Cursos/Eventos selecionados pela PR-2 (publicados de 10/04/2020 a 30/04/2020)
10/04/2020

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.

Nome do evento Banner/Resumo Link Observação Inserido em
Inscrições Prorrogadas - Congresso ANDA

Fonte do banner: Secretaria Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan) Universidade Federal do Rio de Janeiro

Link

-------- 30/04/2020
"Projeto Coral Vivo: conservação e sustentabilidade socioambiental em pauta"

O Projeto Coral Vivo nasceu no Museu Nacional/UFRJ e é realizado por 14 universidades e instituições de pesquisa, com patrocínio da Petrobras. Trabalha para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos recifes de coral e ambientes coralíneos. Ele é um dos seis projetos ambientais que compõem a Rede de Projetos de Conservação de Biodiversidade Marinha (Biomar), criada em 2007 pela Petrobras em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e projetos patrocinados. São eles: Projeto Albatroz, Projeto Baleia Jubarte, Projeto Coral Vivo, Projeto Golfinho Rotador, Projeto Meros do Brasil e Projeto Tamar.

Link

dia 5, às 11h, no Instagram do Museu Nacional (@museunacional1818) um bate-papo com Débora Pires, bióloga, pesquisadora do Museu Nacional/UFRJ por 40 anos, fundadora e coordenadora de Comunicação e Sensibilização do Projeto Coral Vivo. 04/05/2020
Live 'Ciência contra COVID-19'

Os cientistas brasileiros estão numa incessante luta contra o novo Coronavírus. E a professora e pesquisadora de pós- doutorado UFRJ, Dra. Nathane Felix, tem muito o que contar sobre como está sendo essa luta. É hoje, dia 29/04/2020, às 18h no @doutorando.numa.fria (Instagram) .

Fonte da notícia: Instagram IQ/UFRJ (Adaptada)

Fonte do banner: Instagram IQ/UFRJ

Link

-------- 29/04/2020
Adiamento do Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas e suspensão dos procedimentos que objetivem a realização do processo eleitoral para o ano de 2020

Adiamento do Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas e suspensão dos procedimentos que objetivem a realização do processo eleitoral para o ano de 2020

Fonte da notícia: Secretaria Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan) Universidade Federal do Rio de Janeiro (Adaptada)

Link

------------------

29/04/2020
Webconferência sobre identificador persistente - ORCiD.

Está confuso com a identificação de autores e suas publicações na Web? Quer dar mais visibilidade para suas publicações? Então participe da Webconferência sobre ORCiD com a Profª. Drª. Paula Carina de Araújo. Não Perca essa oportunidade!

Fonte da notícia: Facebook Sistema de Bibliotecas UFPR (Adaptada)

Link

O Evento ocorrerá em 29 de abril das 10h30 às 12h00

27/04/2020
Encontros no Parque - IP Day na UFRJ em tempos de Covid-19

O Parque Tecnológico e a Agência de Inovação da UFRJ convidam para o próximo Encontros no Parque - IP Day na UFRJ em tempos de Covid-19. Em comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, vamos discutir o papel que a Inovação e a PI desempenham em momentos de crise, como o da pandemia do coronavírus.

A programação contará com o INPI apresentando o monitoramento de tecnologias sobre Covid-19, cases de empresas e instituições e, por fim, um debate sobre a apropriação de valor pós Covid-19.

Fonte da notícia e banner: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

O Evento ocorrerá em 30 de Abril das 16h às 17h30

27/04/2020
Como enfrentar a pandemia no Sul global?

O tema será abordado por pesquisadores e egressos do Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS) do Nutes, de cinco nacionalidades da América Latina. A proposta é fazer um diálogo regional e interdisciplinar sobre o contexto da pandemia de Covid-19 com distintas realidades historicamente injustas e desiguais, e os caminhos para preservar a esperança de outros mundos possíveis a partir de saberes e tecnologias sociais das áreas da educação, das ciências e da saúde.

Fonte da notícia e banner: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

O seminário será transmitido ao pelo canal do Nutes no YouTube

Se preferir acompanhar a partir da sala de transmissão online, inscreva-se aqui: inscrição

27/04/2020
Webinar sobre Mendeley

Hoje, dia 27/04/2020, a partir das 14h, haverá um webinar sobre o gestor de referências Mendeley, da Elsevier.

Mendeley é uma solução gratuita para armazenar, organizar, compartilhar, ler e fazer anotações em documentos contidos em sua biblioteca.

Além disso, Mendeley também uma rede social com fins exclusivamente científicos e acadêmicos para gerir suas publicações online e conectar-se com outros pesquisadores em sua área de interesse.

