Pesquisa inédita com fármaco abre novo caminho no tratamento do Alzheimer
05/02/2021

Foto: Divulgação FAPERJ

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com a Universidade de Nova York (EUA) descobriram que um composto sintético que favorece a produção de proteínas no cérebro (processo conhecido como síntese proteica) é capaz de reativar neurônios e impedir a perda de memória em camundongos com a doença de Alzheimer. O artigo, publicado dia 2 de fevereiro na revista científica Science Signaling, aponta para um caminho promissor para melhora do funcionamento cerebral e restauração da memória em animais usados como modelos da doença de Alzheimer. A pesquisa inicia a busca por compostos que atuem no controle da síntese proteica cerebral que possam ser utilizados em pacientes com Alzheimer sem efeitos colaterais importantes.

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra

Fonte: FAPERJ (Adaptada)