PR-2

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Universidade Federal do Rio de Janeiro





Visite Também

LABORATÓRIOS

Coordenador: Pierre Ohayon
Endereço: Av. Pasteur 250 - FACC Sala 251
Tel: (21)3938-5099
E-Mail: pohayon@facc.ufrj.br
Home: http://ppgcc.ufrj.br/index.php/projetosdepesquisappgcc
Atividade: Estudos sobe Avaliação em Ciência, Tecnologia e Inovação. Cursos e Seminários sobre o Tema.
Coordenador: Peter Fernandes Wanke
Endereço: Não Informado
Tel: (21)3938-9896
E-Mail: peter@coppead.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: * Auxiliar as empresas a tomarem as melhores decisões imparciais e baseadas em dados. * Produzir interpretações eficazes e, assim, garantir que decisões eficientes sejam tomadas. * Objetivando fornecer uma vantagem competitiva, especialmente quando há necessidade de uma interpretação inteligente dos dados. * Auxiliar a gerência sênior a identificar valores, incertezas e outras questões na tomada de uma decisão, dadas as escolhas. * Ajudar na análise do valor racional das alternativas disponíveis e ajudar a gerência sênior a encontrar a solução ideal.
Coordenador: Letícia Moreira Casotti
Maribel Carvalho Suarez
Roberta Dias Campos
Endereço: Espaço de Pesquisa do COPPEAD
Tel: (21)3938-9841
E-Mail: leticia@coppead.ufrj.br
Home: https://www.coppead.ufrj.br/pt/cec-centro-de-estudos-em-consumo-coppead/
Atividade: O CEC-COPPEAD pretende estimular o olhar pluralizado sobre as práticas de consumo e gestão contemporâneos, inspirando pesquisadores, governo, empresas e mesmo consumidores a enxergarem novos ângulos de suas práticas cotidianas. O CEC-COPPEAD tem ainda o objetivo de aprofundar e gerar conhecimento sobre métodos qualitativos (ex: método dos itinerários, netnografia, história de vida, análise de textos culturais, etnografia de consumo), que produzam integração de diferentes áreas das Ciências Humanas, como a Sociologia, a Antropologia e a Psicologia, com o objetivo de gerar informações e reflexões sobre questionamentos de Marketing, tanto no âmbito acadêmico quanto empresarial.
Coordenador: Renato Dourado Cotta de Mello
Ariane Cristine Roder Figueira
Endereço: Instituto Coppead de Administração (CCJE)
Tel: (21)3938-9889
E-Mail: ariane.roder@coppead.ufrj.br
Home: https://www.coppead.ufrj.br/pt/ceni-centro-de-estudos-em-negocios-internacionais/
Atividade: Dada a crescente importância do Brasil no cenário econômico e político mundial, cada vez mais se faz necessário o estudo das atividades, estratégias, estruturas e processos de empresas multinacionais brasileiras em seus processos de internacionalização. Nesse contexto, em 2009 surgiu o Centro de Estudos em Negócios Internacionais (CENI), composto por membros do corpo docente e discente do Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ, que se dedicam não exclusivamente ao estudo do tema em questão. O objetivo principal do centro de estudos é produção e disseminação de pesquisa científica sobre negócios internacionais de empresas brasileiras, através de cursos, palestras, projetos de consultorias e publicações em periódicos científicos. As principais linhas de pesquisa do CENI são: • Empreendedorismo Internacional • Internacionalização de empresas familiares • Marketing Internacional • Análise de Cenários Internacionais • Sustentabilidade e negócios internacionais • Políticas públicas e Negócios Internacionais
Coordenador: Antonio Roberto Ramos Nogueira
Paula Castro Pires de Souza Chimenti
Endereço: Não Informado
Tel: (21)3938-9888
E-Mail: paula.chimenti@coppead.ufrj.br
Home: https://www.coppead.ufrj.br/pt/centro-de-estudos-em-estrategia-e-inovacao/
Atividade: O Centro de Pesquisa se dedica a compreender a reconfiguração de negócios e empresas impactadas por novas tecnologias, com ênfase na indústria de informação e entretenimento, e vem realizando pesquisas que levaram à aplicação dos conceitos de ecossistemas de negócios, plataformas, mercados de múltiplos lados, redes sociais, cenários para o planejamento estratégico e novos modelos de posicionamento.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Cidade Universitária - UFRJ
Tel: (21)3938-0908
E-Mail: epg@ippur.ufrj.br
Home: www.ippur.ufrj.br
Atividade: O Escritório de Planejamento Territorial e Gestão Pública (EPG), órgão do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), constitui lugar de prática e reflexão em extensão universitária, assessoria popular, assessoria aos órgãos públicos, estágio acadêmico e produção de conhecimento no campo do planejamento urbano e regional e da gestão pública.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Cenro de Tecnologia, Bloco G Sala 207
Tel: (21)2562-8564
E-Mail: ceserg@ergonomia.ufrj.br
Home: http://www.ergonomia.ufrj.br
Atividade: Capacitação em Lato Sensu; Aulas de Pós-graduação; Pesquisa avançada sobre sistemas complexos; Elaboração de materiial didatico e instrucional de Ergonomia; Extensão em Ergonomia de ponta.
