Faperj aprova 53 projetos no interior
29/12/2010

Objetivo é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da extensa região que se situa fora dos limites da área metropolitana do Rio de Janeiro.

As novas propostas foram contempladas no edital de Apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico regional no estado do Rio de Janeiro (DCTR-2010), da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do estado do Rio de Janeiro (Faperj). O programa visa incentivar a interiorização do crescimento científico e tecnológico fluminense.

Lançado pela primeira vez em 2008, o programa DCTR tem dois objetivos principais. O primeiro é o de apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico no estado, mediante o emprego de ações integradas e focadas em vocações e prioridades regionais, otimizando a competitividade de suas potencialidades dentro de temas relevantes e estratégicos, de forma a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das diversas regiões do estado fora da área metropolitana do Rio de Janeiro.

O outro objetivo da iniciativa é propiciar a melhoria da infraestrutura de instituições de ensino superior e/ou pesquisa, ou de seus campi regionais, sediados fora da Região Metropolitana.

Com recursos da ordem de R$ 5 milhões, que serão pagos em duas parcelas, devido a qualidade dos projetos apresentados e da ampliação da disponibilidade orçamentária o valor do edital foi elevado para R$ 5,8 milhões.

Das 15 instituições beneficiadas nesta edição, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) foi a que teve o maior número de propostas aprovadas, com 21, seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), ambas com oito projetos contemplados.

Veja os resultados completos em http://www.faperj.br/interna.phtml?obj_id=6908
(Assessoria de Comunicação da Faperj)