PR-2

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Universidade Federal do Rio de Janeiro





Visite Também

Avaliação da Pós-graduação
20/12/2017

Atualização de 01/07/2019

Apresentação de propostas para novos cursos começa em 1º de julho de 2019

O processo de Avaliação das Propostas de Cursos Novos (APCN) de 2019, que estará aberto a partir de 1º de julho de 2019, é o tema da oitava edição do InfoCAPES. O Informativo, com matérias, depoimentos em vídeos e dados, traz todos os detalhes sobre esta fase de apresentação de projetos para a criação de mestrados e doutorados, tanto acadêmicos como profissionais, nas modalidades presenciais e a distância. A fase de submissão de propostas se encerra em 9 de agosto de 2019.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'Apresentação de propostas para novos cursos começa em 1º de julho'

--------------------------------------------------

Atualização de 25/06/2019:

APCN 2019 é destaque do InfoCAPES de junho

O processo de Avaliação das Propostas de Cursos Novos (APCN) de 2019 é o tema da oitava edição do InfoCAPES. O Informativo, com matérias, depoimentos em vídeos e dados, traz todos os detalhes sobre esta fase de apresentação de projetos para a criação de mestrados e doutorados, tanto acadêmicos como profissionais, nas modalidades presenciais e a distância.

Clique aqui para mais informações

--------------------------------------------------

Atualização de 31/05/2019:

Apresentação da Profª. Sônia Nair Báo, Diretora de Avaliação da Capes,  no Foprop Regional Sudeste no dia 15/05/2019

Quinta região visitada este ano, a CAPES participou no dia 15/05/2019 da reunião do Foprop Sudeste. O evento aconteceu no Palácio Guanabara, sede do governo, no Rio de Janeiro.

Sônia Bao, diretora de Avaliação (DAV) da CAPES, apresentou aos pró-reitores e convidados uma série de iniciativas que a DAV tem desenvolvido para aprimorar o processo de avaliação.

Fontes da notícia: PR-2 e CCS/CAPES (Site da CAPES Adaptada)

Clique aqui acessar a apresentação da Profª. Sônia Nair Báo, Diretora de Avaliação da Capes,no Foprop Regional Sudeste no dia 15/05/2019

Clique aqui ler a notícia 'CAPES participa de reunião do Foprop Sudeste' na íntegra

--------------------------------------------------

Atualização de 06/05/2019:

Portaria modifica prazo para submissão de APCN

A CAPES publicou , no Diário Oficial da União, a portaria nº 93 de 2019 que altera o Calendário de Atividades da Diretoria de Avaliação para este ano. O documento modifica o prazo de submissão de Propostas de Cursos Novos (APCN) e do Seminário de Meio Termo, regulados anteriormente pela portaria nº 250 de 2018.

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site da CAPES Adaptada)

Clique aqui para ler a notícia na íntegra no Site da CAPES

--------------------------------------------------

Atualização de 29/04/2019:

Aprimoramentos dos Instrumentos de Avaliação da CAPES - Classificação de Livros

De acordo com o Ofício Circular nº 6/2019 da Divisão de Avaliação da CAPES, o Conselho Técnico Cientifico da Educação Superior (CTC-ES), em sua 184ª reunião, realizada entre os dias 27 a 29 de março do corrente ano, aprovou o Relatório de Classificação de Livros.

O relatório, que figura como iniciativa de aprimoramento e atualização dos instrumentos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, pode ser consultado pelo seguinte link:

http://uploads.capes.gov.br/files/classificacao_livros_ap.pdf

Fontes: PR-2/UFRJ e CAPES

--------------------------------------------------

Atualização de 24/04/2019:

Modelo de Avaliação é tema do primeiro encontro da Comissão do PNPG

A Comissão Especial do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) reuniu-se nessa quarta-feira, 17, na CAPES. Este foi o primeiro encontro de seus membros em 2019. Constituída por 12 integrantes, representantes da comunidade acadêmica e de entidades educacionais, a comissão foi recomposta em março deste ano pela portaria nº 58 de 2019.

