Cursos/Eventos selecionados PR-2 (publicados de 05/10/2020 a 09/10/2020)
05/10/2020

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.



Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Uezo e Sebrae promovem série de palestras no Instagram

A Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) iniciaram na quarta-feira (7) uma série de quatro palestras sobre empreendedorismo e planejamento. A iniciativa é uma forma de promover uma integração entre a Uezo e micro e pequenas empresas da Zona Oeste do Rio, bem como estimular o empreendedorismo dos estudantes da universidade. Assim como a anterior, as próximas lives ocorrerão às quartas-feiras, às 18h, na página da Universidade no Instagram. O próximo encontro abordará "Planejamento Financeiro e Crédito", seguido de "Estratégia e Planejamento" e por fim "Vendas nos meios digitais".

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

---- 09/10/2020
Exposição Doces Santos

O Laboratório de Antropologia do Lúdico e do Sagrado (Ludens), do Museu Nacional (MN), apresenta, em seu perfil do Instagram (@ludensmn), a exposição Doces Santos.

Fonte: Conexão UFRJ (Adaptada)

Link

---- 09/10/2020
Laboratório de Estudos de Literatura e Cultura da Belle Époque comemora cinco anos com evento on-line

Este ano, o Laboratório de Estudos de Literatura e Cultura da Belle Époque (Labelle), do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está completa cinco anos de existência. Em comemoração, o Labelle preparou o Seminário Travessias. O evento on-line reúne pesquisadores de várias instituições do país e apresenta uma riqueza de temas, que vão desde a cidade do Rio de Janeiro, em toda a sua exuberância e tensões nas primeiras décadas do século XX, até questões sobre ciência e nação, cinema, música, poesia, jornalismo, literatura e mercado. A abertura oficial, que aconteceu no dia 30 de setembro, contou com a presença de Ruy Castro, jornalista e escritor e também com palestra do psicanalista e professor Programa no Instituto de Medicina Social (IMS) da Uerj Benilton Bezerra. O Seminário Travessias continua suas atividades nos dias 7,14, 15, 21 e 28 de outubro. A transmissão ao vivo, aberta ao público, será feita pelo canal do Labelle no YouTube.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

---- 09/10/2020
UFRRJ convida integrante da missão do robô Curiosity a Marte para abrir SNCT 2020

Físico e projetista na NASA, o brasileiro Ivair Gontijo vai realizar a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no dia 17 de outubro, às 15h, com transmissão pelo canal da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade no Youtube. Gontijo integrou um dos grupos de trabalho responsáveis pela descida do robô Curiosity em Marte. O instrumento SuperCam, que vai na “cabeça” do veículo, tem contribuições do físico mineiro, que também é autor do livro “A caminho de Marte”, ganhador do prêmio Jabuti de livro de ciências do ano em 2019. Na palestra “Próximos passos na exploração de Marte”, o pesquisador falará sobre os avanços provocados pela missão MSL-Curiosity e os próximos passos da pesquisa. A SNCT é um evento promovido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI) e em sua 17ª edição registrou 2170 atividades, de 22 instituições.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

---- 09/10/2020
Boletim de Eventos UFRJ - 08-10-2020

Boletim de Eventos UFRJ - 08-10-2020.

Fonte: CoordCOM/UFRJ

Link

---- 09/10/2020
Estão abertas as inscrições para o X ENEC

Com o tema "Consumo e Envelhecimento", será realizado virtualmente, nos dias 21 e 22 de outubro, o X Encontro Nacional de Estudos do Consumo (Enec), promovido pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). As inscrições são gratuitas (https://bit.ly/X-ENEC) e o público poderá participar enviando perguntas orais e/ou por escrito.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

---- 09/10/2020
Uenf, IFF e UFF realizam o XII CONFICT e o V CONPG

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) e o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF) organizam anualmente reuniões científicas para apresentar as pesquisas desenvolvidas nos seus Programas de Iniciação e discutir temas que envolvem a Ciência. Este ano, de 13 a 16/10 serão realizados simultaneamente e online o XII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) e o V Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG), os eventos irão ocorrer conjuntamente e de maneira online. Excepcionalmente neste ano não serão aceitos trabalhos de outras instituições. O Confict 2020 terá como tema: Ciência para o desenvolvimento sustentável e abordará pesquisas e reflexões sobre a importância da Ciência para o desenvolvimento do país. No V Congresso Fluminense de Pós-Graduação estão previstas palestras, apresentações orais e em banners, além de atividades culturais. Ao completar 10 anos em 2019 o Confict reuniu 2.047 participantes e 643 trabalhos, dos quais 313 da Uenf. Os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica têm o objetivo de fomentar a participação de estudantes de graduação em pesquisas e conta com bolsas financiadas por agências de fomento, principalmente Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e FAPERJ. A programação integra a 17ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI).

