Pesquisas sobre a influência dos micro-organismos no clima estão sendo realizadas na UFRJ
04/12/2017

Eles são microscópicos, mas é deles que muito depende a sanidade de rios e oceanos. Estamos falando de vírus e das bactérias que lhes servem como hospedeiros. São eles que metabolizam o carbono presente nas águas, concorrendo para manter um delicado equilíbrio. Mas se, como resultado da atividade humana e de outros fatores, houver carbono demais, esses micro-organismos não dão conta de metabolizá-lo e as águas se acidificam, contribuindo para o aquecimento global. Os estudos estão apenas começando, mas pesquisas realizadas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) já observaram alguns dados cruciais para entender como tudo isso funciona, e, o mais importante, como pode influenciar no clima.

O professor da UFRJ Fabiano Thompson é o coordenador do projeto que conta com o doutorando Bruno Sérgio Silva, autor principal de artigo publicado em 4 de outubro de 2017 na revista American Society of Microbiology.

A PR-2 parabeniza o professor da UFRJ Fabiano Thompson, o doutorando Bruno Sérgio Silva e os demais integrantes pelo projeto e pelo artigo publicado.

Fonte: Site FAPERJ

Clique aqui para mais informações