Um fim para microplásticos que saem das roupas nas máquinas de lavar? Conheça melhor a invenção de cientistas da UFRJ e Cefet/RJ
04/08/2020

Estimativas indicam que em cada lavagem em uma máquina pequena, pelo menos 700 mil fibras são despejadas no meio ambiente | Foto: Artur Moês (Coordcom/UFRJ)

Conheça melhor a invenção de cientistas da UFRJ e Cefet/RJ frente a este problema global rendeu-lhes a vitória na maratona internacional de inovação Invent for the Planet 2020.

O mecanismo de filtragem pode ser instalado em saídas de água de uma residência, como no sifão de banheiro, e na saída da máquina de lavar roupa. O filtro é composto por elementos que capturam os minúsculos pedaços de plástico e impedem sua trajetória aos rios e oceanos.

“O diferencial do nosso filtro é que ele consegue filtrar partículas de cinco milímetros até alguns micrômetros, abrangendo todos os tamanhos de micropartículas de plásticos. Para isso, nós usamos a ferrita. Então, nós vamos ter uma primeira barreira, que é a barreira da própria malha. Ela vai liberar algumas partículas, que vão envolver os microplásticos, para depois serem magneticamente capturados pelos ímãs”, explica Dimitri, um dos pesquisadores.

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)