Acesso à Informação Portal Brasil

Diretório de Grupo de Pesquisa

O que é?

O grupo de pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças:
 cujo fundamento organizador dessa hierarquia é a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico;
 no qual existe envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa;
 cujo trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa;
 e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos.
 
O conceito de grupo admite aquele composto de apenas um pesquisador. Na quase totalidade desses casos, os grupos se compõem do pesquisador e de seus estudantes.
 
Quem registra o grupo no Diretório é o Líder. O formulário Grupo (existente atualmente apenas na versão on line) está disponível no site de Líderes de grupo, em Atualizar/Inserir novo grupo, Inserir novo grupo. Para ter acesso a esse site, o Líder precisa ter um currículo Lattes no CNPq e estar cadastrado como líder de grupo pelo dirigente de pesquisa da sua instituição.
 
A senha de acesso solicitada pelo sistema é a senha Lattes do líder. Caso não a possua ou a tenha esquecido, poderá obtê-la acessando o link "Sua senha”, na página inicial do site do CNPq.
 
Se você é líder e ainda não está cadastrado como tal, procure o componente organizacional de pesquisa da sua instituição (Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - Divisão de Pesquisa), pois todo o procedimento de captura dos dados é feito em articulação com este setor. Cabe ao dirigente de pesquisa, além de cadastrar os líderes de grupos da sua instituição, a responsabilidade de certificar os grupos enviados ao CNPq.
Critérios para líderes de pesquisa:

  • Docentes com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq;
  • Docentes doutores que façam parte do corpo docente dos Programas de Pós-graduação.

Docentes que se enquadrem em uma das condições acima e ainda não estejam cadastrados no CNPq devem enviar e-mail para divpesquisa@pr2.ufrj.br solicitando o cadastramento. A inclusão será imediata.

Como Proceder

Anteriormente ao pedido de cadastro a Pró-reitoria de pós-graduação e Pesquisa - PR-2 da UFRJ, o Grupo de Pesquisa formado, deverá ser aprovado por instância acadêmica, congregação, da unidade de ensino a qual pertence.
Após a aprovação, a solicitação de cadastro deverá ser encaminhada à PR-2, acompanhada do documento de aprovação do diretor da referida unidade, por via eletrônica para o endereço divpesquisa@pr2.ufrj.br.  
Site: http://www.cnpq.br

Informações

Divisão de Pesquisa

Lilha Maria Santos Silva lilha@pr2.ufrj.br 2598-1729
Claudia Marques Marins claudia@pr2.ufrj.br 2598-1708
contato