Coordenador: Fania Fridman
Endereço: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional/UFRJ
Tel: (21)3938-1928
E-Mail: fania@ippur.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O Grupo de Estudos do Território e de História Urbana nasceu em 1988 e, já com a sua denominação atual, obteve no ano de 2002 reconhecimento pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Vinculado acadêmica e institucionalmente ao IPPUR-UFRJ, insere-se na linha de pesquisa "Planejamento, História e Cultura" desse Instituto. Reunindo professores, doutorandos, mestrandos, técnicos associados e graduandos de diversas áreas disciplinares e instituições brasileiras, o GESTHU conta com o apoio financeiro do CNPq e da FAPERJ. Dedicados à análise do papel desempenhado pelos assentamentos urbanos na estruturação de territórios sob uma perspectiva histórica, os pesquisadores buscam entender a natureza das intervenções dos agentes sociais e do Estado no espaço a partir de registros dos programas de ação governamental e privada de modo a comporem um repertório dos diversos empreendimentos, dos atores e das lutas travadas. Trata-se de um esforço coletivo no intuito de contribuir para uma teoria da urbanização. Concordando com Revel de que o espaço é produto das atividades dos homens que o habitam e cada uma dá nascimento não a um, mas a uma família de espaços sucessivos, às vezes contemporâneos e rivais, percebem-se lacunas na historiografia acerca da fundação e da extinção de povoações, do emprego dos patrimônios fundiários, da abertura das redes de comunicação, da definição das fronteiras e das políticas de controle nas implantações públicas e privadas, isto é, o "fazer lugares" que serviram aos interesses da metrópole portuguesa e posteriormente aos do país. Entendendo lugar, de acordo com Milton Santos, como a soma de pedaços de realizações atuais e do passado, e face ao elo entre lugar e esquema de ocupação, no GESTHU procura-se verificar por meio de minuciosas buscas o papel desempenhado pelas instituições responsáveis pela hegemonia, gestão, codificação jurídica e administração dos recursos espaciais; as permanências e as inovações administrativas, normativas e técnicas do urbanismo e do planejamento; e identificar os principais protagonistas e ideários da ordenação - o que significa revelar os discursos, escritos ou não - e a natureza do desenho político de base regional tendo como arena exemplos brasileiros. São estes os objetivos gerais do GESTHU no qual se propõe o conceito de urbanização articulado a povoamento, à conquista e a projetos de intervenção para a "invenção de territórios" (e não necessariamente nação, segundo Hobsbawm). O Grupo desenvolve estudos neste campo interdisciplinar interrogando as experiências político-territoriais e urbanísticas. Destacam-se os temas da polaridade urbano-rural e da história dos aglomerados (entendidos como artefatos), dos ideários e das lógicas de organização do espaço em diversos períodos da história do país.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala João do Rio - Faculdade de Letras
Tel: (21)9974-1253
E-Mail: rosangelaluft@ippur.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Investigações, discussões e produção de trabalhos voltados à relação entre mobilidade urbana, transporte público de passageiros e justiça espacial; Realização de atividades de pesquisa em conjunto com organizações da sociedade civil e com instituições que atuam na área de transporte público de passageiros; Produção e divulgação dos resultados voltados a aprofundar os temas objeto das investigações; Participação em eventos e outras formas de interlocução de experiências com pesquisadores e profissionais que atuam na área; Contribuição para a produção de conhecimento a respeito as complexidades envolvidas nos serviços públicos de transporte de passageiros; Desenvolvimento de atividades extensionistas ligadas aos temas de investigação.
