FAPER lança editais inéditos no estado: os Programas de Apoio ao Jovem Pesquisador Fluminense (JPF) com vínculo e sem vínculo.
24/09/2021

A Fundação lançou dois editais totalmente inéditos no estado: os Programas de Apoio ao Jovem Pesquisador Fluminense (JPF) com vínculo e sem vínculo. Esses editais que somam recursos de mais de R$ 30 milhões visam apoiar Jovens Pesquisadores contratados bem como atrair novos pesquisadores para as instituições de pesquisa do estado do Rio de Janeiro. Espera-se que os proponentes já tenham produção de conhecimento internacionalmente competitiva demonstrada em pesquisa após a conclusão do Doutorado e que se encontrem ainda em fase de consolidação. São elegíveis somente proponentes com menos de 10 (dez) anos de doutoramento.

No edital JPF com vínculo a ICTs, o apoio será concedido na forma de Auxílio à Pesquisa aos jovens pesquisadores com excepcional desempenho e a ser realizado em ICTs sediadas no Estado do Rio de Janeiro. Os recursos financeiros poderão ser utilizados para o estabelecimento e para a melhoria de infraestrutura e despesas de custeio previstas nos projetos de pesquisa apresentados.

No caso do Edital JPF sem vínculo a ICTs, os pesquisadores contemplados serão apoiados pela FAPERJ por 36 (trinta e seis) meses com AUXÍLIO e BOLSA. A bolsa concedida ao pesquisador contemplado, denominada BOLSA JOVEM PESQUISADOR FLUMINENSE (JPF), é de dedicação exclusiva à pesquisa e possui valor mensal de R$ 8.000,00 (oito mil reais). O bolsista da modalidade JOVEM PESQUISADOR FLUMINENSE não poderá ter vínculo empregatício.

Além dos recursos de custeio e capital, poderão ser solicitadas Bolsas de Iniciação Científica (IC) e Pós-Doutorado (PDR). Caso essas bolsas sejam solicitadas, estas somente serão implementadas APÓS o depósito do auxílio financeiro referente às rubricas de custeio e capital em cada projeto.

Clique aqui para conferir o EDITAL FAPERJ Nº 40/2021 – PROGRAMA DE APOIO AO JOVEM PESQUISADOR FLUMINENSE SEM VÍNCULO EM ICTS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Clique aqui para conferir o EDITAL FAPERJ Nº 39/2021 – PROGRAMA DE APOIO AO JOVEM PESQUISADOR FLUMINENSE COM VÍNCULO EM ICTS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Clique aqui para mais informações

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)