Programas de apoio do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro a universidades
11/02/2019

O Consulado Geral da França no Rio de Janeiro divulga dois programas de apoio a atividades acadêmicas e de pesquisa:

- Apoio à organização de congressos: auxiliar eventos organizados no Rio de Janeiro que envolvam pesquisadores franceses e/ou valorizem temas franceses. Por meio deste programa, o consulado poderá apoiar o evento por meio da compra de passagens e/ou oferecendo diárias e/ou realizando tradução simultânea e/ou contribuindo com gastos de organização.

- Apoio a redes de pesquisa: auxiliar equipes franco-brasileira de pesquisadores formalmente estabelecidas por meio de programas como CAPES-COFECUB, STIC ou MATHS AMSUD, PREFALC, com passagem França-Brasil ou Brasil-França e diárias.

As solicitações de auxílio podem ser feitas a qualquer momento, por meio de e-mail dirigido ao Senhor Philippe Michelon, Adido de Cooperação para a Ciência e a Tecnologia do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro (e-mail: philippe.michelon@diplomatie.gouv.fr). No pedido, devem ser incluídas informações sobre o evento/pesquisa; o número e perfil das pessoas envolvidas nas atividades; outras fontes de recursos; a relação do evento/pesquisa com pesquisadores franceses e temas vinculados à cultura e história franceses e outras informações julgadas importantes via um formulário disponível mediante pedido ao Senhor Philippe Michelon. Os pedidos serão avaliados em função de vários critérios, tais como mérito acadêmico dos pesquisadores franceses e brasileiros integrados às atividades, idade, possibilidade de manter uma cooperação de longo prazo, visibilidade da França na proposta, etc.

Fonte: Consulado Geral da França