PR-2

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Universidade Federal do Rio de Janeiro



BOLETIM INFORMATIVO DA PR-2

4° Boletim Informativo

EDITAIS E CHAMADAS
PÚBLICAS

NIH - Multidisciplinary Studies of HIV/AIDS and Aging (R01 and R21)

Oportunidade de financiamento de pesquisa na área da saúde.

Fonte: Sistema Financiar

[leia mais...]

EU - European Instrument for Democracy and Human Rights (EIDHR): Protection of Human Dignity and Respect for Fundamental Human Rights and Freedoms in Barbados and the Eastern Caribbean

O financiamento é voltado para pesquisas que visam contribuir para o desenvolvimento e a consolidação da democracia, do Estado de Direito e do respeito por todos os direitos humanos e liberdades fundamentais no âmbito da política da União Europeia, cooperando para o desenvolvimento de países que não fazem parte dessa Instituição.

Fonte:Sistema Financiar

[leia mais...]

NIH - Selective Cell and Network Vulnerability in Aging and Alzheimer's Disease (R01)

Oportunidade de financiamento de pesquisa na área da saúde.

Fonte: Sistema Financiar

[leia mais...]

NOTÍCIAS UFRJ

Atual momento político é tema de debate na UFRJ

No dia 29/06/2017, a UFRJ recebeu o segundo debate do Ciclo Brasil pra Quem, com o tema A Crise Política no Brasil. O evento reuniu, no auditório do Centro de Tecnologia (CT) 2, a professora da Faculdade de Direito (FND/UFRJ) Mariana Trotta, o professor da PUC-Rio Adriano Pilatti e a professora da FND Vanessa Berner, que mediou a discussão.
Durante o debate, os participantes traçaram um histórico político do Brasil desde a ditadura militar, passando pelos debates da Constituinte e pela Diretas Já, até os dias atuais.

Fonte: Site UFRJ

[leia mais...]

Da teoria para os desafios

Tendo em vista que a UFRJ é um ambiente de grande inovação e desenvolvimento tecnológico, na universidade foram criadas, pelos próprios alunos, competições que permitem um amplo espaço de prática e interdisciplinaridade para professores e alunos.Dentre elas, destaca-se a Minerva Bots, uma das equipes mais tradicionais da UFRJ, fundada em 2012 e conta hoje com 43 pessoas que desenvolvem robôs para competições por todo o mundo.

Fonte: Site UFRJ

[leia mais...]

Nota de falecimento - Professor Luiz Antonio Meirelles

Foi com pesar que o Gabinete da Reitoria e a Escola Politécnica comunicaram o falecimento do professor Luiz Antonio Meirelles no dia 12/07/2017.

Fonte: Site UFRJ

[leia mais...]

NOTÍCIAS DE OUTRAS
INSTITUIÇÕES

Pesquisadores desenvolvem software para identificar avaliações falsas na web

Na era da informação digital, quando há uma infinidade de usuários online e quantidade proporcional de empresas que comercializam seus serviços e produtos online (e-commerce), segurança é um quesito fundamental. Entretanto, é muito comum que ocorram fraudes nos sistemas de supervisão online. Na intenção de preencher essa lacuna, pesquisadores brasileiros desenvolveram um software que detecta difamação ou promoção ilegítima na recomendação online.

Fonte: Site Capes

[leia mais...]

Simpósio discutiu pesquisas com o vírus zika

Em comemoração aos 30 anos do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB), foi realizado,no dia 22/06/2017, o 1º Simpósio Cabbio de Temas Atuais em Biotecnologia, no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em Brasília. Ao longo dos 30 anos de existência, o Centro tem sido reconhecido como um exemplo de relacionamento bilateral dinâmico em ciência e tecnologia.

Fonte: Site CNPq

[leia mais...]

CNPq visita supercomputador Santos Dumont

O Diretor de Ciências Agrárias Biológicas e da Saúde do CNPq, Marcelo Morales, visitou, no dia 23 de junho de 2017, o Laboratório de Computação Científica (LNCC) - Unidade de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC). Nele está instalado o supercomputador Santos Dumont (SDumont) que possui capacidade instalada de processamento na ordem de 1,1 Petaflop/s, apresentando uma configuração híbrida de nós computacionais, no que se refere à arquitetura de processamento paralelo disponível.

Fonte: Site CNPq

[leia mais...]

Inovação na indústria farmacêutica foi tema da 18ª edição do Encontros FAPERJ

A importância da inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento da indústria farmacêutica nacional esteve em pauta na 18ª edição do Encontros FAPERJ, realizado em 21 de junho de 2017, na sede da Fundação. Dessa vez, o tema do debate foi "Inovação na indústria farmacêutica brasileira: obstáculos, avanços e desafios”, apresentado pela economista Julia Paranhos, coordenadora do Grupo de Economia da Inovação, ligado ao Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GEI/IE/UFRJ).

Fonte: Site FAPERJ

[leia mais...]

Primeira semana da Quadrienal recebe 11 áreas de avaliação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) deu início, em 3 de julho de 2017, ao processo periódico de avaliação de todos os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) em funcionamento no Brasil, a Avaliação Quadrienal.

Fonte: Site Capes

[leia mais...]

Internacionalização das ciências humanas, sociais e sociais aplicadas é debatida no CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abrigou o Seminário de Internacionalização das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (CHSSA).
Durante os dois dias do evento, foram discutidos temas como as dimensões institucionais e cienciométricas,da internacionalização, a cooperação Sul-Sul e a cooperação Sul-Norte e o lugar das ciências humanas, sociais e sociais aplicadas na inovação e na globalização.

Fonte: Site CNPq

[leia mais...]

Consumo consciente de energia elétrica para um menor impacto ambiental

Como a energia elétrica (EE) não é algo que simplesmente sai da tomada ou é infinita e o consumo de EE é crescente nos países em desenvolvimento, por exemplo o Brasil, é necessário e premente conscientizar os usuários a reduzi-lo para ajudar a equilibrar consumo e geração.

Fonte: Site FAPERJ

[leia mais...]

Coletânea de artigos sobre obra de Pierre Bourdieu é reunida em e-book gratuito

O e-book Pierre Bourdieu e a produção social da cultura, do conhecimento e da informação, organizado pelos pesquisadores Regina Marteleto e Ricardo Pimenta, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT-UFRJ, está disponível para download gratuito, no site da Editora Garamond.

Fonte: Site FAPERJ

[leia mais...]

Outras notícias podem ser encontradas em: pr2.ufrj.br e na nossa página oficial no Facebook

Sugestões enviar para dinac@pr2.ufrj.br