Saiba mais sobre o mutirão de limpeza que aconteceu ontem na Cidade Universitária da UFRJ
11/12/2019

Estudantes limpam orla da Cidade Universitária

A Cidade Universitária da UFRJ é banhada por uma das áreas mais poluídas do Rio de Janeiro, a Baía de Guanabara. Para estudar as praias da Ilha do Fundão e a qualidade da água do seu entorno, o Instituto de Microbiologia Paulo de Goés (IMPG) promove uma série de ações de extensão que culminou em um mutirão para a limpeza do local, em parceria com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) e a Prefeitura Universitária (PU), no final de novembro.

Durante uma aula de campo do professor Marco Miguel, uma turma de bacharelado em Ciências Biológicas recolheu amostras da baía, surpreendendo-se com a beleza do local e com a quantidade de lixo que poluía a costa. Propuseram, então, uma ação de limpeza e a produção de um ensaio fotográfico para a conscientização ambiental, que resultaram em uma disciplina de extensão. Miguel buscou, então, o apoio da Prefeitura Universitária e da Comlurb para terem uma maior estrutura na coleta e gestão dos resíduos.

Segundo o professor, a preparação durou cerca de três meses, com atividades como o levantamento de equipamentos necessários, planos de contingência em caso de acidente, além do planejamento do registro fotográfico e de um documentário. “Durante a coleta, verificamos que o plano inicial de limpar toda a praia era impossível com a estrutura disponível. Até a equipe da Comlurb que sabia do tamanho da área a ser analisada foi pega de surpresa, uma vez que a quantidade de resíduo foi muito maior do que a prevista”, contou.

Fonte da notícia: Site UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para ler a notícia 'Estudantes limpam orla da Cidade Universitária', publicada no site da UFRJ, na íntegra

-------------------------------------------------------------

Créditos das Fotos: Facebook do Parque Tecnológico da UFRJ

Ontem, aconteceu um mutirão de limpeza na Cidade Universitária. Realizado pela Polen, residente da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, em parceria com o Parque Tecnológico da UFRJ e as empresas L’Oréal, Cervejaria Ambev e MJV Technology & Innovation, a ação teve como objetivo incentivar a coleta e a destinação correta de resíduos. Os voluntários recolheram lixo na orla do Parque e na orla do Restaurante Universitário (RU). Todo material será encaminhado para reciclagem.

Fonte da notícia: Facebook do Parque Tecnológico da UFRJ