UFRJ participa de projeto de restauração para aniversário de 90 anos do Cristo Redentor
27/10/2020

Dano no dedo médio da mão direita do Cristo Redentor — Foto: Divulgação/G1

O Santuário Cristo Redentor deu início nesta terça-feira (27) ao projeto de restauração “Cristo 90 anos”, que irá preparar o monumento para o aniversário de nove décadas comemorado no dia 12 de outubro de 2021. O objetivo é identificar os agentes que botam em risco a integridade do monumento e elaborar projetos para o tratamento preventivo. Após estudos e levantamentos, foi preparado um plano de ações de conservação.

Parceria com universidades

A UFRJ em parceria com instituições de ensino e pesquisa como as universidades federais de Juiz de Fora e Ouro Preto, irá elaborar o plano de atividades. Entre as tecnologias utilizadas para fazer registro do monumento, será realizada fotogrametria aérea e terrestre. Na atividade, milhares de fotos são tiradas por drones equipados com câmeras de alta resolução.

Todas as exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR) serão seguidas.

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra

Fonte: G1 (Adaptada)