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)- http://www.faperj.br/?id=4084.2.5

Link

---- 09/10/2020
Web série "A Administração Pública em debate"

O Evento é 100% online, ao vivo, gratuito e com emissão de certificado de participação. Serão 06 episódios no total.

É necessário se inscrever para participar.

Fonte: Esafi (Adaptada)

Link

No 1º episódio,que será dia 13 de outubro de 2020, às 16h será falado sobre a continuidade do envio da GFIP pelos Órgãos da Administração Pública e no 2º episódio, que será dia 15 de outubro de 2020 às 17h, será falado sobre análise dos acórdãos mais relevantes proferidos pelo TCU na área de Licitações e Contratos. No 3º episódio, que será dia 20 de outubro de 2020 às 16h, será falado sobre Planilha de Custos e Formação de Preços. Na próxima terça-feira, dia 03 de novembro, às 19h, acontecerá o 5º Episódio sobre o Processo de Licitação e Contratos.

Fonte: Esafi (Adaptada)
09/10/2020 (atualizada em 30/10/2020)
Seminário 'Uso da base de dados WEB of SCIENCEem levantamentos bibliográficos'

Fonte da imagem: Fonte da imagem: PPED/UFRJ (Adaptada)

Link

---- 09/10/2020
Décima primeira EcoLIVE do Webnário (11/16)

Fonte da imagem: Instagram @ecotropics_uepb

Link

---- 09/10/2020
Encontro discute caminhos da comunicação nas universidades

Comunicadores das instituições federais de ensino estarão reunidos, virtualmente, entre 19 e 21/10. Evento é gratuito.

Fonte: Conexão UFRJ (adaptada)

Clique aqui para ler a nota 'Encontro discute caminhos da comunicação nas universidades' publicada no site FAPERJ

Link

Para quem quiser apresentar experiências de sua instituição, basta redigir um resumo de dez linhas e submeter o trabalho (prazo curto) 09/10/2020 (Atualizada em 19/10/2020)
ATINER's 2021 Education Conference in Athens, Greece

A 23ª Conferência Internacional Anual em Educação vai acontecer, na Grécia, de forma remota em maio de 2021. Os trabalhos podem ser inscritos até a data definida pelos organizadores e podem acontecer ao vivo ou serem pré-gravados.

Fonte: Atiner (adaptada)

Link

----------- 08/10/2020
Webinar entrevista diretor do INPE

O seminário on-line "O futuro do INPE com seu novo diretor" será transmitido nesta quinta (08/10), às 19h, pelo Facebook e YouTube. Organizado pelo movimento "Nós somos a Ciência"- grupo focado em comunicação científica que atualmente trabalha em defesa do resgate da ciência como base para a tomada de decisões na sociedade -, o seminário terá três blocos, com 20 minutos de duração cada, em que serão discutidos os possíveis caminhos que Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão dedicado à pesquisa e exploração espacial, vai tomar nos próximos anos com a chegada do Dr.Clezio Marcos De Nardin, seu novo diretor.

Fonte: Site CNPq (adaptada)

Link

----------- 08/10/2020
SBPC Cultural apresenta espetáculo “Insubmissas, mulheres na ciência” nesta quinta-feira

Fonte: Site SBPC

Link

Acesse o link para mais informações 07/10/2020
17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Fonte: LNCC, Laboratório Nacionnal de Computação Científica

Link

------------------------- 07/10/2020
Grafe convida – Escrita na universidade: teoria e práticas

A discussão intitulada “Escrita na Universidade: teoria e práticas” será promovida pela profª Marcela Tavares de Mello (Fasap/UFF).