Coordenador: Vicente Antonio de Castro Ferreira
Ariane Cristine Roder Figueira
Elaine Maria Tavares Rodrigues
Marie Anne Macadar Moron
Endereço: Rua Pascoal Lemme, 355 - Cidade Universitária - Rio de Janeiro /RJ - CEP: 21941-918
Tel: (21)3938-9862
E-Mail: patricia.sa@coppead.ufrj.br
Home: https://www.coppead.ufrj.br/pt/
Atividade: - Orientação de alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado em projetos de pesquisa que criem diálogo entre teoria e prática. - Publicação de artigos acadêmicos resultantes destas pesquisas. - Publicação de artigos e entrevistas concedidas a veículos de comunicação (rádio e TV) - Oferta de Disciplinas na pós-graduação (mestrado e doutorado). - Atividades de extensão na UFRJ. - Participação de eventos acadêmicos e não acadêmicos relacionados ao tema. - Promoção de eventos e workshops.
Coordenador: Não Informado
Endereço: IPPUR - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Tel: (21)7913-3116
E-Mail: hipolitaufrj@gmail.com
Home: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8662779121867464
Atividade: O grupo tem como objetivo geral a formação de recursos humanos qualificados, articulando ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão no âmbito das temáticas dos processos de desenvolvimento e do planejamento com foco nas dimensões do poder (econômico e político) e do espaço. A partir da colaboração e interação de pesquisadores de variados níveis, áreas de especialização e instituições de pesquisa, busca desenvolver projetos, aglutinar atividades acadêmicas e contribuir para a ampliação e divulgação de conhecimento nas temáticas contempladas em suas linhas de pesquisa. Além de publicações dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelo grupo em livros e periódicos científicos de referência, o grupo também pretende a organização de eventos científicos, workshops e seminários nacionais e internacionais.
Coordenador: Frederico Guilherme Bandeira de Araujo
Endereço: Não Informado
Tel: (21)2527-4317
E-Mail: gpmcippur@gmail.com
Home: http://www.gpmcippur.net/
Atividade: O campo problemático do grupo é a Filosofia da Linguagem. Neste âmbito investiga temáticas diversas. Atualmente o foco volta-se a pesquisas sobre a constituição e a expressão, dentre outros, de dizeres cidade, experiência, política, identidade e corpo. Tem por modo de trabalho um singular processo de criação coletivo -CAOSGRAFIAS- que, a partir de jogo cartográfico pautado por dispositivos, instiga aos agentes participantes a refletir sobre temas específicos e expressar-se discursivamente sob múltiplas formas.
Coordenador: Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro
Endereço: Prédio da Reitoria, sala 537 - Cidade Universitária
Tel: (21)3938-0908
E-Mail: observatoriodasmetropolesrj@gmail.com
Home: www.observatoriodasmetropoles.net.br
Atividade: Constituímos um grupo que funciona como um instituto virtual, desenvolvendo um Programa de Pesquisa em Rede no âmbito nacional. Reúne hoje 200 pesquisadores e 59 instituições dos campos universitários (programas de pós-graduação), governamental (fundações estaduais e prefeitura) e não-governamental. Está organizado em 15 Núcleos de Pesquisa nas 5 grandes regiões do país, sob a coordenação geral do IPPUR. Atualmente está funcionado como Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCT (2017-2022) e realizando o programa de Pesquisa "As Metrópoles e o Direito à Cidade na inflexão da ordem urbana brasileira", com apoio do CNPq/CAPES/FAPERJ. Edita as revistas acadêmicas Cadernos Metrópole e e-metropolis. Sua produção científica é disponibilizada através do site www.observatoriosdasmetropoles.net.br
Coordenador: Não Informado
Endereço: FACULDADE DE DIREITO
Tel: (21)3938-1016
E-Mail: lilian.balmant@direito.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: INPODDERALES - Inovação, Pesquisa e Observação em Direito, Democracia e Representações da América Latina e Eixo Sul, unido ao PPGD - UFRJ. Reúne pesquisadores de várias correntes pensamentos como: ecologista, indigenista, decolonial (raça, gênero e relações de produção), teoria democrática, para produção saberes críticos sobre Direito, Democracia e Representações e construção de alternativas plurais e emancipadoras ao modelo atual hegemônico nas relações entre Estado(s) e sociedade(s). Debates são erguidos sobre acordo-base: CONSTITUCIONALISMO DEMOCRÁTICO meio para empoderamento e respostas democráticas participativas plurais.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala João do Rio Faculdade de Letras Bloco E
Tel: (21)3938-0908
E-Mail: maurokleiman@yahoo.com.br
Home: www.chaourbano.com.br
Atividade: Estudo dos aspectos político-institucionais das regiões metropolitanas com enfase nos modelos conceituais de planos e projetos e na problemática das cooperações e consórcios supra municipais e planejamento integrado.
