Cursos/Eventos selecionados PR-2 (publicados de 08/09/2020 a 12/09/2020)
08/09/2020

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.



Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Fiocruz discute saúde indígena e pandemia

O Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz promoverá dia 16/09, das 10h às 12h, um encontro virtual de formação abordando o tema “A Saúde indígena em tempos de pandemia”. Para os povos e territórios indígenas no Brasil, populações que já viviam em situações socialmente vulneráveis, a pandemia pode chegar ao limite do extermínio, como aconteceu nos surtos de outras doenças infecciosas, como gripe e sarampo, que dizimaram etnias inteiras. Participarão do encontro: Carmem Pankararu, da etnia de mesmo nome (Pankararu), com território no sertão de Pernambuco, técnica em administração e presidente do Sindicato Nacional dos Profissionais e Trabalhadores de Saúde Indígena; e João Paulo Tukano, da etnia Yepamahsã (Tukano), do município de São Gabriel da Cachoeira (AM), graduado em Filosofia, mestre e doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), pesquisador do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI) e fundador do Centro de Medicina Indígena Bahserikowi.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada) - http://www.faperj.br/?id=4066.2.3

Link

------ 12/09/2020
Fiocruz debate cenários epidemiológicos da Covid-19 no Brasil

Diante da evolução da Covid-19 no Brasil e das diferentes formas de mobilização e respostas, tanto do setor da saúde quanto da sociedade, para enfrentar a pandemia e suas vulnerabilidades, a Fiocruz promoverá, ao longo do mês de setembro, o evento O Brasil após seis meses de pandemia da Covid 19 – I Ciclo de Debates do Observatório Covid-19. O evento reunirá pesquisadores nacionais e internacionais com o objetivo de analisar os impactos no Sistema Único de Saúde (SUS) na sociedade e na produção de desigualdades no Brasil. Os próximos debates do ciclo terão como temas Covid-19: desafios para a segurança do paciente (17/9), Covid-19 e repercussões sociais: narrativas e evidências sobre desigualdades e vulnerabilidades no Brasil (23/9) e A pandemia de Covid-19: interfaces entre as populações, os sistemas de saúde e as desigualdades sociais (30/9)

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada) - http://www.faperj.br/?id=4066.2.3

Link

------ 12/09/2020
Quartas Numéricas

O Laboratório de Combinatória e Computação Científica (LC3) convida para seus seminários onlines denominados Quartas Numéricas. Os seminários contam com a participação de alunos, ex alunos e professores do referido laboratório, além de alguns convidados.

As Quartas Numéricas ocorrem sempre às quartas-feiras, no horário de 15 horas a cada duas semanas, através da plataforma Google Meet. O próximo encontro será realizado no dia 16 de setembro, contando com duas apresentações, cujos resumos estão na imagem.

O link para acesso à reunião é https://meet.google.com/bab-gica-opf

e o código para o Google Meet também está disponível na imagem de divulgação.

Fonte da imagem: Laboratório combinatória e computação científica

Fonte da notícia: Laboratório combinatória e computação científica (Adaptada)

Link

------------------------- 11/09/2020
Presidente da SBPC fala sobre financiamento da ciência no Brasil na PUC-Rio

O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, fará a palestra “A situação atual da ciência no Brasil e seu financiamento” no próximo dia 18 de setembro, às 17h, via Zoom. A palestra abrirá o segundo semestre do ano letivo 2020 do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC/PUC-Rio).

Link

Acesse o link para a transmissão ao vivo 11/09/2020
ABC discute vacinas e fármacos para doenças negligenciada

O próximo webinário da Academia Brasileira de Ciências (ABC) discute o desenvolvimento de novos fármacos e de vacinas para doenças tropicais parasitárias e as iniciativas de parcerias do Brasil com outros países das Américas. A conversa acontece na página da entidade no Facebook na próxima terça-feira, 15 de setembro, às 16h. As convidadas para este evento são ; Santuza Maria Ribeiro Teixeira, professora do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Irene da Silva Soares, professora do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP) e Andrea Marchiol, Gerente dos projetos de Acesso para Chagas da DNDi América Latina. Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o Luiz Carlos Dias, professor no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Link

Acesse o link para mais informações 11/09/2020
Curso de extensão sobre alimentação, exercícios e sedentarismo

