Programa de cooperação com Alemanha seleciona bolsistas em diversas modalidades
22/12/2010

Inscrições até março.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou edital para processo seletivo no Programa Conjunto de Bolsas para realização de Doutorado Pleno, Sanduíche e Duplo Doutorado na Republica Federativa da Alemanha, fruto de cooperação da fundação com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O programa tem como objetivo a formação de docentes e pesquisadores de alto nível e a consolidação da cooperação científica entre Brasil e Alemanha. As bolsas são concedidas a candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica, para a realização de doutorado integral, duplo doutorado ou doutorado sanduíche na Alemanha. São concedidas bolsas em todas as áreas de conhecimento.

A seleção dos candidatos é realizada por uma comissão mista formada por consultores e representantes das três agências financiadoras do programa. Cada agência possui uma quota de bolsas e diferentes critérios para sua concessão. Após a seleção, o bolsista aprovado deve se orientar pelas normas daquela que financiará sua bolsa.

O programa prevê curso de alemão para todos os bolsistas selecionados antes do início da pesquisa. A duração do curso é estabelecida de acordo com os conhecimentos do idioma alemão de cada candidato, a área da pesquisa na Alemanha e as condições e pré-requisitos da universidade anfitriã alemã.

Apesar disso, os candidatos das áreas humanas e sociais devem apresentar, no mínimo, nível intermediário da língua. Nas demais áreas, os candidatos que não tenham proficiência em alemão devem apresentar bons conhecimentos de inglês. Os candidatos ao doutorado sanduíche só terão direito ao curso de alemão caso sua permanência na Alemanha seja de, no mínimo, dez meses.

Requisitos

Para concorrer às bolsas de doutorado integral é necessário possuir mestrado ou formação equivalente (concluído ou em fase de conclusão até o final do 1º semestre de 2011) e certificado de proficiência de inglês ou de alemão.

Para as bolsas de doutorado sanduíche e de duplo doutorado, é necessário que o candidato esteja matriculado em curso de doutorado em instituição de ensino superior (IES) no Brasil e ter concluído todos os créditos do curso de doutorado no Brasil antes da partida para a Alemanha.

Já para as bolsas de duplo doutorado, é necessário que no regulamento da pós-graduação de ambas as universidades esteja prevista essa possibilidade. Outros requisitos exigidos pelas agências brasileiras podem ser acessados em nos links a seguir: Capes / CNPq.

Benefícios

Durante o curso de alemão, todos os bolsistas (DAAD, Capes e CNPq) receberão, além do curso de alemão, alojamento, seguro-saúde e um auxílio mensal no valor de 410 euros. Os demais benefícios específicos de cada agência podem ser consultados no edital.

Inscrições

As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e encaminhadas exclusivamente via internet, por intermédio do formulário de propostas on-line disponível na Plataforma Carlos Chagas, até 3 de março de 2011.

O proponente receberá, imediatamente após o envio, um recibo eletrônico de protocolo da sua proposta, o qual servirá como comprovante da transmissão. O formato dos arquivos e os documentos que devem ser anexados estão descritos no edital. Será aceita uma única proposta por proponente.

Mais informações pelo telefone (61) 2022-6669.

Edital:
(Assessoria de Comunicação da Capes)