Ofertas destaque: 'Disciplina em Educação, Ética e Sociedade' e 'Curso: Rio de Janeiro: desafios e perspectivas'
26/07/2018

A Plenária de Pós-Graduação em Educação e Ensino da UFRJ foi recentemente instituída pela PR-2 com o objetivo central de articular projetos de pesquisa e outras ações com foco em Educação, Ensino ou Formação de Professores para a Educação Básica, em andamento nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFRJ.

Como parte das iniciativas da Plenária de Pós-Graduação em Educação e Ensino, será oferecida, em 2018/2, uma disciplina em Educação, Ética e Sociedade (código CBA801). As aulas serão ministradas conjuntamente por docentes de diversos PPGs da UFRJ nas áreas de Educação e de Ensino, além de convidados externos. A disciplina tem carga horária total de 60h e será oferecida às segundas feiras, de 13:00 às 17:00h, no Campus do Fundão (em sala a ser confirmada em breve). Para visualizar a programação desta disciplina, clique aqui .

O 'Curso: Rio de Janeiro: desafios e perspectivas' se propõe a articular diferentes campos do conhecimento acadêmico, reunindo especialistas e representantes de distintos movimentos em uma reflexão interdisciplinar sobre temas envolvendo a história, a política e a economia do Rio de Janeiro; as reformas urbanas e seus impactos; os desafios e propostas para saúde, educação e segurança pública; os movimentos culturais, a música e o carnaval no Rio de Janeiro. As sessões serão compostas por mesas com 3 palestrantes de diversas especialidades e pontos de vista.

O curso é aberto aos alunos de todos os programas de pós-graduação da UFRJ, além de ouvintes de outros segmentos da universidade. Este é o segundo curso realizado no âmbito do Colégio Brasileiro de Altos Estudos do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, com apoio da PR-2 elaborado juntamente com uma comissão interdisciplinar de docentes, dando sequência ao curso pioneiro que foi oferecido para todos os cursos de pós-graduação que foi o “Ciência e Cultura em Sociedade” (semestre 1 de 2017). Para visualizar a programação deste curso e para mais informações, clique aqui

Fontes: Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática e Direção do Colégio Brasileiro de Altos Estudos  (CBAE) respectivamente

As inscrições das oportunidades acima poderão ser feitas pelo SIGA.