Cursos/Eventos selecionados PR-2 (Publicados de 02/08/2021 até 05/10/2021)
02/08/2021

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.



Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Webinários GEOPI Unicamp | Universidade e Sociedade durante e no pós-pandemia: desafios e perspectivas.

Dia 14 de outubro, a partir das 14h, teremos mais um evento da série de debates promovidos pelo LabGeopi. O tema abordado será Universidade e Sociedade durante e no pós-pandemia: desafios e perspectivas. O objetivo é destacar a relação entre universidades públicas (federais e estaduais) e a COVID-19 no Brasil priorizando duas perspectivas. A primeira focaliza a contribuição dessas instituições em termos dos impactos de seus produtos e do envolvimento de seus especialistas nos debates relacionados à pandemia. A segunda trata dos impactos da crise sanitária nas universidades e em suas respostas para enfrentá-los abordando temas como atração e permanência dos alunos, bem como as ações para dar conta dessa política.

Link

Evento online e gratuito

05/10/2021
13º Encontro Saberes e Sabores

As inscrições para o 13º Encontro Saberes e Sabores, que vai ocorrer no formato on line, já estão abertas.

Inscrições

---

09/09/2021
Vem aí o 11º Seminário Memória, Documentação e Pesquisa: Memória Institucional e História Pública

No dia 6 de agosto, sexta-feira, às 10h, a professora Isa Martins (GRAFE/FE/UFRJ) estará fazendo o lançamento do seu livro “Marias que vão e que não vão com as outras”, a ser publicado pela editora Chiado Books.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Link

Evento online

09/09/2021
LIVE: O CÉU É PURO ÊXTASE!

O NGC-51 é o Grupo de Astronomia do Espaço Ciência Viva que, antes da pandemia, promovia encontros semanais para falar sobre o Universo, assim como discutir, compartilhar novidades, observar e o céu do Rio de Janeiro. Dia 03/09, às 18h, será realizado um encontro virtual com Fernando Magalhães e Marcos Valério Melo Mataratzis.

Link

Evento online via Youtube

31/08/2021
Seminário Internacional - Dança, Saúde e Arquivos Digitais

No dia 6 de agosto, sexta-feira, às 10h, a professora Isa Martins (GRAFE/FE/UFRJ) estará fazendo o lançamento do seu livro “Marias que vão e que não vão com as outras”, a ser publicado pela editora Chiado Books.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Link

Evento online via Youtube

30/08/2021
Semana Antonio de Barros Castro

Antonio de Barros Castro foi um economista do seu tempo: dedicou a vida a pensar um projeto de desenvolvimento. Superar o atraso, reduzir desigualdades, transformar a estrutura produtiva e a sociedade através de inovações. Mais do que uma homenagem, este é um convite para uma ampla reflexão sobre as questões do desenvolvimento, a nova política industrial e inovação, e o Brasil num mundo sinocêntrico.

Quando:24, 25 e 26 AGO - 18H

Link

-----

24/08/2021
Ciclo de Debates sobre o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação - Desafios e Dificuldades na Implementação

O Tribunal de Contas da União convida para o evento Ciclo de Debates sobre o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação - Desafios e Dificuldades na Implementação, que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2021 às 9h.
Dia 25
Dia 26
Dia 27

Link p/ Inscrição

O evento será transmitido pelo canal oficial do TCU no YouTube.

24/08/2021
Clube da Escrita CT - 26/08/2021

Link

Evento online via Youtube

20/08/2021
Defesa de Dissertação - Mônica Emílio - PPGDan - 25/08 às 15h

Link

Evento online via Zoom

17/08/2021
SIMPÓSIO VIRTUAL SOBRE A LEI DE ACESSO AO PG E CTA

- Dia 19/08 - Palestras que buscam debater e orientar a comunidade acadêmica com relação a Lei de Acesso e Repartição de Benefícios da Biodiversidade (Lei 13.123/15), sobre temas relacionados ao acesso ao patrimônio genético (PG) e ao Conhecimento Tradicional Associado (CTA).

- Dias 20 e 26/08 - Oficinas no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado.

Link

Inscrições gratuitas!

16/08/2021
Gestão estratégica de mídias sociais para as bibliotecas universitárias do SiBI/UFRJ

Para fechar a "Semana dos bibliotecários referencistas nas mídias sociais" nós receberemos a bibliotecária Mayara Cabral para fazer a palestra sobre "Gestão estratégica de mídias sociais para as bibliotecas universitárias do SiBI/UFRJ"

Mayara Cabral é Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFF, com MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela UNESA e mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação do IBICT/UFRJ e criadora do projeto biblio.mkt

Mediação será feita por Lídia Oliveira, bibliotecária do Centro Referencial do SiBI/UFRJ

Fonte: SiBI UFRJ (Adaptada)

Link

Evento online via Youtube

11/08/2021
Webinários GEOPI Unicamp | Edição 2021 - ESG: panorama e implicações para a inovação nas empresas.

Relembramos que o próximo encontro do Ciclo de Webinários GEOPI Unicamp | Edição 2021 será nesta sexta-feira (06/08), a partir das 13h30, e terá como tema Práticas Ambientais, Sociais e de Governança: panorama e implicações para a inovação nas empresas. Os especialistas convidados trarão importantes insights sobre gestão e inovação nesse contexto. Participe e saiba mais sobre como o tema influencia o cotidiano e a estratégia de diversas organizações!

O quê: Ciclo de Webinários GEOPI Unicamp | Edição 2021 - Práticas Ambientais, Sociais e de Governança: panorama e implicações para a inovação nas empresas.
Quem: Luiz Gaio (Unicamp), Maria Eugênia Buosi (Resultante Consultoria Estratégica), Marcos Frank (IFMG) e mediação de Sérgio Salles-Filho (Unicamp).
Quando: 06 de agosto, 13h30

Fonte: UniCamp (Adaptada)

Link

Evento online via Youtube sem necessidade de inscrição prévia

05/08/2021
LIVE: CIÊNCIA CIDADÃ!

Dia 06 de agosto, às 15h

Para ganhar certificado, inscreva-se no doity: https://doity.com.br/ciencia-cidada--oceano

Fonte: Espaço Ciência Viva (Adaptada)

Inscrições

Transmissão ao vivo no youtube

02/08/2021
O que é Filosofia?

O projeto de extensão “Acontece no IFCS começará uma nova série de lives chamada “O que é?”, que tem o objetivo de apresentar, de forma breve, alguns conceitos pertinentes às áreas de Ciências Sociais e Filosofia. Iniciaremos a série com a seguinte programação: 03/08/21, 18h: O que é Filosofia?, com Professor Rafael Haddock-Lobo

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Inscrições

-----

02/08/2021
Sessão de lançamento: Marias que vão e que não vão com as outras

No dia 6 de agosto, sexta-feira, às 10h, a professora Isa Martins (GRAFE/FE/UFRJ) estará fazendo o lançamento do seu livro “Marias que vão e que não vão com as outras”, a ser publicado pela editora Chiado Books.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Link

Evento online via Youtube

02/08/2021