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site da CAPES)

Clique aqui para ler a notícia na íntegra no Site da CAPES

--------------------------------------------------

Atualizações de 27/03/2019:

CAPES atualiza portaria que regulamenta mestrado e doutorado profissionais

A CAPES publicou, no Diário Oficial da União (DOU), a portaria nº 60 de 2019, que atualiza a regulamentação sobre mestrado e doutorado profissionais. Anteriormente, os cursos profissionais eram regulados pela portaria nº 131 de 2017 que, a partir da nova publicação, deixou de vigorar.

Fonte da notícia: CCS/CAPES Adaptada (Site da CAPES)

Clique aqui para ler a notícia na íntegra no Site da CAPES

Mudanças na ficha de avaliação valorizam qualidade dos programas

A Diretoria de Avaliação da CAPES iniciou em 2018 ações para o aprimoramento dos instrumentos da avaliação, entre elas a alteração na ficha de avaliação de programas de pós-graduação stricto sensu. As mudanças tiveram como motivação principal aumentar a qualidade da formação de doutores e mestres. O novo documento foi aprovado pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior em dezembro de 2018 e será usado no seminário de meio termo, que acontecerá em agosto deste ano e, também, na avaliação quadrienal de 2021.

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site da CAPES)

Clique aqui para ler a notícia na íntegra no Site da CAPES

--------------------------------------------------

Atualização de 25/03/2019

Segue abaixo reprodução da NOTA DA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA CAPES SOBRE O REPOSITÓRIO ESPPIRAL:

''NOTA DA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA CAPES SOBRE O REPOSITÓRIO ESPPIRAL

Considerando recentes inquietações após a divulgação do Ofício Circular n. 3/2019-DAV/CAPES, a Diretoria de Avaliação vem a público esclarecer o seguinte.

A previsão de criação de um repositório teve como finalidade precípua conferir maior eficiência à avaliação qualitativa da produção da pós-graduação, uma competência regimental da DAV. Este propósito encontra-se, inclusive, explicitado no primeiro parágrafo do Ofício Circular.

Esta atividade de avaliação já ocorre rotineiramente, porém se desenvolve mediante a remessa das obras impressas. Com a implementação futura do repositório, os trâmites serão eletrônicos e muito mais ágeis, objetivos que há muito vêm sendo perseguidos pela gestão e demandados pela comunidade acadêmica.

É importante destacar que o acesso ao repositório é restrito aos avaliadores, como determina o item 5 do Ofício Circular, acesso esse que apenas reproduzirá rigorosamente o acesso de que os avaliadores dispõem atualmente; não há qualquer hipótese de serem divulgados conteúdos mediante condutas que possam gerar violações a direitos autorais.

Compreende-se, contudo, que a interpretação dos documentos publicados tenha gerado dúvidas e, consequentemente, conclusões equivocadas em relação aos propósitos da ferramenta.

Por este motivo, a Diretoria de Avaliação vai rever a redação dos materiais associados ao projeto, de modo a deixar claro a sua absoluta adequação à lei de direitos autorais. Neste momento, então, foi suspensa a visualização do termo de autorização para disponibilização de livros, que se encontrava como um link no Oficio enviado dia 20/03. Assim que revisto, o termo será disponibilizado novamente.

A DAV reitera, por fim, que no exercício de suas competências os direitos autorais serão sempre respeitados e preservados. Não há nenhuma previsão regulamentar ou de outra ordem que ponha em risco a proteção desses direitos no âmbito deste nem de nenhum outro programa da Instituição.

Diretoria de Avaliação da Capes''

Fonte: CAPES (Diretoria de Avaliação da Capes)

---------------------------------------------------------------------

Atualização de 25/03/2019 referente ao lançamento do repositório de produtos intelectuais da pós-graduação, denominado ESPPIRAL, no mês de março de 2019. :

Por meio do Ofício Circular nº 3/2019-DAV/CAPES, a CAPES informou que fará o lançamento do repositório de produtos intelectuais da pós-graduação, denominado ESPPIRAL, no mês de março de 2019. A demanda por esta ferramenta é proveniente de Grupos de Trabalho instituídos pela Diretoria de Avaliação que tiveram como objetivo propor instrumentos de aperfeiçoamento do modelo de avaliação.