Coordenador: Vanessa Oliveira Batista
Endereço: Rua Morcovo Filho, nº 08
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: ladih.ufrj@gmail.com
Home: www.ladih.wordpress.com
Atividade: O Laboratório de Direitos Humanos (LADIH) da Faculdade Nacional de Direito (FND) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) compreende grupos de pesquisa relacionados a diversas temáticas de direitos humanos, como teoria crítica dos direitos humanos, teoria da cultura, criminologia crítica, política de drogas, imigração, cárcere, direito e arte, justiça de transição e gênero. Esses grupos se unem visando institucionalizar o trabalho acadêmico de forma interdisciplinar e visando a integração entre graduação e pós-graduação, com projetos de pesquisa, ensino e extensão.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22290-240
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: leps@forum.ufrj.br
Home: www.leps.ufrj.br
Atividade: Não Informado
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (21)3938-0908
E-Mail: ettern@ippur.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O ETTERN dedica-se ao estudo dos modos de apropriação do território e dos ambientes, considerando a diversidade de atores envolvidos no processo de produção social do espaço. São discutidas, em particular, as dinâmicas conflituais que constituem sujeitos coletivos e configuram os contextos históricos em que os territórios são apropiados material e simbolicamente.
Coordenador: Leonardo Valente
Endereço: Instituto de Relações Internacionais de Defesa - IRID. Avenida Pasteur 250, Fundos. Campus da Praia Vermelha
Tel: (21)3938-9706
E-Mail: lea.ufrj@bol.com.br
Home: www.lea.org
Atividade: Pesquisa sobre os países asiáticos e suas relações com a América Latina, análises de conjuntura, produção de boletins periódicos com artigos e análises.
Coordenador: Alex Ferreira Magalhães
Endereço: Avenida Pedro Calmon nº 550, sala 543, gabinete 06, Prédio da Reitoria, Cidade Universitária
Tel: (21)9652-6837
E-Mail: ledubrj@gmail.com
Home: https://www.facebook.com/ledubrj/
Atividade: Desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados ao direito urbanístico. Produção de publicações e materiais didáticos. Participação em redes de pesquisa e/ou de atuação política em torno do direito urbanístico. Realização de eventos públicos. Comunicação e intercâmbios acadêmicos, nacionais e internacionais. Manutenção de página no Facebook e conta de e-mail.
Coordenador: Daniele Dionisio da Silva
Adriana Aparecida Marques
Endereço: Instituto de Relações Internacionais e Defesa, Av. Pausteur, 250, Fundos
Tel: (21)3938-5216
E-Mail: lesd.dgei@gmail.com.br
Home: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/9133510456316483
Atividade: O Laboratório de Estudos de Segurança e Defesa (LESD) é um desdobramento do Laboratório de Estudos Estratégicos e Institucionais criado em 2013 para fomentar a pesquisa no curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional (DGEI). O LESD abrange quatro linhas de pesquisas que têm por objetivos contribuir para o desenvolvimento do campo de Estudos de Defesa - a partir de diferentes abordagens disciplinares, epistemológicas, metodológicas e teóricas - e formar recursos humanos, em diferentes níveis, voltados para a formulação, implementação e análise de políticas públicas relativas aos setores de segurança e defesa. O LESD além de oferecer treinamento em pesquisa para a graduação também está iniciando suas ações de extensão em parceria com outras Instituições de Ensino Superior. O Laboratório realiza sessões mensais com a participação de acadêmicas/os de outras instituições que possam contribuir para a agenda de pesquisa do DGEI.
