Vacina contra Covid-19 em desenvolvimento na UFRJ é um dos projetos brasileiros em destaque na Revista Pesquisa Fapesp
19/03/2021

A reportagem “Corrida de Obstáculos”, publicada na edição de março da Revista Pesquisa, editada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), fala sobre os 15 projetos de vacina em desenvolvimento no Brasil e destaca os quatro que se encontram em estágio mais avançado.

Um dos quatro projetos brasileiros mais avançados de vacina contra Covid-19 está em curso na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e parte dele no Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (Lecc) da Coppe/UFRJ. sob a liderança da professora Leda Castilho. A vacina é do tipo recombinante, ou seja, o ingrediente ativo do imunizante é uma proteína obtida por técnicas de engenharia genética.

O laboratório da Coppe, o Lecc, já produz em escala piloto a proteína S (spike) do Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19, cultivando células de mamíferos em biorreatores. A fórmula final da vacina, em estágio de protótipo, contém a proteína recombinante desenvolvida no Lecc, associada a uma substância adjuvante para maximizar a resposta imunológica no organismo.

Confira a reportagem Corrida de Obstáculos.

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra

Fonte: COPPE (Adaptada)