Projeto apoiado pela CAPES desenvolve técnica para detectar adulterantes no café
23/02/2018

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) têm se empenhado em desenvolver técnicas para detecção de materiais vegetais adicionados ao café torrado e moído. O projeto, apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desenvolveu um método para identificar adulterantes em tempo real. A nova técnicas permitirá aos órgãos de fiscalização e de controle de qualidade detectar, com mais eficácia, adulterantes misturados ao pó de café.

Coordenado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos no Rio de Janeiro, o projeto “Desenvolvimento de métodos moleculares para detecção de adulterantes, indicadores de qualidade, determinação da composição em arábica e robusta e avaliação da percepção sensorial do consumo de café torrado e moído.” foi um dos 88 projetos aprovados em 2014 pelo Programa Capes-Embrapa. A iniciativa contou ainda com pesquisadores da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Fonte: CCS/CAPES

Clique aqui para mais informações