PR-2

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Universidade Federal do Rio de Janeiro





Visite Também

LABORATÓRIOS

Coordenador: Não Informado
Endereço: Faculdade de Educação/UFRJ
Tel: +5521991725033
E-Mail: aivenicki@gmail.com
Home: cel, 5521991725033
Atividade: Pesquisas sobre educação multicultural e formação de professores, currículo multicultural, projetos de extensão universitária.
Coordenador: André Pereira Botelho
Helga da Cunha Gahyra
Antonio da Silveira Brasil Junior
Endereço: Largo de São Francisco de Paula, 01/415 Rio de Janeiro RJ
Tel: (21)2224-8965
E-Mail: andrebotelho@digirotas.com.br
Home: https://nucleopensamentosocial.wordpress.com/
Atividade: O Núcleo de Estudos Comparados e Pensamento Social (NEPS) é uma iniciativa conjunta de pesquisadores das ciências sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com o objetivo de articular (1) projetos de pesquisa, (2) formação de pesquisadores e (3) organização de seminários, entre outras atividades na área de pensamento social, (4) curadoria e manutenção da rede Biblioteca Virtual do Pensamento Social - BVPS. Na UFRJ, os pesquisadores do NEPS são professores do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA/IFCS/UFRJ.
Coordenador: Antonio Carlos Juca de Sampaio
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 - SALA 223
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: antigort@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Coordenador: Alberto Oliva
Endereço: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - Largo de São Francisco 1, Sala 325-A
Tel: (21)2221-0141
E-Mail: aloliva@uol.com.br
Home: www.ifcs.ufrj.br/~cehc/‎
Atividade: Orientação de alunos de mestrado e doutorado.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Instituto de História
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: cha.ufrj.cnpq@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Coordenador: Não Informado
Endereço: NEPP-DH
Tel: (21)3938-5180
E-Mail: diretoria@nepp-dh.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Voltado para a prevenção e o enfrentamento da violência de gênero. Este projeto de extensão é desenvolvido na Vila do João, um dos bairros da Maré,caracterizado pela incidência de violação sistemática dos direitos humanos.
Coordenador: Não Informado
Endereço: nepp-dh
Tel: (02)1393-8518
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Foi projetado para ser o primeiro no Brasil, nesta modalidade, com as características de desenvolver o ensino,a pesquisa e extensão universitária sobre a questão de gênero e temas afins. Localizado na Cidade Universitária da UFRJ, é destinado a atender mulheres, vítimas de violência doméstica, v indas de vários bairros ou regiões do Rio de Janeiro.
Coordenador: Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos
Endereço: Colégio de Aplicação da UFRJ - Rua JJ Seabra sn
Tel: (21)2294-5697
E-Mail: macielcarla@hotmail.com
Home: www.cap.ufrj.br
Atividade: 1) Realização e planejamento de aulas práticas de Ciências e Biologia 2) Atendimento aos alunos de licenciatura em ciências biológicas que realizam estágio no CAp 3) Desenvolvimento do projeto de Extensão Compartilhando Boas Práticas de ensino de Ciências e Biologia entre Escolas Púbicas voltado para a formação continuada de professores 4) Planejamento das atividades do Recicla CAp - Projeto de implementação e manutenção da coleta seletiva do Colégio de Aplicação da UFRF 5) Planejamento e implementação da horta didática do Colégio de Aplicação da UFRJ
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala A-110- Anexo FE
Tel: (21)2295-3434
E-Mail: leher.roberto@gmail.com
Home: www.colemarx.com.br
Atividade: O Coletivo de Estudos em Educação e Marxismo COLEMARX resulta do esforço conjunto de estudantes e professores da FE/UFRJ e do PPGE, mais diretamente vinculados ao Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS) e aos professores Roberto Leher e Carlos Frederico Bernardo Loureiro. Externamente, incorpora participantes de outras áreas de conhecimento e Programas de Pós-Graduação. O Coletivo reúne estudos e pesquisas que visam às análises da questão social no Brasil e nos demais países latino americanos, particularizando a educação, tendo por referência a contribuição da teoria social crítica do capitalismo, iniciada por Marx e Engels e trilhada por outros intelectuais marxistas, entre eles, Antônio Gramsci, Octávio Ianni e Florestan Fernandes. O COLEMARX realiza encontros semanais alternando momentos de estudos mais densos, relacionados à reflexão da sistemática da teoria e do método, e encontros mais específicos em que os objetos de estudo dos integrantes são debatidos. Para esta última dinâmica, o coletivo se organizou nos seguintes eixos temáticos: 1) educação-questão social (público-privado); 2) formação e trabalho docente; 3) movimentos sociais; 4) financeirização da educação.
Coordenador: Roberto Leher
Endereço: Anexo da Faculdade de Educação, sala 110
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: colemarxfeufrj@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Estudos e pesquisas sobre política educacional, trabalho e educação e interlocução com outras áreas das Ciências Humanas e Sociais para investigação da educação brasileira e latino-americana.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Coordenador: Não Informado
Endereço: ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL - SALA 29
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: rosemaia@terra.com.br
Home: Não Informado
Atividade: a) análise e elaboração de diagnósticos sociais; b) avaliação de políticas públicas; c) recuperação de elementos constituintes do cotidiano dos moradores do bairro de Santa Cruz, conferindo atenção especial às intervenções e políticas promovidas pelo Estado; d) desenvolvimento de ações que permitam um protagonismo efetivo da população local, em especial da juventude; e) Estabelecimento de parcerias com instituições e organizações comunitárias/sociais, objetivando a abertura de canais para a manifestação de demandas e de efetivação de direitos.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Colégio de Aplicação
Tel: (21)7154-0673
E-Mail: celeiamachado@yahoo.com.br
Home: www.cap.ufrj.br
Atividade: Este Laboratório tem o propósito de produzir um espaço interdisciplinar que possibilite estabelecer relações e discutir os constructos de áreas distintas, bem como a difusão e disponibilização de exercícios, práticas e técnicas principalmente das artes da cena e corporeidade, como tais temas dialogam com o universo escolar e acadêmico. Propõe-se a promover eventos acadêmicos e oficinas sobre temas básicos e relevantes à arte e à educação, bem como sobre resultados de estudos e pesquisas, metodologias e produções teatrais e intelectuais realizadas pelo Setor de Artes Cênicas do CAp.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala 114
Tel: (21)3938-5067
E-Mail: cieccoord@gmail.com
Home: http://www.pos.eco.ufrj.br/site/nucleos_de_pesquisa.php?id=1
Atividade: O CIEC foi criado em 1986 e seu objetivo inicial era documentar e analisar a produção cultural contemporânea, com ênfase no caso brasileiro. Muitas pesquisas e exposições foram realizadas no âmbito dessa diretriz, algumas registradas nas três coleções publicadas na época (Papeis Avulsos, Documentos e Quase Catálogo). Ao longo dos anos, nosso núcleo mudou a ênfase de seu trabalho de pesquisa, passando a privilegiar, num certo momento, a linha de estudos culturais e, mais recentemente, recuperando a noção de contemporâneo. Aos estudos de mídia, de identidade cultural e etnicidade se acrescentaram os estudos da cidade, da tecnologia, da imagem e da globalização. Nossa atuação consiste na implementação de pesquisas, formação de pesquisadores e estabelecimento de cooperação acadêmica entre pesquisadores, alunos e instituições. No âmbito dos Seminários CIEC recebemos pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Promovemos também discussões internas de nossos trabalhos.
Coordenador: Jose Ricardo Garcia Pereira Ramalho
Rodrigo Salles Pereira dos Santos
Endereço: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Largo de São Francisco de Paula, nº 01.
Tel: (21)2224-8965
E-Mail: dtaufrj@gmail.com
Home: https://www.facebook.com/Desenvolvimento-Trabalho-e-Ambiente-DTA-1630012490574369/
Atividade: O núcleo de pesquisa Desenvolvimento, Trabalho e Ambiente (DTA) foi criado em 2014 com o objetivo de fazer confluir debates e tradições acadêmicas até então pouco conectados, integrando os temas da mudança social induzida por processos de desenvolvimento econômico, da centralidade do trabalho e dos papeis de trabalhadoras, trabalhadores e sindicatos em tais processos, e de sua imbricação com o ambiente natural no que diz respeito aos impactos e modalidades de ação coletiva por eles impelidos. O grupo privilegia uma abordagem interdisciplinar, capaz de promover a articulação entre os campos da antropologia e da sociologia e suas tradições analíticas e metodológicas. Dessa forma, é caracterizado por uma forte orientação empírica, evidenciada em etnografias, estudos de caso, trabalhos comparativos, dentre outros, acerca: de conflitos centrados em processos de trabalho em diversos setores econômicos; de disputas materiais e simbólicas em torno de bens comuns e/ou naturais e de sua apropriação social; assim como de processos territoriais de transformação de estruturas socioeconômicas relacionadas a tais conflitos. De outro lado, defende um enfoque analítico centrado na multiescalaridade da agência e da estruturação dos fenômenos sociais em face da globalização econômica. Dessa forma, busca reforçar o caráter mutuamente constitutivo da produção e da reprodução socioeconômicas, desde a casa à corporação transnacional; e da criação e da "destruição" dos bens, partindo da "fábrica", passando pelos consumidores e chegando às "zonas de sacrifício". O DTA aborda, dessa forma, os fenômenos relativos ao desenvolvimento, ao trabalho e ao ambiente a partir dos significados concorrentes e das relações de poder estabelecidas entre diferentes grupos sociais, articulando uma compreensão socioantropológica e multiescalar da mudança social no Brasil contemporâneo.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Av. Pasteur 250, Campus Praia Vermelha, Urca.
Tel: (21)3873-5089
E-Mail: mohahajji@pq.cnpq.br
Home: http://diaspotics.org
Atividade: A questão migratória não pode mais ser apreendida somente em termos de ausência e rupturas. Antigas diásporas e novos imigrantes dispõem, hoje, de sofisticadas tecnologias de informação e comunicação (TICs) que não apenas permitem a manutenção e consolidação dos laços identitários e afetivos para com a sociedade e cultura de origem, mas viabilizam e incentivam a construção de novos quadros comunitários (de ordem étnica, cultural, nacional, linguística e/ou confissional), tanto no plano local como transnacional. É verdade que a principal característica de nossa época é a sua estruturação em torno e em função dos meios de comunicação. A mesma sociedade contemporânea é marcada, por outro lado, pelo imperativo organizador de mobilidade humana e instantaneidade comunicacional. Fluxos e rastros (subjetivos e midiáticos / materiais e humanos) constituem, hoje, um nível imprescindível para a restituição dos mapas cognitivos do mundo no qual evoluímos e atuamos.
Coordenador: Letícia Carvalho de Mesquita Ferreira
Gustavo Gomes Onto
Endereço: Departamento de Antropologia Cultural
Tel: (21)9810-3774
E-Mail: documenta.ufrj@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O documenta é um espaço de produção coletiva de conhecimento e formação de estudantes que reúne pesquisadores interessados na compreensão etnográfica do Estado, da regulação e das políticas públicas. Sediado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o laboratório se dedica ao estudo de diferentes formas de governo. Os projetos de pesquisa privilegiam os sentidos, as práticas e as relações que constituem modos de regulação, espaços burocráticos e ordenamentos formais e informais da vida social.
Coordenador: Carla Rodrigues
Endereço: IFCS
Tel: (21)9984-9571
E-Mail: carla.ifcs@gmail.com
Home: https://www.facebook.com/escritas.filosofia/
Atividade: Pesquisa na área de filosofia em sua interseção com os temas de gênero e psicanálise; reuniões, debates e interlocução entre pesquisadores do PPGF e de outros programas onde há atuação em áreas conectas. Tradução e publicação de textos identificados como lacunas na recepção do debate de gênero.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Av. Pasteur, 250 - Fds. - Prédio da Escola de Serviço Social- 2o andar
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: rogerlustosa6@gmail.com
Home: www.ess.ufrj.br
Atividade: Não Informado
Coordenador: Não Informado
Endereço: EICOS - IP
Tel: (21)3938-5348
E-Mail: gp.antropologiadigital@gmail.com
Home: nao informado
Atividade: O grupo de pesquisa Etnodigital desenvolve estudos no campo da antropologia digital e das mediações socioculturais objetivando investigar sobre os usos sociais das tecnologias digitais e seus impactos nas relações humanas e modos de subjetivação, mas sobretudo analisa os usos sociais de comunidades virtuais e redes de sociabilidades. A proposta está fundamentada na linha teórica da antropologia digital, em especial, nos debates sobre tecnologia e humanidades, conservação social e inovação, valores, representações sociais e mediações. O desafio está em estudar o impacto das novas tecnologias e as mudanças nos modos de consciência e outros regimes de sociabilidades. Para isso procura investigar as mediações socioculturais como fenômenos que dialogam entre as expressões online e offline ou entre as culturas midiáticas e as experiências presenciais comunitárias.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Laboratório de Fotografia CPM
Tel: (21)3938-5067
E-Mail: afatorelli@gmail.com
Home: http://www.pos.eco.ufrj.br/site/nucleos_de_pesquisa.php?id=13
Atividade: O Laboratório de Fotografia, Imagem e Pensamento realiza uma série de reuniões semanais, projetos de pesquisa, palestras, seminários, cursos, workshops e publicações de livros. Projeto Midiateca Tem o propósito de gerar as condições infra-estruturais requeridas à pesquisa e às atividades didáticas implementadas por professores e pesquisadores da ECO e, também, por alunos da pós-graduação e da graduação. A Midiateca está concebida de modo articulado, contando com um espaço físico próprio, destinado a sediar o Acervo Bibliográfico José Oiticica Filho, o Banco de Imagem Geraldo de Barros e o Portal do Laboratório de Fotografia e Imagem Digital. A Midiateca conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Publicações Livros resultantes das atividades desse grupo de pesquisa: . Fotografia e experiência, Victa de Carvalho e Teresa Bastos (ogs.), 2012. . Fotografia contemporânea, com apoio da FAPERJ (no prelo).
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Curso de Extensão na modalidade EAD; seminários; rodas de conversas; publicações.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala Cátedra UNESCO/Observatório de Áreas Protegidas/Programa Eicos/Instituto de Psicologia/Campus da UFRJ na Praia Vermelha. Rio de janeiro/RJ
Tel: (21)3938-5349
E-Mail: gapis.ufrj@gmail.com
Home: www.gapis.psicologia.ufrj.br/
Atividade: O Grupo de Pesquisa Governança, Ambiente, Políticas Públicas, Inclusão e Sustentabilidade (GAPIS) foi instituído, oficialmente, em 2005, com a denominação original de "Governança, Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social", com o objetivo de consolidar um histórico de reflexões teóricas e projetos aplicados, relacionados à discussão sobre a relação sociedade e natureza e o tema da sustentabilidade, em vinculação com diferentes políticas públicas e práticas sociais, com perfil interdisciplinar e interinstitucional e envolve diversas instituições de ensino e pesquisa, alunos de graduação e pós graduação, interlocutores da gestão pública e do movimento social engajados na reflexão sobre o tema e em projetos, em diferentes áreas de conhecimento. Além da pesquisa, o GAPIS desenvolve também ações de extensão universitária, tendo como eixos orientadores a construção de governança democrática em políticas públicas de desenvolvimento, conservação da biodiversidade e cultura. Linhas de pesquisa: 1. Avaliação de Políticas e Programas Estratégicos em Desenvolvimento e Conservação da Biodiversidade; 2. Observatório de Governança, Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social; 3. Políticas Públicas de Turismo, Natureza e Cultura; 4. SimParc: Simulação participativa para gestão de Parques Nacionais; 5. Sustentabilidade, Organizações e Práticas Sociais; 6. Turismo e Sustentabilidade: Estrela Verde.
Coordenador: Não Informado
Endereço: NEPP-DH
Tel: (21)3938-5180
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Propõe realizar reflexão para a análise e compreensão das mudanças rápidas, contínuas e profundas que levam à nova configuração das fronteiras políticas, econômicas e sociais. Identidades são redefinidas pela religião, pelo gênero, pela raça/etnia, pelo território. Surgem novas formas de sociabilidade e novas relações de poder no cenário internacional.
Coordenador: Daniela Patti do Amaral
Endereço: Sala A-107 - Anexo FE
Tel: (21)2295-4346
E-Mail: danielapatti.ufrj@gmail.com
Home: www.educacao.ufrj.br
Atividade: O Grupo reúne atividades de estudo e pesquisa que buscam compreender aspectos da formação e transformação dos sistemas educacionais brasileiros, registrar e avaliar políticas educacionais inovadoras, analisar experiências e práticas escolares buscando a elaboração de conceitos e modelos que contribuam para o avanço da produção do conhecimento na área. Os estudos e pesquisas do Grupo dedicam-se aos sistemas de Educação Básica e Superior.
Coordenador: Amilcar Araújo Pereira
Endereço: Sala A-111 do Anexo da Faculdade de Educação
Tel: (21)9977-2767
E-Mail: aya.gepear@gmail.com
Home: https://www.facebook.com/gepearufrj/
Atividade: O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Antirracista (GEPEAR/UFRJ) foi criado em junho de 2016 no âmbito dos programas de pós-graduação em Educação e em Ensino de História, ambos da UFRJ, sob a coordenação do professor Amilcar Pereira (FE/UFRJ). Participam do GEPEAR alun@s de graduação, especialmente dos cursos de História e de Pedagogia, alun@s de mestrado e doutorado em Educação e em Ensino de História, bem como professores/as que pretendem ingressar na pós-graduação na UFRJ, pessoas que têm interesse em participar das discussões e produzir conhecimento sobre o antirracismo e as relações étnico-raciais na Educação e sobre a implementação da Lei Federal 10.639/03, que trata do ensino de História e culturas Afro-Brasileiras. Temos produzido, nesse sentido, diversos trabalhos de pesquisa sobre o movimento negro, especialmente sobre a produção de conhecimento e de cultura na/pela luta antirracista, no Brasil e na diáspora africana. O GEPEAR também organiza e realiza o Curso de Extensão em Educação Antirracista na UFRJ. O GEPEAR já recebeu apoio, na forma de financiamento para pesquisas, do CNPq, da CAPES e do Baobá - Fundo para a Equidade Racial.
Coordenador: Não Informado
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 - SALA 208
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: brasilrecente@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Coordenador: Marcelo de Moura Carneiro Campello
Endereço: Colégio de Aplicação Rua J. J. Seabra s/n
Tel: (21)2511-5338
E-Mail: campellogeo@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O GEPPGEO é um espaço que vislumbra contribuir para a construção permanente de um material didático autônomo e colaborativo para suprir os livros didáticos que não dão conta das especificidades curriculares do ensino de Geografia no Colégio de Aplicação da UFRJ. O Setor Curricular de Geografia já vem desenvolvendo variados projetos de pesquisa e extensão. A maior parte deles em conjunto e em parceria com o departamento de Geografia e com a Faculdade de Educação. A institucionalização do GEPPGEO serviu, também, como um catalisador de experiências metodológicas em Geografia, com participação e envolvimentos de alunos da graduação e da educação básica. Algumas das atividades desenvolvidas no GEPPGEO em 2017: Territórios CApianos do primeiro e segundo semestre: datas, pauta, convidados, organização e divulgação dos resultados; Educação Ambiental nas Escolas Municipais de Volta Redonda; Debate político e conceitual sobre as Ciências Humanas no ENEM; Oficina e evento de extensão a ser realizado no CAp: Explorando as Ciências Humanas no ENEM; CineGeo: debates de curtas e filmes relacionados aos temas de discussão do GEPPGEO; Roteiros geográficos do Rio: explorando a cidade e problematizando a Geografia; A importância da atividade de campo no ensino de Geografia; Novos atores e novas geopolíticas no ensino de Geografia; O papel das geotecnologias no ensino de Geografia; A cidade e o estado do Rio de Janeiro no currículo escolar de Geografia; Oficina sobre Geografia do Rio de Janeiro para vestibulandos CApianos; Oficina de charges e fotografias geográficas; Seminário de ensino e licenciatura em Geografia.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Coordenador: Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro
Endereço: Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Instituto de Psicologia
Tel: (21)3938-5346
E-Mail: rosapedro@psicologia.ufrj.br
Home: https://ppgp.psicologia.ufrj.br/
Atividade: A proposta de formação do Núcleo de Pesquisa “Cultura contemporânea: subjetividade, conhecimento e tecnologia” visa institucionalizar os trabalhos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Pesquisa “Cultura contemporânea: subjetividade, conhecimento e tecnologia” (Plataforma Lattes/CNPq), criado no ano 2000 e coordenado pelas Profas. Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro e Ana Maria Szapiro. O Grupo reúne pesquisadores em torno do tema da cultura contemporânea, tanto na sua constituição híbrida com as novas tecnologias, como nos efeitos sobre os sujeitos e a produção de conhecimento. O Núcleo visa integrar pesquisas desenvolvidas no Programas de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) e, através de seus projetos, desenvolve parcerias com outras unidades da UFRJ (Escola de Comunicação, Faculdade de Arquitetura, COPPE) e com outros grupos em nível nacional (Rede Linnc; Núcleo de Estudos de Ciência-Tecnologia-Sociedade/Necso; Grupo de Estudos Tecnologia e Sociedade/UFPE; Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social/UERJ; Grupo “Entre_Redes”/UFF) e internacional (Rede LAVITS – Rede Latino-Americana de estudos sobre vigilância, tecnologia e sociedade). Desde sua criação, o Grupo de Pesquisa “Cultura contemporânea: subjetividade, conhecimento e tecnologia” vem mantendo atividades regulares de produção, já tendo realizado dois Seminários Internacionais, um Colóquio, intercâmbios de docentes, bem como publicações, beneficiando-se do apoio de órgãos de fomento.
