Inscrições abertas para a 4ª chamada pública de apoio à ciência - RESULTADO DIVULGADO COM 2 CONTEMPLADOS DA UFRJ !!
19/07/2021

Selecionados em meio a 505 candidatos, pesquisadores receberão os recursos pelos próximos três anos

O Instituto Serrapilheira anunciou na quinta-feira, 15/07, os 12 jovens pesquisadores selecionados na 4ª chamada pública de apoio à ciência. Cada um receberá até R$ 700 mil para investir em seus projetos pelos próximos três anos.

Foram contemplados pela UFRJ:

Área: Ciências da vida

Mychael Lourenço, (UFRJ)

Estuda vias moleculares de estresse celular e seus impactos na função cerebral, como cognição e humor. Ele é um dos pesquisadores que identificaram que a irisina, hormônio que aumenta de nível no sangue após a prática de exercício físico e protege o cérebro contra a perda de memória na doença de Alzheimer.

Área: Química

Daniel Grasseschi, (UFRJ)

Vai manipular átomo a átomo em materiais bidimensionais, como peças em um tabuleiro de xadrez, para um melhor entendimento de como a química de coordenação pode ser explorada para controlar as propriedades eletrônicas, ópticas e químicas desses materiais.

A PR2 parabeniza nossos dois pesquisadores contemplados pela conquista!!

Clique aqui para ler a notícia na íntegra e para conhecer os demais contemplados

Fonte da notícia: site do Serrapilheira (adaptada)

Notícia atualizada em 19/07/2021

Notícia originalmente publicada em 19/11/2020

******************************************************************************************

As inscrições para a 4ª chamada pública de apoio à ciência do Instituto Serrapilheira estão abertas. O novo edital disponibiliza até 12 grants de R$ 200 mil a R$ 700 mil para jovens cientistas que façam grandes perguntas fundamentais em ciências naturais, ciência da computação e matemática.

Fonte: Site Serrapilheira (Adaptada)

Clique aqui para saber mais

Notícia atualizada em 23/11/2020

Notícia originalmente publicada em 16/10/2020 na notícia 4201