Boletim IPPUR nº 37 - 14 de outubro de 2020

Boletim nº 37 - 14 de outubro de 2020

LIVES IPPUR
Programação de Lives IPPUR - Outubro/Novembro

As políticas de imigração e refúgio na promoção dos direitos humanos na atualidade, Ciclo de Seminários sobre Planos de Desenvolvimento Comunitário, Lançamento do livro "História das Políticas Regionais no Brasil", Ciclo de Seminário sobre Ações de Extensão Universitária, e muito mais! Acompanhe a programação no canal do YouTube da Agência IPPUR.

FÓRUM PERMANENTE
Amazônia em transe:

A proposta do evento é debater sobre os entraves do aumento da exploração dos recursos naturais com viés econômico, tendo como base a Região Amazônica da América do Sul e os resultados disto sobre as comunidades locais. Por conseguinte, buscam propor instrumentos de alinhamento, tendo em vista a proteção do meio ambiente associado ao desenvolvimento do território.

CHAMADA ABERTA
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais

A RBEUR convida as/os pesquisadoras/es das diversas áreas do conhecimento a encaminhar artigos, individuais ou em coautoria, para o Dossiê Temático Território, Gênero e Interseccionalidade, a ser publicado em número próximo. Serão selecionados artigos submetidos entre 30 de setembro e 30 de novembro de 2020, que atendam às exigências de rigor e de excelência e que respeitem as diretrizes da RBEUR.

PALESTRA
Just sustainabilities in policy, planning and practice

No dia 23/10 às 13:00, através do site do Instituto de Estudos Avançados (IEA) - USP, o professor Julian Agyeman irá delinear o conceito de "sustentabilidade justa" como uma resposta ao "déficit de equidade" de muitos pensamentos e práticas de sustentabilidade. Ele explorará seu argumento de que é quem pertence às nossas cidades é quem determinará em última instância o que elas podem se tornar. Ele ilustrará suas ideias com exemplos de planejamento e design urbano, agricultura urbana e justiça alimentar, assim como o conceito de compartilhar cidades.

SEMINÁRIO VIRTUAL
Limiaridade: processos e práticas em Arquitetura e Urbanismo

Proposto por docentes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília com apoio da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Trata-se de evento virtual criado de modo emergencial e necessário para suprir a lacuna deixada pelo adiamento do "VI ENANPARQ" (01 a 05 de março de 2021). Para o seu lugar, nos dias 13 a 16 de outubro de 2020, formulou-se este Seminário, de abrangência nacional – e até mesmo internacional –, que abarca temas relevantes e importantes para o momento em que nos encontramos, especialmente aqueles relacionados à Arquitetura e ao Urbanismo.

PODCAST
Voz de Públicas

Em seu sexto episódio, o Podcast "Voz de Públicas, promovido pela Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba, apresentado pelo Professor José Irivaldo Silva, aborda o tema "Religião, Política e Corrupção", no cenário atual de pandemia. Em sua fala, é apresentada a estruturalidade da corrupção nas instituições da sociedade, dentre elas as religiosas, tendo em vista a disputa política entre evangélicos e católicos.

Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Projeto Gráfico: Stephanie Assaf e Rafael Vidal // Programador: Thiago Pereira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro // Você recebeu esse email por causa da sua relação com o IPPUR/UFRJ.

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sala João do Rio - Faculdade de Letras Av. Horácio Macedo, 2151 Cidade Universitária - Ilha do Fundão
CEP: 21941-917 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Fonte: IPPUR/UFRJ