Coordenador: Alexander Zhebit
Endereço: NEPP-DH (Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos), Sala 16, 3º andar, Ala B, Anexo CFCH, Campus da Praia Vermelha, Avenida Pasteurs, 250, Urca, Rio de Janeiro, RJ
Tel: (21)3938-5180
E-Mail: alex@cfch.ufrj.br
Home: https://www.gppi-ufrj.com
Atividade: O grupo, constituído de pesquisadores na área de relações internacionais, história, direito e ciências sociais (docentes, pós-graduandos, graduandos), debruça-se sobre questões de análise teórica e metodológica da política internacional e da governança global, refletindo sobre problemas, ameaças e desafios globais e regionais, que se repercutem sobre a política externa, de segurança e de defesa do Brasil. Inclui projetos de pesquisa "Defesa Nacional e Segurança Internacional" (com o subprojeto "Memória da Segunda Guerra Mundial"), "BRICS, estudo comparativo", "Política externa e segurança da Rússia". As atividades incluem a orientação em níveis de pós-graduação, graduação, iniciação científica, produção acadêmica, organização de eventos, de pesquisa e de extensão, inclusive internacionais, mantém intercâmbios com instituições de pesquisa no exterior.
Coordenador: Suzy dos Santos
Endereço: Sala 125
Tel: (21)3938-5067
E-Mail: peic@eco.ufrj.br
Home: www.peicpesquisa.com.br
Atividade: O Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia política da Informação e da Comunicação (PEIC) foi formado em 1995, desenvolvendo pesquisas abarcando os universos das novas tecnologias de comunicação, comunicação eletrônica de massa, políticas de comunicação e economia política da comunicação. Os resultados destas pesquisas se repercutem em dissertações e teses, artigos científicos, conferências, palestras e comunicações de seus pesquisadores em revistas, livros e eventos nacionais e internacionais. Desta produção destaca-se a natureza interinstitucional do grupo - agregando pesquisadores de instituições distintas - cujo estreito intercâmbio intelectual se traduz em trabalhos de autoria coletiva que compõem grande parte da produção dos últimos anos.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade:
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não informado
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Coordenador: Patricia Silveira de Farias
Endereço: Escola de Serviço Social
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: O Grupo de Pesquisa sobre Sociabilidades Urbanas, Espaço Público e Mediação de Conflitos (GPSEM) está inserido no campo de estudos das ciências humanas e sociais sobre as sociedades contemporâneas. A partir de um enfoque sócio-antropológico, estabelece interlocução com a área do Serviço Social, do Direito e da Psicologia, bem como com outras áreas de conhecimento que buscam a compreensão das sociabilidades urbanas em distintos contextos sociais e campos empíricos tanto em nível nacional quanto internacional. O GPSEM foca sua atenção teórico-metodológica nas diferentes formas de administração de conflitos e suas diversas problematizações, formais e informais no espaço público. Investiga os sentidos de justiça para os distintos grupos sociais – institucionais e coletivos -, e suas demandas por direitos e reconhecimento no contexto da construção de políticas públicas. As produções dos pesquisadores, professores e alunos que compõem o grupo contribuem para a ampliação e aprofundamento do debate na interface da universidade com a sociedade civil e os movimentos sociais em diferentes fóruns acadêmicos e políticos.
Coordenador: Ricardo Rezende Figueira
Endereço: Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida
Tel: (21)3873-5177
E-Mail: gptec@nepp-dh.ufrj.br
Home: www.gptec.cfch.ufrj.br
Atividade: 1. reúne documentos produzidos desde a década de 1970, tais como depoimentos de trabalhadores, relatórios de órgãos do governo, peças de ações criminais e trabalhistas, artigos acadêmicos ou jornalísticos, monografias, dissertações, teses sobre o tema, análises e denúncias da Comissão Pastoral da Terra e de outras fontes. A referida documentação alimenta pesquisas e um banco de dados; 2. desenvolve pesquisas e extensão universitária; 3. realiza publicações; 4. promove encontros e reuniões científicas congregando estudiosos do tema: pesquisadores e estudantes brasileiros e estrangeiros; 5. subsidia a promoção de políticas públicas visando à denúncia e ao combate do trabalho escravo nos dias atuais.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade:
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade:
Coordenador: Não Informado
Endereço: Faculdade de Educação
Tel: (21)2295-4346
E-Mail: rj-oliveira1958@uol.com.br
Home: www.educacao.ufrj.br
Atividade: O Grupo de Pesquisa sobre Ética na Educação (GPEE) foi fundado em 2003 por professores pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e se acha registrado no Diretório dos Grupos de pesquisa do CNPq. Os trabalhos investigativos do GPEE se desenvolvem a partir de abordagens teórico-metodológicas diferenciadas buscando somar e não dividir esforços no sentido de pensar e oferecer alternativas para enfrentar os desafios éticos da atualidade. Nessa perspectiva, três grandes referenciais balizam as pesquisas: Ética e Argumentação; Educação Moral na Escola; A relação do aprendizado da educação ética e moral com o ensino de artes.
Coordenador: Ethel Menezes Rocha
Endereço: IFCS - Sala 320B
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: ethel.rocha55@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: 1) Encontro semanal dos membros do grupo de pesquisa para discussão das pesquisas em andamento; 2) Convite a professores de outras IES que trabalhem temas afins para apresentação e discussão dos trabalhos; 3) Organização de evento para apresentação dos resultados (parciais ou finais) das pesquisas dos membros do grupo e de convidados; 4) Tradução de livros ou artigos relacionados às pesquisas dos membros do grupo.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala 106
Tel: (21)3938-5067
E-Mail: iedatucherman@gmail.com
Home: http://www.pos.eco.ufrj.br/site/nucleos_de_pesquisa.php?id=11
Atividade: O grupo de pesquisa IMT - Imaginário Tecnológico - foi criado em 2007 pela professora Ieda Tucherman. Tem como objetivo identificar as formas de presença das tecnociências na vida social e individual e pensar nos efeitos nestas como na política, na ética, na estética e na subjetividade, considerando sua veiculação nas mídias, tanto informativas quanto ficcionais. Quando o diagnóstico é de que as antigas fronteiras que, para a experiência ocidental moderna forneciam os parâmetros de referência foram erodidas, e as antigas dualidades opositivas tais como: natureza e cultura; humano e não- humano (máquina ou animal); natureza e artifício; corpo e espírito; orgânico e inorgânico; real e simulado, misturadas, estão hoje produzindo os hibridismos que conhecemos, nossas disciplinas tradicionais perdem a competência que já lhes atribuímos. Torna-se necessário inventar novos critérios. Outro objetivo importante do grupo de pesquisa é desenvolver projetos de pesquisa, teorias e metodologias, que permitem analisar as transformações culturais da contemporaneidade em conexão com tecnologias e com as biotecnologias e as novas configurações da subjetividade.
Coordenador: Milton Nunes Campos
Endereço: Programa EICOS - Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social
Tel: (21)3873-53493873-5349+55-21-3873-5349
E-Mail: milton.campos@eco.ufrj.br
Home: https://interactiva.ca/index.php/home-en/
Atividade: Inter@ctiva se preocupa com processos de comunicação em rede do ponto de vista das trocas psicossociais que são forjadas dentro de sistemas. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão através de processos de pesquisa-ação e intervenção comunitária nas áreas da educação, saúde, cultura e cidadania, com foco na infância, adolescência e juventude. O grupo têm articulações com os Institutos de Psicologia da USP e UFRGS, através de seus laboratórios de Epistemologia Genética. Além disso, colabora com os programas de pós-graduação em Educação e Cultura da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, e em Saúde Coletiva do CEUMA em São Luís do Maranhão. Internacionalmente, tem colaborações com universidades no Canadá, França, Suíça, Espanha, Itália e Romênia.
Coordenador: Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro
Warley da Costa
Endereço: Sala A-111 - Anexo FE
Tel: (21)2295-3246
E-Mail: anamont@ufrj.br
Home: www.educacao.ufrj.br
Atividade: O LEPEH constitui-se em um espaço intra e interinstitucional de ações voltadas para a área do Ensino de História. Fundado em 2012, suas atividades voltam-se para ações acadêmicas e políticas que viabilizem reflexões e produção de conhecimentos sobre o discurso historiográfico escolar em diferentes contextos curriculares, considerando as especificidades e complexidades dos saberes e práticas no ensino dessa disciplina.
Coordenador: Susana de Castro Amaral Vieira
Endereço: Largo do São Francisco, 1
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: laboratorioantigona@gmail.com
Home: laboratorioantigona.wordpress.com
Atividade: congrega atividades de pesquisa, docencia e extensao sobre temas relacionados a genero e sexualidade.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala 104
Tel: (21)3938-5082
E-Mail: livia.flores@eco.ufrj.br
Home: www.eco.ufrj.br
Atividade: As atividades envolvem a orientação de pesquisas no Programa de Pós- Graduação da Cena
Coordenador: Pedro Cláudio Cunca
Endereço: NEPP-DH
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: O LDC trabalha com a questão da nova centralidade da periferia no século XXI. Desenvolve uma metodologia que articula o ajuste espacial,a produção social do espaço,a leitura do lugar,a análise da conjuntura social e o desenvolvimento das cartografias da ação. Articula a questão do sujeito dos direitos com a contemporaneidade e o cotidiano na análise da questão urbana na busca da mobilização democrática e produtiva dos territórios.
Coordenador: Carlos Fausto
Luiz Antonio Lino da Silva Costa
Endereço: Museu Nacional - Quinta da Boa Vista - Palácio
Tel: (21)2568-9642
E-Mail: cfausto63@gmail.com
Home: http://www.ppgasmn-ufrj.com/larme.html
Atividade: O LARMe nasceu da confluência de estudos e projetos desenvolvidos na intersecção entre uma antropologia da arte, do ritual e da memória, com um foco privilegiado sobre as populações indígenas das Américas, embora não se restringindo a esse continente. O laboratório se define como estando "na intersecção de" por interessar-se pela fronteira entre campos diversos: o ritual e a estética, o xamanismo e a política, a música e a memória, a etnografia da fala e a cognição, a pragmática e as ontologias, o ritual e o espetáculo, o cinema e o cotidiano, a cultura e a patrimonialização, o esquecimento e as mnemotécnicas, os conhecimentos locais e científico. A aposta é francamente etnográfica: nossos objetos são eventos no mundo, fenômenos visíveis, audíveis, táteis com odor e sabor. Não se trata de uma opção antiteórica, mas de uma escolha antropológica: começar sempre em algum lugar com um objeto-sujeito específico e daí tecer as teias teóricas das pesquisas. Os produtos visados não são apenas bibliográficos, mas incluem também exposições, filmes, ensaios fotográficos e espetáculos em geral.
Coordenador: Cesar Claudio Gordon Junior
Endereço: Sala 420 - IFCS
Tel: (21)9980-4933
E-Mail: cesargordon@ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: As atividades giram em torno dos estudos antropológicos da Teoria Mimética e da pesquisa "Teoria Mimética na Amazônia". Apesar de ter sido formulada em um diálogocom autores clássicos e centrais da antropologia, como James Frazer, Émile Durkheim, Marcel Mauss, E. Evans-Pritchard, Victor Turner, Godfrey Lienhardt, e Claude Lévi‑Strauss, a teoria mimética ainda não foi devidamente discutida no Brasil, e tampouco sistematicamente confrontada com os recentes desdobramentos teóricos e etnográficos da antropologia. Sugerimos que ela possa ter uma função revitalizadora na investigação de uma série de fenômenos fundamentais para a pesquisa antropológica e das ciências humanas em geral.
Coordenador: Karina Kuschnir
Endereço: IFCS - Largo São Francisco de Paula, n.1/sala 412 . Centro . Rio de Janeiro - RJ . 20051-070
Tel: (21)3938-0445
E-Mail: karinakuschnir@gmail.com
Home: http://lau-ufrj.blogspot.com.br/
Atividade: Atividades desenvolvidas: Cursos de graduação e pós-graduação, Cursos de extensão, Eventos, Projetos de pesquisa, Iniciação científica, Divulgação científica, Intercâmbio com outras instituições. Missão: O LAU tem por objetivo promover a formação de estudantes, a produção de conhecimento e a divulgação científica de qualidade, apoiando o diálogo e a circulação de informações nas suas áreas de atuação. Suas atividades intencionam integrar professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação, bem como o público em geral. Equipamentos disponíveis: sala de trabalho, computadores, scanner, projetor, máquina fotográfica. Informações adicionais: Grupo registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Projetos em andamento: http://lattes.cnpq.br/0379532364290270.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Colégio de Aplicação
Tel: (21)2294-6597
E-Mail: lig@cap.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório de Apoio ao Ensino e Pesquisa em Mídias tem como finalidade oferecer estrutura tecnológica para os docentes e técnicos administrativos do Colégio de Aplicação e pesquisadores cadastrados da UFRJ no desenvolvimento de projetos de ensino e pesquisa com mídias digitais nos campos da fotografia, vídeo, animação, programação, visualização de dados e cinema.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Colégio de Aplicação
Tel: (21)9969-5725
E-Mail: belgoudart@gmail.com
Home: midialabcap@hotglue.me
Atividade: O Laboratório de Aprendizagem Colaborativa em Rede (LACOR): Aprender Brincando constitui-se como uma rede de pesquisadores e colaboradores voltada para a pesquisa e desenvolvimento de teorias e metodologias acerca de processos de produção de conhecimento colaborativos e aprendizagem colaborativa em rede. Promove laboratórios abertos que articulam arte, ciência, culturas e tecnologias tradicionais e digitais em escolas públicas propondo o desenvolvimento de ambientes criativos e lúdicos voltados para o pleno desenvolvimento estético, ético e político dos participantes.
Coordenador: Jose Henrique Ferreira Barbosa Moreira
Endereço: Sala Oduvaldo Vianna Filho - Escola de Comunicação
Tel: (21)2295-9449
E-Mail: jose.henrique@eco.ufrj.br
Home: http://www.eco.ufrj.br
Atividade: Aulas práticas do Curso de Direção Teatral; ensaios e apresentações dos espetáculos curriculares do Curso de Direção Teatral; pesquisa prática em Artes Cênicas; pesquisa e treinamento em tecnologia teatral.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Colégio de Aplicação
Tel: (21)9969-5725
E-Mail: dae@cap.ufrj.br
Home: www.cap.ufrj.br
Atividade: O Laboratório de Biologia, Ciências e Química do Colégio de Aplicação é um espaço físico que tem como finalidade oferecer estrutura física e instrumental para o desenvolvimento de aulas de ciências para o ensino fundamental I, ciências biológicas para o ensino fundamental II e ensino médio e Química para o ensino médio.
Coordenador: Vanessa Oliveira Batista
Endereço: Rua Morcovo Filho, nº 08
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: ladih.ufrj@gmail.com
Home: www.ladih.wordpress.com
Atividade: O Laboratório de Direitos Humanos (LADIH) da Faculdade Nacional de Direito (FND) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) compreende grupos de pesquisa relacionados a diversas temáticas de direitos humanos, como teoria crítica dos direitos humanos, teoria da cultura, criminologia crítica, política de drogas, imigração, cárcere, direito e arte, justiça de transição e gênero. Esses grupos se unem visando institucionalizar o trabalho acadêmico de forma interdisciplinar e visando a integração entre graduação e pós-graduação, com projetos de pesquisa, ensino e extensão.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala 219 - Faculdade de Educação
Tel: (21)2295-4346
E-Mail: adrianafresquet@gmail.com
Home: www.educacao.ufrj.br
Atividade: O LECAV articula as atividades de pesquisa, ensino e extensão relacionadas a cinema e educação. Desenvolve o Programa CINEAD - Cinema para aprender e desaprender - com projetos, cursos, seminários em parcerias tanto com universidades, quanto com escolas de Educação Básica, além da cinemateca do MAM, do Hospital Universitário, de instituições de acolhimento a idosos, entre outras. Conta com um acervo de filmes que socializa com a comunidade acadêmica e, sempre que possível, contribui com o registro audiovisual dos eventos da Faculdade de Educação.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala 230 - Faculdade de Educação
Tel: (21)2295-4346
E-Mail: anitahandfas@gmail.com
Home: www.labes.fe.ufrj.br/
Atividade: O Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes é um espaço para os professores, licenciandos e pesquisadores terem acesso a todo o material disponível sobre o ensino de Sociologia na Educação Básica. Legislação, artigos, teses, dissertações, materiais didáticos, conteúdos programáticos, experiências didáticas estão à disposição, fazendo com que o LabES se constitua em uma importante ferramenta de trabalho a todos os interessados na história, no ensino e na formação do professor de Sociologia.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Escola de Serviço Social - UFRJ - Av. Pasteur, 250 - Urca, Rio de Janeiro - RJ, 22290-240
Tel: (21)3938-5394
E-Mail: glaucialelisalves@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O LEPE-CNC tem como eixo central estudos debate da relação entre Estado e Sociedade Civil e da hegemonia no pensamento gramsciano e sua relevância para a análise dos processos sócio-históricos engendrados pela ordem burguesa e sua dimensão ideo-política na contemporaneidade, bem como, o resgate do pensamento de Carlos Nelson Coutinho na tradição marxista.
