Cursos/Eventos selecionados pela PR-2(referente aos cursos/eventos publicados na página da PR-2 do dia 09/12/2019 a 17/12/2019)
09/12/2019

Nome do evento Banner/Resumo Link Observação Inserido em
Convite da Cerimônia Comemorativa dos 50 Anos do CCJE

E reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora Denise Pires de Carvalho, e o decano do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), professor Flávio Alves Martins, têm a honra de convidar V. S.ª para a sessão comemorativa do Conselho de Coordenação do CCJE pelos 50 anos do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, a realizar-se no dia 16 de dezembro de 2019, segunda-feira, às 17 horas, no Salão Pedro Calmon, no Palácio Universitário da UFRJ.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 13/12/2019
Uerj exposição no Paço Imperial que conta a história da universidade

Em 12 de dezembro a UERJ inaugurou a exposição Esquele70 no Paço Imperial (Praça XV de Novembro, Centro). A exposição tem o objetivo de contar a história da Uerj, desde sua criação até hoje. Ela está dividida em módulos: o primeiro é o “Núcleo histórico”; o segundo, “Campi e entorno”. Em seguida, são apresentados “Movimentos docentes e discentes” e “Produção científica e Políticas públicas”. A exposição segue em cartaz até o dia 16 de fevereiro de 2020

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 13/12/2019
Mast divulga programação para o fim de semana

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) preparou uma programação para este sábado, 14 de dezembro, e domingo, dia 15, com atividades que unem diversão e ciência. O Museu abre suas portas às 14h para o público simular um passeio pelo céu, em um espaço imersivo do novo Centro de Visitantes. Com as imagens projetadas em um ambiente virtual, o público tem a possibilidade de saber um pouco sobre a história da Astronomia com efeitos visuais e sonoros no ambiente que reproduz uma jornada pelo Universo. Outra atração será a recém-inaugurada exposição Ressurgindo das Cinzas, fruto da parceria entre o Mast e o Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que reúne meteoritos recuperados do incêndio do Palácio de São Cristóvão, em setembro do ano passado. A mostra exibe 39 peças do acervo do Museu Nacional, sendo 37 meteoritos metálicos e rochosos, uma adaga feita de ferro meteorítico e um totem que conta a história do famoso meteorito Bendegó e que, curiosamente, escapou das chamas que consumiram o Museu Nacional. Às 15h, o público vai se aventurar entre cores e sombras na atividade Jogando com a Ciência. Às 15h30 será a hora de saber como é determinada e disseminada a Hora Legal Brasileira, com a visita temática que apresenta o tema “Acertem os ponteiros”. Já no fim do dia, às 17h30, é a última oportunidade no ano para participar de uma das atrações de maior sucesso no Mast: o Programa de Observação do Céu (POC). Para orientar os visitantes, nossos astrônomos e mediadores realizam a breve palestra chamada Céu do Mês para apresentar ao público o que está visível para a observação. Logo após, todos são convidados a contemplar o céu por meio por meio da centenária Luneta Equatorial de 21 cm e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

------ 13/12/2019
Colégio Brasileiro de Altos Estudos, da UFRJ, promove palestra sobre Interpretações do Brasil

O Colégio Brasileiro de Altos Estudos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebe na próxima terça-feira,17 de dezembro, o economista Afrânio Garcia, professor adjunto da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS), uma das mais prestigiosas instituições francesas, em Paris. Ele vai ministrar a palestra "Interpretações do Brasil, hierarquias desvendadas e imaginário democrático. Dos Buarque de Holanda, Chico filho de Sérgio". Estarão também presentes, como debatedores, Renato Boschi, coordenador do Instituto de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED), e Márcia Menendes Motta, coordenadora do INCT Proprietas. O evento é aberto ao público e acontece às 17h, no CBAE (Av. Rui Barbosa, 762 - Flamengo). A realização conta com o apoio do apoio do INCT-PPED e do INCT Proprietas.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 13/12/2019
Presidente da ABC participa do lançamento do relatório global de desenvolvimento humano

