Evento discute Integridade em Pesquisa, Ética na Ciência e em Publicações
29/05/2012

Começa hoje (28) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) o 2º Encontro Brasileiro de Integridade em Pesquisa, Ética na Ciência e em Publicações (Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics - Brispe).

O evento, que tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é um fórum de discussões sobre questões éticas de relevância para instituições de pesquisa, periódicos internacionais e agências de fomento. As atividades se realizam até o próximo dia 1º de junho.

Amanhã (29) e quarta-feira (30) o Brispe ocorre na UFRJ e na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Na quinta-feira (31) quem sedia o encontro é a Universidade de São Paulo (USP) no auditório da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Na programação para esse dia estão a palestra Research misconduct and the research environment, com Ana MarusicdaSplit University, e oForum on plagiarism, self-plagiarism and redundancy in Science, entre outros.

O evento tem seu último dia de debates na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Além do CNPq apóiam a iniciativa a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O Brispe reúne pesquisadores, editores, educadores e gestores na discussão atual acerca da integridade em pesquisa e de seu impacto nas transformações recentes sobre a forma de conduzir, comunicar e revisar ciência neste início de século. Além de palestras com docentes e profissionais de diversas instituições nacionais e internacionais, o encontro também promove o curso On Writing and Publishing Science, amanhã (29) e quarta-feira (30), abordando a escrita científica e os problemas específicos de revisão e de cancelamento de artigos.

Mais informações na página do evento: http://www.iibrispe.coppe.ufrj.br/.
(Portal do CNPq)