Fonte: SiBi UFPR (Adaptada)

Link de Inscrição

------------------------ 27/04/2020
Concertos UFRJ

os próximos 4 programas apresentarão a série O Choro e a Escola de Música, com Henrique Cazes. Toda 4af, às 22h, na MEC FM 99.3.

Fonte: Instagram do PROMUS UFRJ (Adaptada)

Link

------------------------ 27/04/2020
Web Conference - XLII International Sodebras Congress

Dias: 28 até 30 de maio de 2020.

Horário: 8h00 as 18h00.

Fonte: Comissão Organizadora do XLII International Sodebras Congress (Adaptada)

Link

últimos dias de inscrição. evento com submissão de trabalhos 27/04/2020
Gestão de uma Instituição de Ciência e Pesquisa em Tempos de Pandemia

*Museu Nacional Live, dia 28 de abril, às 11h, com o tema “Gestão de uma instituição de ciência e pesquisa em tempos de pandemia” e a participação de Alexander Kellner, diretor da instituição. Siga @museunacional1818 e acompanhe!!*https://www.instagram.com/museunacional1818/

Dia 28 de abril (terça), às 11h, o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, participará de uma live no Instagram @museunacional1818 para conversar sobre o tema “Gestão de uma instituição de ciência e pesquisa em tempos de pandemia”.

Além de apresentar um panorama sobre a reconstrução do palácio, atingido por um incêndio em 2018, Kellner irá discutir os desafios que a instituição tem enfrentado para dar continuidade às suas atividades dentro de um cenário de afastamento social necessário contra o avanço da COVID-19. Museu Nacional Live é uma série do Instagram @museunacional1818 para promover o debate sobre ciência e pesquisa e também abordar temas que sejam de relevância sobre o futuro da instituição.

O diretor irá responder às dúvidas que forem enviadas durante a live, por isso, prepare sua pergunta.

Fonte do banner: Site Eventos UFRJ

Fonte da notícia: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

----- 24/04/2020
Live com os docentes da PROMUS

Fonte do banner: PROMUS UFRJ (Adaptada)

Link

Dia 24 de Abril as 20h no instagram de @presgravefabio 22/04/2020
Live com os docentes da PROMUS

Fonte do banner: PROMUS UFRJ (Adaptada)

Link

Dia 24 de Abril as 20h no instagram de @presgravefabio 22/04/2020
PROMUS UFRJ convida a todos para a live em comemoração ao Dia do Choro

Fonte do banner: PROMUS UFRJ (Adaptada)

Link

Dia 23 de Abril as 20h no instagram de @MarcusGarret2 22/04/2020
Previsões matemáticas sobre pandemias: aprendizagens diante do COVID-19

Na próxima quarta-feira, dia 22 às 9h, o Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde promove o seminário online “Previsões matemáticas sobre epidemias e pandemias: aprendizagens diante do COVID-19”.

O evento contará com a participação de Roberto Martins, professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB). Roberto é físico e dedica-se a pesquisas sobre história e filosofia da ciência e suas aplicações à educação. E também de Bernardo Freitas, professor do Instituto de Matemática da UFRJ, que desenvolveu um modelo matemático para acompanhar o comportamento do Covid-19 no Rio de Janeiro.

A mediação será feita por Rita Vilanova, professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (Nutes/UFRJ).

O seminário é gratuito e aberto ao público em geral. Para receber o endereço da transmissão online, inscreva-se em bit.ly/SeminarioNUTES e será enviado por e-mail.

Essa atividade faz parte do XIV Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica do Instituto Nutes. Devido à pandemia do Coronavírus, realizaremos uma série de seminários temáticos, relacionados às ciências, à educação e à saúde na atualidade com a colaboração do Grupo de Trabalho Nutes no combate à Covid-19.

Informações: seminários@nutes.ufrj.br

Fonte da notícia: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte do banner: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

O seminário é gratuito e aberto ao público em geral. 20/04/2020
Chamada para submissões

A chamada para submissão de propostas para Comunicação Oral e para Apresentação de Pôster no XI Seminário do Museu D. João VI está prorrogada. Informaremos data de fechamento da chamada após o reestabelecimento das atividades acadêmicas.

Fonte: Site Eventos UFRJ

Link

---------------- 20/04/2020
Palestra: Reflexões acerca do diálogo entre o cinema e a psicanálise (Programa de Estudos Medievais - PEM/UFRJ)

Palestrante: Prof. Me Fábio Henrique Lopes Frazão (Mestre em Cinema - Universidade Paris 3 - Sorbonne Nouvelle)

Data: 17 de abril de 2020

Horário: 20h

Local: a atividade será acessível por meio de plataforma a ser definida. Detalhes em https://www.pem.historia.ufrj.br/proximoseventos.html, no próprio dia.

