Resultado do Premio IPP Rio Mauricio de Almeida Abreu
20/12/2011

A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa vem com muita alegria parabenizar os vencedores da primeira edição do Prêmio Instituto Pereira Passos Rio Maurício de Almeida Abreu, que tem como objetivo de estimular a produção de trabalhos acadêmicos sobre a cidade do Rio de Janeiro.

Ao todo foram 118 trabalhos inscritos e a UFRJ recebeu sete entre os dez prêmios concedidos: o primeiro e segundo lugar nas duas categorias, mestrado e doutorado, além de três, das seis menções honrosas, duas na categoria mestrado e uma na categoria doutorado.

Na categoria doutorado, a vencedora foi Mylene Mizrahi com a tese intitulada: A Estética Funk Carioca: criação e conectividade em Mr. Catra", apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS, orientada pela professora Elsje Maria Lagrou.

A segunda colocada foi Fabiana Generoso de Izaga, com a tese intitulada: Mobilidade e centralidade no Rio de Janeiro, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Urbanismo da FAU, orientada pela professora Rachel Coutinho Marques da Silva.

A vencedora da categoria mestrado foi Nina Pinheiro Bitar com a dissertação intitulada: "Agora que somos Patrimônio...": um estudo antropológico sobre as "baianas do acarajé",  apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS, orientada pelo professor José Reginaldo Santos Gonçalves.

A segunda colocada da categoria mestrado foi Regina Fátima de Faria Cunha, com a dissertação intitulada: Uma sistemática de avaliação e aprovação de projetos de Polos Geradores de Viagens (PGV’s) apresentada ao Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes da COPPE, orientada pelo professor Licinio da Silva Portugal.

Além dos premiados, receberam menção honrosa:

Alex Ferreira Magalhães com a tese intitulada: O Direito da Favela no contexto pós-programa Favela-Bairro: uma recolocação do debate a respeito do 'Direito de Pasárgada' apresentada no Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional do IPPUR, orientada pelo professor Adauto Lucio Cardoso.

Alice Belfort Moren com a dissertação intitulada: A vida dos muros cariocas: o grafite e as apropriações do espaço público de 2007 a 2009 apresentada no Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências, orientada pelo professor Paulo Cesar da Costa Gomes.

Jacira Saavedra Farias com a dissertação intitulada: A forma da InFORMAlidade: uma análise da morfologia urbana da Rocinha, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, orientada pela professora Luciana da Silva Andrade.

Parabéns a todos os ganhadores e seus respectivos orientadores e Programas de Pós-graduação!