Fonte: CAPES

Clique aqui para ler na íntegra o Ofício Circular nº 3/2019-DAV/CAPES

--------------------------------------------------------

Atualização de 07/03/2019 sobre Dados do Coleta - Plataforma Sucupira:

ATENÇÃO: A Diretoria de Avaliação da Capes prorrogou o prazo para o envio dos dados na Plataforma Sucupira pelos PPGs para o dia 15/03/2019. Tendo em vista que a pró-reitoria terá o mesmo prazo para efetuar a homologação, solicitamos que o envio dos dados pelos coordenadores dos programas seja feito até o dia 13/03/2019.

--------------------------------------------------------

Atualização de 28/12/18:

A CAPES divulgou resultado de recursos interpostos ao seu Conselho Superior. Dentre eles, consta o deferimento do recurso referente à avaliação do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social.

Clique aqui para conferir as notas dos programas avaliados da UFRJ após o resultado dos recursos interpostos ao Conselho Superior da CAPES

-------------------------------------------------------------------------

Atualização de 18/12/2018:

Clique aqui para ler a notícia CAPES sobre a divulgação dos relatórios técnicos sobre avaliação 2017 / 2018

-------------------------------------------------------------------------

Atualização de 10/12/2018:

Atenção: Não percam os prazos.

Calendário PR-2/UFRJ de Avaliação da Pós-graduação

Data final de chegada à PR2 de processos de pedidos de abertura de novos cursos de Pós-graduação *15/01/2019
Data final de chegada à PR2 de processos de pedidos de Mudança de Área Básica, de Área de Avaliação ou de Modalidade  02/07/2019

*conforme resolução CEPG N° 02/2016 (http://www.pr2.ufrj.br/public/suporte/pr2/cepg/resolucaoCEPG/2016_02.pdf?1544275119)

--------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 07/12/2018

Clique aqui para acessar o Boletim Sucupira nº 029

Clique aqui para acessar os Boletins Sucupira anteriores

Fonte original dos boletins: CAPES

--------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 06/12/2018

Clique aqui para acessar o Tutorial (Treinamento Coleta)

Clique aqui para acessar o Manual Coleta

--------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 30/11/2018

CAPES divulga calendário de atividades para 2019

Informamos que o prazo final de chegada na PR2 de processos de solicitação de criação de cursos de Pós-Graduação stricto sensu, conforme a resolução CEPG 02/16, finalizou no dia 15/01/2019.

Para conhecer o calendário de atividades divulgado pela Diretoria de Avaliação para 2019 e para mais informações, http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/9174-diretoria-de-avaliacao-divulga-calendario-de-atividades-para-2019

Para conhecer a RESOLUÇÃO CEPG N° 02/2016, http://posgraduacao.ufrj.br/public/suporte/pr2/cepg/resolucaoCEPG/2016_02.pdf?1543586569

------------------------------------------------------

Atualização de 16/11/18

Clique aqui para ver notícia sobre a divulgação do calendário de atividades para 2019 pela Diretoria de Avaliação da CAPES

--------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 05/10/18

A CAPES divulgou resultado de recursos interpostos ao seu Conselho Superior. Dentre eles, consta o deferimento dos recursos referentes à avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Economia Política Internacional e Letras (Letras Clássicas).

--------------------------------------------------------------------------------------

Atualização de 16/08/18

A CAPES divulgou resultado de recursos interpostos ao seu Conselho Superior. Dentre eles, consta o deferimento do recurso referente à avaliação do Programa de Pós-Graduação História das Ciências das Técnicas e Epistemologia (HCTE).

--------------------------------------------------------------------------------------

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou os resultados dos pedidos de reconsideração feitos pelos programas de pós-graduação stricto sensu após a a 1ª etapa da Avaliação Quadrienal 2017.

Clique aqui para ver a notícia no site da CAPES

Clique aqui para conferir as notas dos programas avaliados da UFRJ após o resultado dos pedidos de reconsideração

Leiam também a notícia publicada 'Avaliação Quadrienal 2017 da CAPES' acessando o link http://posgraduacao.ufrj.br/noticia/1418

Última atualização da notícia em 25/06/2019