Coordenador: Carlos Alberto Pereira das Neves Bolonha
Endereço: FND - Rua Moncorvo Filho nº 8, andar térreo - Centro/RJ
Tel: (21)3938-0160
E-Mail: carlosbolonha@direito.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório de Estudos Institucionais (LETACI) foi fundado em 18 de julho de 2011, a partir de um Projeto de Pesquisa aprovado pelo CNPq intitulado "Teoria das Instituições: Comunidade de Instituições como uma proposta de modelo institucional em suas atividades e capacidades deliberativas na ordem democrática de direito". O LETACI está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGD/UFRJ - e suas atividades de Pesquisa estão concentradas na linha do Programa "Democracia, Instituições e Desenhos Institucionais". A Pesquisa promovida pelo LETACI possui como fundamento uma proposta teórica acerca das capacidades institucionais enquanto parâmetro para a própria atividade institucional, reconhecendo a necessidade de investigar a realidade do comportamento institucional brasileiro. Neste sentido, pretende-se dar um enfoque analítico sobre os aspectos materiais, procedimentais e legais do desenho das instituições que formam o cenário jurídico-político nacional, bem como das relações que elas mantêm entre si. O LETACI se desenvolve e se amplia com o apoio financeiro das agências de fomento à pesquisa, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A organização científico-acadêmica do LETACI se pauta pela presença de 3 (três) categorias de grupos, cada qual atendendo a um padrão e um objetivo próprios. São eles, o Grupo de Pesquisa sobre Instituições (GPI), os Subgrupos de Pesquisa (SGPs) e os Grupos de Pesquisa em Teoria Constitucional e Teoria Institucional (GP-TCTIs). O LETACI funciona no Gabinete 4 do PPGD, no andar térreo da Faculdade Nacional de Direito.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Av. Pasteur 250, sala 106, CCJE, ala esquerda do Palácio Universitário, fundos
Tel: (21)3938-5306
E-Mail: lema@ie.ufrj.br
Home: https://www.facebook.com/lemaufrj/?ref=br_rs
Atividade: O Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA) desenvolve pesquisa e extensão de forma integrada com o ensino de economia política marxista e história do pensamento econômico no Brasil. Possui articulação com a Sociedade Brasileira de Economia Política por meio do GT de História do Pensamento Econômico Brasileiro no âmbito da qual realizamos Escolas de Primavera Intérpretes do Brasil (edições anuais) e os Mini-cursos do GT de História do Pensamento Econômico Brasileira - no Encontro Nacional da SEP. Além dos artigos individuais produzidos pelos membros do Laboratório editamos o livro Ecos do Desenvolvimento: uma História do Pensamento Econômico Brasileiro. IPEA/Centro Celso Furtado (2011) e estamos na elaboração do livro de Interpretações do Brasil. No campo da extensão o laboratório elabora e executa um conjunto de cursos de educação popular: a) Curso Economia Política Marxista - a distância no âmbito do Programa Latino-americano de Educação a Distância no PLED) - presencial em parceria com a UFRRJ em Nova Iguaçu, b) Como Funciona a Sociedade 1 e 2; c) Questão de Gênero; d) Comunicação e Expressão e e) Curso de Extensão Clássicos do Pensamento Social Brasileiro. As suas principais linhas de pesquisa são: a) Intérpretes do Brasil; b)Pensamento marxista e suas questões no século XXI; c) Desenvolvimento e subdesenvolvimento: uma proposta de retomada da sistematização do pensamento econômico Brasileiro pós 1964.
Coordenador: Marcelo Álvaro da Silva Macedo
Endereço: Av. Pasteur, 250 - FACC - Sala 250
Tel: (21)3938-5262
E-Mail: malvaro@facc.ufrj.br
Home: www.ppgcc.ufrj.br
Atividade: Desenvolver pesquisa e extensão na área de Ciências Contábeis com foco no Desempenho Organizacional, contemplando temas tais como: qualidade da informação contábil, gerenciamento de resultados, desempenho econômico-financeiro, persistência de lucros, evidenciação contábil, impacto da regulação econômica, conservadorismo contábil, relevância da informação contábil, processo de julgamento no ambiente contábil, sustentabilidade econômica-financeira-ambiental, dentre outros temas.
Coordenador: Carlos Eduardo da Rosa Martins
Endereço: Avenida Pasteur 250
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: cadu.m@uol.com.br
Home: www.lehc.com.br
Atividade: O LEHC vem desenvolvendo pesquisas e seminários sobre os seguintes eixos temáticos: 1) Economia Política da Globalização e a América Latina 2) Pensamento contra-hegemônico e latino-americano 3) Estado. governo e movimentos sociais 4) Decolonialidade e crítica à civilização capitaista Publica semestramente o Boletim de Conjuntura Se articula ainda ao PEPI/UFRJ
Coordenador: Larissa Pinha de Oliveira
Daniel Braga Lourenço
Endereço: Faculdade de Direito
Tel: (21)9828-4225
E-Mail: fabiocsdeoliveira@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: Reuniões de estudos. Obtenção de dois financiamentos do CNPQ. Compra do maior acervo bibliográfico sobre Ética Ambiental disponível em biblioteca pública do Brasil. Esforços para a criação de uma revista eletrônica vinculada à Faculdade de Direito.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala João do Rio - Faculdade de Letras
Tel: (21)3938-0908
E-Mail: sosimoes01@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O LeMetro tem como objetivo precípuo estimular, desenvolver e coordenar pesquisas de caráter etnográfico em Antropologia e Sociologia Urbana, voltando-se com especial atenção para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) como campo empírico privilegiado de investigação. Mantém um Seminário permanente em Etnografia Urbana, reunindo-se em torno das temáticas Cidades, Mercados & Conflitos Urbanos; Cidade Marginal: Redes lícitas e ilícitas de métiers, comércio e serviços; Etnografias dos conflitos ambientais, dentre outras linhas de pesquisa, e do projeto de extensão Observatório da Prostituição. Seus membros dedicam-se, ainda, às análises de políticas públicas de planejamento e intervenção no meio urbano, realizando trabalhos dedicados às questões e problemas sociais e ambientais que têm acompanhado e caracterizado, local e globalmente, os fenômenos de metropolização.
