22/05/2019

Atualização de 01/08/2019

Clique aqui para acessar o EDITAL PR2 Nº 487, de 29 de julho de 2019 que torna público o edital de chamada para o preenchimento de vagas remanescentes do Programa Doutorado Acadêmico para Inovação – DAI/CNPq no âmbito da UFRJ

--------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 22/07/2019

Clique aqui para acessar o resultado do processo de seleção dos bolsistas do Programa Doutorado Acadêmico para a Inovação (DAI/CNPq) no âmbito da UFRJ

O Programa DAI / UFRJ busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação na UFRJ, por meio do envolvimento de estudantes de doutorado em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas inovadoras parceiras e/ou residentes em seus ambientes de inovação (Parque Tecnológico e Incubadora de Empresas).

Nesse Programa, o bolsista desenvolverá sua tese como estudante regular em um programa de pós-graduação existente, devendo ter um orientador acadêmico e um supervisor junto à Empresa Parceira, à qual o projeto de doutorado está relacionado. Já a Empresa Parceira envolvida no Programa DAI deve necessariamente desenvolver atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação (PD&I) em instalações próprias ou em instalações de terceiros.

O presente edital interno tem por objetivo selecionar 10 (dez) bolsistas de doutorado, para os projetos que compuseram a proposta institucional da UFRJ submetida à Chamada Pública CNPq nº 23/2018 – Programa Doutorado Acadêmico para Inovação – DAI (ANEXO I: Projetos Aprovados).

Os Programas de Pós-graduação da UFRJ habilitados no momento da submissão do projeto institucional da UFRJ ao CNPq, e aos quais devem estar vinculados os bolsistas a serem selecionados são os que seguem:

I. Administração

II. Clínica Médica

III. Engenharia Biomédica

IV. Engenharia Civil

V. Engenharia Elétrica

VI. Engenharia Mecânica

VII. Engenharia Metalúrgica e de Materiais

VIII. Engenharia Nuclear

IX. Engenharia Oceânica

X. Engenharia Química

XI. Engenharia de Nanotecnologia