Última etapa da Jornada Jovens Talentos é realizada na Uerj e entre os premiados estão bolsistas de pré-iniciação científica do Museu Nacional da UFRJ
18/12/2019

O campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) recebeu, no dia 10 de dezembro, a última etapa da 20ª edição do programa Jovens Talentos Para a Ciência. Uma parceria da FAPERJ com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ (Cecierj), o programa, de Pré-Iniciação Científica, conta soma hoje 870 bolsistas, em 50 cidades do estado do Rio de Janeiro, e mantém colaboração com 53 instituições de pesquisa. Este ano, o programa, dividido em três etapas, passou anteriormente pelas cidades de Macaé e Pinheiral, e recebeu um total de 250 trabalhos de 469 alunos e 190 orientadores.

O programa destina-se à concessão de bolsas de pré-iniciação científica para estudantes do Ensino Médio público que tenham interesse e potencial para atuar em atividades de pesquisa em ciência e tecnologia. Ele visa estimular a formação científica e identificar vocações, contribuindo para a difusão do conhecimento, desmistificando a ciência e articulando pesquisa e ensino. As atividades são desenvolvidas nos laboratórios das instituições científicas conveniadas, sob a orientação de pesquisadores. Alguns egressos do programa são hoje mestres e doutores – e dois destes últimos orientam atualmente alunos que participam da iniciativa.

Dentre os premiados desta edição, aparecem bolsistas de pré-iniciação científica do Museu Nacional da UFRJ de dois trabalhos 'Análise polínica em espécies da família Vitaceae' (Ciências Biológicas, Bolsista: Gabriel Henrique Cardoso Paulo, Orientador: Vania Gonçalves Lourenço Esteves e Instituição: Museu Nacional) e 'A Caixa Misteriosa do Museu Nacional' (Ciências Humanas, Bolsistas: Caio Felipe Mendes; Lorrany Apóstolo Dias da Costa; Juliane Lopes de Oliveira; Isabela Mendes Fischdick; Julia Moura da Silva, Orientador: Fernanda de Lima Souza e Instituição: Museu Nacional).

A PR-2 parabeniza os premiados citados acima e seus orientadores pela premiação.

Fonte: FAPERJ (Adaptada)

Clique aqui para mais informações e para ver a lista completa dos premiados desta edição