Boletim IPPUR/UFRJ nº 22 - 28 de maio de 2020
28/05/2020

Boletim nº 22 - 28 de maio de 2020

LIVE
Migrações e controle de fronteiras em tempos de pandemia

O professor do IPPUR, Helion Povoa Neto, participou da live sobre questão migratória e controle de fronteiras globais no canal Youtube do Núcleo de Pesquisa sobre Espaço, Política e Emancipação Social (NEPES) da Universidade Federal do Oeste do Pará.

PODCAST
Dínamo

A professora Maria Aparecida Abreu, professora do IPPUR/UFRJ, participou do episódio "Impedimento" do podcast Dínamo. O podcast propõe uma reflexão política e debate de conjuntura sobre as probabilidades do Executivo.

MINI-DOCUMENTÁRIO
Território do Planejamento

O Planejamento Territorial é um campo profissional que se complexificou ao longo dos séculos 20 e 21, exigindo daqueles que nele atuam uma ampla base de conhecimento. Apesar disso, institucionalmente, no Brasil, essa atuação permaneceu legalmente restrita a arquitetos e em alguns casos, engenheiros civis ou economistas, fato que implica e é implicado pela formação acadêmica.

EVENTO ONLINE
Parangolés da Cultura na Universidade

O Parangolé da Cultura na Universidade deste ano será realizado em cooperação com as unidades do CCJE, no eixo de integração. O primeiro traz o tema da Cultura e da saúde. O que nos vincula a conjuntura atual e nos exige responsabilidade de ver como as ações culturais atravessam o tema da saúde ou vice-versa. A ideia é pensar de forma pluri-epistêmica o conceito de saúde como algo mais largo que o significado de doença. Nesse aspecto, várias comunidades respondem de forma diferente ao que seja um e o outro.

PARA OS ESTUDANTES E SERVIDORES DA UFRJ
Comunicados e Ofícios - Covid-19

Você faz parte da comunidade universitária e está precisando de apoio psicossocial? Neste momento de pandemia, a UFRJ conta com dois programas específicos para auxiliar o seu corpo social. A Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPST), vinculada à PR-4, criou um programa de atendimento voltado para todos os trabalhadores da instituição, tanto para os que precisam trabalhar remotamente quanto para aqueles que trabalham nas unidades de saúde da Universidade.

DEBATES IPPUR
Mineração e territórios em tempos de Covid-19

A primeira live do Ciclo de Debates IPPUR, ocorrida no dia 25/05/2020, abordou a temática "Mineração e territórios em tempos de Covid-19", com a participação Thiago Ferreira, doutorando no IPPUR/UFRJ e funcionário da Petrobras na área de Responsabilidade Social da empresa, e Francine Damasceno Pinheiro, advogada popular atuante nos direitos humanos e pesquisadora pós-doutoranda do IPPUR/UFRJ.

DOE PARA UMA CAUSA
Apoie ao menos uma campanha
Para auxiliar a divulgação das diversas vaquinhas online, que visam atender às mais variadas demandas dos mais impactados no combate ao Coronavírus, a Agência IPPUR selecionou uma lista de contribuições. Acesse aqui!

Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Projeto Gráfico: Stephanie Assaf e Rafael Vidal // Programador: Thiago Pereira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro // Você recebeu esse email por causa da sua relação com o IPPUR/UFRJ.

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sala João do Rio - Faculdade de Letras Av. Horácio Macedo, 2151 Cidade Universitária - Ilha do Fundão
CEP: 21941-917 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Fonte: IPPUR/UFRJ