Boletim IPPUR/UFRJ nº 38 - 28 de outubro de 2020
29/10/2020

Boletim nº 38 - 28 de outubro de 2020

ARTIGO
Retrocessos e negação do direito à educação para as pessoas com deficiência: cooptação, capacitismo e segregação institucionalizada pelo Decreto 10.502/2020

A matéria, escrita pelo Professor Edgilson Tavares (UFBA) no Estadão, pauta-se na implementação e nas consequências do Decreto nº 10.502/2020, que estabelece a chamada "Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao longo da Vida". Tendo em vista os avanços alcançados pelos movimentos de pessoas com deficiência ao longo dos anos, tal decreto representa, para o autor, uma imprudência no que tange à temática, pois o cerne da política corrompe o conceito de inclusão ao tentar unir o movimento aos interesses capitalistas de mercado.

LANÇAMENTO DO LIVRO
Geografia Urbana

O livro "Geografia Urbana", organizado por Ana Maria de Barros, Cláudio Zanotelli e Vivian Albani, compilado com base em apresentações feitas no XVI Simpurb, realizado em 2019, relaciona aspectos de movimentos revolucionários com o espaço privado e público na urbe. O livro discute as injustiças e desigualdades que atingem grupos minoritários, tendo em vista a distribuição de poder na cidade por parte do aparato estatal que, por sua vez, atende, em muitos casos, aos interesses de mercado.

SEMINÁRIO UNAM
La cuarta transformación en la crisis de la globalización neoliberal y el mundo posvirus

O Seminário "La Cuarta Transformación en la crisis de la globalización neoliberal y el mundo posvirus", organizado pela Universidade Nacional Autônoma do México, teve início no começo do mês e ocorrerá todas as sextas feiras até janeiro de 2021. O tema central do debate será a crise do neoliberalismo impulsionada pela ascensão de núcleos de produção como os BRICs, com ênfase para a China, em busca do desenvolvimento econômico latino-americano.

CICLO DE PALESTRAS
Gerenciando organizações para manter a paixão pelo Serviço Público

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) promove, em outubro, cursos online em parceria com o Instituto República para celebrar o Mês do Servidor Público. No dia 29/10, a partir das 18h, haverá uma palestra com o Professor James L. Perry, da Universidade de Indiana - EUA, com o tema "Gerenciando Organizações para manter a Paixão pelo Serviço Público". A inscrição poderá ser feita até o dia 29/10.

REVISTA CIÊNCIA GEOGRÁFICA
Dossiê Amazônia I

A Edição nº 02/2020 da Revista Ciência Geográfica apresenta o dossiê Amazônia I, desafiando o leitor a percorrer leituras sobre um patrimônio imensurável, repleto de recursos, ao mesmo tempo que marcado por desigualdades. Os artigos demonstram a diversidade da região, seja ambiental, seja populacional, a partir da qual estados independentes interligam-se através da chamada Pan-Amazônia.

FESTIVA NEXO + NEXO POLÍTICAS PÚBLICAS
O Brasil em debate

No mês de outubro, ocorre o Festival Nexo, online e totalmente gratuito, com diversas palestras e oficinas abordando assuntos sobre políticas públicas no país, de acordo com princípios do jornal Nexo.

REVISTA POLÍTICAS PÚBLICAS
Horizontes latinoamericanos

A Revista Políticas Públicas: Horizontes Latino-americanos, promovida pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Políticas Comparadas da Associação Latino-Americana de Ciência Política (ALACIP), voltada à divulgação de textos acadêmicos (artigos, chamadas e resenhas) na área de políticas públicas, lançou sua edição nº 02/2020, em agosto.

PROCESSO SELETIVO - MESTRADO FGV
Mestrado em Políticas Públicas e Governo da Fundação Getúlio Vargas

O Mestrado em Políticas Públicas e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) alinha teorias e conceitos, através de módulos com aplicação prática na formação de gestores, pesquisadores focados na realidade e mestres preocupados com o estudo acadêmico globalizados. A inscrição vai até o dia 13/11 e, posteriormente, os candidatos serão convocados para entrevistas no período de 23 a 26/11. O resultado sai no dia 02/12.

Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Projeto Gráfico: Stephanie Assaf e Rafael Vidal // Programador: Thiago Pereira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro // Você recebeu esse email por causa da sua relação com o IPPUR/UFRJ.

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sala João do Rio - Faculdade de Letras Av. Horácio Macedo, 2151 Cidade Universitária - Ilha do Fundão
CEP: 21941-917 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Fonte: IPPUR/UFRJ