Sobre a conferência regional Systems Analysis and the Americas, sobre a visita da delegação do IIASA a CAPES e sobre a participação da CAPES na reunião do Conselho do IIASA
19/07/2019

Atualização de 04/12/2019

CAPES participa de reunião do Conselho do IIASA

A CAPES participou da 95ª reunião do Conselho do Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA), de 17 a 19 de novembro, em Laxenburg, na Áustria. O Brasil integra o grupo de 22 países membros da instituição e foi representado pelo diretor de Relações Internacionais da CAPES, Mauro Rabelo.

No encontro foram debatidos temas de interesse comum, como a política de dados abertos, o planejamento estratégico do Instituto para a próxima década e a política de atração de pesquisadores e jovens cientistas, além de uma proposta de atividades para a comemoração do aniversário de 50 anos da instituição.

Foram feitas análises das redes de interação científica e de mobilidade de pesquisadores e uma avaliação das conferências regionais realizadas em 2019. Entre elas, o evento Systems Analysis and the Americas, realizado em parceria com a CAPES e a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, na cidade do Rio de Janeiro, em setembro deste ano. A reunião encerrou com um Simpósio sobre Uso Ecológico da Terra, em comemoração ao aniversário de 80 anos do Professor Gerhard Glatzel, realizado no Museu de História Natural de Viena

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'CAPES participa de reunião do Conselho do IIASA' que foi publicada no site CAPES

Atualização de 12/09/2019

CAPES e IIASA: uma parceria de sucesso

A conferência regional Systems Analysis and the Americas contribuiu para fortalecer a parceria entre a CAPES e o Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA). A parceria com o instituto começou em 2015 e já enviou 18 pesquisadores para a Áustria. Os temas de estudo são diversificados e buscam a solução sistemática de problemas globais como clima, uso sustentável da água e do solo, biodiversidade e energia. Com os resultados da produção científica é possível indicar estratégias para a formulação de políticas públicas, evitando erros a longo prazo.

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'CAPES e IIASA: uma parceria de sucesso' que foi publicada no site CAPES

Atualização de 10/09/2019

Pesquisadores reúnem-se para debater problemas globais

Mauro Rabelo, diretor de Relações Internacionais, participou da abertura do evento e destacou a importância da parceria. "O IIASA faz pesquisas de altíssimo nível, é um instituto internacional que trabalha com uma visão sistêmica de problemas complexos que são transnacionais. É um olhar diferenciado, em vez de olhar localmente e pensar só na melhor maneira de fazer uma atividade, você pensa interação com todas as outras questões envolvidas", destacou. As pesquisas apoiadas pelo IIASA são diversas. O instituto atua em problemas complexos para serem solucionados por apenas um país, ou uma disciplina, e estimula uma análise sistêmica dos temas para resolver prioridades sociais regionais.

Desde 2017, quando teve início a seleção de bolsistas, 18 pesquisadores participaram de estudos no instituto.

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'Pesquisadores reúnem-se para debater problemas globais' que foi publicada no site CAPES

-------------------------------------------------

Atualização de 05/09/2019 (Atualizada em 10/09/2019)

A CAPES recebeu a delegação do Instituto Internacional para Análise de Sistemas Aplicados (IIASA). Na ocasião, Anderson Correia conversou com Albert van Jaarsveld, diretor geral do instituto e Iain Stewart, coordenador de Relações Internacionais, sobre o fortalecimento da parceria com o instituto austríaco. Maurício Lopes, ex-presidente da Embrapa e pesquisador pelo IIASA, também esteve no encontro.

O IIASA orienta pesquisas muito grandes ou complexas para serem resolvidas por um único país ou disciplina acadêmica, fornecendo informações e orientações para o desenvolvimento de políticas em todo mundo. Entre os focos dos estudos estão temas como alterações climáticas, segurança energética, envelhecimento da população e desenvolvimento sustentável.

O acordo de cooperação entre a CAPES e o IIASA foi assinado em 2013 e prevê pesquisa colaborativa, atividades conjuntas, modelagem de sistemas, intercâmbio de cientistas, além de organização de simpósios. Ao todo, são três programas vigentes: Programa de Verão para Jovens Cientistas, Programa CAPES/IIASA de Pós-Doutorado e Programa CAPES/IIASA de Doutorado-sanduíche.

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'Delegação do IIASA visita a CAPES' que foi publicada no site CAPES

Atualização de 04/09/2019

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'Conferência debate análise de sistemas nas Américas' que foi publicada no site CAPES

-------------------------------------------------

Estão abertas as inscrições para a conferência regional Systems Analysis and the Americas, que acontecerá nos dias 5 e 6 de setembro, no Rio de Janeiro. O evento é fruto de uma parceria entre a CAPES, o Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA), a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos e a Fundação Getúlio Vargas.

O encontro facilitará o diálogo entre pesquisadores e criadores de políticas públicas voltadas ao enfrentamento dos desafios da sociedade. Em especial, será discutido o papel da análise de sistemas nas questões regionais e sociais que fornecerão dados para a direção estratégica e de pesquisa futuras do IIASA.

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para maiores informações