Coordenador: Antonio Francisco de Andrade Junior
Endereço: Faculdade de Educação - UFRJ
Tel: (21)2295-4346
E-Mail: antonioandrade.ufrj@gmail.com
Home: http://www.educacao.ufrj.br/laboratorios-de-pesquisa/forproli/
Atividade: - Organização do Colóquio Internacional de Formação de Professores de Línguas Estrangeiras (CIFLE), 2012 Campus Praia Vermelha - UFRJ, em parceria com o Consulado da França no Rio de Janeiro. - Realização de eventos de extensão FORPROLI - DEBATE, desde 2012 até a atualidade. - Organização do VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas (2014), Faculdade de Letras - UFRJ. - Organização de cinco edições do evento ENEALL (Encontro de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literaturas), Faculdade de Letras - UFRJ (2014, 2015, 2016, 2017, 2018). - Coordenação de Área de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Língua Francesa do PIBID-UFRJ (2013 a 2018). - Coordenação de Gestão do PIBID-UFRJ (2014 a 2018). - Coordenação Institucional do PIBID-UFRJ e Coordenação de Área de Língua Espanhola (de 2018 até o presente momento). - Obtenção de Auxílio Instalação, auxílio para realização de evento e auxílio para publicação dos principais órgãos de fomento (FAPERJ, Capes, CNPq). - Bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq - Nível 2 (obtida em 2019 pelo coordenador do grupo). - Ensino, pesquisa e orientação de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da UFRJ (áreas de Língua Espanhola e Língua Italiana). - Ensino, pesquisa e orientação de Mestrado e Doutorado no Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UFRJ. - Ensino, pesquisa e orientação de Mestrado e lato sensu no Núcleo de Estudos de Polítcas Públicas em Direitos Humanos (NEPP/DH) da UFRJ. - Coordenação do CESPEB - Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em Escolas (lato sensu - CFCH / FE-UFRJ). - Orientação de PIBIC, PIBIAC, PIBEX, PIBID e monografias de conclusão de curso na graduação. - Supervisão de estágio curricular obrigatório das licenciaturas em Letras Português-Espanhol, Português-Francês, Português-Inglês e Português-Italiano. - Desenvolvimento de projetos de pesquisa individuais de cada um dos membros do laboratório.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala 104
Tel: (21)9823-6376
E-Mail: lepboal@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O LEP é uma plataforma transdisciplinar da qual participam artistas, estudantes de Gra e de Pós, pesquisadores e cidadãos interessados em articular sua ação artística à sociedade. O LEP foi implantado com bolsa de pesquisa individual do CNPq; recebeu apoio da FAPERJ (APQ1, APQ2 e Apoio à produção em Artes) e tem 2 bolsas PIBIAC e 1 bolsa PIBIC da UFRJ. Tem apoio da Fundação Casa Rui Barbosa, da Cátedra Sergio Vieira de Mello (ACNUR) da UNESCO e parceria do Centro de Teatro do Oprimido (CTO-Rio). Nosso trabalho articula a metodologia do Teatro do Oprimido com a reflexão estética contemporânea marcada por experiências que valorizam, mais que o produto-obra, o processo perceptivo e cognitivo provocado pela sua execução (action painting, happening, performance, site-specific). Fala-se de estética “relacional” para valorizar o potencial de transformação de uma proposta artística capaz de gerar novas formas de subjetivação, de relação social e de comunidade. Oferecemos oficinas, fora do campus, em parceria com organizações sociais (Maré, Duque de Caxias, Rocinha etc.) nas quais tentamos inventar modos de existência militante e solidária através da arte, ao que chamamos de artivismo. Oferecemos também reuniões semanais com seminário e master-classes com convidados, abertos a comunidades e uma disciplina eletiva de extensão (Teatro do oprimido e outras estéticas políticas) na ECO. Todas as nossas atividades são conduzidas por discentes sob orientação da docente e creditam horas de extensão: 1. A oficina com cidadãos refugiados, conduzida por Daniel Pimentel (Direito/UFRJ) trabalha desde novembro de 2017 com uma média de 15 participantes de diversas nacionalidades entre os quais artistas profissionais (Dalton Valerio, fotógrafo; Noelia Albuquerque, fotógrafa; Manuel Neves, artista plástico). Apresentamos esta pesquisa em seminários (como o seminário “Encruzilhadas da mobilidade” na PUC-Rio, organizada pela Catedra ACNUR; o seminário “Desilha” organizado pela EBA/UFRJ no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica; o “Forum Migrações” na ECO/UFRJ ); os processos criativos em centros culturais (CMAHO, Olho da Rua, Casa Rui Barbosa, Pilotis da PUC-Rio) e expomos registro audiovisual (foto e vídeo) dos mesmos em Festivais (Rede Magdalena Internacional/Berlim2017, Feira Interculturalidade na UFF) e concursos (ECOfoto 2017 e concurso de fotografia do CNPq). Atualmente estamos circulando apresentando a peça de teatro legislativo UMA ODISSEIA e com o curta NOS, REFUGIADOS. 2. O laboratório Madalena com pessoas que lutam contra a opressão e violência de gênero oferece oficinas intensivas de 12h aos fins de semana no CBAE (Reinventando Corpos em 2018, Arco íris do desejo e Masculinidades não tóxicas em 2019-I, conduzida por Arnon Segall). Em 2019 iniciamos uma atividade com mulheres presas e mulheres que defendem mulheres presas, sob a condução de Mariana Chiote. 3. Convidados até agora: Adriana Schneider Alcure, Barbara Santos, Sérgio de Carvalho, Tiago Rosa, Adriano Pilatti, Julian Boal, Fernanda Azevedo. 4. Pesquisa no acervo de Augusto Boal e leitura cênica de fontes (atualmente, leitura de Torquemada, com 26 atores, em parceria com Escola de Teatro Martins Pena e Escola de Teatro Popular, dirigida por Pedro Barroso). No que diz respeito à produção de saber, a pesquisa docente (financiada pelo CNPq) focou novas abordagens aos legados do Boal, fazendo circular fontes inéditas, tendo seus resultados publicados em capítulos de livros, artigos e ensaios em revistas especializadas e palestras em grupos de pesquisa na mesma área de conhecimento e em outras áreas. Atualmente, a docente foi convidada a partecipar do grupo de pesquisa TRAVESSIAS: O LEGADO DOS ARTISTAS, INTELECTUAIS E CIENTISTAS REFUGIADOS da USP, financiado pela FAPESP.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Maternidade-escola da UFRJ
Tel: (21)2556-9368
E-Mail: acbcunha@yahoo.com.br
Home: www.lepids.org
Atividade: O Laboratório de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Desenvolvimento e Saúde(LEPIDS) realiza trabalhos interdisciplinares de pesquisa, extensão e intervenção nos campos da Psicologia e áreas afins no contexto de saúde em geral. Apoiado pela FAPERJ, o núcleo conta com a participação de profissionais de Psicologia, Enfermagem, Medicina e Nutrição, docentes e técnicos da Maternidade-Escola da UFRJ (ME-UFRJ), além de alunos residentes nas áreas citadas dos Programas de Residência Médica e de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Perinatal da UFRJ, além de alunos de graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da UFRJ (IP/UFRJ). Sob enfoque interdisciplinar entre Psicologia Pediátrica e demais áreas de Saúde e considerando o desenvolvimento como um produto de interações dinâmicas e recíprocas entre o individuo e o seu meio, o Laboratório analisa e discute questões relevantes na área do desenvolvimento humano, com intuito de realizar projetos de pesquisa e de extensão geradores de conhecimento na área da Psicologia e Saúde. Dentre tais questões, pode-se destacar o estudo das variáveis relacionadas à forma como as pessoas enfrentam situações de risco ao desenvolvimento (coping) e à eficácia de medidas de avaliação e intervenção que identifiquem tais estratégias e minimizem os riscos provenientes de situações de vulnerabilidade, propiciando, assim, a prevenção de atrasos de desenvolvimento e a promoção da Saúde Materno-Infantil. O LEPIDS é, portanto, um ambiente de investigação e proposição de metodologias de avaliação e intervenção em Psicologia e Saúde aplicada ao estudo do desenvolvimento humano, provendo suporte biopsicossocial para o enfrentamento de condições de vulnerabilidade ao desenvolvimento, como a hospitalização e o diagnóstico gestacional crítico da população atendida nos replicas serviços de atenção materno-infantil.
Coordenador: Monica Lima E Souza
Endereço: Instituto de História da UFRJ
Tel: (21)2508-7092
E-Mail: leafrica.ufrj@gmail.com
Home: https://www.facebook.com/laboratorioestudosafricanos/?ref=bookmarks
Atividade: Ensino: disciplinas de Laboratório regularmente oferecidas pelos professores integrantes. Pesquisa: projetos de pesquisa desenvolvidos pelos professores e estudantes integrantes do Laboratório, internamente e em parceria com outros grupos de pesquisa e laboratórios - internos ou externos ao Instituto de História e à UFRJ. Extensão: projetos de extensão cadastrados na UFRJ e diversos eventos abertos ao público, promovidos pelo LEÁFRICA e em parceria.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala 104
Tel: (21)3938-5082
E-Mail: gabriela.lirio@eco.ufrj.br
Home: www.eco.ufrj.br
Atividade: As atividades envolvem a orientação de pesquisas no Programa de Pós- Graduação em Artes da Cena.
Coordenador: Não Informado
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 - SALA 206
Tel: (00)0000-0000
E-Mail:  escravo@prolink.com.br
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala A-109 - Anexo FE
Tel: (21)2295-4346
E-Mail: lud@litura.com.br
Home: www.educacao.ufrj.br
Atividade: Os objetivos do LEDUC são: reunir atividades de estudo, pesquisa, ensino e extensão no campo da linguagem, leitura e escrita na educação; desenvolver projetos de pesquisa que busquem compreender as concepções, práticas e apropriações de diferentes linguagens, com ênfase na linguagem escrita, por crianças, jovens e adultos, além de docentes, nas instituições educacionais; propor atividades de ensino e extensão que visem à formação de professores e à melhoria do ensino na área da linguagem.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Av. Pasteur, 250 - Fds. - Prédio da Escola de Serviço Social - sala 33
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: ceci_cavalcanti13@hotmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório de Estudos de Proteção Social e Trabalho (LepSot) existe desde 2006 vinculado à Escola de Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ e desenvolve atividades de ensino, estudo, pesquisa, extensão, promovendo debates e encontros como espaços de troca e interlocução com outros pesquisadores, bem como estudantes, profissionais, trabalhadores e demais interessados, tendo por eixo central a categoria trabalho que, para além do emprego assalariado, contratado, mercadorizado, é entendido como aquele que produz bens e serviços úteis à vida (como alimentação, moradia, cuidados de saúde, acolhimento, segurança, conhecimento). É a partir de relação com o trabalho que se examina a proteção social, que não se reduz às políticas públicas, mas abrange a capacidade cooperativa e solidária das pessoas de cuidarem de si e das outras para viver melhor em sociedade, ambos os conceitos se articulam na dimensão da reprodução social. Ainda integra o escopo de estudos do Laboratório, as lutas contemporâneas do trabalho, também abordadas a partir da relação com o trabalho, partindo-se do pressuposto que as lutas são moldadas pela forma como o trabalho é explorado, da mesma maneira que estas moldam a organização do trabalho, como moldam a organização social e política. O capitalismo é uma relação de poder que extrapola o econômico e molda os estados e sociedades. Não à toa, suas crises, inerentes e constantes, impactam na formas de produção e redistribuição da riqueza, na governabilidade político-institucional, na organização e mobilização social, sendo que, a partir destas últimas, novos limites ao regime de acumulação podem ser impostos, levando-o a necessidade de se atualizar para enfrentar e controlar as demandas sociais que cria, num movimento contínuo que tem por motor, a luta capital/trabalho.
Coordenador: Não Informado
Endereço: NEPP-DH
Tel: (21)3938-5180
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: O laboratório se constitui como espaço de discussão sobre as relações étnico-raciais no Brasil, sobretudo a partir das análises sobre desigualdades, racismo, discriminação, mercado de trabalho, gênero e identidade. Um dos pontos centrais relacionados aos pontos anteriormente apontados diz respeito ao desenvolvimento, implementação, análise e avaliação de políticas públicas para a população negra tentando compreendê -las o papel do Estado como ator central para a superação de impasses,impedimentos e violações sofridos por esta população.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala 105
Tel: (21)3938-5067
E-Mail: crmluz@globo.com
Home: www.eco.ufrj.br
Atividade: Após o fracasso da comunidade internacional em prevenir genocídios e massacres em Ruanda a responsabilidade de proteger passou a ser adotada na Cúpula das Nações Unidas em 2005. A responsabilidade de cada estado de proteger seus cidadãos e a responsabilidade da comunidade internacional a intervir quando os estados não estão dispostos ou são incapazes de fazê-lo. Nesse sentido, a proteção dos direitos humanos torna-se fundamental principalmente as populações ameaçadas que enfrentam uma série de obstáculos. A atual crise de refugiados na Europa, como as recentes contestações sobre os casos da Líbia e da Síria evidenciam que as intervenções internacionais em prol dos direitos humanos também permanecem controversas. O mesmo vale para as tentativas internacionais de chegar a respostas a violações dos direitos humanos ex post, aplicando diversos instrumentos judiciais e não judiciais resumidos sob o termo de "justiça de transição". No entanto, apesar de ser teoricamente (ver abordagens com base em interesses dominantes) e empiricamente (bloqueios no Conselho de Segurança da ONU, por exemplo) fenômenos altamente improváveis, intervenções internacionais embasadas numa lógica humanitária acontecem (em forma de operações de paz em grande escala, por exemplo), mesmo sendo propensos a falhas.
Coordenador: Bruno de Vasconcelos Cardoso
Endereço: IFCS
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: laboratorioestudosdigitais@gmail.com
Home: https://ledufrj.wixsite.com/ledufrj/1
Atividade: Desde as duas últimas décadas do século XX, o uso da computação e posteriormente da internet colaborou com significativas transformações nos mais diversos âmbitos da vida social, trazendo importantes questões também para as ciências sociais. O Laboratório de Estudos Digitais (LED/UFRJ) tem por objetivos principais pesquisar e refletir conceitual e empiricamente sobre essas mudanças e questões, além de incorporar cada vez mais a tecnologia digital nas ciências sociais, seja como instrumento metodológico, por exemplo na produção e interpretação de dados estatísticos ou etnográficos ou no uso de algoritmos para pesquisas em dados digitais, seja em discussões teóricas e epistemológicas. Para tanto, as atividades do laboratório se organizam a partir de 4 eixos principais que buscam abarcar esses dois objetivos. O primeiro eixo inclui as pesquisas empíricas voltadas para a tecnologia digital, como o uso de dispositivos digitais (smartphones e computadores, por exemplo) ou de ambientes digitais (como as redes sociais e outras plataformas da internet). Com isso, pretende-se observar aspectos práticos da incorporação da tecnologia digital nas atividades cotidianas das pessoas em contextos que divergem social, cultural e geograficamente. O uso de dispositivos digitais e da internet tem colaborado para grandes mudanças nas relações de trabalho e atividades laborais, nas transações econômicas e no mercado financeiro, nas estratégias de gestão urbana e de segurança pública, nas formas de nos comunicarmos e nos relacionarmos pessoalmente, no funcionamento de instituições públicas e privadas, na mobilização social, nas campanhas eleitorais e em muitos outros aspectos. O segundo eixo de pesquisa visa acompanhar e discutir essas transformações sociais e sua relação com as tecnologias digitais de comunicação e informação. O terceiro eixo tem por objetivo incorporar os métodos digitais e o uso de computadores e softwares para a produção e análise de dados nas ciências sociais. Serão realizadas oficinas para o aprendizado e treinamento no uso das diversas ferramentas e linguagens que abarcam os métodos digitais e os softwares estatísticos, de extração de dados e de análise qualitativa. A ampla circulação de textos em formato digital e a partir de plataformas de indexação e compartilhamento, legais ou não, e os modelos de organização social e sociotécnica relacionados à tecnologia digital, com suas redes e algoritmos, têm também implicações para o pensamento teórico e epistemológico nas ciências sociais. O quarto eixo se organiza em torno das transformações e consequências acarretadas pela tecnologia digital e pela internet para a discussão teórica e a produção de conhecimento nas ciências sociais. O Laboratório de Estudos Digitais (LED/UFRJ) está ligado ao Departamento de Sociologia e ao Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ) e é composto por professores de diferentes núcleos de pesquisa e pesquisadores de graduação e de pós-graduação.
Coordenador: Sandra Amaral Barros Ferreira
Endereço: Colégio de Aplicação Rua J. J. Seabra s/n
Tel: (21)2511-5338
E-Mail: Sandra_abf@hotmail.com
Home: www.cap.ufrj.br
Atividade: Principais atividades desenvolvidas (Máximo de 500 caracteres). O laboratório desenvolve pesquisas relacionadas ao cotidiano da escola, às relações de diferença e aprendizagem. A principal pesquisa em andamento "Refletindo com o Cotidiano da escola" divide-se em três frentes de investigação: a primeira frente discute as diferenças culturais e as relações de fronteira na escola. A convivência dos alunos antigos e novos e as questões trazidas para a aprendizagem. Busca ainda refletir sobre a democratização da escola e as questões da diversidade de saberes. A segunda frente discute as continuidades e descontinuidades da "identidade capiana". Também investiga as questões da tradição de escola de qualidade frente ao contexto das mudanças político-administrativas enfrentadas pela instituição ao longo dos anos. O CAp como referência de ensino público de qualidade. As mudanças ocorridas a partir do sorteio. O ingresso dos alunos e a permanência dos mesmos no CAp. A democratização da escola e as questões para a avaliação. Já a terceira frente pretende discutir a inclusão de crianças/adolescentes com necessidades educacionais especiais (especialmente estudantes com alguma deficiência).
Coordenador: Alexander Zhebit
Endereço: Núcleo de Estudos das Políticas Públicas em Direitos Humanos
Tel: (21)3938-5180
E-Mail: alex@cfch.ufrj.br
Home: https://www.gppi-ufrj.com/
Atividade: O Laboratório de Estudos dos Países do Cáucaso reúne um grupo de pesquisadores (docentes, pós-graduandos) e assistentes de pesquisa (alunos de iniciação científica, de extensão) que é formado a fim de abordar assuntos de pesquisa nas áreas de relações internacionais, bilaterais e multilaterais, política internacional, integração e conflito, com a ênfase sobre o novo foco de estudos no Brasil, cada vez mais indispensável, devido ao estreitamento das relações políticas, econômicas, comerciais, tecnológicas e culturais do Brasil com os países da região, em função da presença na região das novas embaixadas, empresas, instituições e cidadãos brasileiros. O Laboratório desenvolve pesquisas sob a forma de orientação de pós-graduandos, graduandos em iniciação científica, com produções intelectuais, organização de eventos de extensão, participação em SIAcs. O Laboratório publica revista eletrônica semestral "Cadernos do Cáucaso" no site https://www.gppi-ufrj.com/
Coordenador: Giseli Barreto da Cruz
Endereço: Campus da Praia Vermelha, Faculdade de Educação, sala 210
Tel: (21)2295-3246
E-Mail: cruz.giseli@gmail.com
Home: www.leped-feufrj.com.br
Atividade: O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (LEPED) foi fundado, em junho de 2009, por professoras da Faculdade de Educação da UFRJ, a partir do Edital da FAPERJ Nº 04/2009, para apoio a instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro. O propósito do LEPED consiste em favorecer estudos e pesquisas sobre saberes e práticas didáticas no lócus de formação e no lócus de atuação de professores, contribuindo para a produção de conhecimentos sobre o ensinar e o aprender, em contextos situados histórica e socialmente determinados. O LEPED abarca até o momento quatro grupos de pesquisas, coordenados pelas professoras que o fundaram e que atuam na área da Didática geral e das Didáticas específicas. Os grupos são compostos por pós-graduandos e licenciandos dos diferentes cursos oferecidos pela UFRJ e outras instituições de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro, professores da Educação Básica e outros pesquisadores interessados. Entre os Grupos de Pesquisa que compõem o LEPED encontram-se o GEPED - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores, coordenado pela profª Drª Giseli Barreto da Cruz; GEPROD - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão e Formação Docente, coordenado pela Profª Drª Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento; GEPEMAT - Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores que ensinam Matemática, coordenado pela Profª Drª Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira; GECULT - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Cultura e Arte, coordenado pela profª Monique Andries Nogueira; GEDOC - Grupo de Extensão e Pesquisas sobre Didática, Docência e Formação no Ensino Superior, coordenador pela Profª Drª Priscila Andrade Magalhães Rodrigues.
Coordenador: Rosana Rodrigues Heringer
Endereço: Faculdade de Educação - UFRJ Av. Pasteur, 250 - Palácio Universitário. sala 107 - anexo da Faculdade de Educação Rio de Janeiro - RJ - CEP 22290-240
Tel: (21)2295-3246
E-Mail: lepesufrj@gmail.com
Home: www.educacao.ufrj.br
Atividade: O Laboratório pretende se debruçar sobre o problema das desigualdades de oportunidades educacionais no ensino superior e sobre a inserção profissional dos egressos deste nível de ensino. Essas são questões clássicas do campo da Sociologia da Educação e dos diálogos e confrontos estabelecidos entre esta disciplina e outras, tais como a Sociologia do Trabalho, a Sociologia Econômica e a Economia da Educação. Desde meados do século XX grande parte da produção no campo da Sociologia da Educação tem se concentrado em discussões e análises sobre acesso, continuidade e conclusão dos estudos. Ao observar as características da educação superior no Brasil e, também, em perspectiva comparada, o Laboratório irá debruçar-se sobre diferentes momentos da trajetória dos estudantes neste nível de ensino, inclusive levando em conta as questões relativas ao acesso à educação superior e sua articulação com a educação básica - e o ensino médio em particular - e com a educação técnica profissional de nível médio. Outra linha de trabalho do LEPES, esta mais específica, pretende atuar no campo dos estudos que relacionam relações raciais e educação (superior), incluindo análises sobre o fenômeno da re/produção das desigualdades raciais neste nível de ensino; os avanços e limites das políticas de ação afirmativa para estudantes pretos, pardos e indígenas no ensino superior; a existência de práticas discriminatórias no ambiente universitário (muitas vezes dificultando a plena inserção institucional e social de estudantes afrodescendentes); os processos em curso e os desafios relacionados para a formação de professores destinados a atuar no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na educação básica; os avanços e as dificuldades relacionadas à ampliação de estudos sobre negros no ensino superior, entre outras questões.