Link

Em https://www.pem.historia.ufrj.br/proximoseventos.html, é possível acompanhar as 'Atividades em tempos de quarentena' e 'Atividades previstas (ainda sem agendamento definido)' do Programa de Estudos Medievais - PEM/UFRJ

16/04/2020
A Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB) realizará hoje (15/04), às 14h, uma live que discutirá o seguinte tema: "Ventilação Pulmonar: aspectos clínicos, regulatórios e as ações em Engenharia Biomédica".

Fonte do Banner: Facebook Agência UFRJ de Inovação

Fonte da notícia: Facebook Agência UFRJ de Inovação (Adaptada)

Link

Link de acesso a Sala Virtual (limitada a 250 participantes): meet.google.com/xbt-jhjk-qov

Link de acesso a transmissão ao vivo pelo Facebook da SBEB: https://web.facebook.com/sbeb.org.br/live/

Participarão os professores Jurandir Nadal e Antonio Giannella Neto, da UFRJ

15/04/2020
O Brasil após a pandemia: segundo debate, hoje, dia 15/04

A Coppe/UFRJ promove, hoje, dia 15/04, às 18h, o segundo debate do Fórum Virtual “O Brasil após a pandemia”. O tema será “Indústria, Produção e Emprego” e o mediador do debate será o professor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa.

O Fórum virtual da Coppe tem como objetivo discutir propostas e alternativas para o país superar os impactos decorrentes da pandemia causada pelo coronavírus. O público pode assistir e participar do debate, ao vivo, pelo Facebook da Coppe – www.facebook.com/coppe.

O primeiro debate realizado, no domingo (12/04), sobre “Política, Ciência e Tecnologia”, contou com a participação da reitora da UFRJ, professora Denise Pires de Carvalho. A gravação do debate está disponível no Facebook: https://bit.ly/2VsuIEz

Fonte: Planeta Coppe Notícias (Adaptada)Fonte: Planeta Coppe Notícias (Adaptada)

Link

O primeiro debate realizado, no domingo (12/04), sobre “Política, Ciência e Tecnologia”, contou com a participação da reitora da UFRJ, professora Denise Pires de Carvalho. A gravação do debate está disponível no Facebook: https://bit.ly/2VsuIEz

15/04/2020
O que a história ensina sobre pandemias?

Fonte do Banner: Site UFRJ

Link 1 Link 2

Para participar, basta fazer a inscrição no link: https://bit.ly/SeminarioNUTES. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail seminários@nutes.ufrj.br.

14/04/2020 (Atualizada em 15/04/2020)
Coppe/UFRJ promove fórum virtual para discutir o Brasil pós-pandemia

A Coppe/UFRJ promove, no próximo dia 12 de abril, domingo, às 18h, o primeiro debate do Fórum Virtual “O Brasil após a pandemia”. A série de encontros virtuais tem como objetivo debater e discutir propostas e alternativas para o país superar os impactos decorrentes da pandemia causada pelo coronavírus. O público poderá assistir e participar do debate, ao vivo, com perguntas que serão encaminhadas aos debatedores, pelo Facebook da Coppe. A série de encontros contará com a mediação do professor Luiz Pinguelli Rosa, da Coppe, e abordará os temas: Política, Ciência e Tecnologia (12/04); Indústria, Produção e Emprego (15/04); Saúde Pública, Cidades e Infraestrutura (19/04); Internet e Ética (22/04). Todos os encontros ocorrerão às 18 horas.

A Professora Denise Carvalho, reitora da UFRJ, participará do primeiro debate, que versará sobre Política, Ciência e Tecnologia.

“A pandemia sinaliza riscos de colapso nos sistemas de saúde, social e econômico-produtivo. O objetivo do Fórum é motivar a reflexão sobre propostas e alternativas de reorganização estrutural. O Brasil é um país reconhecido por sua desigualdade socioeconômica, problemas estruturais e insuficiência de sistemas públicos eficazes de amparo social. Precisamos encontrar maneiras criativas e inovadoras de superar as perdas e partir para um novo patamar, após esta difícil travessia”, afirma Romildo Toledo, diretor da Coppe/UFRJ.

Fontes: Site Coppe/UFRJ e Site UFRJ (Adaptada)

Link 1 Link 2

------

10/04/2020


Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/