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

Transmissão no youtube 07/10/2020
Pós- graduação do LNCC oferece seminário da "Série Alumni" no mês de outubro

Neste mês, a série de seminários Alumni terá a palestra "Desenvolvimento e calibração de um modelo híbrido baseado em agentes para o crescimento tumoral", com Ernesto Lima, ex-aluno do LNCC e atual pesquisador do Oden Institute for Computational Engineering and Sciences, Universidade do Texas (UT Austin, Estados Unidos).

Os seminários da série Alumni fazem parte dos Seminários de Pós-graduação do LNCC têm o objetivo de oferecer palestras ministradas por ex-alunos da Instituição.

Fonte: Site LNCC (Adaptada)

Link

Mais informações 07/10/2020
Green Rio Online

Com patrocínio da Finep, acontece nos dias 8 e 9 de outubro a Green Rio – este ano, em versão online (por causa da pandemia do novo Coronavírus). Desde 2012, o evento vem se firmando como uma importante plataforma de negócios em Economia Verde, abastecendo de informações e projetos os setores orgânico e sustentável. Serão 52 palestrantes nesta edição.

Fonte da notícia: site finep (adaptada)

Link

------

07/10/2020
Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg)

O Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg) é um evento científico promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Representa o principal fórum do país para divulgação de resultados de pesquisas, debates, intercâmbio de ideias e atividades relevantes ligadas à segurança da informação e de sistemas computacionais, integrando a comunidade brasileira de pesquisadores e profissionais atuantes nessa área.

Fonte da notícia: site do evento (adaptada)

Link

------

06/10/2020
Seminário LNCC '"Pesquisas e colaborações desenvolvidas pelo Setor de Processamento de Alto Desempenho", com os pesquisadores do LNCC, Carla Osthoff e Roberto Souto''

Faz parte do ciclo de palestras "Seminários LNCC 40 anos".

Fonte da notícia: LNCC (adaptada)

Link

------

06/10/2020
XI ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA

O evento será virtual (online) e acontecerá de 17 a 20 de novembro de 2020. É um evento com submissão de trabalhos.

Fonte da notícia: Doutoranda em Educação PPGE/UFRJ (adaptada)

Link

No evento, será encaminhada para os incritos no GRD 28, uma cópia do Livro 'Diálogos Interculturais no ensino de História.Oficinas pedagógicas para implementação da Lei 11.645-08' (Livro 'Diálogos Interculturais no ensino de História.Oficinas pedagógicas para implementação da Lei 11.645-08) de Maria de Fátima Barbosa Pires. Para conhecer mais sobre a proposta do 'GRD 28. Interfaces entre Currículo, Avaliação e Formação de Professores no Ensino de História' clique no link abaixo:

Link

Fonte da notícia: Doutoranda em Educação PPGE/UFRJ (adaptada)

05/10/2020
VACATHON

O VACATHON, que está em sua quarta edição, é uma maratona de programação rural para produção de leite em conjunto com um bootcamp, no qual os times vinculados e que representam as instituições de ensino são desafiados a encontrarem soluções voltadas para a produção de leite em propriedades rurais ou na indústria de lácteos. O 4o. VCT será realizado entre os dias 22 e 30/10/2020.

O regulamento do 4o. VCT esta disponível no site do IFM 2020 e pode ser acessado clicando-se no Link ao lado. Atenção: Eventuais alterações nesse regulamento devem ser acompanhadas diretamente no site do responsável por ele.

A UFRJ está indo para a sua segunda participação em um time orientado pelos professores Claudio Miceli e Guilherme Travassos. Os alunos da UFRJ (de qualquer área - graduação, mestrado ou doutorado) que desejarem participar devem enviar um email com seu currículo para cmicelifarias@cos.ufrj.br ou ght@cos.ufrj.br .

Fonte da notícia: Professor Claudio Miceli de Farias (Adaptada)

Link

---------------- 05/10/2020
Décima EcoLIVE do Webnário (10/16)

Fonte da imagem: Instagram @ecotropics_uepb

Link

---- 05/10/2020
Corpos Conhecimentos

Fonte do banner:Secretaria Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan) Universidade Federal do Rio de Janeiro

---------

---- 05/10/2020