Serrapilheira lança chamada destinada a apoiar pesquisas de jovens cientistas
20/09/2019

O Instituto Serrapilheira lançou sua 3ª Chamada Pública de Apoio à Pesquisa Científica. O objetivo é selecionar até 24 jovens pesquisadores com perguntas fundamentais ambiciosas nas áreas de Ciências Naturais, Ciência da Computação e Matemática. Os contemplados receberão apoio financeiro de até R$ 100 mil, cada. Como nas chamadas anteriores, o Serrapilheira procura pesquisadores criativos com perguntas que busquem, sobretudo, compreender questões fundamentais da ciência, mesmo que os projetos envolvam estratégias de risco. Por acreditar que a diversidade é essencial para a ciência de qualidade, promovendo a pluralidade de ideias, o instituto encoraja a candidatura de mulheres, pesquisadores negros e de outros grupos sub-representados. Os requisitos são que o candidato tenha vínculo permanente com alguma instituição de pesquisa no Brasil e tenha concluído o doutorado entre 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2017. Mulheres com um filho têm o prazo estendido em um ano e aquelas com dois ou mais filhos têm direito a dois anos a mais. Os cientistas contemplados com R$ 100 mil serão reavaliados após um ano. Até três deles serão selecionados para receber novo apoio de até R$ 1 milhão, para investir em suas pesquisas por três anos. O objetivo do instituto é ir além do apoio financeiro, colocando os jovens cientistas em rede para que haja colaboração entre as áreas distintas.

Para mais informações,clique aqui

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)