O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, participou do lançamento do Relatório Global de Desenvolvimento Humano 2019, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no dia 9 de dezembro, em Brasília. Publicado anualmente, o relatório de 2019 traz o título: “Além da renda, além das médias, além do hoje: desigualdades no desenvolvimento humano no século XXI”. O documento aponta que, apesar dos ganhos substanciais em saúde, educação e padrões de vida, as necessidades básicas de muitas pessoas permanecem não atendidas; paralelamente uma próxima geração de desigualdades se inicia. E, para superá-las, o relatório propõe uma série de recomendações de políticas públicas. O evento de lançamento contou com a presença da representante-residente do PNUD no Brasil, Katyna Argueta, e de representantes do governo, sociedade civil, setor privado, academia, além do corpo diplomático e de organismos das Nações Unidas.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 13/12/2019
ENBT abre inscrições para curso de ilustração botânica em aquarela

As inscrições para o curso de verão Ilustração Botânica em Aquarela, na Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT), estarão abertas do dia 16 de dezembro de 2019 até 3 de janeiro de 2020. As aulas, ministradas pelos professores Malena Barretto e Paulo Ormindo, têm como objetivo o ensino, aprimoramento da técnica de desenho e pintura em aquarela aplicada à Ilustração botânica. Este curso acontece de 7 a 23 de janeiro de 2020.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 13/12/2019
Prêmio CAPES de Tese terá transmissão ao vivo

A CAPES transmitirá ao vivo, a partir das 17h desta quinta-feira, 12, a 14ª edição do Prêmio CAPES de Tese, que acontecerá na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade), em Brasília.

A cerimônia tem a finalidade de premiar as melhores pesquisas de doutorado defendidas em 2018. Estão concorrendo aos prêmios 1.142 teses. Dessas, 49 serão laureadas, uma em cada área de avaliação. Outras 98 pesquisas participantes receberão menções honrosas. Os destaques da cerimônia são o Grande Prêmio e a Premiação Especial.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Evento

Gratuito. 12/12/2019
Primeiro ensaio do Bloco Minerva Assanhada

O Bloco Minerva Assanhada está de volta para a comemoração dos 100 anos da UFRJ e o primeiro ensaio já tem data marcada! Será na próxima sexta-feira (13/12), às 17h, no campo da Prefeitura Universitária, no Fundão

Realizado pelo Fórum, em parceria com a Adufrj e o Sintufrj, o bloco carnavalesco marca as comemorações do centenário da UFRJ, que será celebrado em 2020. No ensaio, que contará com a participação de várias baterias de estudantes da Universidade, será lançado o samba de autoria do compositor Noca da Portela e do professor Roberto Medronho. O Bloco Minerva Assanhada fará duas apresentações na primeira semana de aulas, uma no Fundão e outra no campus da Praia Vermelha, em datas a serem definidas.

Data: 13/12 | Horário: 17h |Local: Campo da Prefeitura Universitária (Av. Horácio Macedo, 4883-4693 – Cidade Universitária)

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 12/12/2019
Seminário sobre: Sinfonia de Fractais e Difusões Catastróficas

Seminário sobre: Sinfonia de Fractais e Difusões Catastróficas

Fonte: Site Eventos UFRJ

Evento

Gratuito. 11/12/2019
Lançamento do livro "Diálogos Suburbanos: identidades e lugares na construção da cidade" no Instituto Pereira Passos

Na próxima quinta-feira (12/12), às 18h, o Instituto Pereira Passos lança o livro "Diálogos Suburbanos: identidades e lugares na construção da cidade". Organizada por Joaquim Justino dos Santos, Rafael Mattoso e Teresa Guilhon, a obra reúne pesquisas sobre a memória urbana dos subúrbios cariocas, por meio de temas como os usos da moradia, os espaços de sociabilidade e a resistência cultural.

A programação inclui debate sobre o livro – que acontece no Auditório Carlos Nelson Ferreira dos Santos, localizado na sede do IPP – e sessão de autógrafos na livraria do Instituto.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Pereira Passos (Adaptada)

Evento

Não há submissão de trabalhos. 10/12/2019
Lançamento CD Sacra Vox

A Escola de Música convida para o lançamento do CD Sacra Vox – Música coral sacra brasileira da segunda metade do século XX, na próxima sexta-feira, dia 13/12, às 19h no Salão Leopoldo Miguez, na Escola de Música.

