Pesquisadora IQ-UFRJ, Profª Elis Cristina Araujo Eleutherio, liderou grupo de trabalho em cooperação com o Profº Tiago Fleming Outeiro da Universidade de Göttingen (Al) para estudar mecanismos bioquímicos relacionados à esclerose lateral amiotrófica
03/12/2019

Pesquisadora do Instituto de Química da UFRJ/ IQ-UFRJ, Professora Elis Cristina Araujo Eleutherio, liderou grupo de trabalho em cooperação com o Professor Tiago Fleming Outeiro da Universidade de Göttingen (Al) para estudar mecanismos bioquímicos relacionados à esclerose lateral amiotrófica (ELA). Ela e colaboradores publicaram artigo na "PNAS" (AAA).

O Professor Tiago Fleming Outeiro da Universidade de Göttingen (Al) está na UFRJ como Professor Visitante Sênior.

Grande parte dos experimentos foi conduzida pela posdoc Aline Brasil, ex-aluna do Programa de Pós-Graduação de Bioquímica (PPGBQ). O trabalho publicado na PNAS também inclui Mariana Castela de Carvalho e Daniela Dias, ex-aluna e doutoranda do PPGBQ, respectivamente, e o Prof Marcos Dias. Aline, Mariana e Daniela estiveram por um ano na Alemanha, no grupo do Prof Tiago, através do projeto de colaboração financiado pela CAPES- PROBRAL. O projeto também conta com o financiamento da FAPERJ, através da bolsa Cientista do Nosso Estado concedida à Profa Elis.

Fontes das notícias: Twitter do Instituto de Química da UFRJ/ IQ-UFRJ (Adaptada) - @https://twitter.com/IQUFRJ/status/1201863869871865856 e Coordenação do Programa de Pós-graduação em Bioquímica

Clique aqui para ver na íntegra a notícia 'Grupo da UFRJ ataca doença neuromotora' publicada no Jornal O Globo

Clique aqui para ver o tweet do Instituto de Química da UFRJ/ IQ-UFRJ sobre este assunto

Notícia atualizada em 05/12/2019