Coordenador: Valéria Ferreira Romano
Jorge Esteves Teixeira Junior
Bruno Pereira Stelet
Fernanda Pereira de Paula Freitas
Ana Paula Borges Carrijo
Evelyn Gomes Esperandio
Nilceia Nascimento de Figueiredo
César Augusto Paro
Endereço: Rua Laura de Araújo 36 - Cidade Nova
Tel: (21)9138-3299
E-Mail: valromano@uol.com.br
Home: www.ufrj.br
Atividade: Estudos em Atenção Primária à Saúde: oficinas, rodas de conversa, produção intelectual, formação, pesquisa e extensão sobre o tema da Atenção Primária, especialmente na vertente da subjetividade na saúde. Utilizamos ferramentas pedagógicas como Palhaçaria, Teatro do Oprimido, Racionalidades Médicas, Grupos Balint, Narrativas em Saúde para abordar o tema da subjetividade em saúde. O LEAP é direcionado aos alunos de graduação e de pós graduação da área da saúde. Trabalhamos em parceria com docentes da UNB, docentes da UFRJ e professores convidados. Realizamos atividades no PINC em Atenção Primária.
Coordenador: Raquel Paiva de Araujo Soares
Endereço: Av. Pasteur, 250 - fds sala 124
Tel: (21)3873-5139
E-Mail: raquelpaiv@gmail.com
Home: https://leccufrj.wordpress.com/
Atividade: O Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC) foi criado em 2000 e designa um grupo de pesquisa voltado para a experimentação pedagógica e a pesquisa da comunicação articulada aos modos de comunidade e de solidariedade que não se acham inteiramente abrangidos pelo que contemporaneamente se entende como sociedade. Pensando em sistematizar como área de pesquisa novos campos de investigação e atuação em comunicação, o LECC se constitui num núcleo agregador de estudantes, pesquisadores, integrantes de movimentos comunitários, material pedagógico, dados informativos e tudo o que possa servir de referência para o desenvolvimento do estudo acadêmico sobre o tema. Entre seus objetivos está incentivar estudantes de graduação e pós-graduação na pesquisa e desenvolvimento de atividades em comunicação comunitária. Outra preocupação do LECC é associar ao trabalho de pesquisa sobre comunicação comunitária ao envolvimento direto com os atores sociais que desenvolvem ações nesse sentido. Dessa forma, cria-se a possibilidade de construir uma ponte sobre dois pólos sociais cada vez mais afastados: a sociedade e a comunidade acadêmica. Não uma intervenção assistencialista. Mas um movimento aprofundado de pesquisa conectado diretamente às realidades sociais num processo dinâmico de troca. Frente a este quadro, o LECC propõe-se a: (1) Estudar textos essenciais sobre mídia, mediações socioculturais, princípios da sociabilidade, comunidade e comunicação comunitária no mundo ocidental e em outras formações civilizatórias; (2) Pesquisar a diversidade cultural e comunicacional, entendida como outra possibilidade de realizar a troca e a interação social, em busca de formas de autonomia social (desenvolvimento sustentável) e de novos padrões de sociabilidade (capital social); (3) Incrementar as pesquisas em comunicação comunitária tanto em nível de Graduação quanto na Pós-Graduação e (4) Dar continuidade a programas de formação prática de comunicadores comunitários.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Escola de Serviço Social da UFRJ. Campos Praia Vermelha. Av. Pasteur 250 - Urca. Rio de Janeiro- RJ. CEP 22290-240
Tel: (21)3082-0852
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: O LEMARX-TMD deverá desenvolver pesquisas e estudos sobre as especificidades das expressões da "questão social" nas formações sociais dependentes a partir do rigor da teoria e do método de Karl Marx. Para isso, vai desenvolver um diálogo com os autores de referência da TMD, Ruy Mauro Marini, Vânia Bambirra e Theotônio dos Santos, com os autores fundamentais do Serviço Social.
Coordenador: Felícia Silva Picanco
Endereço: IFCS
Tel: (21)9886-0510
E-Mail: leddeufrj@gmail. com/feliciapicanco@uol.com
Home: https://www.facebook.com/LeDdE-361156964476000/
Atividade: O LEDDE tem como objetivo agregar estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores interessados em discutir, analisar e produzir estudos teóricos e empíricos sobre diferenças, desigualdades e estratificação, bem como as dimensões simbólicas e materiais da sociabilidade desigual (tais como racismo, preconceito, discriminações, segregações) e mecanismos de enfrentamento (movimentos sociais, políticas públicas, programas sociais e iniciativas da sociedade civil). Desenvolve atividades de pesquisa e extensão.
Coordenador: Luiz Eduardo Pereira da Motta
Endereço: Sala 409-B
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: luizpmotta@ig.com.br
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado
Coordenador: Renato Luis do Couto Neto E Lemos
Endereço: Largo de São Francisco, 1 sala 206
Tel: (21)2221-0341
E-Mail: lemp@historia.ufrj.br
Home: www.lemp.historia.ufrj.br
Atividade: Iniciação e aprofundamento científico. Estudo e discussão teórica, metodológica e historiográfica da relação entre os militares e a política em geral e no Brasil, em particular. Inclusão do aluno em projeto de pesquisa na área temática. Assessoramento durante a elaboração de monografias e trabalhos de pós-graduação na área temática.
Coordenador: Não Informado
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 - SALA 217
Tel: (00)0000-0000
E-Mail:  jacquehermann@uol.com.br
Home: Não Informado
Atividade: Realização de seminários de discussão de textos, teses e pesquisas em andamento. Realização de discussões de textos com a presença dos autores, muitos de outras instituições nacionais e estrangeiras; discussão de capítulos de dissertação e teses em andamento dos alunos orientados pelos professores que compõem o Laboratório: Prof.Dr. William de Souza Martins e Profa. Dra. Beatriz Catão Cruz Santos.
Coordenador: Fabio Alves Gomes de Oliveira
Endereço: INFES/UFF e IFCS/UFRJ
Tel: (21)2224-6379
E-Mail: lea@lea.eco.br
Home: www.lea.eco.br
Atividade: i) levantamento sistemático da bibliografia especializada; (ii) desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão; (iii) organização de eventos (mostra de filmes, conferências, palestras e rodas de conversa; (iv) organização de grupos de estudos e leitura; (v) produção de material especializado (artigos, resenhas e livros); e (vi) realização de parcerias inter-institucionais.
Coordenador: Octavio Andres Ramon Bonet
Endereço: IFCS/UFRJ
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: leicufrj@gmail.com
Home: https://leicufrj.wordpress.com/
Atividade: A proposta do Laboratório de Etnografias e Interfaces do Conhecimento se fundamenta em dois pressupostos básicos. O primeiro se relaciona com a centralidade da etnografia como prática de conhecimento da antropologia e o segundo reside na percepção de que a etnografia nos possibilita experimentar uma relação de simetria com nossos nativos, dado que todos (antropólogos e nativos) produzimos conhecimento. A ideia de interface, presente no nome do grupo, busca salientar a dimensão relacional, não só de todo empreendimento etnográfico, mas também de toda produção de conhecimento. A própria ideia de interface faz alusão ao fato de "se relacionar com". Assim, etnografia é um "fazer junto com" os nativos no mundo. E o conhecer é um modo de habitar e narrar a vida, e de perceber e agir no mundo. O objetivo do grupo é proporcionar um espaço de diálogo que, a partir destes pressupostos epistemológicos, nos permita pensar os diferentes objetos de pesquisa em suas formas específicas de conhecer, portanto, de estar no mundo. Propõe-se, assim, pensar os diferentes temas de pesquisa, como cuidados terapêuticos, saúde e emoções, práticas científicas, conhecimentos científicos e minoritários, tecnociência e biomedicina, práticas terapêuticas religiosas como modos de conhecimento, ou seja, modos de ser em um mundo relacional. O Laboratório de Etnografias e Interfaces do Conhecimento (LEIC), criado em 2012, funciona associado ao Departamento de Antropologia Cultural no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e é coordenado pelos professores Octavio Bonet e Daniela Manica. O LEIC vem realizando, desde o segundo semestre de 2012 até 2015, reuniões quinzenais nas quais se analisam e problematizam textos de antropologia da ciência e da tecnologia, da antropologia da saúde, do corpo e das emoções, assim como se discute a produção acadêmica dos membros do grupo. Além dos professores coordenadores, participam das reuniões orientandos de iniciação científica, de mestrado e de doutorado. As instituições envolvidas no laboratórios são a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fiocruz, HC3/INCA e HFSE. O Laboratório conta com financiamento do CNPq e FAPERJ nas formas de bolsas e auxílios a pesquisa. Em 2016 realizamos o 1º Seminário do LEIC com dois dias de apresentações de trabalhos e em 2017 realizamos o 2º Seminário com apresentações dos membros do LEIC e com palestras de professores convidados da UFRJ.
Coordenador: Não Informado
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 - SALA 209
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: manoelap@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Coordenador: Guilherme Castelo Branco
Endereço: LARGO DE SÃO FRANCISCO, 1 - SALA 320F
Tel: (21)2224-6379
E-Mail: guilhebranco@gmail.com
Home: http://www.lfc.ifcs.ufrj.br/
Atividade: O Laboratório de Filosofia Contemporânea da UFRJ aglutina Pesquisadores, Docentes e Estudantes de diversas instituições universitárias do Brasil e do exterior. Tem como meta a realização de textos, participação em seminários, congressos, atividades de extensão, pesquisa e ensino, conforme se demonstra na consulta ao Currículo Lattes dos pesquisadores do Grupo, assim como ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. O eixo prioritário das atividades intelectuais e de pesquisas tem sido Filosofia Política e Filosofia Contemporânea. Integra, desde 08/2015, o Grupo de Pesquisa Michel Foucault, com sede no Rio de Janeiro. Participa da Red iberoamericana Michel Foucault e da Red iberoamericana en Filosofía Política. Mantém convênio com outros importantes grupos de pesquisa no país, cadastrados no CNPq. Mantém acordo internacional com o Laboratório 'PRAXIS', coordenado pelo Prof. Dr. André Barata e equipe, de Portugal, na área de Filosofia Política. O Laboratório possui, hoje, graças ao apoio de diversas agências de fomento, como o CNPq e a FAPERJ, um dos maiores acervos bibliográficos do país em Filosofia Política e Filosofia Contemporânea.
Coordenador: Rafael Haddock Lobo
Endereço: IFCS-UFRJ, Sala 310c
Tel: (21)2224-6379
E-Mail: khora@ufrj.br
Home: https://sites.google.com/site/filosofiasdaalteridade/
Atividade: Khôra - Laboratório de Filosofias da Alteridade é um projeto inter-institucional que visa trazer o pensamento de Jacques Derrida para o meio universitário brasileiro através de sua interlocução com as diversas correntes de pensamento das quais Jacques Derrida foi herdeiro. Coordenado pelo professor Rafael Haddock-Lobo, este laboratório pretende destacar a importância filosófica do pensamento de Derrida. O laboratório Khôra está ligado às linhas de pesquisa de História da Filosofia e Estética do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ e é responsável pelo Seminário Disseminações. Parte de seus pesquisadores são integrantes do GT Desconstrução, Linguagem e Alteridade da ANPOF.
Coordenador: Fabio de Souza Lessa
Deivid Valerio Gaia
Endereço: Largo de São Francisco, 1 - sala 211A
Tel: (21)2508-7092
E-Mail: fslessa@uol.com.br
Home: www.lhia.historia.ufrj.br
Atividade: O Laboratório de História Antiga (LHIA) é uma unidade de pesquisa-ensino-extensão ligada ao Instituto de História da UFRJ, legalmente formalizada em 1993. O LHIA visa desenvolver a pesquisa, o ensino e a divulgação do conhecimento em História da Antiguidade Clássica através de um centro de estudo especializado na UFRJ. Produzir conhecimento em História Antiga Clássica e dialogar com os pesquisadores da área das Ciências Humanas bem como difundir o estudo da Antiguidade são as metas do LHIA, um grupo de especialistas em História Antiga comprometido com a sociedade atual. O LHIA congrega professores do Setor de História Antiga da UFRJ , alunos da Graduação e da Pós-graduação desta IES e pesquisadores de outras instituições que colaboram nas suas múltiplas atividades . Sua filosofia de trabalho está fundamentada em três princípios: equipe, integração ensino/pesquisa e interdisciplinaridade. O LHIA realiza anualmente o Ciclo de Debates em História Antiga e publica livros e a revista Phoînix, desde 1995.
Coordenador: Não Informado
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 -SALAS 213
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: contato@lher.com.br
Home: http://lher.com.br/
Atividade: Voltado ao ensino, à pesquisa, à extensão universitária, à inovação metodológica e colaboração em projetos nacionais, internacionais e encontros periódicos, a partir de um trabalho conjunto. Pretendendo assim, em articulação com o Instituto de História da UFRJ, constituir um espaço que promova discussões e reflexões que gravitem em torno do campo das religiões e das experiências religiosas.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Programa de Pós-Graduação em História Comparada/Instituto de História
Tel: (21)2221-4049
E-Mail: laboratorio.sport@gmail.com
Home: www.sport.historia.ufrj.br
Atividade: a) Reuniões periódicas: A partir de uma temática escolhida a cada ano, o Laboratório se reúne para discutir artigos e/ou projetos de pesquisa de seus membros; b) Pesquisas: Os membros desenvolvem pesquisas, de forma individual ou em equipe, a partir do diálogo com as discussões teóricas do Laboratório; c) Organização de eventos: O Laboratório organiza eventos científicos e/ou artísticos relacionados às suas temáticas de investigação; d) Estímulo à produção científica: O Laboratório estimula seus membros a difundirem suas produções em eventos, periódicos e livros; e) Constituição de Redes: O Laboratório trabalha junto com parceiros internacionais, nacionais e da UFRJ, para a construção de redes solidárias de trocas de experiência, implementação de projetos e produção de conhecimentos relacionados à história do esporte; f) Difusão de informações: O Laboratório contribui para difusão de informações fazendo uso de sua página na internet, publicando um blog, coordenando uma coleção editorial, editando uma revista científica, entre outras iniciativas.
Coordenador: Marcio Tavares D'amaral
Endereço: Sala 106
Tel: (21)3873-5077
E-Mail: hfrinterfaces@gmail.com
Home: http://historiafilosofiareligiao.com/
Atividade: O Laboratório propõe atualmente revisitar momentos da história dos paradigmas ocidentais em que a filosofia esteve de fato vinculada à vida (para além de sistemas fechados). São trabalhados sobretudo autores de escolas consideradas "menores" (estoicos, epicuristas, céticos e cínicos), Santo Agostinho, Montaigne, Pascal, Nietzsche e Foucault. Em busca de uma estratégia não ressentida e não reativa para analisar o período "em que se diz que a História acabou" e os paradigmas culturais contemporâneos, pretende-se rever as ocasiões em que o pensamento assumiu feições de "cuidar", "confessar", "ensaiar" e "lutar/destruir".
Coordenador: Sandra Cordeiro de Melo
Marinalva Silva Oliveira
Endereço: Av. Pasteur, 250, Urca, Rio de Janeiro, Brasil, CEP: 22290902. Anexo da Faculdade de Educação, Sala 106.
Tel: +5521988541049
E-Mail: sandracmello@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O LIMDA: Laboratório de Inclusão escolar, Mediação Cultural, Desenvolvimento e Aprendizagem, faz parte da estrutura organizacional da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem por finalidade promover o desenvolvimento de atividades de estudos, pesquisa e extensão sobre as temáticas da Inclusão em educação, Desenvolvimento Humano, Aprendizagem, com foco nos sujeitos com síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista, compreendendo a inclusão escolar como um processo que envolve docentes, estudantes e familiares e objetiva à inclusão de pessoas no ensino regular, rumo a emancipação e autonomia com direitos e deveres.
Coordenador: Não Informado
Endereço: sala A-110 - Anexo FE
Tel: (21)2295-4346
E-Mail: fredericoloureiro89@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS-FE/UFRJ) é um espaço intra e interinstitucional de pesquisa e estudos, criado em 2004, que tem por objetivos a: - Produção do conhecimento na relação entre educação, ambiente e sociedade; - Articulação com outros grupos institucionais na promoção do debate acadêmico e de intervenção nas políticas públicas relativas à Educação Ambiental; - Promoção de parcerias com órgãos públicos e instituições de ensino na realização de projetos, pesquisas e cursos; - Publicação de artigos, livros e outros materiais que favoreçam a produção e socialização do conhecimento produzido. Instituições e unidades envolvidas: PPGE/UFRJ, IB/UFRJ, Eicos/UFRJ, PPGE/UFF, FE/UFF, UFRRJ, Museu da Vida/Fiocruz, Jardim Botânico, Colégio Pedro II, IBAMA, ICMBio, SEA/RJ, UnB.
Coordenador: Emerson Elias Merhy
Endereço: IP - Av. Pasteur, 250 Urca
Tel: (21)7119-0634
E-Mail: emerhy@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Esse laboratório estuda os processos de produção do cuidado em saúde por meio dos encontros no mundo do trabalho e nos modos como a tensão entre as forças instituídas e instituintes abrem ações de novas potencias de produção de vida ou de morte. Investiga também os distintos efeitos que as micropolíticas produzem no campo da formação, cuidado e subjetividade dos vários coletivos que se inscrevem no seu âmbito. Este laboratório integra as atividades do Grupo de Pesquisa certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ: REDE DE OBSERVATÓRIO DE ESTUDO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM CUIDADO EM SAÚDE
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala 106
Tel: (21)3873-5077
E-Mail: paulo.vaz@eco.ufrj.br
Home: www.eco.ufrj.br
Atividade: O Laboratório de Mídia e Risco problematiza a ética e a política contemporânea através da análise dos modos com que nossa cultura distribui a responsabilidade pelos sofrimentos que nos advêm. Desse modo, a análise se detêm sobre os critérios utilizados por nossa cultura para atribuir a alguns sofrimentos o status de contingente e como se dá concretamente a construção, isso é, como sua existência é atribuída a ações individuais e coletivas. Essa atribuição é também um modo de habitar o tempo, pois requer constituir para si um passado explicativo dos sofrimentos presentes e um futuro ao alcance da ação humana.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Avenida Pasteur 250, Fundos - Urca - Campus Praia Vermelha
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: em construção
Atividade: Apoio a projetos de pesquisa do Programa de Pós Graduação em Linguagens e Tecnologias da Comunicação. Desenvolvimento de Produtos inovadores relacionados à produção de conteúdos digitais audiovisuais: Realidade Virtual Cinemática (vídeo 360), Vídeo e Fotografia interativos, Ambientes Virtuais 3D, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Realidade Mista, Games, Instalações Imersivas e Interativas, Web-documentário, Efeitos Especiais Videográficos e Computação Gráfica, Som Espacializado, Projeção Mapeada.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala 104
Tel: (21)3938-5082
E-Mail: eleonora.fabiao@eco.ufrj.br
Home: www.eco.ufrj.br
Atividade: As atividades envolvem a orientação de pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, e a iniciação científica de alunos do Curso de Direção Teatral, da Escola de Comunicação da UFRJ.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Anexo da Faculdade de Educação - Sala A-106
Tel: (21)8136-2400
E-Mail: monicapes@gmail.com
Home: www.lapeade.com.br
Atividade: O LaPEADE tem por objetivos apoiar e promover a participação e a diversidade em educação nas dimensões culturais, políticas e práticas das instituições e sistemas educacionais e contribuir para o desenvolvimento, disseminação e acompanhamento do conhecimento científico-acadêmico a respeito de inclusão em educação.
Coordenador: Fátima Valéria Ferreira de Souza
Endereço: Escola de Serviço Social, sala 26.