O Laboratório de Avaliação Nutricional do Instituto de Nutrição em parceria Escola de Educação Física e Desportos, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), recebem até dia 15 de setembro inscrições para o curso de extensão “Práticas para alimentação adequada e saudável e combate ao sedentarismo em tempos de distanciamento social”. O curso terá atividades de duas a três vezes por semana entre 28 de setembro a 23 de outubro e abordará a importância da manutenção da atividade física durante a pandemia e de uma alimentação saudável com orientações tanto para a execução de exercícios quanto de receitas saborosas e saudáveis.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada) - http://www.faperj.br/?id=4066.2.3

Link

------ 11/09/2020
II Encontro UFF e UERJ - Rio de Janeiro e Lisboa: cidades literárias

O II Encontro Cidades Literárias: Rio de Janeiro e Lisboa será realizado de 6 a 8 de outubro e discutirá as obras de leitores especiais de obras narrativas e poéticas dos séculos XIX, XX e XXI nas quais a paisagem natural e urbana do Rio de Janeiro ou de Lisboa é foco de atenção. O encontro ocorre como consequência do projeto Páginas / Paisagens Luso-Brasileiras em Movimento, que conta com apoios FAPERJ, Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Real Gabinete Português de Leitura e Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras (PPLB). Os participantes foram convidados a discutir a noção de paisagem como eixo temático que propicia não só variadas relações entre as duas literaturas como também possibilita abordagem de outros tópicos convergentes para reflexão mais densa das culturas de língua portuguesa. O suporte teórico-analítico considera os estudos contemporâneos sobre paisagem, lugar, natureza e cidade, perspectivados sobretudo pelos estudos literários comparados, geopoética, filosofia da percepção e geografia literária. A perspectiva, portanto, é multidisciplinar, abrindo trilhas diversas de pensar o texto literário pelas paisagens que aí se movimentam. As inscrições para o evento que ocorre via plataforma zoom são gratuitas.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada) - http://www.faperj.br/?id=4066.2.3

Link

------ 11/09/2020
Seminário aborda condições de vida dos cuidadores de idosos na pandemia

A saúde dos idosos e a condição de trabalho dos profissionais cuidadores de pessoas idosas durante a pandemia de Covid-19 será o foco do próximo seminário online do Centro de Estudos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), amanhã (11/9), às 15h, pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. O seminário “Condições de vida das pessoas cuidadoras de idosos na pandemia: cuidando de quem cuida” discutirá os primeiros resultados da I Pesquisa Nacional sobre as Condições de Trabalho e Saúde de Cuidadores de Pessoa Idosa no Contexto da Pandemia, coordenada por Daniel Groisman, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, e Dalia Romero, pesquisadora do Icict/Fiocruz, onde coordena o Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso (Sisap-Idoso). Ambos integram o Comitê de Saúde da Pessoa Idosa da Fiocruz. Participarão do debate as pesquisadoras Ana Amélia Camarano, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Ana Carolina Querino, representante da ONU Mulheres no Brasil.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada) - http://www.faperj.br/?id=4066.2.3

Link

------ 11/09/2020
Pedro Amorim e Pedro Miranda trazem samba carioca para o Bossa Criativa

Veja apresentação em https://www.bossacriativa.art.br/apresentacao/17

Fonte: Site Eventos UFRJ (adaptada)

Link

-------- 11/09/2020
Aula aberta: Um estudo sobre os Emirados Árabes Unidos

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

-------- 11/09/2020
Palestra "Carlos Chagas Filho: uma Fértil Inquietude" do Professor Emérito Walter Zin

Fonte da imagem: Instagram @pg_biofisica

Link

-------- 11/09/2020
CAPES oferece 20 mil vagas para curso de Estatística - Houve prorrogação das inscrições

As aulas, com 60 horas de duração, são gratuitas, 100% a distância e poderão ser iniciadas a partir do dia 14 de setembro.

Alunos de pós-graduação, pesquisadores, docentes e servidores públicos podem se inscrever nesse curso'' (Fonte dessa informação: Equipe LabTIME/CAPES (Adaptada) por meio de consulta)

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Link

Link da notícia CAPES que informa que foram prorrogadas as inscrições para curso de estatística

------ 10/09/2020 (Atualizada em 23/09/2020)
O jogo Hagiografando

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Evento online via Youtube 10/09/2020
Treinamento da Accucoms nas bases de dados de Ciências Biológicas, Ecologia e Microbiologia

O SiBi/UFRJ em parceria com a Accucoms irá oferecer no dia 16 de setembro, às 15h, treinamento nas bases de dados de Ciências Biológicas no Portal CAPES.

