Artigo discute a criação de diretrizes éticas para a alocação no tratamento em UTI durante a pandemia
24/04/2020

Em artigo publicado na sexta-feira passada, dia 17 de abril, no jornal O Estado de S. Paulo, pesquisadores da área de Ética propõem um amplo debate sobre a criação de diretrizes éticas para a alocação de tratamento em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) durante a pandemia de Covid-19. Qual critério deve ser adotado para a alocação de cuidados nas UTIs a partir do momento em que o sistema de saúde já não estiver mais em condição de atender a todos igualmente? A ordem de chegada? A gravidade da situação do paciente? A sua idade? Salvar o maior número de vidas possível? Sorteio? Essas são questões morais importantes e são de problemas como esses que se ocupa a Ética ou Filosofia moral. O artigo é assinado por Marco Azevedo, Darlei Dall’Agnol, Alcino Bonella e Marcelo de Araujo, professor da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ) e do Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que foi contemplado pela Fundação por meio do Programa Cooperação bilateral FAPERJ – Birmingham e/ou Nottingham. Os autores são professores de Filosofia com diversas publicações na área de Ética, Filosofia política, Direitos humanos e Bioética. Todos realizaram, em períodos diversos, estágios de pesquisa em Bioética na Universidade de Oxford, no Reino Unido, com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Clique aqui para acessar o artigo na íntegra.

Fonte: Site FAPERJ