PR-2

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Universidade Federal do Rio de Janeiro



BOLETIM INFORMATIVO DA PR-2

7º Boletim Informativo

Editais e Chamadas
Públicas

Seis chamadas do CNPq para pesquisa em biomas e educação científica estão com as inscrições abertas

Governo destinou R$ 25,75 milhões para seis editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) voltados para pesquisa em biomas e educação científica. Os editais em questão são: Chamada CNPq/MCTIC/MEC Nº 15/2017 (Olimpíadas Científicas), Chamada CNPq/CAPES/MEC/MCTIC/SEPED Nº 25/2017 (Feiras de Ciências e Mostras Científicas), Chamada MCTIC/CNPq Nº 19/2017 (NEXUS I: Pesquisa e Desenvolvimento em Ações Integradas e Sustentáveis para a Garantia da Segurança Hídrica, Energética e Alimentar nos Biomas Caatinga e Cerrado), Chamada MCTIC/CNPq Nº 20/2017 (NEXUS II: Pesquisa e Desenvolvimento em Ações Integradas e Sustentáveis para a Garantia da Segurança Hídrica, Energética e Alimentar nos Biomas Pampa,Pantanal e Mata Atlântica), Chamada Pública MCTIC/CNPq - Nº 21/2017 (Pesquisa e Desenvolvimento em Ações Integradas e Sustentáveis nas Baías do Brasil) e Chamada MCTIC/CNPq Nº 23/2017 (Apoio a Redes de Pesquisa em Biodiversidade na Amazônia Legal).

Fonte: Site CNPq

[leia mais...]

Chamada MCTIC/CNPq para concepção de curso à distância que permitirá a capacitação no uso e manejo de animais de laboratório está com as inscrições abertas

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) investirá R$ 100 mil para apoiar a elaboração e a realização de um curso de ensino a distância (EAD) para capacitar técnicos e usuários ligados à produção e manutenção de animais experimentais.

Fonte: Site CNPq

[leia mais...]

Prêmio 'Tecnologias de Impacto. Novas Soluções Wireless e IoT' 2017 está com as inscrições abertas

O Prêmio Tecnologias de Impacto. Novas Soluções Wireless e IoT é uma iniciativa de apoio e estímulo a inventores que produzem tecnologias e novas maneiras de melhorar a comunicação e a conexão no mundo. É, portanto, um Concurso Cultural-Recreativo promovido pela Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda., com apoio institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI e Confederação Nacional da Indústria – CNI.

Fonte: Site do Prêmio Tecnologias de Impacto. Novas Soluções Wireless e IoT

[leia mais...]

Novo edital da SECADI/MEC e CAPES seleciona projetos de pesquisa na temática de Educação em Direitos Humanos & Diversidades

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (CAPES) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), do Ministério da Educação (MEC), divulgam o Edital n° 38/2017 que selecionará projetos de pesquisa dedicados à temática de Educação em Direitos Humanos & Diversidades.

Fonte: Site CAPES

[leia mais...]

FNIH - Lurie Prize in Biomedical Sciences 2018

Em 2018, a FNIH apresentará o sexto Lurie Prize in Biomedical Sciences buscando reconhecer conquistas excepcionais em pesquisa biomédica.

Fonte: Sistema Financiar

[leia mais...]

CNPq, ICMBio e FAPs lançam chamada para pesquisas em Unidades de Conservação da Caatinga e da Mata Atlântica

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) lançam chamada pública com o objetivo de apoiar projetos de pesquisa interdisciplinares em Unidades de Conservação Federais e seu entorno nos Biomas Caatinga e Mata Atlântica.

Fonte: Site CNPq

[leia mais...]

Chamada CNPq/Anvisa nº17/2017 - Pesquisa em Vigilância Sanitária está com as inscrições abertas

A Chamada CNPq/Anvisa nº17/2017 visa apoiar projetos de pesquisa que têm como objetivo contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País em Vigilância Sanitária.

Fonte: Site Financiar

[leia mais...]

GERMANY (HU Berlin) - International Research Fellowships (Social Sciences)

Oportunidades para a área das Ciências Sociais incluindo História, Antropologia, Direito, Sociologia, Ciências Políticas, Geografia, Economia e Estudos Regionais.

Fonte: Site EURAXESS

[leia mais...]

Algumas oportunidades de financiamento de pesquisa na área da saúde

Algumas oportunidades de financiamento de pesquisa na área da saúde.

Fonte: Sistema Financiar

[leia mais...]

MWK-FELLOWS COFUND International Fellowship Programme of the Max Weber Centre for Advanced Cultural and Social Studies for Experienced Researchers

O Max Weber Centre for Advanced Cultural and Social Studies (Max-Weber-Kolleg) da Universidade de Erfurt oferece bolsas para pesquisadores das áreas de humanas e ciências sociais.

Fonte: Site EURAXESS

[leia mais...]

Notícias

Sensibilização e inclusão na Universidade Federal do Rio de Janeiro

O auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão) foi sede, nos dias 16/08/2017 e 17/08/2017, de uma sensível mobilização em prol do aprendizado e da inclusão de pessoas com deficiência na UFRJ. A primeira edição do Encontro de Sensibilização UFRJ pela Acessibilidade reuniu membros de toda a comunidade universitária em diversos momentos para sensibilizar e informar sobre como tornar a Universidade mais acessível.

Fonte: Site UFRJ

[leia mais...]

Grupo de pesquisadores vem desenvolvendo, na UFRJ, um projeto que promete otimizar o uso da energia solar para a iluminação de ambientes em até 80%

Em instituições de ciência e tecnologia dentro e fora do País, pesquisadores se mobilizam em busca de soluções para tornar a energia solar mais acessível. No Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), no campus da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão – a mesma que abriga o Parque Tecnológico da UFRJ –, um grupo de pesquisadores vem desenvolvendo um projeto que promete otimizar o uso da energia solar para a iluminação de ambientes em até 80%, tornando-o, assim, mais atraente e vantajoso. Coordenado pelo professor do Programa de Engenharia Elétrica (PEE) da Coppe/UFRJ e do Departamento de Eletrônica e Computação da Escola Politécnica da UFRJ, Marcelo Martins Werneck, o projeto, batizado de POF Lux – em alusão à sigla em inglês Plastic Optical Fibers, material base do sistema –, ganhou fôlego ao ser contemplado, em julho de 2014, no edital Prioridade Rio, da FAPERJ.

Fonte: Site FAPERJ

[leia mais...]

Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ) oferece, gratuitamente, um serviço que foi batizado de Livre para Voar

Para ajudar quem tem medo de usar o avião como meio de transporte, o Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ) oferece, gratuitamente, um serviço que foi batizado de Livre para Voar, e que conta com o suporte tecnológico do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico (CTC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), cuja equipe de especialistas desenvolveu um sistema de realidade virtual que simula as diversas etapas pelas quais os passageiros passam ao chegarem no aeroporto e também durante uma viagem de avião.
Informações pelo link abaixo ou pelo e-mail 'medodevoarufrj@gmail.com'.

Fonte: Site FAPERJ

[leia mais...]

Outras notícias podem ser encontradas em: pr2.ufrj.br e na nossa página oficial no Facebook

Sugestões enviar para dinac@pr2.ufrj.br