Ciência sem Fronteiras oferta bolsas para graduação sanduíche em cinco países
16/12/2011

Estão abertas as inscrições para cinco chamadas públicas do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Os editais são na modalidade graduação sanduíche e contemplarão estudantes que tenham integralizado entre 40% e 80% do currículo previsto para o curso no início previsto da viagem de estudos. As chamadas somam  12,5 mil vagas.

A participação nos editais contempla duas formas de inscrição: adesão das instituições de ensino superior (IES), que tem inscrições abertas até 31 de janeiro; e candidaturas individuais, que receberá propostas até 15 de janeiro.

Nesta etapa estão previstas bolsas para Alemanha, Itália, Reino Unido, França e Estados Unidos. As atividades no exterior devem iniciar entre agosto e setembro do próximo ano. As bolsas serão concedidas pelo CNPq e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A permanência do aluno brasileiro no exterior será de um ano, sendo nove ou 10 meses dedicados aos estudos em tempo integral, acrescido do período de até três meses para estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria universidade estrangeira.

Em todos os casos, são prioritárias as áreas de: engenharias e demais áreas tecnológicas; fármacos; biotecnologia; ciências exatas e da terra; biologia, ciências biomédicas e da saúde; computação e tecnologias da informação; tecnologia aeroespacial; nanotecnologia e novos materiais; ciências do mar; indústria criativa; entre outras.

Edital 102/2011 – Graduação Sanduíche nos Estados Unidos
      A chamada conta com o apoio do Institute of International Education (IIE). O programa arcará com os custos referentes às taxas escolares, seguro-saúde, alojamento e refeições oferecidos pela universidade americana. Serão, também, concedidas aos estudantes mensalidade de bolsa para despesas pessoais no valor de US$ 300,00 e auxílio instalação no valor de US$ 870,00.

O edital pode ser acessado neste link.

Edital 103/2011 - Graduação Sanduíche na Alemanha
     Para a concessão das bolsas, o CsF contará com a parceria do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Serão custeadas as taxas escolares e de deslocamento. A iniciativa também concederá bolsa integral exclusivamente ao aluno no valor de 870,00 euros mensais. O programa ofertará, ainda, cursos de alemão com a duração de até seis e de verão ou inverno sobre ciência, tecnologia, inovação e propriedade intelectual, ambos na Alemanha.
O edital está disponível neste link.

Edital 104/2011 - Graduação Sanduíche na França
     Com apoio do Campus France, os estudantes brasileiros terão a oportunidade de atualizar conhecimentos em grades curriculares diferenciadas. A bolsa terá valor de 870,00 euros mensais. O objetivo é complementar a formação dos graduandos do Brasil em áreas prioritárias e estratégicas para o desenvolvimento do país.
A íntegra do edital pode ser conferida neste link.

Edital 105/2011 – Graduação Sanduíche na Itália
      Os selecionados receberão bolsa no valor de 870 euros mensais, entre outros benefícios. O programa conta com a parceria da Universidade de Bolonha e está prevista a concessão de um curso de italiano com a duração de até seis meses na Itália.
O edital está disponível neste link.

Edital 106/2011 – Graduação Sanduíche no Reino Unido
     Realizado em parceria com a Organização Britânica Universities, o CsF no Reino Unido prevê bolsas mensais de 416,00 libras, auxílio deslocamento, seguro-saúde, curso de inglês, entre outros. Espera-se possibilitar a formação com qualidade de uma força de trabalho técnico-científica altamente especializada.

O edital pode ser conferido na íntegra aqui.
Informações sobre o Programa Ciência sem Fronteiras estão disponíveis no site www.cienciasemfronteiras.gov.br.