Lançamento do livro "Os assassinos do sol: uma história dos paradigmas filosóficos - Volume 3: Os Medievais" do Professor da UFRJ Marcio Tavares d´Amaral
16/10/2017

Fonte da notícia e do banner:História Filosofia Religião - Conversações

O Professor Marcio Tavares d´Amaral (Programa de Estudos Avançados - IDEA/ECO/UFRJ) e a Editora UFRJ convidam para o lançamento do livro "Os assassinos do sol: uma história dos paradigmas filosóficos - Volume 3: Os Medievais", no dia 25/10, às 19h, na Livraria Travessa de Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 572, Ipanema, Rio de Janeiro).

Trecho de release:

O título chama a atenção para a possibilidade de que nós, ocidentais, por descuido ou intencionalmente, deixemos o nosso sol, o Ocidente, morrer nas nossas mãos. Esse é o cenário dito 'pós-moderno', que Os Assassinos do Sol procura compreender: contar a história desse momento da História em que se diz que a História acabou.

Tendo como fundo a fusão cultural greco-judaica em terras romanas, no Ocidente latino, e a questão fundamental que resultou desse "tensíssimo encontro", como ressalta o autor: o das relações entre razão e fé, o volume 3 é dedicado aos paradigmas medievais. Ao explorar a Idade Média, Marcio Tavares d'Amaral acompanha a elaboração filosófico-teológica do século IX ao XIV.