Tel: (21)3938-5404
E-Mail: fatimavaleria.souza@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório Serviço Social, Assistência Social e Inclusão Produtiva, desenvolve pesquisas e projetos de extensão que analisam a relação da política de assistência social com ações de inclusão produtiva. A assistência social é hoje uma das maiores áreas de intervenção do Serviço Social. Desde 2011, desenvolvemos atividades realizadas em parcerias com órgãos responsáveis por esta política nas três esferas de governo. Os projetos de extensão configuram-se como importantes espaços para troca de experiências entre as equipes técnicas, gestores, docentes, bolsistas e, principalmente, por possibilitarem a abertura de vagas de estágio aos nossos alunos. Em nossa equipe, além de docentes, agregamos profissionais, executores do Sistema Único da Assistência Social, atuando no estado do Rio de Janeiro. Dentre as atividades, destacamos: cursos de extensão sobre a temática “assistência social e inclusão produtiva”; cursos de capacitação de técnicos, operadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), integrantes do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (Capacitasuas), realizado no estado do Rio de Janeiro de 2004 a 2008, com 58 turmas executadas nas 10 regiões do estado; organização de livros na área da assistência social; publicação de artigos nas áreas da inclusão produtiva e capacitação profissional, assessoria às Secretarias de Assistência Social e a orientação de bolsistas e estagiários.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala 106
Tel: (21)3838-5053
E-Mail: henrique.antoun@eco.frj.br
Home: https://www.facebook.com/CiberCult.UFRJ/
Atividade: O CIBERCULT problematiza o universo das relações entre as novas tecnologias de comunicação e as lutas biopolíticas, observável através dos conflitos presentes nos modos de subjetivação que se manifestam nos processos de produção cultural. A temática das transformações éticas da sociedade contemporânea será apreendida nas mediações das interfaces comunicacionais e nos dispositivos de comunicação distribuída através de seu confronto com as mídias de comunicação de massa. Através deste viés, que caracteriza o trabalho do grupo, vai ser avaliado o grau de desvio existente entre o biopoder, exercido pelos dispositivos de comunicação irradiada massiva, e a biopolítica constituída na apropriação feita pelos coletivos e movimentos sociais das tecnologias de comunicação distribuída para desenvolver uma cultura de si.
Coordenador: Graça Regina Franco da Silva Reis
Viviane Lontra Teixeira
Simone de Alencastre Rodrigues
Patrícia Raquel Baroni
Cassandra Marina da Silveira Pontes da Silva
Endereço: Colégio de Aplicação
Tel: (21)9100-0044
E-Mail: labprofcap@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Este Laboratório, localizado no Colégio de Aplicação, agrupa projetos de pesquisa voltadas para a formação de professores inicial e continuada realizadas por meio de outras epistemologias e metodologias investigando possibilidades a produção de currículos nos cotidianos das escolas.
Coordenador: Andrea Viana Daher
Henrique Buarque de Gusmão
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 - SALA 221
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: pehl.ufrj@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O objetivo do PEHL é a promoção de eventos que proporcionem o encontro de pesquisadores internacionais, brasileiros e estudantes de graduação e pós-graduação. Inúmeros foram os eventos já promovidos pelo PEHL com intelectuais de diferentes nacionalidades e especialidades, o que gerou frutos relevantes no sentido do estabelecimento de parcerias de trabalho, de ganhos qualitativos em pesquisas em desenvolvimento, além da geração de produções específicas decorrentes destes encontros, como entrevistas, artigos e livros.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Instituto de História
Tel: (21)2508-7092
E-Mail: pehl.ufrj@gmail.com
Home: www.pehl.ifcs.ufrj.br
Atividade: a) Promoção da pesquisa histórica em torno das mais diversas práticas sociais relacionadas à produção e ao consumo letrados, com especial ênfase sobre a época moderna e a contemporânea. b) Divulgação, através de cursos de extensão e especialização, da pesquisa histórica, nos domínios de atuação do Grupo. c) Promoção da produção textual através de relatórios, documentos, artigos, livros e coletâneas. d) Estabelecimento de protocolos de colaboração com centros de estudos voltados para pesquisas afins, incentivando, dessa forma, a interlocução institucional. e) Organização e promoção de conferências, cursos, colóquios, seminários, fóruns de discussões e demais modalidades de encontros científicos, proporcionando o debate entre os pesquisadores do Grupo e especialistas de outros campos e instituições. f) Formação e capacitação de profissionais - pesquisadores, professores ou profissionais da área cultural, como curadores de exposições, organizadores de mostras, críticos literários.
Coordenador: Marcio da Costa
Mariane Campelo Koslinski
Tiago Lisboa Bartholo
Silvina Julia Fernández
Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato
Ana Pires do Prado
Maria Muanis
Endereço: Rua Pasteur, 250 Sala 108 - anoxo da Faculdade de Educação
Tel: (21)9868-8508
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: As pesquisas do Laboratório inserem-se no debate sobre oportunidades educacionais no Brasil, particularmente na educação básica. As investigações, que têm por cerne a preocupação com a democratização dos sistemas educacionais, focalizam fatores relacionados ao background familiar, aos processos escolares - incluindo práticas docentes, de planejamento e de gestão escolar - e às políticas educacionais. Adotam diversos procedimentos de pesquisa, que incluem modalidades qualitativas e quantitativas.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala A-105- Anexo FE
Tel: (21)2295-4346
E-Mail: marcioc@pobox.com
Home: www.educacao.ufrj.br
Atividade: O LaPOpE dedica-se à investigação do problema clássico da distribuição de oportunidades educacionais, em todos os níveis de escolaridade. Este problema, sabe-se, está intimamente associado à estratificação social e às diversas formas de segmentação observadas nas sociedades contemporâneas. Com abordagens típicas das ciências sociais, analisa aspectos socioeconômicos, culturais, demográficos, raciais e espaciais da desigualdade educacional. Suas pesquisas são produto da atividade coletiva de seus membros, em busca de recursos teóricos e metodológicos em diálogo com a literatura nacional e internacional. O LaPOpE adota procedimentos de pesquisa envolvendo o tratamento e a análise de dados em grande escala, produção de dados primários através de surveys, entrevistas, grupos focais, observação, georreferenciamento, análise socioespacial e documental, e demais recursos de modalidades qualitativas e quantitativas de pesquisa.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica - IP/UFRJ
Tel: (21)9866-1464
E-Mail: mccpoli@gmail.com
Home: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegr
Atividade: O Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Política foi fundado em outubro de 2006 com o objetivo de solidificar o trabalho de pesquisa em psicanálise desenvolvido por professores e alunos (de graduação e pós-graduação) no Instituto de Psicologia da UFRGS e também alunos do pós-graduação em Artes Visuais UFRGS. Ele tem por objetivo a criação de um espaço de formação em pesquisa e de produção de conhecimentos concernentes ao entrelaçamento dos campos psicanalítico, artístico e político. A partir de 2013, o Laboratório passou a integrar também os Programas de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ constituindo-se em uma Rede de Pesquisa Interuniversitária. O LAPPAP organiza e apóia eventos na sua área de atuação. É coordenado por Edson Luiz André de Sousa e Maria Cristina Poli ambos pesquisadores do CNPq. Em janeiro de 2007 foi realizado o primeiro Seminário do LAPPAP sobre o tema Arqueologias do futuro: utopia, arte e psicanálise. Desde então, são realizados eventos semestrais ou anuais. Em 2009, os dois lideres do grupo organizaram um numero especial da Revista Psicologia e Sociedade com o tema Psicanálise: Linguagem, Experiência e Utopia (http://www.ufrgs.br/seerpsicsoc/ojs/viewissue.php?id=23). Nos anos seguintes várias outras publicações com os resultados das pesquisas do Laboratório foram realizadas. Em 2018, estamos organizando o I Simpósio Internacional Imigração, Refúgio & Laços Culturais, a ser realizado no Rio de Janeiro com a participação de diversas IES e ONGs.
Coordenador: Carmen Teresa Gabriel Anhorn
Marcia Serra Ferreira
Maria Margarida Pereira de Lima Gomes
Ana Angelita Costa Neves da Rocha
Endereço: Sala A-111 - Anexo da Faculdade de Educação - Campus da Praia Vermelha
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: lanec.fe.ufrj@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Atualmente 10 grupos de pesquisa atuam neste laboratório. Entre esses 10 grupos está incluído o grupo de pesquisa Escola, Identidades e Cultura, coordenado pelo professor Antônio Flávio Barbosa Moreira, atualmente professor e coordenador do programa de pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Petrópolis (UCP), com um estatuto particular, tendo em vista a singularidade de sua inscrição na Faculdade de Educação. Como professor emérito, ex-professor Titular de Currículo da FE/UFRJ, fundador do NEC e, durante anos, coordenador deste núcleo, esse pesquisador continua ocupando um lugar importante nessa nova configuração (LaNEC) contribuindo, por meio de seus estudos recentes, produções bibliográficas e projetos de pesquisa em desenvolvimento, para qualificar o diálogo estabelecido por esse núcleo com o campo do Currículo e com a escola da Educação Básica. Os nove outros grupos são: (i) Grupo de Estudos Currículo, Cultura e Ensino de História /GECCEH (coordenado pela professora Carmen Teresa Gabriel, professora Titular de Currículo da FE/UFRJ); (ii) Grupo de Estudos Currículos escolares, Ensino de Ciências e materiais didáticos/GECEEC (coordenado pela professora Maria Margarida Gomes); (iii) Grupo de Estudos em História do Currículo (coordenado pela professora Marcia Serra Ferreira); (iv) Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de História e Formação de professores /GEHPROF (coordenado pela professora Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro); (v) Grupo de Estudos em Educação Antirracista/ AYA. (coordenado pelo professor Amilcar Araújo), (vi) Grupo de Pesquisa Diferenças e Interculturalidades no Ensino de História/ Diferir (coordenado pela professora Cintia Monteiro Araújo); (vii) Grupo de Estudo Currículo, Cultura, Identidade e Diferença (coordenado pela professora Warley da Costa); (viii) Bando de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ética e Diferença/ Bafo! (coordenado pelo professor Thiago Ranniery); (ix) e o Grupo de Estudos Espaço, Currículo e Avaliação/GECA (coordenado pela professora Ana Angelita Rocha). Cada um desses grupos, a partir de posturas epistêmicas, perspectivas teóricas e recortes distintos, estabelece um estreito diálogo com as contribuições do campo do currículo bem como, tem nas questões curriculares seu foco de investigação privilegiado. Segue a descrição sucinta dos projetos de pesquisa e de extensão em desenvolvimento em cada um desses grupos em torno dos quais se articulam diferentes ações acadêmicas envolvendo o NEC:
Coordenador: Antonio Jorge Goncalves Soares
Endereço: Sala 224 - Faculdade de Educação
Tel: (21)2295-4346
E-Mail: ajgsoares@gmail.com
Home: www.educacao.ufrj.br
Atividade: O Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo (LABEC) tem sua demanda atrelada à compreensão do estudo das políticas, programas e ações de educação do corpo e da expressividade em diferentes instituições sociais. Temos como foco de investigação a educação das técnicas de expressão corporal, artística e esportiva que impacta a formação de redes sociais, a adesão a programas para grupos em situação de risco, a profissionalização para o mercado do entretenimento (esporte e artes), a construção de identidades na formação educacional formal e não formal. Tomamos como aportes teóricos os campos da história e da sociologia aplicada.
Coordenador: Sérgio Luiz Baptista da Silva
Endereço: Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH)
Tel: (21)7170-9246
E-Mail: serggioluiz@uol.com.br
Home: https://www.laboratoriogeser.org/
Atividade: O “Laboratório de Pesquisas, Estudos e Extensão em Gêneros, Sexualidades e Raça em Educação e em Direitos Humanos (GE-SER)” foi criado em agosto de 2017, vinculado ao Núcleo de Estudos em Políticas Públicas em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NEPP-DH/UFRJ). O referido laboratório desenvolve estudos, pesquisas e extensão sobre temas que abordam gênero, sexualidades e raça nos campos da Educação e Direitos Humanos, numa perspectiva trans/interdisciplinar. Linha 1:Diferenças, dissidências, subjetividades em Educação Pesquisas em andamento: A. ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS: Refletindo a Prática Docente para a Diversidade B. O CIStema educacional e o desafio da permanência na escola de jovens travestis e transexuais moradoras da Rocinha. Linha 2:Movimentos Sociais, Políticas Públicas e Direitos Humanos: discutindo gênero, sexualidades e raça Pesquisas em andamento: A. Relações entre Movimento Social, Ativismo e Pesquisa acadêmica B. Programa Rio Sem Homofobia: acesso à cidadania LGBT. C. Ciberativismo e os letramentos sociais Lgbts
Coordenador: Maria Cristina Miranda da Silva
Endereço: Colégio de Aplicação da UFRJ / Rua J. J. Seabra s/n
Tel: (21)3938-0317
E-Mail: investigacoesfotograficas@gmail.com
Home: http://www.investigacoesfotograficas.blogspot.com
Atividade: Investigação/reflexão de procedimentos fotográficos - históricos, artesanais, analógicos e digitais - na construção de poéticas artísticas e formadoras em relação com o ensino da arte. Reflexão sobre a relação entre o processo educativo e a fotografia, a arte, as tecnologias e a produção e circulação da imagem fotográfica no cotidiano e na contemporaneidade. Desenvolve três linhas de ação: 1) atividades de ensino da fotografia e do fotográfico no campo das artes visuais nas turmas de ensino médio do CAp-UFRJ atendidas pelo projeto; 2) pesquisa sobre experiências significativas no campo das artes visuais (artísticas e de formação) que se utilizem de processos fotográficos históricos (alternativos, moleculares e/ou analógicos) como a cianotipia, a fotografia pinhole, dentre outros e sua relação com o ensino da arte; 3) atividades de extensão dirigidas em especial (mas não exclusivamente) à professores da rede pública e estudantes de licenciatura e pós-graduação em artes visuais envolvendo experiências educativas, a reflexão sobre os meios audiovisuais e a educação e a expressão artística dos participantes.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Setor Curricular de Artes Cênicas - Colégio de Aplicação
Tel: (21)2294-6597
E-Mail: celeiamachado@yahoo.com.br
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório tem por objetivo formar um grupo de suporte, acompanhamento, apoio técnico e operacional em um ambiente cooperativo para as mais diversas atividades do Setor de Artes Cênicas, por exemplo: idas ao teatro, performances e montagens internas e externas ao Colégio, organização da biblioteca, leituras dramáticas, entre outras. Portanto, fundamentalmente visa criar um espaço de prática profissional, contemplando a demanda que a grande maioria destas atividades requer : considerável diligência e cuidados, atenção e cuidados próprios de cada faixa etária, no sentido de organização, planejamento e coordenação das ações para garantir a execução do espetáculo e o bem estar dos participantes, sejam crianças ou jovens.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Escola de Comunicação
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: marta.pinheiro@eco.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Atuando desde de 2005, o projeto funciona com a estrutura de uma agência de comunicação e publicidade (atendimento, planejamento, criação) e tem como público-alvo o terceiro setor, movimentos sociais, cooperativas populares, os projetos da UFRJ e de universidades públicas em geral. Sem fins lucrativos, ele pretende oferecer serviços a estes setores e proporcionar uma formação profissional, ética e social para os alunos de comunicação da UFRJ. A agência tem também como objetivo transferir conhecimento, técnicas e serviços da área de publicidade, de criação e de comunicação visual e digital, assim como trocar experiências com o mercado periférico em formação para aprender com ele formas comunicativas ainda não incorporadas à academia e às agências de comunicação consolidadas. A partir do peso e do reconhecimento da universidade pública, bem como dos recursos técnicos e científicos que estão ao seu dispor, e com uma equipe interdisciplinar, o projeto faz uma ligação entre academia, mercado e demandas sociais de produção e de emprego hoje tão carentes. Busca-se novas formas de atuação na vivência da comunicação como um ambiente completo de criação e aprendizagem articulado ao ensino, à pesquisa e à extensão. É importante destacar que os grupos atendidos pela Agência passam a ter acesso às diversas modalidades de comunicação como ferramentas, e isso é estratégico não só para o posicionamento e divulgação dos seus trabalhos, mas também como transferência de conhecimento e técnicas. Posteriormente, isso pode contribuir para promover a autonomia desses grupos na condução de seus próprios interesses.
Coordenador: Sidnei Percia da Penha
Endereço: Rua J.J. Seabra, s/n - Jardim Botânico
Tel: (21)2294-6597
E-Mail: gabinete@cap.ufrj.br
Home: www.cap.ufrj.br
Atividade: O Laboratório Didático de Física abriga atividades de ensino, pesquisas e extensão de professores de Física do CAp UFRJ e de pesquisadores colaboradores cujas atividades estejam relacionadas a melhoria do Ensino de Física. São desenvolvidos projetos e atividades didáticas de orientação com estudantes do nível médio, Licenciandos e Graduandos, estudantes de pós-graduação e dos cursos de extensão. Atualmente os pesquisadores vinculados ao LaDEF atuam em duas linhas de pesquisa: Linha 1 -Produção de Materiais e Sequências de Ensino e Linha 2- Educação e Divulgação Científicas.
Coordenador: Não Informado
Endereço: sala A-106 - Anexo FE
Tel: (21)2295-4346
E-Mail: adrianafresquet@gmail.com
Home: www.educacao.ufrj.br/lise/home.html
Atividade: Criado em 1989 na Faculdade de Educação, o LISE é um espaço destinado à realização de pesquisas, estudos e seminários acerca da relação entre Educação e Imaginário, em suas múltiplas possibilidades de articulação. É composto por professores doutores tanto da Faculdade de Educação, quanto de outras unidades da UFRJ. Conta com a colaboração de professores doutores de outras universidades, numa parceria para congregar pesquisadores da área. Participam, também, estudantes de graduação, mestrandos e doutorandos.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Largo de São Francisco, 1 - Sala 204
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: anitaprestes@ifcs.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala 104
Tel: (21)3938-5082
E-Mail: adriana.schneider@eco.ufrj.br
Home: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0186361475006102
Atividade: As atividades envolvem a orientação de pesquisas no Programa de Pós- Graduação da Cena, e a iniciação científica de alunos do Curso de Direção Teatral, da Escola de Comunicação da UFRJ. Também a orientação de espetáculos das disciplinas Direção VI e Projeto Experimental em Teatro, ambas vinculadas à formação do aluno no Curso de Direção Teatral. A primeira parte desta pesquisa, nomeada "O corpo na rua: política cultural e teatralidade dos protestos após a 'revolta dos 20 centavos", se deu no curso de 2014 e 2015. A segunda parte desta pesquisa, nomeada "Processos de criação da cena - Parte 2 - Corpo e política na cidade", parte de questões que surgiram no desenvolvimento do espetáculo Cidade Correria, dirigido por Adriana Schneider e Lucas Oradovschi, com o Coletivo Bonobando. Criado em 2014, o Coletivo é formado por jovens artistas de territórios populares, a partir de uma residência artística de dois anos realizada na Arena Carioca Dicró, na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Coordenador: Jose Augusto Valladares Padua
Lise Fernanda Sedrez
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 - SALA 206
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: LabHeN@groups.facebook.com
Home: https://labhen.historia.ufrj.br/
Atividade: Discussão de textos sobre história ambiental, organização de eventos, debates com palestrantes locais ou visitantes, pesquisas em arquivo sobre história ambiental.
Coordenador: Lilia Guimaraes Pougy
Endereço: NEPP-DH e ESS
Tel: (21)3873-5384
E-Mail: lilpougy@ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Estudo sobre as formas de sustentação das propostas que visam a emancipação feminina. Contraste do plano formal - políticas públicas dirigidas à mulher, pactos, leis e judicialização - e as condições materiais de sua efetivação. Desafios na constituição de equipes técnicas e o papel da universidade. Construção de metodologias de atenção integral à mulher em situação de violação de direitos no estado do Rio de Janeiro, com ênfase nos serviços vinculados à UFRJ, notadamente o Centro de Referência de Mulheres da Maré Carminha Rosa - CRMM-CR - e o Centro de Referência para Mulheres Suely Souza de Almeida - CRM -SSA. Formação, treinamento e supervisão de gestoras (es) e equipes - técnicas e de apoio.
Coordenador: Não Informado
Endereço: NEPP-DH SSA - Núcleo de estudos de políticas públicas em direitos humanos Suely Souza de Almeida
Tel: (21)3873-5179
E-Mail: lilpougy@ufrj.br
Home: www.cfch.ufrj.br
Atividade: Estudo sobre as formas de sustentação das propostas que visam a emancipação feminina. Contraste do plano formal - políticas públicas dirigidas à mulher, pactos, leis e judicialização - e as condições materiais de sua efetivação. Desafios na constituição de equipes técnicas e o papel da universidade. Construção de metodologias de atenção integral à mulher em situação de violação de direitos no estado do Rio de Janeiro, com ênfase nos serviços vinculados à UFRJ, notadamente o Centro de Referência de Mulheres da Maré Carminha Rosa - CRMM-CR - e o Centro de Referência para Mulheres Suely Souza de Almeida - CRM -SSA. Formação, treinamento e supervisão de gestoras (es) e equipes - técnicas e de apoio.