Coordenador: Eliane Ribeiro Pereira
Endereço: Praça Jorge Machado Moreira, 100 Ilha da Cidade universitária, Rio de Janeiro, RJ CEP.: 21941-971 - Caixa Postal 68012
Tel: (21)9727-9711
E-Mail: egribeiro@facc.ufrj.br
Home: pgi.ufrj.br
Atividade: Esse Laboratório estimula a articulação de diferentes campos de conhecimento, aplicados na realidade de empreendimentos, organizações e instituições. Propõe uma relação dialógica entre teoria e prática, o aperfeiçoamento e a capacitação de discentes, docentes e trabalhadores, servindo como um elemento crucial para o desenvolvimento das atividades neles implementadas. Com isso, são envolvidos professores, servidores administrativos e alunos das diferentes Unidades, criando um ambiente de aplicação prática dos conhecimentos teóricos e integração de saberes. Estas ações possibilitam a identificação de soluções para problemas práticos e de gestão enfrentados pelos empreendimentos, organizações e instituições, servindo de caminho para o compartilhamento do conhecimento desenvolvido na Universidade, e os benefícios oriundos desse saber, com a sociedade. Propõe, ainda, o desenvolvimento de práticas inovadoras para a gestão universitária, buscando a interface entre os múltiplos perfis de profissionais e os campos de saberes.
Coordenador: Aracéli Cristina de Sousa Ferreira
André Luiz Bufoni
Endereço: AV. Pasteur, 250 - SL. 247
Tel: (21)3938-5125
E-Mail: lmsc@facc.ufrj.br
Home: http://www.lmsc.facc.ufrj.br/
Atividade: O laboratório desenvolve atividades de pesquisa de novos modelos e sistemas contábeis que atendam à questões de sustentabilidade social e ambiental no âmbito das instituiçõoes privadas e públicas.
Coordenador: Fabio Correa Souza de Oliveira
Larissa Pinha de Oliveira
Endereço: Rua Moncorvo Filho, n 8, Centro. CEP: 20211340 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Tel: 21982842251
E-Mail: fabiocsdeoliveira@gmail.com
Home: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepe
Atividade: O Grupo é direcionado para a promoção da pesquisa em Direito Administrativo na Faculdade de Direito da UFRJ, voltado notadamente para subsidiar as sessões da disciplina no curso de graduação, com o que se propõe a ensejar reflexões mais aprofundadas ou críticas ainda quando do bacharelado. Adotando, como natural, o compromisso interdisciplinar, a investigação dialoga com as demais cadeiras jurídicas, especialmente a Teoria do Estado e o Direito Constitucional, além de outros segmentos do saber, como a Ciência Política, a Economia, a Filosofia e o Serviço Social. O objeto de análise não se restringe às transformações a que a matéria está sujeita, à contemporaneidade, vez que se ocupa de acepções clássicas, de conceitos que alicerçam o Direito Administrativo, da sua legitimidade, de aspectos dogmáticos, razão pela qual assume postura revisionista.
