação em salas de aula. São analisados dados e comparada a aprendizagem com as inovações metodológicas. Parte do acervo do grupo pode ser visto no site www.proenfis.pro.br
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Ricardo Gonçalves Cesar
Endereço: Departamento de Geografia do Instituto de Geociencias
Tel: 21979711242
E-Mail: ricardogc.geo@gmail.com
Home: http://www.geografia.ufrj.br/laboratorio-ecologia-ecotoxicologia-solos/
Atividade: O Laboratório de Ecologia e Ecotoxicologia de Solos (LECOTOX), coordenado pelo prof. Ricardo Cesar, se dedica basicamente (i) ao estudo do comportamento biogeoquímico e da distribuição espacial de contaminantes em ecossistemas terrestres e aquáticos; e (ii) à avaliação dos efeitos nocivos de poluentes sobre a saúde da flora e fauna, com ênfase nos invertebrados de solo. Atualmente, o LECOTOX tem capacidade para realizar ensaios ecotoxicológicos com oligoquetas edáficos (minhocas), colêmbolos (artrópodes de mesofauna de solo) e hortaliças. A avaliação e o zoneamento de risco à saúde humana por exposição a poluentes ambientais é também outra linha desenvolvida no LECOTOX. A estimativa numérica do risco é baseada na concentração do contaminante no meio abiótico, nas vias de exposição humana consideradas, duração e frequência exposição, especificidades biológicas do indivíduo e comparação com doses consagradas de referência toxicológica. As informações supracitadas subsidiam a hierarquização de áreas críticas para remediação, a gestão de custos ambientais e a indicação de receptores ecológicos a serem prioritariamente protegidos. Este tipo de informação é fundamental ao ordenamento sustentável do território e oferece suporte efetivo à tomada de decisão em medidas de saúde pública e de controle da poluição ambiental.
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Tomoi Koide
Endereço: Bloco A, INstituto de Física
Tel: (21)3938-7725
E-Mail: tomoikoide@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O objetivo deste grupo é estudar vários problemas no amplo campo da física teórica. Atualmente, estudamos a extensão e generalização da formulação de física quântica, termodinâmica estatística e hidrodinâmica. Por exemplo, a mecânica quântica tem aspectos semelhantes à teoria da probabilidade, mas a quantidade fundamental é dado pela função de onda e, portanto, seu aspecto essencial não pode ser descrito utilizando a teoria clássica da probabilidade. Por outro lado, a ausência de uma contraparte tão clássica dificulta a generalização da mecânica quântica. No entanto, é possível introduzir um tipo de função de onda em uma teoria clássica de probabilidade como foi apontado pelo E. Schrödinger. Ao usar essa teoria generalizada, obteremos uma nova visão para encontrar uma teoria para descrever sistemas dissipativos quânticos e uma formulação de mecânica estatística fora de equilíbrio. Generalizando o conceito de variação para variáveis ​​estocásticas, é possível interpretar a quantização como um otimização estocástica. Essa abordagem promove ainda mais um entendimento unificado da mecânica quântica e da mecânica clássica, e também é útil para desenvolver a mecânica quântica no espaço-tempo curvo. Além disso, essa generalização torna possível formular equações dissipativas na forma do princípio da variação. Um exemplo é a equação de Navier-Stokes-Fourier, que é a equação fundamental do fluido Newtoniano. Portanto, a formulação generalizada de variação nos permite derivar equações de granulação grossa para sistemas complexos de maneira sistemática, como o fluido com estruturas internas (spin), dinâmica de granulação grossa na geometria curva e assim por diante.
Unidade: Instituto de Química
Coordenador: Não Informado
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 612 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-7133
E-Mail: soa@soa.pro.br
Home: www.soa.pro.br
Atividade: Química Verde.
Unidade: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Coordenador: Claudia Lage Rebello da Motta
Endereço: Aquário do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ)
Tel: 982182002
E-Mail: claudiam@nce.ufrj.br
Home: https://activufrj.nce.ufrj.br/wiki/SocialEduLab/home?
Atividade: Pesquisas de ponta nas áreas de Informática, Educação e Sociedade e de Sistemas Complexos Adaptativos. Desenvolvimento de sistemas voltados para a Educação, Segurança Pública, Saúde, entre outras. As principais linhas de atuação são: Inteligência Coletiva, Sistemas de Recomendação, Combinação Social, Reputação, Aprendizagem de Máquinas , Sistemas Baseados em Conhecimento. O ActivUFRJ - Ambiente Coletivo de Trabalho Integrado e Virtual, disponibilizado para todos da UFRJ, é um dos projetos do grupo.
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Alexis Ricardo Hernandez Nuñez
Endereço: Instituto de Física
Tel: (21)3938-7938
E-Mail: alexis@if.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O grupo realiza simulações e coleta dados para o estudo de fenômenos emergentes resultantes da interação social. Especial interesse é dedicado ao estudo de fenômenos relacionados às atividades democraticas.
Unidade: Observatório do Valongo
Coordenador: Daniel Rodrigues Costa Mello
Endereço: Observatório do Valongo
Tel: (21)2263-0685
E-Mail: ov@astro.ufrj.br
Home: www.ov.ufrj.br
Atividade: Apoio às aulas práticas de Astronomia e atendimento ao público visitante.
Unidade: Observatório do Valongo
Coordenador: Daniel Rodrigues Costa Mello
Endereço: Observatório do Valongo
Tel: (21)2263-0685
E-Mail: ov@astro.ufrj.br
Home: www.ov.ufrj.br
Atividade: Apoio às aulas práticas de Astronomia e atendimento ao público visitante.
Unidade: Instituto de Geociências
Coordenador: Paulo Cesar da Costa Gomes
Endereço: CCMN - Instituto de Geociências Bloco H, sla H-011
Tel: (21)2295-9236
E-Mail: pccgomes@yahoo.com.br
Home: territorioecidadania.com
Atividade: Atividades relacionadas à pesquisa: reuniões, trabalhos de campo, projetos de pesquisa
Unidade: Instituto de Física
Coordenador: Eduardo Souza Fraga
Endereço: Instituto de Física, UFRJ
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: fraga@if.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Pesquisa em física de partícula e física nuclear de altas energias, com aplicações em sistemas em condições extremas de temperatura e densidade.