Turismo fluminense, após retração, avalia cenário pós-pandemia
29/05/2020

O setor de turismo no País vem sofrendo enormes prejuízos desde a chegada do novo coronavírus ao território brasileiro. No Estado do Rio de Janeiro, a queda nos negócios foi ainda mais significativa quando comparada com outros estados. De acordo com dados divulgados em maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto a retração média nacional ficou em 30% no mês de fevereiro, no Rio de Janeiro, no mês de março, esse índice chegou a 36,6%. O tombo nos negócios foi puxado especialmente pelo faturamento de empresas do transporte aéreo e hotelaria. Os dados fazem parte do balanço mensal de março do setor de serviços divulgados pelo IBGE que caiu 6,9% no Brasil e 9,2% no Estado do Rio.

Para entender melhor os impactos da pandemia no setor de turismo no Brasil, a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT) realizou uma sondagem com empresas em 13 estados. No Rio de Janeiro, a aplicação do questionário ficou sob a responsabilidade do Observatório de Turismo do Rio, da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF), criado em 2012 com recursos obtidos por meio do edital Pensa Rio, da FAPERJ.

No estado fluminense a pesquisa foi aplicada entre os dias, 8 e 27 de abril de 2020, com uma amostra de 180 empresas do setor de turismo, com perguntas sobre impactos da pandemia no faturamento, capacidade de capital de giro, demissões de funcionários, medidas esperadas dos governantes e medidas que serão adotadas pelas empresas para mitigar os impactos da crise.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Clique aqui para mais informações