O CD do Conjunto Sacra Vox apresenta a Missa Afro-Brasileira (De Batuques & Acalantos) de Carlos Alberto Pinto da Fonseca, obra composta em 1971, que foi considerada a mais relevante em seu repertório de composições sacras para coro, tendo sido premiada como a “melhor obra vocal do ano” em 1976, pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

Dia 11 de dezembro de 2019 | 11H | Auditório Prof. Almir Fraga Valladares, Av. Carlos Chagas Filho, 373 - Prédio do CCS - Bloco N

Fonte: Site Eventos UFRJ

Evento

Gratuito. 10/12/2019
Oficina de Agrofloresta 1 Ano de Jardim Agroflorestal

Oficina de Agrofloresta: Um ano de Jardim Agroflorestal, realizado pelo MUDA UFRJ – Mutirão de Agroecologia, um Programa de Extensão do NIDES – Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social/ Centro de Tecnologia UFRJ.

Sistemas Agroflorestais são uma forma que os agricultores encontraram para juntar produção agrícola e conservação, gerando alimento e renda sem agredir a natureza, em equilíbrio com a dinâmica tropical. Além disso, podem ser uma importante ferramenta para a restauração de ecossistemas degradados.

A oficina é aberta pra todos, desejamos principalmente conseguir presença de público externo a universidade como agricultores e participantes de movimentos sociais, mas também a presença de funcionários do serviços de manutenção, jardinagem e poda da UFRJ, técnicos-administrativos, estudantes e professores. Além da troca de conhecimentos e multiplicação de agroflorestas, um dos objetivos da Oficina é contribuir com o manejo de parte do projeto Jardim Agroflorestal, desenvolvido junto à Comissão do Programa da Decania CT Verde, para requalificação do jardim entre os blocos C e D.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 10/12/2019
Seminários Nutes aborda relação do Estado com o Ensino de Ciências

No próximo dia 12 de dezembro, será realizado o seminário “Do Nazismo às Estrelas: exemplo de relações do Estado com o Ensino de Ciências”, com a presença do professor Dr. Cristiano Rodrigues de Mattos, do Instituto de Física da Universidade Estadual de São Paulo (USP). O evento será realizado na sala A11, Bloco A, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus Ilha do Fundão da UFRJ. É aberto ao público e não é necessário fazer inscrição prévia.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Haverá emissão de certificado para os participantes que necessitarem de comprovação de carga horária. Estudantes de graduação da UFRJ interessados(as) em creditação de horas de extensão devem se informar pelo email: seminarios@nutes.ufrj.br. 10/12/2019
Festa na Floresta 10 anos MUDA

Evento promovido pelo MUDA-UFRJ.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 10/12/2019
Cinquentenário do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB – CCS/ UFRJ)

O Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas, professor José Garcia Ribeiro Abreu Júnior, e seu vice-diretor, professor Marcos Farina de Souza têm a honra de convidar V.S.a para a Congregação Solene em razão da celebração do cinquentenário do Instituto de Ciências Biomédicas, a realizar-se no dia 11 de Dezembro de 2019, quarta-feira, às 11 horas, no Auditório Professor Almir Fraga Valladares, no Centro de Ciências da Saúde.

Dia 11 de dezembro de 2019 | 11H | Auditório Prof. Almir Fraga Valladares, Av. Carlos Chagas Filho, 373 - Prédio do CCS - Bloco N

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 09/12/2019
Programa Jovens Talentos completa 20 anos e tem última etapa de 2019 na Uerj

Projeto de Pré-Iniciação Científica das Fundações FAPERJ e CECIERJ, com cerca de 870 bolsistas, em 50 cidades do estado do Rio de Janeiro, e parceria com 53 instituições de pesquisa, o programa Jovens Talentos realiza, no dia 10 de dezembro, a partir das 10h, no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a terceira e última etapa da XIX Jornada Jovens Talentos Para a Ciência – 20 anos. Inaugurado em 1999, o programa, coordenado pelos professores Jorge Belizario e Vera Medeiros, já beneficiou cerca de 8000 jovens. As etapas anteriores passaram pelos campi Macaé, do Instituto Federal Fluminense (IFF), e Pinheiral, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). A edição de 2019 da Jornada recebeu um total de 250 trabalhos inscritos, com a participação de 469 alunos e 190 orientadores. Alguns egressos do programa são hoje mestres e doutores – e dois destes últimos orientam atualmente alunos do programa.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

-------------- 09/12/2019
Serie Talentos UFRJ – Duo Spiessens-Maciel – PROMUS IN CONCERT

A próxima série Talentos UFRJ irá apresentar um Duo de Violões Spiessens-Maciel do PROMUS IN CONCERT, com ênfase na técnica violinística e no idiomatismo do instrumento.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 09/12/2019


Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/