Coordenador: Francisco Jose Silva Gomes
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 -SALA 211-B
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Coordenador: Fernando Jose de Santoro Moreira
Endereço: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Lgo de São Francisco, n.1 sl. 325 D
Tel: (21)2507-3688
E-Mail: fsantoro68@gmail.com
Home: http://www.pec.ufrj.br/ousia/
Atividade: O Laboratório OUSIA, montado em 1998 com apoio da FUJB, desenvolve estudos de conceitos e problemas fundamentais de filosofia clássica, sobretudo em autores pré-socráticos, em Platão e em Aristóteles. Mantém desde então uma página institucional na Internet (www.pec.ufrj.br/ousia) onde são publicados artigos, bibliografias, traduções e um vocabulário de conceitos aristotélicos. A partir de 2000 desenvolve um trabalho junto ao GR-1061 do CNRS Vocabulaire Européen des Philosophies, publicado em 2004, sobre a relação entre as línguas e suas diversas filosofias. Desde 2001, mantém um seminário regular de conferencistas nacionais e internacionais sobre temas e autores da filosofia grega. De 2002 a 2005 foi a sede líder do convênio PROCAD entre o Programa de Pós-Graduação da UFRJ e o Grupo de Pesquisas Helenísticas do Programa de Pós-Graduação da UFPB. Em 2005 organizou junto com outros grupos de pesquisa em estudos clássicos o VI Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Em 2006 realizou, junto com o Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da UFRJ, o I Simpósio Internacional OUSIA de Estudos Clássicos: O Poema de Parmênides. Em 2007 integrou pesquisas para a Fundação Biblioteca Nacional do Brasil sobre a recepção de Pré-Socráticos em língua portuguesa. Em 2007 realizou, junto com o Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da UFRJ, o I Seminário OUSIA de Estudos Clássicos: A Poética de Aristóteles. Em 2008 realizou, junto com o PROAERA do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ, o II Simpósio Internacional OUSIA de Estudos Clássicos: PATHOS, A Poética das Emoções. Em 2008 estabeleceu um acordo, apoiado por Capes/Cofecub, com o Centre Léon Robin de Philosophie Ancienne da Universidade de Paris IV – Sorbonne, realizando as primeiras missões internacionais em março/abril 2009. Em 2008 reuniu-se com diversos centros de pesquisa na área de Filosofia e Letras, formando o Polo de Estudos Clássicos do Estado do Rio de Janeiro, com fomento da Faperj. Em 2009 realizou, pelo PEC, em parceria com o Noesis-UERJ o seminário Physis de 29/09 a 5/10; o I Colóquio do Vocabulário Internacional das Filosofias, de 03 a 05/11; e o Seminário PEC-Sofistas em parceria com o Depto. de Filosofia da UFF. Em 2010 realizou o III Simpósio Internacional OUSIA de Estudos Clássicos: Physis, o conceito de natureza na antiguidade. Em 2011, co-organizou o XVIII Congresso Nacional de Estudos Clássicos. Em 2012 co-organizou o Seminário de Estudos Clássicos : Platão e o Teatro; e o Seminário OUSIA de Estudos Clássicos: Physis: O conceito de natureza na antiguidade. Em 2013 organizou IV Simpósio Internacional Ousia de Estudos Clássicos: Filosofia E Retórica e, em 2015, o V Simpósio Internacional Ousia de Estudos Clássicos; Filosofia e Gêneros Discursivos. O Laboratório desenvolve diversas atividades de pesquisa nos mais diversos níveis desde a iniciação científica júnior até o pós-doutorado. Desenvolve também atividades de iniciação artística e de extensão cultural, envolvendo obras clássicas da filosofia grega e estudos sobre as mesmas, sobre sua recepção e sobre sua apropriação cultural. Desenvolve atividades editoriais resultando, entre outros, na publicação de edições comentadas, na Internet e por meios impressos, de obras clássicas da filosofia grega e estudos sobre as mesmas. O trabalho do grupo busca tornar disponível ao público de língua portuguesa textos clássicos de importância cultural universal, fundamentais para a consolidação da comunidade lusófona no contexto científico internacional.
Coordenador: Marilane Abreu Santos
Ana T do Valle B de Menezes
Endereço: Rua JJ Seabra, s/n - Lagoa
Tel: (21)3938-0301
E-Mail: labpoetico@gmail.com
Home: https://www.labpoetico.com.br/p/nos.html
Atividade: O Laboratório Poético é um projeto de ensino, pesquisa e extensão do colégio de aplicação da UFRJ e visa observar a cidade a partir das suas variadas camadas de visualidade, seus aspectos culturais, históricos, políticos e sociais relevantes para o público envolvido. Através do caminhar e de ações artísticas propõe-se outras formas de vivenciar o espaço urbano, possibilitando novas apropriações da cidade. Vista como um espaço de construção do conhecimento, passível de ser lido e costurado a partir de memórias e experiências pessoais, impressões e construção de visualidades diversas trazidas pelos distintos participantes, a cidade se reconfigura a partir desta troca coletiva realizada nas ações do projeto. Fomenta-se, assim, um olhar atento ao mundo que nos cerca, buscando seus significados e reelaborações na construção de novos sentidos, além de tratar de forma ampliada a noção de museu e representatividade. Propõe reflexões sobre as camadas de memória e as relações público-privadas que sobredeterminam temporalmente os espaços urbanos a partir da linguagem artística contemporânea, suas produções e proposições.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório Questão Agrária em Debate tem como objetivo desenvolver estudos que reflitam sobre os fundamentos da questão agrária no Brasil e seu debate na atualidade, assim como, temas que possuem relação direta com a temática. Através da extensão e da pesquisa se propõe a intervir na realidade no Rio de Janeiro buscando decifrar as particularidades que a constituem e contribuindo para o fortalecimento do modelo agroecológico. As atividades de extensão iniciam a partir da articulação com o Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA em 2013, em um Assentamento da Reforma Agrária na região serrana do estado do Rio de Janeiro. Em 2014 tem inicio atividades em um assentamento da Reforma Agrária no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Essa região que foi palco de diversos conflitos agrários nas décadas de 50 e 60, atualmente tem se tornado uma área de forte especulação imobiliária intensificando a tensão entre o urbano e o rural e dificultando a reprodução das famílias camponesas da região. A distribuição da produção, que se apresenta como um dos maiores desafios aos camponeses pela quase inexistência de políticas públicas e pelas implicações da dominação de grandes redes de mercados que monopolizam a distribuição de produtos alimentícios, passou a ser uma questão central a ser enfrentada junto ao MPA e as famílias camponesas. Nessa articulação possibilitou o fortalecimento das ações que culminaram na organização da Barraca Camponesa de Alimentos Saudáveis que acontece no campus da Praia Vermelha e a Cesta Camponesa, que ocorre através da organização de núcleos urbanos os quais conectam os pequenos produtores aos consumidores. Esta estratégia político/econômica de ampliação da produção camponesa e de consumo de alimentos livres de agrotóxicos contribui para o aprofundamento de um modelo produtivo contra hegemônico com base na agroecologia rumo à consolidação da Soberania Alimentar. O Laboratório que atualmente está constituído por três pesquisadoras da Escola de Serviço Social, estudantes de Serviço Social e de outras unidades da UFRJ e com parcerias com pesquisadores de outras áreas e instituições, desenvolve estudos periódicos e se concentra no âmbito da extensão na assessoria aos camponeses e ao MPA no âmbito da organização da produção e da distribuição de alimentos. Em relação direta com o acúmulo proveniente da extensão, o grupo desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: agroecologia, Soberania Alimentar, política de reforma agrária, questão agrária no Rio de Janeiro e no Brasil, fome e alimentação com ênfase nas políticas públicas de combate à fome; campesinato e comunicação popular.
Coordenador: Jean-François Veran
Endereço: PPGSA
Tel: 21984811894
E-Mail: jfveran@gmail.com
Home: PPGSA
Atividade: O Lapa, Laboratório de Antropologia Aplicada, trata de : 1- Conduzir uma reflexão sobre as condições éticas e metodológicas de aplicação da antropologia. 2- Desenvolver atividades de extensão de antropologia aplicada. 3- Orientar mestrados e doutorados com uma perspectiva de antropologia aplicada. 4- Propor uma análise sobre a inserção profisional do graduados e pós-graduados em ciências sociais. 5- Oferecer consultorias em antropologia aplicada condizentes com as condições éticas do laboratório
Coordenador: Maria Ligia de Oliveira Barbosa
Endereço: IFCS/ sala 418
Tel: (21)9367-3219
E-Mail: lapes@lapesbr.net
Home: http://www.lapesbr.net/
Atividade: O LAPES começou como uma proposta de criação de uma rede institucionalizada de pesquisa sobre o ensino superior no Brasil reunindo especialistas de diferentes estados e universidades. Primeira etapa de um projeto de longa duração, essa proposta visaria articular alguns trabalhos que já vem sendo desenvolvidos de forma a criar uma rede de pesquisa que permita a convergência temática e metodológica dos estudos sobre ensino superior no Brasil. As pesquisas em andamento que começaram a se reunir nessa etapa organizam-se principalmente em torno de cinco eixos temáticos: governança do sistema universitário brasileiro e de suas instituições; diversificação institucional e expansão do ensino superior; ensino superior e inclusão social; Ensino superior e sua interface com o sistema nacional de inovações e seu papel na competitividade nacional; internacionalização do sistema de ensino superior e comparações internacionais. Teoricamente, as principais questões que organizam as nossas pesquisas atualmente – focalizando sempre as possibilidades de democratização do sistema de ensino superior – seriam articuladas em torno da análise do sistema de valores vigentes na sociedade brasileira e a estrutura de legitimação das desigualdades sociais construída em torno da escolarização, principalmente no seu nível terciário ou superior
Coordenador: Não Informado
Endereço: NEPP-DH
Tel: (24)9929-2630
E-Mail: fbarros245@gmail.com
Home: http://www.nepp-dh.ufrj.br/
Atividade: O laboratório visa promover o debate acerca da igualdade racial apensado na agenda de direitos humanos, sob escopo nacional e internacional. De modo a contribuir para uma reflexão crítica a respeito dos direitos alcançados pelos movimentos identitários, bem como suscitar a difusão de novos paradigmas interpretativos no cerne da identidade nacional. Aguçando saberes e lançando novos olhares à temática da diversidade racial, alteridade e aprofundando às questões relacionadas ao racismo e estudos diaspóricos. Dialogando com profissionais liberais, gestores públicos e estudantes em formação acadêmica.. Revisão de literatura, publicação de artigos e livros, apresentação de trabalhos em seminários, simpósios nacionais e internacionais.
Coordenador: Ludmila Fontenele Cavalcanti
Endereço: Av. Pasteur, 250 Escola de Serviço Social - sala 24
Tel: +552191771632
E-Mail: ludmila.ufrj@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Desde 1998, o NUPPIT vem atuando através das seguintes linhas de pesquisa: Estudos Avançados em Violências, Direitos sexuais e reprodutivos, Gênero e Políticas Públicas; Perspectivas Antropológicas em Gênero, Cor e Território; Práticas de Vigilância Sanitária no Brasil - interface regimental da ANVISA com os demais órgãos do Poder Executivo que atuam no setor; Laboratório de Estudos em Políticas Públicas, Trabalho e Sociabilidade (LEPPTraS). O NUPPIT conta com a participação de alunos de graduação e pós-graduação, pós-doutorado e pesquisadores externos, através da articulação ensino, pesquisa e extensão. Entre as parcerias já estabelecidas destacam-se: Ministério da Saúde, Fiocruz, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Universidade de Fortaleza, Coordenação de políticas de saúde do trabalhador/UFRJ, Sindicato Estadual dos ProfissionaIS da Educação, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Criar e brincar: o lúdico no processo de ensino aprendizado
Tel: (21)9872-8240
E-Mail: grupocriarebrincar@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Pesquisa sobre problemas de aprendizagem, criatividade, docência criativa, Psicopedagogía, psicanálise winnicottiana, sofrimento psíquico na Educação. Formação continuada em cursos de extensão e pesquisa. Produção em revista qualis Capes e produção de jogos para a formação de professores. Livro:criar e Brincar:oludico no processo de ensino-aprendizagem Rio de Janeiro:WAK, 2014.
Coordenador: Marco Antonio da Silva Mello
Endereço: IFCS-UFRJ
Tel: (21)3520-1148
E-Mail: mmellobr2@gmail.com
Home: http://lemetro.ifcs.ufrj.br/
Atividade: O LeMetro tem como objetivo precípuo estimular, desenvolver e coordenar pesquisas de caráter etnográfico em Antropologia e Sociologia Urbana, voltando-se com especial atenção para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) como campo empírico privilegiado de investigação. Mantém um Seminário permanente em Etnografia Urbana, reunindo-se em torno de discussões de projetos de pesquisas sobre a temática Cidades & Mercados, dentre outras linhas de pesquisa. Seus membros dedicam-se, ainda, às análises de políticas públicas de planejamento e intervenção no meio urbano, realizando consultoria nas áreas de Antropologia e Sociologia dedicadas às questões e problemas sociais e ambientais que têm acompanhado e caracterizado, local e globalmente, os fenômenos de metropolização.
Coordenador: Fernanda Canavêz Magalhães
Fernanda Pacheco Ferreira
Endereço: Av. Pasteur 250
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: marginalia.ufrj@gmail.com
Home: http://www.marginalialaboratorio.psicologia.ufrj.br
Atividade: Ensino, pesquisa e extensão
Coordenador: Fernanda Gloria Bruno
Endereço: Sala 106
Tel: (21)3873-5077
E-Mail: contato@medialabufrj.net
Home: http://medialabufrj.net/
Atividade: O MediaLab.UFRJ é um laboratório experimental e transdisciplinar sediado na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Suas pesquisas voltam-se para os cruzamentos entre tecnopolíticas, subjetividades e visibilidades. O laboratório explora, ainda, métodos digitais de análise e visualização de dados no campo das humanidades. A experimentação de diferentes linguagens, metodologias e perspectivas conceituais na produção e na divulgação das nossas pesquisas busca tornar o laboratório permeável às urgências políticas e sociais do presente.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala 135
Tel: (21)3938-5067
E-Mail: beatrizbecker@uol.com.br
Home: http://www.mjae.com.br/
Atividade: O Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação: diálogos possíveis (MJAE) é certificado pelo CNPq e vinculado ao PPGCOM-ECO/ UFRJ. O Grupo foi criado em 2015 e contribui para a formação de jovens pesquisadores, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. O MJAE se propõe a refletir sobre as atuais configurações e inovações da produção, da circulação e ressignificação de conteúdos e formatos noticiosos e ficcionais em áudio e vídeo, bem como sobre a pertinência da incorporação das dimensões teóricas e metodológicas da Análise Televisual e da Mídia e Educação nas investigações em curso e na formação universitária e escolar. Os resultados alcançados têm sido sistematizados na forma de artigos científicos e capítulos de livro já publicados, bem como na apresentação de trabalhos em fóruns especializados no Brasil e no exterior (www.mjae.com.br).
Coordenador: Adriana Schneider Alcure
Eleonora Batista Fabião
Endereço: Sala 104 -- Escola de Comunicação
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: O NEP – Núcleo Experimental de Performance – é um laboratório de pesquisa e extensão ligado ao PPG em Artes da Cena, coordenado pelas Professoras Adriana Schneider e Eleonora Fabião. Nossas atividades incluem: intervenções urbanas, teatro na rua e performance na rua; reunião de nossas(os) orientandas(os) de graduação e pós-graduação para o desenvolvimento dialógico das pesquisas associadas; realização de seminários e eventos internos e inter-institucionais; ações de internacionalização; acolhimento de pesquisas externas por meio de falas e workshops.
Coordenador: Myriam Moraes Lins de Barros
Endereço: Av. Pasteur, 250 - Fds. - Prédio da Escola de Serviço Social- 2o andar
Tel: (21)3938-5380
E-Mail: myriamlinsdebarros@gmail.com
Home: www.ess.ufrj.br
Atividade: O grupo de pesquisa, através de seus sub projetos, insere-se na discussão das ciências sociais sobre a sociedade brasileira contemporânea, priorizando a perspectiva antropológica. Desta forma a análise da construção social de valores, representações e da prática social está presente nas diversas pesquisas do grupo. A metrópole do Rio de Janeiro e as relações sociais que são estabelecidas neste espaço urbano são tomadas como campo de estudo. Alguns temas como família, velhice, juventude, violência, consumo e novas tecnologias fazem parte das discussões teóricas e da pauta das questões sociais que se apresentam como fundamentais para a cidade contemporânea. Temos assim dado subsídios para a discussão das políticas sociais em alguns de seus setores como família, velhice, juventude, área urbana e segurança pública, participando de cursos de especialização, planejamentos de atividades profissionais quer nas esferas públicas quer privadas. Por outro lado, buscamos nos integrar nos debates acadêmicos através de participação em congressos, seminários e publicações. A sociabilidade de jovens e velhos nos remete a problemas sociais fundamentais para a compreensão do lugar destas duas categorias etárias na cidade, embora distante em termos de idade estes dois segmentos geracionais levantam problemas sociais complexos. Estando o jovem no início de sua vida ativa social, política e economicamente e velho no seu término, colocamos em questão o desemprego, a introdução de novas tecnologias e as adaptações a elas; as relações familiares e suas transformações que vão da mudança dos valores às diferentes formas de organização e suporte familiar, muitas delas atravessadas pelas questões da flexibilização do mundo do trabalho; a participação no consumo e na produção; os lugares sociais dos diferentes atores na cidade, mostrando as formas de discriminação, de territorialização, da violência e do medo.
Coordenador: Michel Misse
Endereço: Largo de São Francisco, 1 salas 109 e 405 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - 20051-070
Tel: (21)3559-1926
E-Mail: necvu@ifcs.ufrj.br
Home: necvu.ifcs.ufrj.br
Atividade: O Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), traduz o empreendimento de professores e alunos que, ao longo dos últimos vinte anos, estiveram se dedicando aos temas contemporâneos sobre a realidade urbana a partir da perspectiva das ciências sociais. Criado pelo Professor Michel Misse, em 1999, o NECVU vem agregando pesquisadores doutores, mestrandos e doutorandos bolsistas, colaboradores e visitantes que somam esforços aos pesquisadores permanentes do Núcleo que, por sua vez, também realizam atividades docentes no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. O NECVU é responsável pela linha de pesquisa "violência, criminalidade e conflitos" no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS-UFRJ. Nossa missão é avançar em novos conhecimentos, difundir o conhecimento já acumulado e consolidar os estudos, entre outros temas, sobre violência urbana, considerando a contribuição fundamental que a temática e as ações práticas de segurança têm sobre as políticas públicas em geral. Neste sentido, o Núcleo se abre à participação de pesquisadores de outros centros, dentro e fora do país, a fim de fortalecer os traços de análise comparativa sobre a realidade do Estado do Rio de Janeiro, a cooperação acadêmica nacional e internacional e as inserções nas questões da cidadania, tratando a diversidade das interações sociais no ambiente urbano. Ao completar vinte anos de atividades ininterruptas, o NECVU abriga biblioteca e centro de documentação, sala de informática, sala de reunião e secretaria, edita periódico científico há mais de dez anos - DILEMAS - REVISTA DE ESTUDOS DE CONFLITO E CONTROLE SOCIAL - Qualis A-2 da Capes -, além de ter desenvolvido pesquisas de âmbito regional, nacional e internacional. Integrante do INCT "Violência, Democracia e Segurança Cidadã" (2008-2014) e "Violência e Segurança Pública", publica livros, coletâneas e teses premiadas de seus próprios pesquisadores e colaboradores. Reconhecido como um dos mais importantes grupos de pesquisa do país em sua área temática, participa ativamente de congressos e seminários nacionais e internacionais, além de promover seminários temáticos vinculados a suas pesquisas. Entre as agências de fomento e instituições financiadores de seus projetos estão o Ministério da Justiça do Brasil, o IDRC, o CNPq, a CAPES, a FAPERJ, a ALERJ, a FENAPEF, o PNUD-NU, entre outros.
