Visite Também

Sobre a conferência regional Systems Analysis and the Americas e sobre a visita da delegação do IIASA a CAPES
19/07/2019

Atualização de 12/09/2019

CAPES e IIASA: uma parceria de sucesso

A conferência regional Systems Analysis and the Americas contribuiu para fortalecer a parceria entre a CAPES e o Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA). A parceria com o instituto começou em 2015 e já enviou 18 pesquisadores para a Áustria. Os temas de estudo são diversificados e buscam a solução sistemática de problemas globais como clima, uso sustentável da água e do solo, biodiversidade e energia. Com os resultados da produção científica é possível indicar estratégias para a formulação de políticas públicas, evitando erros a longo prazo.

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'CAPES e IIASA: uma parceria de sucesso' que foi publicada no site CAPES

Atualização de 10/09/2019

Pesquisadores reúnem-se para debater problemas globais

Mauro Rabelo, diretor de Relações Internacionais, participou da abertura do evento e destacou a importância da parceria. "O IIASA faz pesquisas de altíssimo nível, é um instituto internacional que trabalha com uma visão sistêmica de problemas complexos que são transnacionais. É um olhar diferenciado, em vez de olhar localmente e pensar só na melhor maneira de fazer uma atividade, você pensa interação com todas as outras questões envolvidas", destacou. As pesquisas apoiadas pelo IIASA são diversas. O instituto atua em problemas complexos para serem solucionados por apenas um país, ou uma disciplina, e estimula uma análise sistêmica dos temas para resolver prioridades sociais regionais.

Desde 2017, quando teve início a seleção de bolsistas, 18 pesquisadores participaram de estudos no instituto.

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'Pesquisadores reúnem-se para debater problemas globais' que foi publicada no site CAPES

-------------------------------------------------

Atualização de 05/09/2019 (Atualizada em 10/09/2019)

A CAPES recebeu a delegação do Instituto Internacional para Análise de Sistemas Aplicados (IIASA). Na ocasião, Anderson Correia conversou com Albert van Jaarsveld, diretor geral do instituto e Iain Stewart, coordenador de Relações Internacionais, sobre o fortalecimento da parceria com o instituto austríaco. Maurício Lopes, ex-presidente da Embrapa e pesquisador pelo IIASA, também esteve no encontro.

O IIASA orienta pesquisas muito grandes ou complexas para serem resolvidas por um único país ou disciplina acadêmica, fornecendo informações e orientações para o desenvolvimento de políticas em todo mundo. Entre os focos dos estudos estão temas como alterações climáticas, segurança energética, envelhecimento da população e desenvolvimento sustentável.

O acordo de cooperação entre a CAPES e o IIASA foi assinado em 2013 e prevê pesquisa colaborativa, atividades conjuntas, modelagem de sistemas, intercâmbio de cientistas, além de organização de simpósios. Ao todo, são três programas vigentes: Programa de Verão para Jovens Cientistas, Programa CAPES/IIASA de Pós-Doutorado e Programa CAPES/IIASA de Doutorado-sanduíche.

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'Delegação do IIASA visita a CAPES' que foi publicada no site CAPES

Atualização de 04/09/2019

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'Conferência debate análise de sistemas nas Américas' que foi publicada no site CAPES

-------------------------------------------------

Estão abertas as inscrições para a conferência regional Systems Analysis and the Americas, que acontecerá nos dias 5 e 6 de setembro, no Rio de Janeiro. O evento é fruto de uma parceria entre a CAPES, o Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA), a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos e a Fundação Getúlio Vargas.

O encontro facilitará o diálogo entre pesquisadores e criadores de políticas públicas voltadas ao enfrentamento dos desafios da sociedade. Em especial, será discutido o papel da análise de sistemas nas questões regionais e sociais que fornecerão dados para a direção estratégica e de pesquisa futuras do IIASA.

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para maiores informações

Notícia atualizada em 12/09/2019