PR-2

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Universidade Federal do Rio de Janeiro



BOLETIM INFORMATIVO DA PR-2

38º Boletim Informativo (Distribuído em 07/12/2018)

Editais e Chamadas
Públicas

Chamada CNPQ/EQUINOR ENERGIA LTDA. 2018 - Formação de Mestres e Doutores em Petróleo, Gás Natural e Energia Renovável N° 38/2018

O objeto desta chamada é apoiar a formação de mestres e doutores nas áreas de Petróleo, Gás Natural e Energia Renovável visando contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação no país. Os projetos apoiados abordarão os seguintes temas: estudos em reservatório carbonático; engenharia submarina; recuperação avançada de reservatórios; novas energias; estudos em gás natural e geopolítica de petróleo.

Fonte: Site CNPq

[leia mais...]

Submissão de artigos científicos no Dossiê "Desafios da Integração na Rota Bioceânica (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile)"

Interações - Revista Internacional de Desenvolvimento Local - convida para a submissão de artigos científicos no Dossiê "Desafios da Integração na Rota Bioceânica (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile)".

Fontes: Universidade Católica Dom Bosco – UCDB e Site da Revista Interações

[leia mais...]

Competição internacional de agrociência reconhece pesquisadores com ideias inovadoras

Estudantes de mestrado e doutorado já podem inscrever seus trabalhos na maior competição mundial de agrociência a nível universitário. Desde sua criação em 2005, o programa Alltech Young Scientist (AYS) teve a participação de mais de 60.000 estudantes de mais de 70 países e concedeu US$ 1 milhão em prêmios. Os alunos podem submeter à inscrição pesquisas sobre temas como: estratégias e modelagem na alimentação animal; produção vegetal; métodos analíticos na agricultura; segurança e traçabilidade na cadeia alimentar; saúde e nutrição humana; entre outros assuntos relacionados à agricultura.

Fonte: Site CNPq

[leia mais...]

Notícias UFRJ

Nota de pesar - Professora Maria da Penha Debois

A Reitoria comunicou com pesar o falecimento, no dia 27/11/2018, de Maria da Penha Debois, professora da Escola de Belas Artes (EBA). Penha foi decana do Centro de Letras e Artes (CLA). Manifestamos, assim como a Reitoria, nossa solidariedade aos familiares e amigos da professora neste momento de luto.

Fonte: Site UFRJ

[leia mais...]

Nota de pesar - Professor Cezar Antonio Elias

A Reitoria comunicou com pesar o falecimento, no dia 29/11/2018, do Dr. Cezar Antonio Elias, aos 92 anos. Dr. Elias era professor titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ). Assim como a Reitoria, prestamos condolências aos familiares e amigos do docente.

Fonte: Site UFRJ

[leia mais...]

PACC sediou encontro sobre gênero e universidade

O I Encontro Phodonas: Mulher e Universidade trouxe, nos dias 21 e 22/11/2018, mulheres conceituadas em diversas áreas de atuação a fim de construir o debate sobre as estruturas acadêmicas, sua estreita relação com o machismo e as violências sofridas dentro desse ambiente. O evento foi organizado pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC).

Fonte: Site UFRJ

[leia mais...]

Notícias de outras
instituições

Grupo de trabalho analisará mestrado e doutorado profissionais

A CAPES publicou uma portaria que institui um grupo de trabalho (GT) sobre mestrado e doutorado profissionais. O foco dos trabalhos será a revisão da portaria nº 131 de 28 de julho de 2017, que estabelece as regras para o tema. O objetivo do grupo é aprimorar a portaria e ter normas mais claras para melhor direcionar as instituições de ensino superior.

Fonte: CCS/CAPES (Site da CAPES)

[leia mais...]

Estudo avaliou a reação das pessoas diante de imagens de alimentos ultraprocessados

A pesquisadora, nutricionista e doutora em Fisiologia Isabel de Paula Antunes David ,do Laboratório de Neurofisiologia do Comportamento (Labnec), localizado no Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense (UFF), investiga as respostas emocionais dos consumidores ao visualizarem alimentos ultraprocessados e se informações mais claras e fáceis de entender sobre o conteúdo nutricional destes produtos poderiam reduzir esta reação. Para essa investigação, conta com a colaboração de uma rede de pesquisa multidisciplinar, composta por neurofisiologistas, psicólogos e profissionais com expertise em saúde pública e marketing de várias universidades sediadas no estado do Rio de Janeiro, entre elas, UFF, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), UFRJ-Campus Macaé e Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a Universidade de Granada, na Espanha.

Fonte: Site FAPERJ

[leia mais...]