No treinamento serão apresentadas as bases das áreas de Ciências Biológicas, Ecologia e Microbiologia:BioOne ( A BioOne reúne periódicos nas áreas de Ciências Biológicas e Ciências Ambientais publicados por associações profissionais e sociedades científicas, cobrindo temas como aquecimento global, pesquisas em células troncos e ecologia e biodiversidade.) , ASM American Society for Microbiology ( Seus títulos cobrem as áreas de microbiologia, desde a biologia molecular e celular até à pesquisa em biomédica e tecnologia.), Canadian Science Publishing ( Ciências Exatas, Agricultura, Ciências Biológicas, Saúde, Educação Física, Engenharia e Tecnologia), Microbiology Society (A base cobre todos os temas ligados à área da Microbiologia).

Fonte da imagem: SiBi/UFRJ

Fonte da notícia: SiBi/UFRJ (Adaptada)

Link

Para participar preencha o formulário de inscrição. 09/09/2020
Debate online "Pensando Açúcar"

Fonte da imagem: ECO/UFRJ

Link

----------- 09/09/2020
Nova data para webinar sobre professores e Language Assessment

O webinar sobre Teacher Education & Training for Language Assessment, que faz parte das atividades pré-conferência da New Directions, a conferência oficial do British Council sobre English Language Assessment, vai acontecer em uma nova data: terça-feira, 15 de setembro, às 12h (horário de Brasília).

O webinar contará com a presença de Graham Stanley, chefe de English for Educational Systems (EES) do British Council nas Américas e servirá como uma oportunidade de encontro e diálogo antes da realização da conferência, programada para 2021, na Colômbia.

Fonte da notícia: British Council Brasil (adaptada)

Link

----------- 09/09/2020
Favelas, pandemias e cidadanias - décima e última mesa, intitulada “Painéis Covid 19 nas favelas”

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

----------- 09/09/2020
Workshop de Science Mapping (Bibliometria) para fins científicos

DESCRIÇÃO DO EVENTO

O Science Mapping permite, entre outros itens, identificar os trabalhos de maior impacto em qualquer área de pesquisa, utilizando ferramentas livres, para obter um panorama sobre o estado de desenvolvimento das práticas e do conhecimento científico sobre qualquer tema de investigação.

Realização: Ufes (PRPPG, PPGGP), Ifes (PRPPG)

Evento Online

Fonte do banner: Comissão Organizadora do Evento

Fontes da notícia: Comissão Organizadora do Evento e Site do evento (Adaptada)

Link

------------------------- 09/09/2020
LIVE: CIÊNCIA CONTRA COVID-19: PROFISSIONAIS EM AÇÃO

A representação discente do CD da COPPE/UFRJ criou um canal no YouTube chamado Bora Fazer Ciência, onde tem realizado algumas lives falando sobre assuntos de interesse das pós-graduação, a partir da visão de discentes e pesquisadores.

Para encerrar a primeira temporada dessas lives, ocorrerá hoje, às 19h, a live 'Ciência contra Covid-19: profissionais em ação!'

Fontes da notícia: Representação Discente Conselho Deliberativo (CD/COPPE) e Instagram @borafazerciencia (Adaptada)

Fonte da imagem: Instagram @borafazerciencia

Link

------------------------- 09/09/2020
Programa Cultura Presente nas Redes apresenta 'CORPO PROJETO com Mariana Nomelini'

Fonte do banner: Secretaria Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan) Universidade Federal do Rio de Janeiro

Link

------------------------- 09/09/2020
Mesa 2: Artes Cênicas e Resistência ABRACE ON_LINE

Fonte do banner: Secretaria Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan) Universidade Federal do Rio de Janeiro

Link

------------------------- 09/09/2020
Lançamento do Livro ABRACE 20 ANOS - Celebrando a Diversidade

Fonte do banner: Secretaria Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan) Universidade Federal do Rio de Janeiro

Link

------------------------- 09/09/2020
Conferência "Células de memória diferenciadas in vitro como uma ferramenta para imunoterapia"

Fonte do banner: Facebook Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho

Link

------------------------- 08/09/2020
Curso "Onde Está o Sujeito que Fala"

Estão abertas as inscrições para o Curso "Onde Está o Sujeito que Fala", que será ministrado pelo Prof. Luiz Eduardo Soares (Antropólogo, Cientista Político, Escritor e Professor visitante da UFRJ).

