PR-2

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Universidade Federal do Rio de Janeiro





Visite Também

LABORATÓRIOS

Coordenador: Melissa Limoeiro Estrada Gutarra
Endereço: Polo Xerém
Tel: (21)2679-6441
E-Mail: laboratorio@xerem.ufrj.br
Home: http://www.xerem.ufrj.br/
Atividade: Não Informado.
Coordenador: Leandro Schaeffer Marturelli
Endereço: Campus UFRJ - Duque de Caxias - Bloco C
Tel: (21)2679-1018
E-Mail: Não Informado
Home: http://www.caxias.ufrj.br
Atividade: Laboratório de computação para 40 alunos, composto de 20 computadores desktop, conectados em rede, para uso de aulas práticas de disciplinas que estão envolvidas com programação/computação.
Coordenador: Natasha Midori Suguihiro
Carsten Enderlein
Endereço: Rodovia Washington Luiz, Km 104,5
Tel: (21)2679-1018
E-Mail: Carsten@caxias.ufrj.br
Home: https://caxias.ufrj.br/index.php/lab-didaticos/lab-fisica
Atividade: Experimentos didácticos para os cursos de nanotecnologia e da biofísica
Coordenador: Marcel Menezes Lyra Da Cunha
Endereço: Estrada de Xerém, 27.
Tel: (21)2679-1018
E-Mail: Não Informado
Home: http://www.xerem.ufrj.br/index.php/lab-didaticos/lab-microscopia
Atividade: Neste laboratório acontecem as disciplinas de Biologia celular, biologia do desenvolvimento e biologia tecidual. Consta com 20 microscópios de alta qualidade para os alunos possam olhar estruturas celulares.
Coordenador: Richard Eloy de Sant'anna
Endereço: Estrada de Xerém, 27.
Tel: (21)2679-1018
E-Mail: quimica.didático@xerem.ufrj.br
Home: http://www.xerem.ufrj.br/index.php/lab-didaticos/lab-quimica
Atividade: Neste laboratório acontecem aulas didáticas de diversas disciplinas, como Bioquímica, Química Geral, Química para Biociências Síntese e Caracterização de polímeros e outras. O laboratório atende também as aulas de pós-graduação e extensão, sendo utilizado por cerca de 300 alunos e 20 professores ao ano.
Coordenador: Leandro Schaeffer Marturelli
Endereço: Campus UFRJ Xerém
Tel: (21)2679-1018
E-Mail: leandro@caxias.ufrj.br
Home: www.caxias.ufrj.br
Atividade: O nome do núcleo reflete o seu foco inicial na área de computação, no qual realiza pesquisas nas áreas de Computação científica, modelos matemáticos, técnicas de soluções numéricas, modelagem computacional, linguagem de programação, desenvolvimento de software, apoiando decisões e pesquisas em Ciências Biológicas e Tecnológicas.
Coordenador: Felipe Fortes de Lima
Pedro Nothaft Romano
Natasha Midori Suguihiro
Endereço: Sala C-113, UFRJ - Campus Prof Geraldo Cidade. Rodovia Washington Luis, Km 104,5 - Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias - RJ. CEP: 25.265-970
Tel: (21)2679-1018
E-Mail: numpex.nano@caxias.ufrj.br
Home: https://caxias.ufrj.br/
Atividade: O Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Nanotecnologia (NUMPEX-NANO) tem como objetivos o desenvolvimento de pesquisa de ponta em nanotecnologia, desde o estudo, produção/síntese, caracterização e aplicação de nanomateriais em processos químicos, nanodispositivos e sensores, aplicações na área de saúde (como no combate a doenças negligenciadas, tratamentos com nanopartículas contra o câncer, testes de nanotoxicidade) e no meio ambiente. Em particular, o estudo de nanopartículas para aplicações em processos catalíticos e fotocatalíticos, novos materiais híbridos e nanopartículas superparamagnéticas recobertas com materiais poliméricos para liberação controlada de fármacos, de nanodispositivos como células solares e biossensores, e pesquisas para novas tecnologias, como a spintrônica.
Coordenador: Silas Pessini Rodrigues
Jasmin
Lucio Ayres Caldas
Endereço: Estr. de Xerém, 27 - Xerém, Duque de Caxias - RJ, 25245-390
Tel: (21)2679-1018
E-Mail: numpex.bio@xerem.ufrj.br
Home: http://caxias.ufrj.br/numpex-bio/
Atividade: O NUMPEX-BIO tem excelente capacidade instrumental, contando com diversos e modernos equipamentos, para o desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas nas especialidades da Biologia Celular, Biologia Molecular, Biologia Tecidual, Bioquímica, Genética, Imunologia, Microbiologia Parasitologia e Toxicologia Ambiental. Pretende-se, assim, que o sistema de multidisciplinaridade aplicado ao NUMPEX-BIO proporcionea ampliação de colaborações entre os docentes do Polo, assim como o aumento do número de publicações científicas do mesmo.