Coordenador: Monica Esmeralda Bruckmann Maynetto
Endereço: IFCS
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: m.bruck@terra.com.br
Home: https://www.facebook.com/nucleogis/
Atividade: 1) Analisar os processos de integração regional na América do Sul no contexto dos principais interesses econômicos e políticos convergentes e conflitantes, visando dar conta dos dois principais projetos regionais: 1. O projeto hegemônico dos Estados Unidos expressado nas suas estratégias econômica, militar e política; e 2. O Bolivarianismo e os projetos de integração regional de longo prazo para o fortalecimento das soberanias nacionais, sub- regionais e regional incluindo o México que começa a sair do espaço de influencia dos Estados Unidos para aproximar-se do resto da América Latina; 2) Analise das estratégias políticas e militares a nível mundial e dos interesses que as definem: alta concentração de biodiversidade, presença importante de recursos naturais estratégicos e espaços de conflito social, mudanças na ordem mundial e câmbios hegemónicos. A partir desde balanço buscaremos aprofundar a analise das estratégias militares dos diferentes países sul-americanos e suas relações com as populações locais e movimentos sociais; 3) Estudar os recursos naturais estratégicos presentes nos países sul-americanos e as políticas nacionais e regionais de exploração e comercialização dos mesmos. Conflitos com as populações locais e as propostas de soberania e sustentabilidade de baixo para cima. O papel dos movimentos sociais. 4) Analisar os processos de integração regional na América de Sul em relação a outros blocos regionais no continente e no mundo e às potencias emergentes – BRICAS. A importância geopolítica dos projetos de infraestrutura e energéticos regionais.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Largo de Sao Francisco de Paula 1, sala 213
Tel: (21)2252-8035
E-Mail: Nucleophilos@gmail.com
Home: www.nucleophilos.com
Atividade: Grupos de estudos de historia e filosofia, laboratórios de historia da mulheres e teoria, cursos de historiografia e historia da antiguidade grega, grego instrumental.
Coordenador: Bila Sorj
Aparecida Fonseca Moraes
Endereço: IFCS sala 109
Tel: (21)2224-8965
E-Mail: cimoraesrj@gmail.com; sorjbila@gmail.com
Home: https://www.facebook.com/NesegPPGSA/
Atividade: O NESEG (Núcleo de Estudos de Sexualidade e Gênero) é um núcleo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-graduação em Sociologia em Antropologia (PPGSA) da UFRJ e foi constituído para fomentar a formação de estudantes da graduação e pós-graduação da UFRJ nos estudos de gênero e sexualidade. Há mais de uma década, no âmbito da formação para a pesquisa na iniciação científica, no mestrado e no doutorado, o NESEG promove e organiza cursos, seminários, encontros e outras atividades que reúnem pesquisadores/as da UFRJ e de diversas universidades nacionais e internacionais.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Av. Pasteur, 250 - Fds. - Prédio da Escola de Serviço Social- 2o andar
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: mauroiasi@gmail.com
Home: www.ess.ufrj.br
Atividade: O Núcleo de Estudos e Pesquisas Marxistas (NEPEM) formado em 1990, coordenada pelos professores José Paulo Netto e Mauro Luis Iasi. O NEPEM tem por objetivo geral articular e difundir estudos e pesquisas no campo do marxismo voltados à temática base do Serviço Social. O núcleo se propõe desenvolver estudos, produção bibliográfica, atividades de formação,oferecer disciplinas e promover a participação em eventos científicos, aglutinando professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, assim como de militantes de movimentos sociais diversos. Procurará, ainda, dialogar com outros núcleos de pesquisa na unidade (ESS), assim como buscará intercâmbio com outros núcleos e instituições nacionais e internacionais. O NEPEM promove os seguintes grupos de estudo: a) Ideologia (2010- atual); b) Capitalismo, conservadorismo e Serviço Social (2011- atual); c)Concepções teórico-políticas de Marx e Engels (2012-atual); d) Financeirização (2012-atual).
Coordenador: Não Informado
Endereço: Av. Pasteur, 250 - Fds. - Prédio da Escola de Serviço Social- 2º andar
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: yguerra1@terra.com.br
Home: www.ess.ufrj.br
Atividade: Não Informado
Coordenador: Micael Maiolino Herschmann
Endereço: Escola de Comunicação da UFRJ, localizado na Av. Pasteur 250, Palácio Universitário 1o. andar (Campus da UFRJ da Praia Vermelha)
Tel: (21)3489-9826
E-Mail: micaelmh@pq.cnpq.br
Home: http://micaelherschmann.wordpress.com/nepcom
Atividade: O NEPCOM é um grupo de pesquisa vinculado à Escola e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Criado em 1992, o NEPCOM vem desenvolvendo atividades de pesquisa e documentação no campo da comunicação e da cultura contemporânea. As atividades promovidas por este grupo de pesquisa vêm proporcionando uma integração mais efetiva entre a graduação e a pós-graduação e contribuindo de forma significativa para a formação de um quadro de pesquisadores no campo da comunicação e da crítica da cultura. Tem como áreas de interesse: Comunicação e Experiência Urbana; Cultura da Produção e Produção de Cultura; Comunicação e Culturas Juvenis; Comunicação, História e Memória.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Av. Pasteur, 250 - Fds. - Prédio da Escola de Serviço Social- 2o andar
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: joanag@hotmail.com
Home: www.ess.ufrj.br
Atividade: Projetos relacionados a adolescentes em conflito com a lei, violência domestica de gênero e a Política de Assistência Social
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala 125 - Escola de Comunicação
Tel: (21)3938-5067
E-Mail: navt@eco.ufrj.br
Home: www.eco.ufrj.br
Atividade: Desenvolver pesquisas que busquem: analisar dos aspectos da criação de narrativas visuais complexas que envolvem relações de imagem, som e texto nas diferentes mídias e nos campos da comunicação social como o jornalismo, a publicidade, a produção editorial e o audiovisual; analisar a circulação das diferentes narrativas visuais na sociedade contemporânea, enquanto elementos de formulação da memória e dos imaginários sociais, bem como examinar seus aspectos históricos, políticos, sociológicos e comunicacionais; e examinar a transmediação das narrativas visuais, com a circulação das diferentes manifestações existentes pelas diversas mídias, tanto as analógicas quanto as digitais, em especial nas novas mídias.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica (Instituto de Psicologia) e IPUB
Tel: (21)3878-5343
E-Mail: nepecc.ufrj@gmail.com
Home: www.psicologia.ufrj.br/nepecc
Atividade: O principal objetivo do NEPECC é desenvolver projetos de pesquisa que conjuguem teoria e prática clínica, privilegiando a construção de novos elementos teóricos extraídos diretamente da clínica.
Coordenador: Carlos Eduardo Montaño Barreto
Janete Luzia Leite
Endereço: Av. Pasteur, 250 - Fds. - Prédio da Escola de Serviço Social - salas 32 e 23
Tel: (21)3938-5385
E-Mail: c_montano_br@yahoo.com.br
Home: http://pos.ess.ufrj.br/images/PPGSS/NCLEOS-ppgss.pdf
Atividade: Pesquisa. Monitoria de disciplina. Orientação de IC. Orientação de pós-graduandos.
Coordenador: Carlos Eduardo Montaño Barreto
Janete Luzia Leite
Endereço: Sala 32 da Escola de Serviço Social
Tel: (21)3873-5403
E-Mail: janeteluziaufrj@gmail.com
Home: www.ess.ufrj.br
Atividade: Pesquisa (inclusive IC) Orientação Graduação e Pós-Graduação
Coordenador: Maria Clara Marques Dias
Endereço: IFCS - sala 303C
Tel: (21)8186-9349
E-Mail: nea.ufrj@gmail.com
Home: www.nea-ufrj.org
Atividade: O Núcleo de Ética Aplicada - NEA visa a promover pesquisas relacionadas à aplicação da ética em diferentes esferas da sociedade. Sua principal preocupação é defender uma concepção abrangente de moralidade que inclua não apenas os seres humanos, como também animais não humanos e o meio ambiente.
Coordenador: Adriany Ferreira de Mendonca
Endereço: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Largo de São Francisco de Paula, nº 01, sala 321.
Tel: (21)9692-4327
E-Mail: nucleodefilosofiasdacriacao@gmail.com
Home: www.nfc.ifcs.ufrj.br
Atividade: O Núcleo de Filosofias da Criação (NFC) tem por objetivo desenvolver um espaço para a conexão de diversos pesquisadores e pesquisadoras cujos trabalhos possuem como base as perspectivas abertas pela filosofia de Friedrich Nietzsche - assim como as reverberações e novos rumos que estas perspectivas ganham em pensadores como Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Jacques Rancière, Gilbert Simondon e Alfred Whitehead, dentre outros - para pensar variados problemas situados em campos diversos: educação, estética, ética, ciência, política e, é claro, Filosofia.
Coordenador: Maria Clara Marques Dias
Endereço: IFCS Sala 303C
Tel: (21)8877-3252
E-Mail: nis.ufrj@gmail.com
Home: www.nucleodeinclusaosocial.com
Atividade: Como o objetivo de promover a cidadânia, acesso a saúde, inclusão e justiça social, o Núcleo de Inclusão Social realiza eventos em comunidades e praças públicas; oferece cursos de curta duração e mostras de filmes abertos à comunidade; disponibiliza um ambiente virtual para debate de temas relacionados a justiça; elabora material didático e editora uma revista (www.diversitates.com).
Coordenador: Não Informado
Endereço: Instituto de Psicologia
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: lrcastro@infolink.com.br
Home: Não Informado
Atividade: Atividades de estudo pesquisa extensão e intercambios científicos sobre as infancias do Sul sob a perspectiva descolonial
Coordenador: Não Informado
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 -SALA 206
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Av. Pasteur, 250 - Fds. - Prédio da Escola de Serviço Social- 2o andar
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: fcmgomes@gmail.com
Home: www.ess.ufrj.br
Atividade: Não Informado
Coordenador: Não Informado
Endereço: Escola de Serviço Social - Av. Pasteur 250. Fundos
Tel: (21)3938-5436
E-Mail: alejandrapastorini@gmail.com
Home: https://ess.ufrj.br
Atividade: O Núcleo foi criado em 1995, a partir da pesquisa: Movimentos Sociais e Serviço Social no Rio de Janeiro, coordenado por Rauta Ramos, e tem como produtos: avaliação de políticas urbanas, estudo dos movimentos sociais e do Estado. Atualmente os professores do Núcleo desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de políticas públicas, movimentos sociais, habitação, lutas sociais, América Latina, Serviço Social, entre outros temas relevantes às transformações societárias em curso, tendo como referência teórica fundamental à teoria crítica e como preocupação a busca pela superação das desigualdades sociais. O LOCUSS busca canais de integração e diálogo com sujeitos sociais interessados pelo debate amplo de ideias e propostas que visem à superação do sistema hegemônico em curso, assim como promove a articulação com outros núcleos de pesquisa, instituições e organizações em âmbito nacional e internacional, preocupados em estudar a sociedade capitalista contemporânea.
Coordenador: Glaucia Kruse Villas Boas
Endereço: IFCS - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Tel: (21)2224-8965
E-Mail: assistente.nusc.ufrj@gmail.com
Home: http://www.ifcs.ufrj.br/~nusc/
Atividade: Pesquisa, eventos, extensão e arquivo
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala 106
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: henrique.antoun@eco.ufrj.br
Home: http://www.pos.eco.ufrj.br/site/grupos_de_pesquisa.php
Atividade: O Grupo de Pesquisa CIBERIDEA - núcleo de pesquisa em tecnologias da comunicação, cultura e subjetividade foi formado em 1998, desenvolvendo pesquisas abarcando os universos das novas tecnologias de comunicação, das transformações cognitivas, das lutas biopolíticas e dos processos culturais de subjetivação. A temática das transformações éticas da sociedade contemporânea apreendidas através das mediações e dos dispositivos comunicacionais é o viés que caracteriza o trabalho do grupo. Os resultados destas pesquisas se repercutem em dissertações e teses, artigos científicos, conferências, palestras e comunicações de seus pesquisadores em revistas, livros e eventos nacionais e internacionais.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala 130
Tel: (21)3938-5067
E-Mail: nmvillaca@uol.com.br
Home: http://www.pos.eco.ufrj.br/site/nucleos_de_pesquisa.php?id=9
Atividade: O núcleo de pesquisa ETHOS - Comunicação, Comportamento e Estratégias Corporais -, criado na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1996 pelos professores Nízia Villaça, Ester Kosovski e Frederico de Góes, se constitui como lugar de reflexão sobre o imaginário do corpo e suas estratégias no cenário contemporâneo espetacularizado pela multiplicação acelerada das imagens e virtualizado pelo avanço da tecnociência. O interesse central dos questionamentos é pensar as redemarcações dos espaços doméstico e público, os processos de subjetivação, as práticas de consumo e identidade cultural, os laços de solidariedade social que se inventam e configuram no cotidiano, através de olhar construído nos limites do campo comunicacional com disciplinas como a Ética, a Filosofia, a Estética, a Psicologia, a Antropologia, a Sociologia e Comunicação Social.
Coordenador: Federico Guillermo Neiburg
Fermando Rabossi
Endereço: PPGAS, Museu Nacional e PPGSA, IFCS
Tel: (21)2568-9642
E-Mail: nucec.ufrj@gmail.com
Home: http://www.nucec.net
Atividade: Criado em 2004, o Núcleo de Pesquisas em Cultura e Economia (NuCEC) é um espaço de produção coletiva de conhecimento e formação de estudantes que reúne pesquisadores interessados na compreensão antropológica da vida sócio-econômica contemporânea. Sediado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) do IFCS, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Núcleo é integrado por cientistas sociais de diversas instituições do país e do exterior.
Coordenador: Federico Guillermo Neiburg
Endereço: Museu Nacional - Quinta da Boa Vista - Palácio
Tel: (21)2568-9642
E-Mail: Não Informado
Home: http://www.nucec.net
Atividade: Não Informado
Coordenador: Não Informado
Endereço: Av. Pasteur, 250 - Fds. - Prédio da Escola de Serviço Social- 2o andar
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: ludmila.ufrj@gmail.com
Home: www.ess.ufrj.br
Atividade: Desde 1998 vem desenvolvendo atividades interdisciplinares que articulam pesquisa, extensão e ensino nas seguintes linhas de pesquisa: Estudos Avançados em Violências, Direitos Sexuais e Reprodutivos, Gênero e Políticas Públicas; Perspectivas Antropológicas em Gênero, Cor e Território; Laboratório de Estudos em Políticas Públicas, Trabalho e Sociabilidade (LEPPTraS). Conta com a participação de docentes de diferentes formações, técnicos administrativos em educação, alunos de graduação e de pós-graduação, pós-doutorado, além de pesquisadores externos. Entre as principais parcerias estabelecidas estão o Ministério da Saúde, Fiocruz, Universidade de Fortaleza, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, diferentes ONG, campos de estágio da ESS, Coordenação de políticas de saúde do trabalhador/UFRJ, SEPE, ANVISA.
Coordenador: Andre de Souza Parente
Katia Valeria Maciel Toledo
Endereço: Escola de Comunicação
Tel: (21)3938-5075
E-Mail: kmacieltoledo@gmail.com
Home: http://www.pos.eco.ufrj.br/site/nucleos_de_pesquisa.php?id=5
Atividade: O N-IMAGEM (Núcleo de Tecnologia da Imagem) reúne, desde 1991, na Escola de Comunicação da UFRJ, pesquisadores que pensam e que criam imagem. Entre experiência e teoria, o N-IMAGEM trama, por meio da história dos dispositivos, das novas configurações do sujeito, da estética da arte interativa e da morfogênese da imagem, uma rede epistemológica que articula estética, técnica e percepção cognitiva, na qual categorias de tempo, espaço e sujeito se entrelaçam a novos conceitos, fundamentais para o entendimento da cultura contemporânea: a imagem técnica, as narrativas digitais, a simulação, a multimídia, a hipermídia, os sistemas dinâmicos de visualização, a realidade virtual, o ciberespaço. Os objetivos propostos pelo N-IMAGEM são: 1) criar um espaço de investigação teórico-prático de caráter transdisciplinar, que favoreça a elaboração de novas formas de criação, produção e pensamento da imagem; 2) analisar as alterações provocadas pelas imagens, em particular aquelas produzidas pelas tecnologias avançadas, sobre os paradigmas culturais; e 3) problematizar o papel da imagem no exercício do pensamento.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala 128
Tel: (21)3938-5067
E-Mail: kmacieltoledo@gmail.com
Home: http://www.pos.eco.ufrj.br/site/nucleos_de_pesquisa.php?id=5
Atividade: O N-IMAGEM (Núcleo de Tecnologia da Imagem) reúne, desde 1991, na Escola de Comunicação da UFRJ, pesquisadores que pensam e que criam imagem. Entre experiência e teoria, o N-IMAGEM trama, por meio da história dos dispositivos, das novas configurações do sujeito, da estética da arte interativa e da morfogênese da imagem, uma rede epistemológica que articula estética, técnica e percepção cognitiva, na qual categorias de tempo, espaço e sujeito se entrelaçam a novos conceitos, fundamentais para o entendimento da cultura contemporânea: a imagem técnica, as narrativas digitais, a simulação, a multimídia, a hipermídia, os sistemas dinâmicos de visualização, a realidade virtual, o ciberespaço. Os objetivos propostos pelo N-IMAGEM são: 1) criar um espaço de investigação teórico-prático de caráter transdisciplinar, que favoreça a elaboração de novas formas de criação, produção e pensamento da imagem; 2) analisar as alterações provocadas pelas imagens, em particular aquelas produzidas pelas tecnologias avançadas, sobre os paradigmas culturais; e 3) problematizar o papel da imagem no exercício do pensamento.
Coordenador: Pedro Paulo Gastalho de Bicalho
Endereço: Divisão de Integração Universidade e Comunidade
Tel: (21)9996-3535
E-Mail: ppbicalho@ufrj.br
Home: http://niac.pr5.ufrj.br
Atividade: O NIAC desenvolve diferentes ações e projetos que, dentre as suas respectivas metodologias e especificidades, ofertam uma base comum de atividades de ensino, pesquisa e extensão: estudos, publicações, assessoria técnica e assistência psicossocial e jurídica orientadas para promoção do direito à cidadania das comunidades vizinhas ao Campus Ilha do Fundão, da UFRJ. Busca, também, mobilizar, fortalecer e qualificar o debate junto à rede de profissionais da justiça, da educação e da rede de defesa e garantia dos direitos humanos.
Coordenador: Elisa Maria da Conceicao Pereira Reis
Flávio Alex de Oliveira Carvalhães
Endereço: Sala 412/418
Tel: (21)9997-3290
E-Mail: Não Informado
Home: http://niedifcs.net
Atividade: O Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade (NIED) tem como objetivo formular interpretações teóricas originais e propor sugestões de políticas públicas para enfrentar a desigualdade, a discriminação e a exclusão social. Sua interdisciplinaridade reflete-se nas abordagens próprias da sociologia, da economia e da ciência política, e no uso de técnicas de análise quantitativas e qualitativas que, em conjunto, oferecem um retrato mais abrangente da realidade social e suas perspectivas de transformação. À sua vocação interdisciplinar somam-se duas outras características fundamentais: o foco comparativo e o empenho deliberado em integrar teoria e pesquisa empírica. Nesse sentido, ao longo dos anos, a agenda de trabalho do NIED tem se voltado para a reflexão sobre questões sociais básicas que dizem respeito à articulação entre autoridade, solidariedade e interesse, procurando compreender os desafios distributivos com que se defrontam as sociedades contemporâneas
Coordenador: Monica Grin Monteiro de Barros
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 - SALA 427
Tel: (21)8812-4740
E-Mail: monica.grin@gmail.com
Home: niej.wordpress.com
Atividade: O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ (NIEJ) é um centro criado em 2008 que se dedica ao ensino e à pesquisa na área de estudos judaicos. É também um laboratório do Instituto de História da UFRJ associado principalmente, mas não exclusivamente, à área de História Contemporânea. É formado por professores universitários que lecionam e pesquisam nas áreas de história, ciências sociais, filosofia e letras. Possui um Conselho Internacional composto de importantes especialistas na área de Estudos judaicos no Brasil e no exterior e um criativo time de estudantes que se dedica aos temas da área de estudos judaicos. A agenda de atividades do NIEJ dedica-se: 1) à oferta de disciplinas na grade curricular do Instituto de História e à oferta de laboratórios semestrais; 2) à organização de palestras, simpósios, colóquios e workshops nacionais e internacionais; 3) à orientação de teses, dissertações e monografias, tanto na pós-graduação, quanto na graduação; 4) à publicação semestral, desde 2009, de uma Revista Eletrônica, a Revista Eletrônica do NIEJ, já em seu 9º número. Possui site próprio (www.niej.wordrpess.com).
