Durante o 33˚ENPROP, em painel, Diretora da CAPES apresentou estratégias de internacionalização para Universidades. Na ocasião também ocorreu a divulgação de alterações em programas
01/12/2017

A internacionalização das universidades também foi tema de painel durante o 33˚ Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP), que aconteceu de 22 a 24 e novembro de 2017, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A diretora de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Concepta McManus, reforçou que, quando se trata sobre internacionalização, não é suficiente pensar apenas em mobilidade, mas em estratégias que envolvem também a participação e organização das universidades. “O Brasil tem caído no ranking de inovação. Os outros países têm avançado muito rápido e precisamos de medidas urgentes para acompanhar esse crescimento.”

Durante o painel, a diretora anunciou que os novos editais para os programas no exterior de Doutorado-sanduíche (PDSE), Doutorado Pleno, Pós-doutorado e Professor Visitante – júnior e sênior (PVE) devem sair nos próximos dias. Foram divulgadas, também, alterações em programas.

CCS/CAPES

Fonte: Site CAPES

Clique aqui para mais informações