Coordenador: Maria José Veloso da Costa Santos
Endereço: Seção de Memória e Arquivo do Museu Nacional/UFRJ
Tel: +552139385216
E-Mail: msantos1402@facc.ufrj.br
Home: http://www.museunacional.ufrj.br/index.html
Atividade: Pesquisas sobre o Museu Nacional e sua atuação no cenário da Ciência desde o século XIX.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala João do Rio - Faculdade de Letras
Tel: (21)3938-0908
E-Mail: kleiman@ippur.ufrj.br
Home: www.chaourbano.com.br
Atividade: Pesquisas sobre políticas de infraestrutura das redes urbanas com foco na questão da efetividade social de redes de água e esgoto em áreas de baixa renda, e estudos sobre transportes e mobilidades.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Prédio da Reitoria - 5o andar
Tel: (21)9343-1068
E-Mail: alberto@ippur.ufrj.br
Home: www.alberto-oliveira.blogspot.com
Atividade: O LESTE reúne os interessados nas discussões
Coordenador: Tamara Tania Cohen Egler
Lalità Kraus
Endereço: Prédio da Reitoria - 5 andar, sala 543
Tel: (21)3938-1931
E-Mail: tamaraegler@gmail.com
Home: www.rpp.ufrj.br
Atividade: O LabEspaço coordena o INCT de Políticas Publicas Inovação e Desenvolvimento Urbano aprovado na concorrência do Edital INCT do CNPq, em 2016. É formado pela Rede de Políticas Públicas - RPP dedicada a reunir um conjunto de laboratórios de pesquisa e de pesquisadores de diferentes universidades nacionais e internacionais. Sua integração resulta de uma forma de pensar, ser e agir compartilhada, em torno do campo que analisa as relações que se estabelecem entre políticas públicas e espaço. Considera-se a política como uma ação governamental ou social que produz importantes transformações no espaço público de interesse coletivo.
Coordenador: Não Informado
Endereço: PRÉDIO DA REITORIA, 5° ANDAR - IPPUR
Tel: (21)3938-0908
E-Mail: ettern@ippur.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (21)8302-5005
E-Mail: barcellosdanielasf@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O laboratório realiza pesquisas sobre teorias da decisão e da interpretação e justiça do PPGD da UFRJ e tem como objetivo analisar demandas e soluções envolvendo minorias e grupos vulneráveis nos tribunais superiores brasileiros - Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça. O estudo destes grupos limita-se no tempo - após a promulgação da Constituição de 1988 - e na temática - envolve temas de direito privado. Para isso, pretende-se promover uma reflexão mais ampla sobre a construção de identidades e as formas de representação no âmbito judicial destes grupos no Brasil tendo como base um diálogo interdisciplinar sobretudo com as ciências sociais e a história. Endereço no DGP: http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/home.jsf.
Coordenador: Não Informado
Endereço: PRÉDIO DA REITORIA, 5° ANDAR - IPPUR
Tel: (21)3938-1938
E-Mail: labore@ippur.ufrj.br
Home: www.ippur.ufrj.br/labore
Atividade: O LabORE surgiu a partir de uma reorientação gradual do anterior grupo ORTES - fundado em 1991 - na medida em que questões como as novas tecnologias de informação e comunicação, as redes mundiais de computadores, a reestruturação econômica, social e política e suas consequências para o espaço urbano se tornaram cada vez mais centrais para o trabalho do grupo. Hoje, dedica-se a temas como a política e desenvolvimento regional, no Brasil e em outras partes do mundo.. Apesar de certos avanços no novo século por meio de políticas sociais com impactos diferenciados nas regiões, as desigualdades tanto inter- como intra-regionais, continuam sendo um desafio não apenas para os governos, mas também para toda a sociedade. Estuda-se, portanto, agendas, arenas e arranjos políticas em diferentes escalas voltados para a questão da desigualdade regional e justiça social.
Coordenador: Cecília Campello do Amaral Mello
Endereço: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: esocialidades@gmail.com
Home: Não Informado
Atividade: O LESMATE – Laboratório de Estudos em Socialidades, Meio Ambiente, Territórios e Ecosofia – foi concebido como um espaço de produção de conhecimento baseado no convívio, na escuta e no intercâmbio de experiências entre pesquisadores-as que se situam na confluência dos campos da Antropologia Social e do Planejamento Urbano e Regional. As pesquisas voltam-se para o estudo da inteligência coletiva dos grupos e movimentos sociais minoritários, da forma como lidam com os processos expropriatórios de seu modo de vida e das práticas por eles criadas no sentido da afirmação de sua diferença.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Faculdade de Direito - rua Moncorvo Filho nº 8 - CEP 20.211-340 - Rio de Janeiro
Tel: (21)3938-5007
E-Mail: flavioamartins@direito.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: O Laboratório decorre de Projeto iniciado em 2005 a partir da constatação que na área de Direito, Tecnologia e Relações Sociais, há pouca produção científica. O Laboratório desenvolverá sua produção à Academia e à Sociedade, mediante apresentação de respostas (até mesmo normativas) a questões controvertidas na práxis social contemporânea (pluralista, marcada pela revolução da técnica, pela globalização da economia e pela massificação dos meios de comunicação e das relações contratuais). Urge a necessidade de estudos que possam indicar se há possibilidade de proteção às partes nas relações jurídicas que se originam ou que se utilizam dessas novas tecnologias, justificando-se o Laboratório, quer por sua atualidade, quer pela sua função social. É importante que se trabalhe com a constatação de que a tecnologia é um ganho da sociedade hodierna e, como tal, é utilizada cada vez mais pelas “pessoas comuns” e essa prática social resulta em efeitos jurídicos importantes. A partir dessa constatação, propõe-se um corte para se trabalhar com importantes área nas relações entre particulares (área de origem do Direito Civil): as relações por meios eletrônicos ou digitais e, em sentido lato, a biotecnologia. O Direito, ciência e prática social, deve responder, mediante sua produção intelectual, a essas demandas, de modo a garantir direitos individuais e difusos envolvidos nessas questões e, ainda, ampliar a discussão a partir de uma revisão do que se tem discutido no Brasil e fora.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala João do Rio - Faculdade de Letras
Tel: (21)3938-0908
E-Mail: NIEM.migr@gmail.com
Home: https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/niem_rj/info
Atividade: - I Seminário do NIEM, em 2002, na UERJ; - II Seminário do NIEM, em 2005, na UERJ; - III Seminário do NIEM, em 2008, na UFRJ; - IV Seminário do NIEM, em 2011, na UERJ; - V Seminário do NIEM, em 2015, na Pastoral do Migrante do Rio de Janeiro. - VI Seminário do NIEM, na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), do IBGE
Coordenador: Não Informado
Endereço: IPPUR
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/niem_rj/info
Atividade: - I Seminário do NIEM, em 2002, na UERJ. - II Seminário do NIEM, em 2005, na UERJ. - III Seminário do NIEM, em 2008, na UFRJ. - IV Seminário do NIEM, em 2011, na UERJ. - V Seminário do NIEM, em 2015, na Pastoral do Migrante do Rio de Janeiro.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Não Informado
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: Não Informado
Home: Não Informado
Atividade:
Coordenador: Fernanda Filgueiras Sauerbronn
Endereço: Av. Pasteur, 250 sala 250 - mezanino
Tel: (21)3931-5117
E-Mail: fernanda.sauerbronn@facc.ufrj.br
Home: www.ppgcc.ufrj.br
Atividade: Atividades de ensino e pesquisa em administração pública, gestão e governança, com foco especialmente em questões de accountability, controle social e controle gerencial. Promove a integração entre as epistemologias de administração e estudos organizacionais às teorias e modelos advindos das ciências contábeis para o entendimento dos fenômenos públicos ou daqueles que envolvam atores público-privados.
Coordenador: Sergio Luiz de Argolo Bezerra
Endereço: Prédio da Faculdade de Letras
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: sergioargolo@facc.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Escrituração e análise contábil
Coordenador: Eliane Ribeiro Pereira
Endereço: Praça Jorge Machado Moreira, 100 Ilha da Cidade universitária, Rio de Janeiro, RJ CEP.: 21941-971 - Caixa Postal 68012
Tel: (21)9727-9711
E-Mail: eliane@facc.ufrj.br
Home: Não Informado
Atividade: Atuação em algumas áreas, tais como: Gestão da inovação; gestão inovadora; sustentabilidade corporativa e institucional; empreendedorismo; apoios incubação ele empresas e cooperativas populares; gestão de laboratórios e iniciativas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e empresarial; patentes de invenção; gestão universitária e de formação técnica.
Coordenador: Leonardo Marques Gomes
Endereço: Instituto Coppead de Administração
Tel: (21)3939-9816
E-Mail: redetransparencia@coppead.ufrj.br
Home: http://rede.coppead.ufrj.br
Atividade: A Rede Transparência e Sustentabilidade em Negócios atua em pesquisa conectadas a demandas das empresas e da sociedade nesta temática. Destacam-se o mapeamento do ecossistema brasileiro relativo à transparência. Pesquisa de inovações sustentáveis em moda focando em produtos que reduzem significativamente o impacto em emissões de carbono, água, energia e uso de terra, quando comparados a produtos tradicionais. E novo projeto recém aprovado pela FAPERJ que vai mapear as transformações na gestão de redes de suprimentos de empresas do Sistema B no Rio de Janeiro.
Coordenador: Não Informado
Endereço: Sala João do Rio - Faculdade de Letras
Tel: (00)0000-0000
E-Mail: smtavares@uol.com.br
Home: Não Informado
Atividade: Não Informado