Coordenador: Beatriz Juana Isabel Bissio Staricco Neiva Moreira
Endereço: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Tel: (21)9966-9473
E-Mail: bbissio@gmail.com
Home: https://nieaas.wordpress.com/
Atividade: O Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre África, Ásia e as Relações Sul-Sul (NIEAAS) coordenado pela Profa. Dra. Beatriz Bissio promove pesquisas, debates e eventos relacionados com a temática dos países emergentes e as relações Sul-Sul. Várias gerações de estudantes, principalmente de Ciências Sociais, relações Internacionais e Direito já passaram pelo NIEAAS. Muitas das pesquisas realizadas nesse contexto foram apresentadas em eventos diversos acadêmicos (ANPUH, ANPOX, etc)
Coordenador: Elisa Maria da Conceicao Pereira Reis
Endereço: Largo de São Francisco No. 1 S/412
Tel: (21)3557-7101
E-Mail: epreis@ifcs.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O Núcleo desenvolve pesquisas sobre diversas dimensões da desigualdade social e percepções das mesmas, assim como sobre participação da sociedade civil em atividades de política social.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Av. Pasteur 250, Pavilhão Nilton Campos- Urca. CEP 22.295-900
Tel: (21)2295-3208
E-Mail: cristianacarneiro13@gmail.com
Home: http://www.nipiac.ufrj.br
Atividade: Tem como objetivos: 1. apoiar e promover estudos científicos na área da infância e da juventude; 2. estabelecer intercâmbios com outros pesquisadores da área, nacional e internacionalmente; 3. articular e organizar ações e intervenções sobre problemas que afetam a infância e a juventude; 4. oferecer consultorias, cursos e eventos para divulgação de conhecimento e intercâmbios de experiências; 5. atuar junto a organismos governamentais e da sociedade civil em questões da infância e juventude; 6. formar profissionais e pesquisadores para atuação nessa área; 7. promover e consolidar redes de pesquisadores na área da infância e juventude; 8. promover a divulgação do conhecimento científico sobre a infância e juventude para além dos muros da universidade democratizando o acesso à informação qualificada nesta área.
Coordenador: Miriam Krenzinger Azambuja Guindani
Endereço: Escola de Serviço Social, sala 26.
Tel: (21)9766-1466
E-Mail: miriamufrj@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O grupo desenvolve diferentes projetos de pesquisa, ensino e extensão no campo da justiça criminal de Direitos Humanos. Estudar as formas de gestão da criminalidade pelo Estado, de seus impactos sobre a sociedade civil, com atenção às práticas institucionais e as ações de prevenção à violação de direitos de populações em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Investigar violências de Estado e possíveis estratégias para a implementação de uma política penal e de segurança pública em conformidade com as diretrizes de Direitos humanos.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala Cátedra UNESCO/Observatório de Áreas Protegidas/Programa Eicos/Instituto de Psicologia/Campus da UFRJ na Praia Vermelha. Rio de janeiro/RJ
Tel: (21)3938-5349
E-Mail: nucleosinergia.ufrj@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O turismo representa um fenômeno contemporâneo complexo, associado a inúmeras dimensões econômicas, sociais, ambientais éticas, políticas e simbólicas. Fenômeno este que implica, por pressuposto para a sua interpretação, uma leitura teórica multidimensional e, por consequência interdisciplinar, mediada por uma perspectiva psicossociológica e política crítica. No entanto e apesar disso, entendidos apenas pela via de significação do mercado, natureza e cultura são, freqüentemente, apropriados e traduzidos pelo segmento turístico como "insumos" ou, em linguagem turística, como "atrativos" para alimentar o processo e as estatísticas dos distintos "segmentos", previamente formatados para atender a uma demanda induzida e ávida por novidades. Esta demanda é assim construída e realimentada com base em subjetividades, imaginários e sonhos de uma sociedade em crise, cada vez mais distante de si mesma. Linhas de pesquisa: 1. Psicossociologia do turismo e sustentabilidade; 2. Subjetividades, governança e Políticas Públicas de Turismo, Natureza e Cultura.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Instituto de Psicologia - UFRJ
Tel: (21)3938-5342
E-Mail: jbf@ufrj.br
Home: https://www.facebook.com/trabalhovivo.ufrj/
Atividade: Investigar incidências do contexto histórico, social e político nas situações de trabalho que produzem atravessamentos nas formas de vida, saúde e adoecimento dos trabalhadores. Investigar e desenvolver referenciais teórico-metodológicos das relações entre trabalho e subjetivação, a partir do diálogo com a arte, filosofia da diferença, filosofia política, psicologia e clínica das formas de vida e dos referenciais da saúde do trabalhador, considerando as incidências ético-estético-políticas da contemporaneidade. Desenvolver métodos e dispositivos de intervenção com base nas articulações arte, trabalho, subjetivação e formas de vida; Desenvolver ações práticas que produzam reflexões e produção teórica no campo da interface arte-trabalho-subjetivação.
Coordenador: Bruno Sciberras de Carvalho
Ivo Jose de Aquino Coser
Thais Florencio de Aguiar
Endereço: IFCS - Largo de São Francisco de Paula, 1 (sala 407)
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: pesquisas na área de teoria política; orientação de pesquisas em nível de graduação e pós-graduação; organização de eventos científicos.
Coordenador: Não Informado
Endereço: nepp-dh
Tel: (21)3938-5180
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Pretende ser um espaço plural, um lugar de encontro,de interação, no qual diferentes intervenientes possam debater,refletir,e trocar experiências,consultas e propostas sobre os desafios das ouvidorias,como instrumento de democracia direta, e da participação do cidadão.
Coordenador: Wallace Moraes
Endereço: IFCS
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: otalufrj@gmail.com
Home: www.otal.ifcs.ufrj.br
Atividade: O OTAL (Observatório do Trabalho na América Latina) congrega pesquisadores interessados em desvendar os meandros da vida social e de suas relações de poder. Sob uma perspectiva libertária, portanto, crítica das desigualdades econômica, social, política e do modus operandi autoritário estabelecido por uma sociedade hierarquizada, racista, patriarcal e capitalista, pretendemos levar a cabo pesquisas que estimulem a compreensão de alguns aspectos das complexas organizações societais contemporâneas. Estes estudos buscarão ajudar a instrumentalizar a construção de uma sociedade livre das hierarquias, das desigualdades, baseada na posse coletiva do produto social produzido por todos e no autogoverno. O OTAL tem quatro linhas de pesquisas: 1) Histórico das relações trabalhistas na América Latina. O objetivo desta linha é, a partir de uma pesquisa comparada, identificar as mudanças legislativas na área do Direito do Trabalho e consequentemente das condições para os trabalhadores na passagem do século XX para o XXI na América Latina. 2) Por um paradigma libertário de análise. Objetivamos aqui colaborar para a construção de um novo paradigma de análise amparado em uma perspectiva indígena, negra e anarquista. Seu principal objetivo é ir de encontro à perspectiva da estatismo e deve apresentar-se como um crítico contumaz da ausência de liberdade para as pessoas. Uma liberdade que só pode se concretizar com igualdade social. Com efeito, o objetivo desta pesquisa é jogar luz para a necessidade de perscrutação da liberdade e da igualdade ao longo da história como postura realmente relevante para a emancipação de indígenas, negros e dos que vivem do trabalho, destarte, construindo um paradigma libertário de análise nas ciências sociais. 3) Resgate do conceito de democracia e as suas diferentes apropriações. Para tanto, fazemos um histórico da utilização do conceito de democracia ao longo dos tempos. Um conceito que foi historicamente negado pelas elites. Como contraponto, trabalharemos também com o conceito de plutocracia. Nesse contexto, objetivamos pesquisar os resultados eleitorais com ênfase nos votos nulos, em branco e nas abstenções. 4) Por fim, pesquisamos também a Revolta dos governados de 2013, as ocupações de escolas em 2016, as características dos regimes fascistas, as fake news divulgadas por redes sociais e as políticas externas dos últimos governos. Todas as pesquisas se conectam por um quadro teórico comum. A lente libertária de análise.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Av. Pasteur, 250 - Fds. - Prédio da Escola de Serviço Social- 2o andar
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: trapfarias@gmail.com
Home: www.ess.ufrj.br
Atividade: Não Informado
Coordenador: Rodrigo Salles Pereira dos Santos
Bruno Milanez
Endereço: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS)
Tel: (21)2224-8965
E-Mail: santosrodrigosp@gmail.com
Home: http://www.ufjf.br/poemas/
Atividade: O Grupo Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade (PoEMAS) surge a partir da necessidade de compreender o papel social, econômico e ambiental da extração mineral em escala local, regional e nacional. O grupo é composto por pesquisadores e alunos com formações diversas e utiliza conhecimentos da economia, da geografia, da sociologia e das políticas públicas para analisar e avaliar os impactos que as redes de produção associadas à indústria extrativa mineral geram para a sociedade e para o meio ambiente. Além de pesquisas acadêmicas, o grupo também realiza atividades de extensão. Para tanto, desenvolve parcerias com organizações não-governamentais, movimentos sociais, sindicatos e comunidades que debatem ou sofrem efeitos das atividades extrativas minerais. Tais parcerias buscam contribuir para um entendimento crítico sobre o desenvolvimento econômico baseado nos recursos minerais.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Instituto de História
Tel: (21)2221-0218
E-Mail: vizecksohn@gmail.com
Home: http://www.historia.ufrj.br/
Atividade: Debates sobre textos; Levantamentos de fontes primárias; Mapeamento de conflitos civis e internacionais na região que originalmente incorporou o antigo Vice-Reinado do Rio da Prata.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Instituto de História
Tel: (21)2221-0218
E-Mail: vizecksohn@gmail.com
Home: http://www.historia.ufrj.br/
Atividade: Debates sobre textos; Levantamentos de fontes primárias; Mapeamento de conflitos civis e internacionais na região que originalmente incorporou o antigo Vice-Reinado do Rio da Prata. O laboratório consiste de reuniões semanais nas quais são discutidas as principais guerras civis e externas travadas pela Confederação Argentina durante a primeira metade do século dezenove. Relacionamos esses conflitos a noções de cidadania, participação política e a utilização de conceitos, tais como: república, democracia, nacionalismo, americanismo, agrarismo e participação, tal como são utilizados pelos documentos de época.
Coordenador: Fernando Luiz Vale Castro
Vitor Izecksohn
Lise Fernanda Sedrez
João Paulo Coelho de Souza Rodrigues
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 -SALA 202
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: pea@historia.ufrj.br
Home: http://http://pea.historia.ufrj.br/
Atividade: Desenvolve estudos e pesquisa relacionados com a história das Américas, incluindo, mas não limitado a, história das religiões, história ambiental, história intelectual, história política, e história social.
Coordenador: Marcio Tavares D'amaral
Endereço: Sala 106
Tel: (21)3873-5077
E-Mail: marcio.damaral@terra.com.br
Home: http://www.pos.eco.ufrj.br/site/nucleos_de_pesquisa.php?id=8
Atividade: O IDEA tem como metas teóricas a investigação sobre os paradigmas da cultura contemporânea e a discussão sobre as transformações que marcam a passagem da modernidade para a atualidade no âmbito das linguagens, subjetividades, discursos, novas tecnologias, ética e política. Os resultados dos estudos repercutem em monografias, dissertações, teses, artigos científicos, conferências, palestras e comunicações de seus pesquisadores e estudantes em revistas, livros e eventos nacionais e internacionais.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Anexo da Faculdade de Educação, sala A102
Tel: (21)2295-4346
E-Mail: sm.lopes@globo.com
Home: www.educacao.ufrj.br
Atividade: O Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES) articulou-se, inicialmente, a partir da investigação e organização que pesquisadores e bolsistas ligados à Faculdade de Educação empreenderam junto ao acervo da Faculdade Nacional de Filosofia. O PROEDES tem se empenhado em desenvolver estudos e pesquisas, bem como examinar, recuperar e organizar fontes documentais, constituindo-se, assim, em um Centro de Documentação interessado em problematizar a memória e a história da Educação Brasileira. Como Programa, tem por objetivos: a) realizar estudos e pesquisas referentes ao fenômeno da educação, tematizando as diversas modalidades de instituições e saberes educativos, suas práticas e sujeitos; b) contribuir para a formação de pesquisadores; c) constituir-se em um centro de documentação em educação brasileira.
Coordenador: Henrique Fortuna Cairus
Endereço: Faculdade de Letras - Sala F-326 - Av. Horácio Macedo, 2151 - CEP 21941-917 - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21)9920-1706
E-Mail: proaera@letras.ufrj.br
Home: http://www.pec.ufrj.br/proaera/
Atividade: Proaera - Programa de Estudos em Representações da Antiguidade é um grupo que congrega projetos de pesquisa que contribuam para uma compreensão aprofundada dos lugares da Antiguidade Clássica na história do Ocidente. São também acolhidos pelo PROAERA os Projetos que abordem as releituras dos textos e imagens da Antiguidade a partir do aparato teórico contemporâneo voltado para os estudos das práticas discursivas. As atividades do PROAERA - Programa de Altos Estudos em Representações da Antiguidade consistem principalmente: nas reuniões periódicas para discussões sobre os Projetos de Pesquisa que o integram; no seu encontro aberto anual, quando são apresentados publicamente os resultados finais ou parciais de seus projetos; no debate cotidiano, em sua sede, sobre os Projetos a ele vinculados; no acompanhamento de pesquisas de Mestrado e Doutorado; na discussão de Projetos de Pesquisas Pós-Doutorais; na produção de uma revista acadêmica, a Codex: revista de estudos clássicos; na manutenção, em parceria com a SBEC, de uma Lista de emails, o InfoClassicas, que procura integrar classicistas do Brasil e do exterior; na publicação dos resultados parciais ou finais de seus Projetos, e nas parcerias, em eventos e publicações, com outros núcleos de pesquisa. O Proaera funciona em articulação permanente com o Laboratório Ousía de Filosofia Clássica (UFRJ), e engloba o Laboratório "Imagens da Antiguidade Clássica" (IAC), da USP.
Coordenador: Andréia Frazão da Silva
Leila Rodrigues da Silva
Paulo Duarte Silva
Endereço: Largo de São Francisco de Paula, 1 - sala 325B
Tel: (21)3938-0212
E-Mail: pem@historia.ufrj.br
Home: www.pem.historia.ufrj.br
Atividade: O Programa de Estudos Medievais (Pem), criado em 1991, tem caráter interdisciplinar e reúne pesquisadores cujos projetos se vinculam a temas concernentes ao medievo. São os principais objetivos do Pem: estimular o intercâmbio entre medievalistas nacionais e estrangeiros; coordenar projetos e atividades de pesquisa de temas pertinentes à sociedade medieval; formar novos pesquisadores; promover discussões acadêmicas relativas ao mundo medieval; identificar, preservar e divulgar acervos de fontes relativas à Idade Média; produzir material didático, e patrocinar atividades de extensão universitária, levando, à comunidade em geral, informações sobre a Idade Média. As atividades desenvolvidas pelo Programa de Estudos Medievais podem ser consultadas em http://www.pem.historia.ufrj.br/
Coordenador: Maria Aparecida Rezende Mota
Norma Cortes Gouveia de Melo
João Ohara
Endereço: LGO. DE SÃO FRANCISCO, 1 - SALA 215
Tel: (21)2508-7092
E-Mail: cidamota@centroin.com.br
Home: Não Informado
Atividade: Pesquisa, ensino e extensão (divulgação dos estudos históricos)
Coordenador: Marcia Serra Ferreira
Maria Margarida Pereira de Lima Gomes
Endereço: Centro de Ciências da Saúde - Bloco D - Sala D-23
Tel: (21)2295-3246
E-Mail: marciaserraferreira@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Projeto de extensão pioneiro na universidade, atuante na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica desde 1983. Inicialmente, fez parte de uma ação coletiva de várias unidades da instituição que buscavam participar do SPEC/PADCT/CAPES, sob a coordenação da professora Maria Lucia Cardoso Vasconcellos (IB/UFRJ). Posteriormente, foi adquirindo maior independência e se institucionalizando como uma importante referência para licenciandos e professores de Ciências e Biologia. Suas atividades têm tido a marca de um intenso e permanente intercâmbio da universidade com escolas e professores das redes públicas de ensino. Isso se faz evidente tanto na memória dos professores da rede que atuaram e/ou continuam atuando no projeto quanto no seu acervo de materiais curriculares. Atualmente, nossas ações buscam: (a) preservar a memória do próprio projeto como um espaço produtor de políticas para a formação inicial e continuada em Ciências e Biologia; (b) recuperar o acervo de materiais didáticos existente no espaço físico do projeto; (c) elaborar oficinas pedagógicas e produções didáticas voltadas para licenciados e professores da Educação Básica; (d) promover o intercâmbio entre universidade e escolas das redes públicas por meio de ações que visam a melhoria da formação de professores e do ensino de Ciências e Biologia. Os resultados do projeto têm sido divulgados em eventos destinados ao ensino, pesquisa e extensão, além de oficinas e cursos oferecidos a professores e licenciandos.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Av. Pasteur, 250 - Fds. - Prédio da Escola de Serviço Social- 2o andar
Tel: (21)3938-5401
E-Mail: mddcm@uol.com.br
Home: www.ess.ufrj.br
Atividade: Pesquisas, cursos de extensão, orientação de alunos de graduação e pós-graduação. Fazem parte do laboratório além da professora responsável: o Técnico Administrativo Murilo Peixoto da Mota NEPP-DH/UFRJ.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade:
Coordenador: Jacqueline Hermann
William de Souza Martins
Beatriz Catao Cruz Santos
Endereço: Campus do Largo de São Francisco de Paula, 2º andar, Centro, Rio de Janeiro-RJ
Tel: (21)2508-7092
E-Mail: williamsmartins@uol.com.br
Home: Não Informado
Atividade: Discussões de textos relativos ao estudo das religiões e das religiosidades na Época Moderna; Discussões de textos historiográficos de caráter teórico-metodológico; Organização de eventos acadêmicos.
Coordenador: Raul Ferreira Landim Filho
Endereço: IFCS Programa de pós Graduação em logica e Metafísica (PPGLM)
Tel: (21)2252-8035
E-Mail: ppglm@ifcs.ufrj.br
Home: Programa de Pós-graduação em Lógica e Metafísica
Atividade: Seminários mensais sobre temas de pesquisas
Coordenador: Ethel Menezes Rocha
Endereço: IFCS sala 414
Tel: 21993436188
E-Mail: ethel.rocha55@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Reuniões de grupo de pesquisa, organização de eventos, edição da Revista Analytica.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Coordenador: Frederic Vandenberghe
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: http://www.sociofilo.org
Atividade: Somos um grupo de pesquisa que desenvolve, a partir de uma perspectiva humanista, reflexões sistemáticas sobre os fundamentos filosóficos da teoria social. A investigação dos pressupostos metateóricos das ciências sociais, entretanto, não constitui um fim em si mesmo, mas serve como preâmbulo necessário à construção de uma teoria social geral, assim como de qualquer pesquisa empírica nas ciências humanas.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Faculdade de Educação
Tel: (21)9802-2120
E-Mail: valentim@gmail.com
Home: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7499545520934422
Atividade: Organizações. Poder. Relações. Academia. Universidade. Utilizando métodos narrativos tais como a autoetnografia e a cartografia, o grupo se dedica a investigações relacionadas às interconexões entre a Educação e estudos sobre as subjetividades.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Av. Pasteur, 250 - Fds. - Prédio da Escola de Serviço Social- 2o andar
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: emvasconcelos55@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado
Coordenador: Julia Galli O'Donnell
Marcella Carvalho de Araujo Silva
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: urbano.ufrj@gmail.com
Home: www.urbanolab.net.br
Atividade: O Urbano – Laboratório de Estudos da Cidade reúne um grupo de pesquisadores de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenado pelas professoras Julia O’Donnell (Departamento de Antropologia Cultural) e Marcella Araujo (Departamento de Sociologia), o laboratório se dedica a duas linhas de investigação: Culturas Urbanas e Estilos de Vida; e Economia e Cidade. O Urbano – Laboratório de Estudos da Cidade está sediado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ) e é vinculado ao Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ).