Grupo liderado por pesquisadores da UFRJ inova em estudo sobre estágio pré-inicial da formação de tumores
12/06/2018

Um grupo de pesquisadores brasileiros, liderados por cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), publicou um artigo no Journal of Biological Chemistry sobre o estudo de um estágio pré-cancerígeno da p53, proteína responsável pela manutenção do genoma humano e cuja versão mutada está presente em mais de 50% dos tumores humanos. Os pesquisadores combinaram técnicas diferentes para isolar e poder observar a estrutura em laboratório, algo que até hoje não tinha sido possível, devido ao curto período de existência desse estado pré-cancerígeno. Os resultados da pesquisa abrem a possibilidade de compreensão do que leva uma proteína saudável a sofrer mutações que causem o surgimento de tumores e, consequentemente, de desenvolvimento de terapias de combate ao câncer que atuem diretamente nesse estágio. O grupo de pesquisa é liderado por Jerson Lima Silva, professor do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) e do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (Cenabio), ambos da UFRJ, e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem (Inbeb). Ele assina o artigo – intitulado "Aggregation-primed molten globule conformers of the p53 core domain provide potential tools for studying p53C aggregation in cancer" – com co-autoria de Murilo M. Pedrote, Guilherme A. P. de Oliveira e outros. O estudo foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela FAPERJ, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Inbeb.

A PR-2 parabeniza os professores e sua equipe pela conquista!

Fonte: site Faperj

Clique aqui para saber mais.