Fonte da notícia: Coordenação Administrativa do PACC (Adaptada)

Fonte do banner: Coordenação Administrativa do PACC

Link

------------------------- 08/09/2020
Aprendendo com Elas

Dia 8/09 será lançado o projeto 'Aprendendo com elas', iniciativa para reforçar a importância de tratarmos de inclusão e equidade de gênero no setor da mobilidade. Com a presença da Diretora do CNPq, Adriana Tonini.

Fonte: CNPq via Twitter

Link

Evento online via Youtube 08/09/2020
Escritas do Artigo Científico

No dia 10 de setembro, excepcionalmente às 13h30, o Clube da Escrita convida para uma conversa sobre "A escrita do artigo científico" com a participação do professor Assed Haddad da Escola Politécnica. A mediação do encontro ficará a cargo de Victor Esteves, professor colaborador da mesma unidade.

Link

Evento online via Youtube 08/09/2020
Pré-conferência Universitária de Cultura: Construindo Redes

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Inscrições 08/09/2020
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Evento online via Instagram 08/09/2020
Ontem, dia 7 de setembro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro completou 100 anos. Para celebrar essa data tão importante, começou ontem e continuará hoje uma programação virtual muito especial, com música, debates, filme e homenagens.

Ontem, dia 7 de setembro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro completou 100 anos. Para celebrar essa data tão importante, começou ontem e continuará hoje uma programação virtual muito especial, com música, debates, filme e homenagens.

Fonte: CoordCOM/UFRJ (Adaptada)

Clique aqui

para ver a nota 'UFRJ completa 100 anos com agenda extensa de comemorações' publicada no site FAPERJ sobre esse assunto

Clique aqui

para ver a notícia 'Centenário da UFRJ terá comemoração com programação virtual' publicada no site UFRJ sobre esse assunto

Link

-------------------------------- 08/09/2020
Webinário da Academia Brasileira de Ciências “DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA"

O próximo webinário da Academia Brasileira de Ciências “DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA" acontece na terça-feira, dia 8/9, às 16h (GMT-3).

Colocar em uma mesma equação quantidade e qualidade é o grande desafio da educação brasileira - que deve ser, ineditamente, orientada e pautada pelas Ciências da Educação e precisa valorizar a experiência concreta das educadoras e dos educadores. O país avançou no que se refere ao acesso, mas não no quesito qualidade, especialmente em relação à aprendizagem escolar e à desigualdade educacional. Como enfrentar o desafio da qualidade, em uma época de recursos ainda mais limitados em decorrência da pandemia?

Para desenvolver o assunto, foram convidados: a presidente-executiva e cofundadora do movimento @todospelaeducacao, Priscila Cruz: o professor do IEA da @usp.oficial - Ribeirão Preto, Mozart Ramos; e o cientista político Daniel Cara.

Fonte do banner: Academia Brasileira de Ciências

Fonte da notícia: Instagram da Academia Brasileira de Ciências )(adaptada)

Link

------ 08/09/2020
Debate "A Transposição do Rio São Francisco"

Assista pelo youtube (clicando no link abaixo) o vídeo do Debate "A Transposição do Rio São Francisco"

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada) - http://www.faperj.br/?id=4057.2.2

Link

------ 08/09/2020
Boletim de Eventos UFRJ - 06-09-2020

Boletim de Eventos UFRJ - 06-09-2020

Fonte: CoordCOM/UFRJ (Adaptada)

Link

------ 08/09/2020
Webinar 'Importância e Impacto da Colaboração Internacional: o olhar da Unesp no PrInt'

Conheça a contribuição da Unesp para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e como esses objetivos influenciam no desenvolvimento dos projetos de internacionalização (PrInt) da instituição.

Além disso, no webinar haverá uma interessante discussão sobre colaboração internacional e como buscar financiamento para tais projetos.

Data/Horário: 9 set 2020 10:00 AM em São Paulo

Fonte: Elsevier (Adaptada)

Link

------ 08/09/2020